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Educação e Distribuição de Renda no Brasil
Naércio Aquino Menezes Filho IBMEC-SP e USP
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Roteiro Introdução Perspectiva Histórica Panorama Recente
Perspectivas Futuras Papel da Qualidade Conclusões
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Introdução Caso Brasileiro: pobreza muito elevada para seu PIB p.c.
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Introdução Devido a uma desigualdade muito elevada
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Introdução Os 10% no topo da distribuição de renda apropriam-se de 48% de toda a renda gerada no país
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Literatura Internacional
Aumento da Desigualdade nos Estados Unidos
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Brasil - Perspectiva Histórica
Langoni (1970): talvez a primeira pesquisa com utilização de microdados no Brasil Taxa de Retorno do investimento em capital humano é muito superior à do capital físico Aumento da qualificação da mão-de-obra pode ter impactos substantivos nas taxas de crescimento e ao mesmo tempo diminuir a desigualdade de renda
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Brasil - Perspectiva Histórica
Concentração de Renda já era grande em 1960 Hoffmann (1971) detectou o aumento da concentração de renda entre 1960 e 1970 Fishlow (1972) atribui este aumento às políticas de estabilização adotadas pelo regime militar: salário mínimo e enfraquecimento dos sindicatos Langoni (1973) atribui às mudanças clássicas que acompanham o processo de desenvolvimento: migrações e educação Fields (1980) enfatiza redução da pobreza ocorrida no período
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Brasil: Perspectiva Histórica
Década de 80: poucos estudos na área (preocupação com temas macroeconômicos) Década de 90: retomada dos estudos -> disponibilização de microdados (PNADs) Reis e Barros (1991): distribuição da educação e distribuição de renda Leal e Werlang (1991): taxa de retorno de investimentos no ensino primário é alta
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Brasil Diferenciais de salário associados à educação são muito elevados
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Brasil Educação “explica” cerca de 50% da desigualdade de renda:
causalidade ou viés de seleção? Lam and Schoeni (1993)
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Brasil Aumento do nível educacional da população...
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Não entre os favorecidos
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Mas entre desfavorecidos
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Brasil .. mas desigualdade tem permanecido constante. Por que?
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Brasil 1) Evolução foi muito lenta em relação à A.L.
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Brasil 2) Efeito composição primeiro aumenta desigualdade
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Brasil
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Brasil 3) Retornos salariais ao nível superior estão crescendo
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Brasil 4) Demanda relativa por nível superior está aumentando: Fernandes e Menezes-Filho (2004)
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Brasil Possíveis soluções para o nível superior:
Cotas nas universidades para estudantes de escolas públicas? Massificação do crédito estudantil? Ampliação das vagas na universidade pública -> liberalização do acesso ? Melhora da qualidade da educação pública no ensino médio
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Problema Agora: Qualidade
Mais importante que a quantidade para o crescimento: Hanushek and Kimko (2000) Remuneração depende mais da qualidade que da quantidade de educação: Curi e Menezes-Filho (2004) Pseudo-Paineis -> acompanham coorte (estado, sexo cor) nascido em 1977/78 -> 17/18 anos no SAEB 95 (3a serie EM) e 23/24 na PNAD 01.
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Qualidade da Educação FUNDEF (98): re-distribuir recursos de acordo com número de alunos em cada U.F. (Menezes-Filho e Pazello, 2004). Aumentou salários dos professores-> melhorou desempenho dos alunos Aumento de recursos melhorou qualidade nos muncípios pobres de NE No LP -> ligar remuneração ao desempenho para manter melhores professores
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Conclusões Educação é fundamental para entendermos o problema da desigualdade no Brasil Perspectiva de diminuição da desigualdade no futuro, se diferenciais continuarem declinando Mas o problema da transição para o nível superior tem que ser resolvido Problema principal agora é melhorar a qualidade da educação pública
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