A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. João Moreira Turma: 8C ESCOLA E. B. 2,3 FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. João Moreira Turma: 8C ESCOLA E. B. 2,3 FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. João Moreira Turma: 8C ESCOLA E. B. 2,3 FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo

2 Um jogo de raquetas e volantes era praticado em Badminton, nome de uma propriedade do Duque de Beaufort no Gloucestershire, Inglaterra, por vários oficiais ingleses convidados do duque, vindos da Índia, onde se haviam familiarizado com esta actividade cerca de Inicialmente era chamado de Poona

3 Em 1893, forma-se a primeira organização federativa, a Badminton Association of England, e com ela aparece o primeiro conjunto de leis oficiais de jogo. 1934, forma-se a Internacional Badminton Federativo. Detentor do título de "mais rápido desporto de raquetes do mundo", o Badminton apareceu pela primeira vez no cenário olímpico durante os: Jogos de Munique, em 1972, mas apenas como torneio de exibição. Somente em 1992 passa a modalidade oficial.

4 Não é possível localizar no tempo a introdução do Badminton em Portugal. No entanto é através de Henrique Pinto, e por volta de 1953, que a modalidade começa a ser divulgada entre nós – 1º Torneio de Badminton, organização levada a cabo pelo Lisboa Ginásio Clube. 1 de Julho de 1954 é fundada a Federação Portuguesa de Badminton.

5 Raquete Volante Rede Saia

6

7 Os jogadores: O jogo pode ser disputado por dois jogadores de cada lado (pares), ou por um jogador de cada lado (singulares). O lado a quem pertence o direito de servir deverá ser chamado servidor e o lado oposto deverá ser chamado de recebedor. O sorteio: Antes de iniciar o jogo, o árbitro realiza o sorteio. O lado vencedor poderá escolher se vai servir ou receber primeiro, ou ainda escolher o campo.

8 Pontuação: Os opositores deverão jogar à melhor de três sets de 21 pontos, com pontos em todas as jogadas. Se a pontuação for 20-20, o set será ganho pelo jogador ou par que primeiro consiga uma vantagem de dois pontos. Se a pontuação for 29-29, o set será ganho pelo jogador ou par que ganhar o ponto seguinte. Quando um dos lados chegar a 11 pontos haverá um intervalo de 60 segundos. Entre jogos é permitido um intervalo de 120 segundos. O lado que ganhar o jogo é quem serve primeiro no jogo seguinte.

9 Mudança de campo: Os jogadores devem mudar de campo: No fim do primeiro Set; Antes do inicio do terceiro set (se houver); No terceiro set, quando um dos lados atingir 11 pontos.

10 O Serviço : Num serviço correcto: Nenhum dos lados deverá causar um atraso indevido na execução do serviço. Tanto o servidor como o recebedor deverão encontrar-se dentro das áreas de serviço diagonalmente opostas, sem pisar as linhas limites respectivas; Os jogadores deverão estar parados, numa posição estacionária, até que o serviço seja executado. Ambos os pés do servidor e do recebedor devem permanecer em contacto com a superfície do campo. A raquete do servidor deverá contactar a cabeça do volante, estando a haste da raquete apontada numa direcção descendente. O movimento da raquete do servidor deverá ser contínuo, e de trás para diante, depois de iniciado o serviço. A trajectória do volante, deverá ser ascendente desde o momento em que é batido pela raquete do servidor, para que possa passar por cima da rede, de tal maneira que, se não for interceptado, caia na área de serviço do recebedor. O serviço considera-se executado quando, uma vez iniciado, o volante é batido pela raquete do servidor.

11 Faltas Faltas Se a falta é cometida pelo servidor, implica a perda do serviço; se é cometida pelo recebedor, o servidor ganha um ponto. Considera-se falta quando: O serviço não for correcto O servidor, na tentativa de servir, falha o volante; No serviço, depois de passar por cima da rede, o volante ficar preso na rede ou em cima dela; Em jogo, o volante: Cair fora das linhas limites do campo;

12 Faltas Faltas Passar através ou sob a rede; Não conseguir passar sobre a rede; Tocar o tecto ou as paredes laterais; Tocar o corpo ou o vestuário de um jogador Em jogo, o volante: É apanhado e seguro na raquete; É batido duas vezes sucessivas pelo mesmo jogador Arbitragem Arbitragem Um encontro é dirigido por uma equipa de arbitragem constituída por um juiz árbitro, um árbitro, um juiz de serviço e um juiz de linha.

13 Serviço O serviço consiste no acto de enviar o volante para o campo adversário no início e no reinício do jogo procurando dificultar o ataque adversário. PAR IMPAR IMPAR

14

15 Pega V

16 Clear Batimento por cima da cabeça Trajectória alta e longa para o fundo do campo do adversário o mais perto possível da linha de fundo. Este deve ser alto, em parte para evitar uma intercepção antecipada e provável acabar da jogada e em parte para dar tempo ao jogador de recuperar em segurança e voltar para o seu lugar.

17 Lob Batimento essencialmente defensivo executado geralmente na zona compreendida entre a linha de serviço curto e a rede. trajectória alta e longa para a linha de fundo do campo adversário, de forma a dar tempo para recuperar a posição. É utilizado em todos os tipos de jogo geralmente como resposta ao amorti à rede.

18 Amorti Pode ser executado de qualquer parte do campo e a qualquer altura. Tem o objectivo enviar o volante para a zona junto da rede. É executado geralmente quando nos encontramos para lá da linha de serviço comprido de pares como alternativa ao clear, pois nesta situação o remate torna-se pouco eficaz.

19 Remate O volante é batido mais energeticamente impondo-lhe uma trajectória descendente o mais rápida e picada possível, com o objectivo de acabarmos a jogada ou pelo menos forçamos uma resposta fraca que possibilite a finalização. Este batimento pode ser executado em qualquer parte do campo, embora geralmente entre as linhas de serviço curto e as linhas de serviço comprido pares Deve-se bater o volante o mais alto possível, e ter em consideração a sua colocação.

20 Drive Executado ao lado e à frente do corpo, batido essencialmente entre o meio do campo e o fundo do campo, junto às linhas laterais, tanto do lado direito como do lado esquerdo. O objectivo deste batimento é enviar o volante que se encontra mais ou menos ao nível da rede, numa trajectória rápida, plana ou ligeiramente descendente roçando o topo da rede para o fundo do campo do adversário.

21 BatimentosTécnicaObjectivos TácticosTrajectóriaAltosAcimadacabeça Clear Colocar o volante no fundo do campo. No clear defensivo, procura-se também recuperar a posição de equilíbrio. No clear ofensivo pretende-se desequilibrar o adversário. Remate Finalizar a jogada: colocar o volante no solo ou obrigar a uma devolução deficiente. Amorti Alto Colocar o volante, através de um batimento curto, numa zona imediata a seguir à rede, fora do alcance do adversário. Ao lado do corpo Drive Obrigar o adversário a ter menos tempo para responder e/ou levá-lo a executar um batimento precipitado. Trajectória tensa e paralela ao solo. Este batimento é muito utilizado no jogo de pares. Abaixodacintura Serviço Batimento dirigido para a zona de serviço que pode ser curto ou comprido, devendo, neste último caso, ser colocado bem alto e no fundo da zona de serviço. Lob Batimento destinado a colocar o volante alto e no fundo do campo. Amorti Baixo Colocar o volante, através de um batimento suave e curto, numa zona imediata a seguir à rede, fora do alcance do adversário.

22 SINGULARESSINGULARESPARESPARES

23 Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Prof. João Moreira Turma: 8C ESCOLA E. B. 2,3 FREI MANUEL DE SANTA INÊS Ano Lectivo 2008-2009."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google