A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada."— Transcrição da apresentação:

1 RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

2  Essa apresentação foi organizada por uma professora que não desiste de aprender.  A interação entre a apresentação, o apresentador e o público é fundamental.  Organização, planejamento e montagem: Professora Ângela I. Maieski – Graduada em Ciências Sociais Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

3 Escreva uma frase que, na sua opinião, defina um bom professor e uma que defina um bom aluno. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

4

5

6 In: RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

7

8

9 Respeite as dificuldades dos alunos e as diferenças. Todos queremos ser respeitados, mas respeito também é uma conquista! Respeito é uma via de mão dupla! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

10 Fazer o que gosta ou gostar do que faz ? O limão pode ser amargo, mas pode se transformar numa doce limonada ou saborosa torta de limão. Se não é possível mudar o sabor do limão, sempre é possível transformá-lo. Como? Seja criativo, afinal você é o professor! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

11 Mantenha-se atualizado: utilize e relacione fatos do cotidiano. A cultura geral facilita a interdisciplinaridade e permite criar conexões entre conteúdos. Planeje suas atividades e seja dinâmico. Oriente os alunos objetivamente. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

12 Construa o conhecimento em parceria com o aluno. Seja persistente e ensine a persistência, não desista de aprender e de fazê-los entender e aprender. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

13

14 Muitas vezes escutamos sem realmente ouvir. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

15

16 Estimule a curiosidade e a criatividade. Estimule os questionamentos e as indagações. Tente devolver a pergunta reformulada. A curiosidade impulsiona o conhecimento! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

17

18 Tenha empatia, coloque-se no lugar do aluno. Relembre sua infância e adolescência, afinal os professores já passaram por elas, os alunos não. Choque de geração sempre ocorreram, assim como mudanças comportamentais e de valores. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

19 Seja receptivo para com as dificuldades, tenha paciência e sensibilidade, mesmo quando tiver vontade de gritar! Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

20

21 É possível produzir materiais em conjunto, incentivar os alunos a se ajudarem mutuamente e até criar uma aula a partir de sugestões deles próprios. Invente, crie e recrie suas aulas. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

22

23

24

25 O simples fato de estar agora se perguntando se existe alguma forma de aplicar alguma das informações em sala de aula já prova que você está no caminho certo. Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

26

27 E para finalizar: Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

28 RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada em Ciências Sociais

29  CORREIA, Wilson. Quem é o “bom professor?” bom-professor.htm  RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, In: 6SF/PPGEA/Bom%20Professor.pdf  Imagens/cliparts


Carregar ppt "RANGEL, Mary. Representações e reflexões sobre o ‘bom professor’. Petrópolis: Vozes, 2004. p. 10 Organização e Planejamento: Ângela I. Maieski - Graduada."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google