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Educação e Distribuição de Renda no Brasil

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Apresentação em tema: "Educação e Distribuição de Renda no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 Educação e Distribuição de Renda no Brasil
Naércio Aquino Menezes Filho IBMEC-SP e USP

2 Roteiro Introdução Perspectiva Histórica Panorama Recente
Perspectivas Futuras Papel da Qualidade Conclusões

3 Introdução Caso Brasileiro: pobreza muito elevada para seu PIB p.c.

4 Introdução Devido a uma desigualdade muito elevada

5 Introdução Os 10% no topo da distribuição de renda apropriam-se de 48% de toda a renda gerada no país

6 Literatura Internacional
Aumento da Desigualdade nos Estados Unidos

7 Brasil - Perspectiva Histórica
Langoni (1970): talvez a primeira pesquisa com utilização de microdados no Brasil Taxa de Retorno do investimento em capital humano é muito superior à do capital físico Aumento da qualificação da mão-de-obra pode ter impactos substantivos nas taxas de crescimento e ao mesmo tempo diminuir a desigualdade de renda

8 Brasil - Perspectiva Histórica
Concentração de Renda já era grande em 1960 Hoffmann (1971) detectou o aumento da concentração de renda entre 1960 e 1970 Fishlow (1972) atribui este aumento às políticas de estabilização adotadas pelo regime militar: salário mínimo e enfraquecimento dos sindicatos Langoni (1973) atribui às mudanças clássicas que acompanham o processo de desenvolvimento: migrações e educação Fields (1980) enfatiza redução da pobreza ocorrida no período

9 Brasil: Perspectiva Histórica
Década de 80: poucos estudos na área (preocupação com temas macroeconômicos) Década de 90: retomada dos estudos -> disponibilização de microdados (PNADs) Reis e Barros (1991): distribuição da educação e distribuição de renda Leal e Werlang (1991): taxa de retorno de investimentos no ensino primário é alta

10 Brasil Diferenciais de salário associados à educação são muito elevados

11 Brasil Educação “explica” cerca de 50% da desigualdade de renda:
causalidade ou viés de seleção? Lam and Schoeni (1993)

12 Brasil Aumento do nível educacional da população...

13 Não entre os favorecidos

14 Mas entre desfavorecidos

15 Brasil .. mas desigualdade tem permanecido constante. Por que?

16 Brasil 1) Evolução foi muito lenta em relação à A.L.

17 Brasil 2) Efeito composição primeiro aumenta desigualdade

18 Brasil

19 Brasil 3) Retornos salariais ao nível superior estão crescendo

20 Brasil 4) Demanda relativa por nível superior está aumentando: Fernandes e Menezes-Filho (2004)

21 Brasil Possíveis soluções para o nível superior:
Cotas nas universidades para estudantes de escolas públicas? Massificação do crédito estudantil? Ampliação das vagas na universidade pública -> liberalização do acesso ? Melhora da qualidade da educação pública no ensino médio

22 Problema Agora: Qualidade
Mais importante que a quantidade para o crescimento: Hanushek and Kimko (2000) Remuneração depende mais da qualidade que da quantidade de educação: Curi e Menezes-Filho (2004) Pseudo-Paineis -> acompanham coorte (estado, sexo cor) nascido em 1977/78 -> 17/18 anos no SAEB 95 (3a serie EM) e 23/24 na PNAD 01.

23 Qualidade da Educação FUNDEF (98): re-distribuir recursos de acordo com número de alunos em cada U.F. (Menezes-Filho e Pazello, 2004). Aumentou salários dos professores-> melhorou desempenho dos alunos Aumento de recursos melhorou qualidade nos muncípios pobres de NE No LP -> ligar remuneração ao desempenho para manter melhores professores

24 Conclusões Educação é fundamental para entendermos o problema da desigualdade no Brasil Perspectiva de diminuição da desigualdade no futuro, se diferenciais continuarem declinando Mas o problema da transição para o nível superior tem que ser resolvido Problema principal agora é melhorar a qualidade da educação pública


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