A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www.joaoflorenciobastos.wordpress.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www.joaoflorenciobastos.wordpress.com."— Transcrição da apresentação:

1 Principais telas PowerPoint extraídas do livro)

2 Planejar a carreira é focar o desenvolvimento profissional no autoconhecimento, na educação continuada e no processo de fazer escolhas frente às oportunidades de trabalho. O planejamento de carreira se torna um processo que envolve fazer escolhas e tomar decisões apropriadas na vida profissional.

3 Por que planejar? Porque o mercado de trabalho, exigente e competitivo, provoca nos profissionais: 1- desejo de melhor posicionamento frente à competição acirrada. 2 - insegurança quanto ao futuro próximo. 3 - ligeiro medo de ficarem excluídos das melhores oportunidades.

4 Planejamento é um trabalho de preparação para qualquer empreendimento, a partir de um roteiro e métodos determinados. Planejamento de carreira é um trabalho de preparação que segue um roteiro e método adequado. O profissional, a partir do sonho pessoal e do autoconhecimento, busca soluções que venham ajudá-lo a libertar-se dos seus limites, condicionamentos e fragilidades.

5 A palavra carreira se origina do latim via carraria, estrada para carros. Numa estrada devemos respeitar a sinalização, os limites de velocidade e ter a devida habilitação para dirigir. Numa empresa, também devemos respeitar a cultura organizacional, a hierarquia formal e ter a devida qualificação profissional.

6 A carreira, como todos os homens, nasce, cresce, amadurece e morre. A palavra mito tem dois significados diferentes: O primeiro é aquele de personalidades que criaram lenda a partir de suas realizações. O segundo é o de coisa falsa e ultrapassada. Algo que a crença popular atribuiu um valor que, na atualidade, não se comprova.

7 Trabalhe direitinho e será promovido! É um mito que na realidade não se comprova tendo em vista que nos dias de hoje espera-se de um profissional, resultados muito além daqueles negociados por ocasião da contratação. Isto se justifica na medida em que a proatividade, por parte do profissional, passa a ser um dos principais itens na sua avaliação de desempenho.

8 Esteja bem com o chefe e estará seguro! É outro mito que pode representar acomodação e passividade, que já não encontram espaço nas empresas. A eventual segurança está cada vez mais ligada a fatores de qualificação profissional, compreensão do negócio da organização, entendimento das necessidades do cliente e obtenção de resultados.

9 Faça um MBA e garanta a sua empregabilade! É um mito mais recente e até por isso, mais questionável, pois fazer um MBA ainda representa o sonho de muitos profissionais que buscam o certificado para turbinar o currículo. Muitas estratégias que alavancam carreiras não são ensinadas em cursos, embora a participação nos mesmos possa revelar que alguns profissionais têm a iniciativa de investir em sua educação continuada.

10 Pense bem! Por que usar a sua energia, seus recursos e seu tempo no planejamento de sua carreira? Você classifica esta atividade em qual dos dois significados de mito? (personalidades que criaram lenda ou coisa falsa e ultrapassada)

11 A educação continuada é um processo que, além de se prolongar por toda a nossa existência, precisa envolver todos os espaços onde ocorrem os relacionamentos interpessoais.

12 O roteiro para planejamento de carreira que proponho a seguir pode ser utilizado em diferentes metodologias para estabelecimento de metas de vida e carreira. 1 - Registre o que você gosta de fazer na sua atividade profissional atual. 2 - Registre o que você não gosta de fazer na sua atividade profissional atual.

13 3 - Registre o que você sabe fazer bem, tanto em sua opinião, como na de seus clientes (aqueles que recebem seus produtos e serviços). 4 - Registre o que você não sabe fazer bem, tanto em sua opinião, como na de seus clientes. 5 - Até aqui, você já tem uma fotografia do que você gosta, não gosta, sabe e não sabe fazer bem.

14 6 - Compare o que você quer ser daqui a três anos com o que você é atualmente e registre quais as mudanças gostaria de ver acontecendo com você. 7 - Quais as mudanças, que você consegue antever, interferirão com a sua atividade profissional atual, como também na empresa onde atua?

15 8 - Quais as competências que você tem ou não tem para atuar profissionalmente neste cenário futuro? A competência de uma pessoa pode ser compreendida como sua capacidade de entrega. Uma pessoa é competente quando, graças às suas capacidades, entrega e agrega valor ao negócio ou empresa que atua, a ela própria e ao meio em que vive.

16 9 – Quais foram os motivos que levaram (levariam) você a pensar em cursar uma pós-graduação ou MBA? 10 - Você tem um projeto de carreira, escrito ou não, no qual estão definidas as suas metas e estratégias para atingi-las?

17 11 - Mesmo não tendo um projeto, você sabe que tipo de atividades profissionais gostaria de desenvolver no futuro? 12 - Você acha que a sua carreira está se desenvolvendo naturalmente, sem a necessidade de um projeto?

18 Principais telas PowerPoint extraídas do livro Planejamento de Carreira - Segure firme o timão de sua carreira! - Uma reflexão para auxiliar os alunos da pós- graduação lato sensu a planejarem as suas carreiras profissionais (Ed. Árvore da Terra, 2009) para serem utilizadas como material de suporte às atividades de Aconselhamento de Carreira realizadas em cursos de Pós-Graduação e MBA.


Carregar ppt "Principais telas PowerPoint extraídas do livro) www.joaoflorenciobastos.wordpress.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google