A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia."— Transcrição da apresentação:

1 I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia

2 Metodologia e objetivos destes encontros para formação de uma base de pesquisa - Propostas de atividades e objetivos para uma orientação coletiva. Professora Dra Márcia Meireles de Assis.

3 Objetivo Geral: Criar entre os pesquisadores do curso de Ciências Sociais um ambiente de pesquisa que permita a troca o diálogo e o intercâmbio de idéias entre os mais variados assuntos concernentes às suas respectivas áreas de estudos e pesquisas monográficas.

4 Objetivos específicos:  Permitir ao pesquisador das Ciências Sociais em fase de elaboração de monografia um espaço de discussão, apresentação e defesa de idéias no campo de suas pesquisas.  Aprimorar a utilização e aplicação das chaves de leituras teóricas que permitam ao pesquisador uma melhor compreensão de dialogo frente o material empírico de suas pesquisas.  Constituir um espaço de aprendizado e reflexão crítica que auxiliem o pesquisador no processo de planejamento e execução metodológica.

5 .  Evidenciar estudos e métodos qualitativos na pesquisa, bem como, estratégias de investigação e métodos de coleta de dados empregados pelos pesquisadores em seus estudos de campo.  Discutir o papel do pesquisador no processo de análise e interpretação dos dados, ou seja, por em evidência as orientações teóricas que os investigadores abordam ao confrontarem a realidade social em estudo com os dados da pesquisa que estão efetivando.  Levar os pesquisadores a uma troca de experiências entre suas respectivas pesquisas onde os marcos teóricos e conceituais das suas abordagens sejam evidenciados e discutidos.

6  Identificar os vários tipos de técnicas qualitativas utilizadas pelos pesquisadores em suas pesquisas visando discutir e aprimorar o seu campo de aplicação na leitura da realidade social em estudo.

7 Justificativa O Estudo da vida social requer a formação de um pesquisador em condições de manusear o pensamento teórico que de forma crítica o leve a explicar e analisar com maior profundidade os desafios das mudanças e transformações que a sociedade em seus processos coletivos contemporâneos nos coloca nesta parte do território amazônico. Estudar como os processos sociais em suas diferentes nuances e campo, emergem então, como a principal motivação para a efetivação e produção de conhecimento em torno da vida social é o principal objetivo. A pesquisa na área da vida social evidencia, portanto, distintos processos específicos que devem ser conhecidos pelo pesquisador. Como lembra Soriano (2004, p.32). “Vale frisar que a melhor maneira de se aprender a pesquisar é precisamente fazendo pesquisa, enfrentando os problemas teóricos e técnicos que se apresentam” na produção e conhecimento das Ciências Sociais.

8 O Que é Ser um Pesquisador da Vida Social? Pesquisar implica em evidenciar um problema para fins de objeto de análise. Nesse sentido, gerar um conhecimento da vida social requer que o pesquisador pergunte-se antes de tudo quais as causas que motivam os estudos que se propõe a realizar, se elas são justificáveis, sua utilidade prática para resolver problemas concretos que afetam um grupo determinado ou se propiciam avanços no conhecimento teórico das Ciências Sociais. A vida social não deve ser estudada como um fim em si mesmo, mas como um meio do pesquisador melhor conhecer o desenvolvimento e desdobramentos desse complexo fenômeno que nos relaciona e nos identifica dentro de uma vida social e coletiva.

9 Pesquisar implica em evidenciar um problema para fins de objeto de análise. Nesse sentido, gerar um conhecimento da vida social requer que o pesquisador pergunte-se antes de tudo quais as causas que motivam os estudos que se propõe a realizar, se elas são justificáveis, sua utilidade prática para resolver problemas concretos que afetam um grupo determinado ou se propiciam avanços no conhecimento teórico das Ciências Sociais. A vida social não deve ser estudada como um fim em si mesmo, mas como um meio do pesquisador melhor conhecer o desenvolvimento e desdobramentos desse complexo fenômeno que nos relaciona e nos identifica dentro de uma vida social e coletiva.

10 Ao contrário disso, os arranjos, as formas, e estruturas que melhor evidenciam a vida societal que nos liga a um amplo sentido de vida em sociedade acham-se diretamente ligadas ao fato do pesquisador conseguir detectar com ajuda da teoria problemas concretos, descobrir relações novas entre esses problemas através de um estudo dos elementos geradores da nossa integração ou desintegração a vida social através da qual emergimos enquanto seres sociais. Via de regra ser pesquisador da vida social implica em uma atitude de abertura para conhecer e dar-se a conhecer. Toda pesquisa social deve evidenciar um conhecimento em profundidade, esta tem seus propósitos e motivações específicos voltados para o interesse de melhor compreender aquilo que nos desafia, ou seja, o de nos representarmos enquanto seres produtores da vida social e coletiva em curso.

11 CRIAÇÃO DE UMA BASE DE PESQUISA OBJETIVO Criar um ambiente de indagação crítica e estimular a atividade intelectual capazes de produzir reflexões através da elaboração de novos conhecimentos na área das Ciências Sociais por meio das pesquisas monográficas em curso ou fase preparatória pelos pesquisadores. Consolidar esse espaço como um meio através do qual as diferentes pesquisas monográficas em faze de preparação e execução dialoguem entre si e possam ser conhecidas antes de sua defesa final. Contribuir para que o pesquisador do Curso de Ciências Sociais reflita de forma mais aprofundada sua condição de fazer pesquisa e ser um pesquisador das formas de organização e estrutura da vida social em curso na contemporaneidade.


Carregar ppt "I Encontro de Orientandos Curso Ciências Sociais – Universidade Federal de Rondônia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google