A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR. Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR. Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais."— Transcrição da apresentação:

1 SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

2 Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais.

3 Objetivo geral Utilizar os princípios interpretativos no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Objetivo Específico Como utilizar esses princípios interpretativos para uma melhor comunicação com os visitantes e a comunidade local no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

4 Os elementos principais da composição da interpretação são os lugares de memória e a identidade do lugar, representada pelos hábitos, costumes, histórias e lendas. Nessa perspectiva, entende-se que uma boa interpretação somente pode ser feita em parceria com a comunidade.

5 A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas. A estação foi aberta com o nome de Jequitaia, também chamada de Baía e Estação da Calçada. Jequitaia hoje é o nome da avenida que saindo da região do porto, chega a Calçada, Onde havia uma linha por onde o trem passava de 3 a 4 km até o cais do porto. Nos anos 80 só os trens de minério poderiam percorrer esse trajeto.

6 Calçada Praia Grande, Santa Luzia, Periperi Lobato, Coltos Almeida Brandão, Paripe Itacaranha, Escada,

7 O Projeto Plataforma; Projeto Verdetrem; Forró no trem; Música no trem; Projetos culturais na Estação da Calçada;

8 Focalizar os sentidos do visitante; Revelar sentidos com base na informação e não apenas informar; Utilizar muitas artes visuais e de animação; Não apenas instruir, mas provocar; Apresentar uma história completa, em vez de parte desta (Início, meio e fim);

9 Ser acessível a um público mais amplo possível. (especificidade); Iniciar a interpretação em parceria com a comunidade, estimulando a troca de conhecimentos e de recursos; Adotar uma abordagem abrangente, ligando os temas do passado, do presente e do futuro, realçando a dimensão socioeconômica, ao lado das dimensões histórica, ecológica e arquitetônica;

10 Não tentar vender uma verdade universal, mas destacar a diversidade e a pluralidade culturais. Sua interpretação deve fomentar a aceitação e a tolerância como valores democráticos; Levar sempre em consideração o atendimento ao cliente, indicando ou provendo instalações básicas, como de segurança, pontos de descanso e estacionamento, elementos essenciais a uma experiência prazerosa do lugar.

11 Fazer roteiros turísticos Cinema Palco no meio do saguão Promover feiras Melhorar as condições básicas das estações Colocar fotos ampliadas da comunidade Fazer uma rampa de acesso para deficientes físicos

12 Promover cursos de Qualidade no Atendimento Construir o Museu do trem Construir o museu do Petróleo no bairro do Lobato Telão na estação principal

13

14

15

16

17

18 BRUNO VALENTE CICÍLIA MOTTA LIDIANE CERQUEIRA MELINA IVE LEITÃO PRISCILA SIMÕES


Carregar ppt "SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR. Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google