A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Web, mídia social e administração pública Agosto 2008.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Web, mídia social e administração pública Agosto 2008."— Transcrição da apresentação:

1 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Web, mídia social e administração pública Agosto 2008

2 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Revolução digital Internet é a maior e mais importante transformação na comunicação dos últimos 200 anos É o primeiro meio de comunicação da história que possibilita a comunicação de muitos para muitos, em escala global. A web muda, definitivamente, a forma como nós, seres humanos, nos comunicamos. influencia e transforma todas as esferas da atividade humana: os comportamentos, a cultura, a economia, a política... E, claro, também os governos e as suas relações com a sociedade e os cidadãos.

3 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Inteligência coletiva Em 1996, a web (1.0) era predominantemente um ambiente de leitura. Só uma pequena fração do conteúdo era criada pelo usuário; Dez anos depois, duas grandes mudanças: a expansão da web, que chegou, já em 2006, a 1 bilhão de internautas (são 1 bilhão e 200 milhões hoje e serão 2 bilhões em 2010) presença cada vez maior do conteúdo gerado pelo usuário, que criou uma rede de nova qualidade, onde cada internauta é, ao mesmo tempo, leitor e editor (web 2.0).

4 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Democratização O termo web 2.0 se refere a um conjunto de ferramentas e de novos recursos da internet que facilitaram imensamente a capacidade do usuário comum de produzir conteúdo e de compartilhar esses conteúdos com outros internautas de forma extremamente ágil. Os blogs, as redes sociais os sites de compartilhamento, os programas de trocas de arquivos,, todos esses novos modelos de utilização da rede, constituem a mídia social. A característica comum de toda a mídia social, de toda a web 2.0, é que o internauta, o consumidor, o cidadão comum, ganhou voz e ganhou poder.

5 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br O cidadão conectado. Esse novo cidadão, o cidadão conectado, começa a descobrir o seu poder. Ele tem acesso a várias fontes de informação e de referência. Ele tem meios, na própria rede, para levar sua opinião para muito mais gente É mais exigente, mais crítico, mais opinativo Ele não quer só estar informado, quer participar e influenciar.

6 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Impacto na administração pública A administração pública, as organizações em geral, estão muito mais expostas. A demanda por informações e por transparência na comunicação se torna cada vez maior. Para atender a isso, os governos e órgãos públicos precisam se abrir para o diálogo, para a interatividade. É esse o novo mundo da comunicação. A rede é uma grande conversação. Portanto, o espaço para a comunicação burocrática, evasiva, unilateral, se reduziu. A comunicação feita de baixo para cima, de forma mais ou menos autoritária, perdeu impacto e eficiência. As pessoas querem ser ouvidas. E querem encontrar do outro lado gente disposta a conversar e a trocar informações.

7 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Conversação Um segundo ponto, igualmente importante, é que a administração pública acompanhe o que se passa na rede, em particular as manifestações dos cidadãos e das comunidades nas mídias sociais. Esse acompanhamento é imprescindível para que se tome a temperatura dos públicos de interesse e para que se colham ali informações para subsidiar estratégias e ações de comunicação.

8 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br SismoWeb Para acompanhar e processar as manifestações do consumidor na mídia social, a CDN Interativa criou, em 2007, o SismoWeb, sistema de monitoramento web. O Sismoweb é uma plataforma online na qual é possível monitorar permanentemente a conversação na rede, coletando informações criadas pelos internautas em blogs, redes sociais, no Youtube, nos fóruns, nos sites de reclamação, em toda a mídia social online. Essas informações são analisadas e classificadas e disponibilizadas imediatamente para o cliente.no ambiente do SismoWeb

9 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br SismoWeb No SismoWeb, o cliente pode acompanhar, em tempo real, a evolução de sua imagem na mídia social, os temas em discussão, os assuntos que exigem atenção imediata, as oportunidades e riscos O objetivo é transformar a enorme nuvem de informações dispersas na rede num conjunto de dados inteligível e útil para subsidiar estratégias de comunicação e de marketing e contribuir para a renovação da organização como um todo.

10 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Uma nova química As mídias sociais representam uma nova química na comunicação, novas possibilidades de relacionamento.para a administração pública Colaboração significa contar com a contribuição e a participação de centenas ou milhares de pessoas para a conquista de objetivos comuns. Para isso, é preciso que os governos e órgãos públicos se disponham a abrir mão de parte do controle e a compartilhar com a sociedade dados e informações que, processados pela inteligência coletiva, podem resultar em conhecimento, em desenvolvimento, em inovação. As ferramentas para essa colaboração, são as ferramentas da web 2.0: blogs, wikis, RSS, fóruns, redes sociais.

11 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Ministério 2.0 Um bom exemplo de disposição para a interatividade e a colaboração é o site do Ministério da Cultura; Em primeiro lugar, ele é desenvolvido numa plataforma livre, o Wordpress, uma ferramenta que é constantemente aprimorada por desenvolvedores do mundo todo, de forma colaborativa; A própria equipe de tecnologia do Ministério colabora com a comunidade do Wordpress, compartilhando aplicativos e templates;. Como o Wordpress é, originalmente, uma ferramenta voltada para a montagem de blogs, o site do Ministério da Cultura tem a cara e as funcionalidades típicas da mídia social: fóruns, blogs, RSS, conteúdo multimídia que pode ser baixado pelo internauta, pelo jornalista, pelo blogueiro.

12 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Ministério 2.0 A própria linguagem do site foge ao formalismo e adota um tom mais próximo da linguagem oral e da conversação. Recursos como a nuvem de termos, fóruns e enquetes incentivam a participação Há uma série de blogs temáticos hospedados no site, abertos para comentários dos internautas. Predomina o debate construtivo e a colaboração entre a equipe do próprio Ministério, artistas e agentes culturais e os internautas em geral. É uma experiência interessante e, certamente, uma referência para pensar as possibilidades de comunicação e relacionamento que a web e as mídias sociais oferecem para a administração pública. Obrigado!

13 Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Obrigado! GERSON PENHA gerson@cdn.com.br www.sismoweb.com.br www.cdni.com.br


Carregar ppt "Agosto 2008 :: CDN INTERATIVA :: TODOS OS DIREITOS RESERVADOS :: www.cdni.com.br Web, mídia social e administração pública Agosto 2008."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google