Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
“O bom professor é aquele que não dá aula.”
RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
2
Organização, planejamento e montagem:
Essa apresentação foi organizada por uma professora que não desiste de aprender. A interação entre a apresentação, o apresentador e o público é fundamental. Organização, planejamento e montagem: Professora Ângela I. Maieski – Graduada em Ciências Sociais Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski
3
O que define um bom professor? O que define um bom aluno?
Escreva uma frase que, na sua opinião, defina um bom professor e uma que defina um bom aluno. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski
4
O que o professor espera dos alunos?
Respeito? Atenção? Silêncio? Imobilidade? Críticas? Reclamações? Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
5
O que os alunos esperam do professor?
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
6
O “bom professor” explica bem
O “bom professor” explica bem. Tem gente que sabe, mas não sabe explicar. “Esse” pode até ser “doutor” mas não é professor (Servente de escola pública) In: RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
7
Aptidão para ensinar a matéria é fundamental
Aptidão para ensinar a matéria é fundamental! Não adianta ter domínio do conteúdo se o aluno não consegue apreender o conhecimento. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
8
O professor que tem domínio do conteúdo é aquele que trabalha com a dúvida, que analisa a estrutura de sua matéria de ensino e é profundamente estudioso naquilo que lhe diz respeito. Ele não é prepotente, pois sabe que não sabe tudo Entretanto, para acertar o alvo, é necessário a somatória de domínio de conteúdo e didática. É necessário saber como transmitir o conhecimento aos alunos. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
9
Respeite as dificuldades dos alunos e as diferenças
Respeite as dificuldades dos alunos e as diferenças. Todos queremos ser respeitados, mas respeito também é uma conquista! Respeito é uma via de mão dupla! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
10
Fazer o que gosta ou gostar do que faz
Fazer o que gosta ou gostar do que faz ? O limão pode ser amargo, mas pode se transformar numa doce limonada ou saborosa torta de limão. Se não é possível mudar o sabor do limão, sempre é possível transformá-lo . Como? Seja criativo, afinal você é o professor! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
11
Mantenha-se atualizado: utilize e relacione fatos do cotidiano
Mantenha-se atualizado: utilize e relacione fatos do cotidiano. A cultura geral facilita a interdisciplinaridade e permite criar conexões entre conteúdos Planeje suas atividades e seja dinâmico. Oriente os alunos objetivamente. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
12
Construa o conhecimento em parceria com o aluno
Construa o conhecimento em parceria com o aluno. Seja persistente e ensine a persistência, não desista de aprender e de fazê-los entender e aprender. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
13
Estimule seus alunos, afinal quem de nós não gostaria de receber estímulos, como melhores salários e cargas horárias menores Valorize e elogie sempre que possível. Isso trará reflexos no desempenho e no comportamento em sala de aula Seja exigente, mas justo. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
14
Escute! Muitas vezes escutamos sem realmente ouvir.
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
15
Mostre disponibilidade , não animosidade.
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
16
Estimule a curiosidade e a criatividade
Estimule a curiosidade e a criatividade . Estimule os questionamentos e as indagações. Tente devolver a pergunta reformulada. A curiosidade impulsiona o conhecimento! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
17
Mostre a aplicabilidade do conteúdo!
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
18
Tenha empatia, coloque-se no lugar do aluno
Tenha empatia, coloque-se no lugar do aluno. Relembre sua infância e adolescência, afinal os professores já passaram por elas, os alunos não. Choque de geração sempre ocorreram, assim como mudanças comportamentais e de valores. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
19
Respire fundo e não se irrite!
Seja receptivo para com as dificuldades, tenha paciência e sensibilidade, mesmo quando tiver vontade de gritar! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais Organização: Profª. Ângela I. Maieski
20
Se nada disso resolver, grite:
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
21
Peça ajuda aos colegas! É possível produzir materiais em conjunto, incentivar os alunos a se ajudarem mutuamente e até criar uma aula a partir de sugestões deles próprios. Invente, crie e recrie suas aulas. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
22
A leitura é uma ótima fonte para se obter novas ideias!
Não tenha medo de se tornar um professor maluquinho! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
23
Não é sua praia ser um professor maluquinho
Não é sua praia ser um professor maluquinho? Não arranque os cabelos ainda! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
24
Encontre o seu ponto de equilíbrio!
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
25
Não existe receita milagrosa para dar uma boa aula!
O simples fato de estar agora se perguntando se existe alguma forma de aplicar alguma das informações em sala de aula já prova que você está no caminho certo. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
26
Basta tornar os alunos cativos do conhecimento.
Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
27
E, tente se divertir nessa viagem ao conhecimento!
E para finalizar: Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
28
O “bom professor” não é aquele que “dá” aula
O “bom professor” não é aquele que “dá” aula. Ele constrói a aula com o aluno (Professor de escola pública) RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais
29
Referências: CORREIA, Wilson. Quem é o “bom professor?” RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, In: Imagens/cliparts
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.