A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR"— Transcrição da apresentação:

1 SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR

2 TEMA Discutir como os princípios interpretativos podem ser usados para uma comunicação mais eficiente em espaços patrimoniais.

3 OBJETIVOS Objetivo geral
Utilizar os princípios interpretativos no Subúrbio Ferroviário de Salvador. Objetivo Específico Como utilizar esses princípios interpretativos para uma melhor comunicação com os visitantes e a comunidade local no Subúrbio Ferroviário de Salvador.

4 INTERPRETAÇÃO DO PATRIMÔNIO
Os elementos principais da composição da interpretação são os lugares de memória e a identidade do lugar, representada pelos hábitos, costumes, histórias e lendas. Nessa perspectiva, entende-se que uma boa interpretação somente pode ser feita em parceria com a comunidade.

5 A ESTAÇÃO FERROVIÁRIA DE SALVADOR
A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas. A estação foi aberta com o nome de Jequitaia, também chamada de Baía e Estação da Calçada. Jequitaia hoje é o nome da avenida que saindo da região do porto, chega a Calçada, Onde havia uma linha por onde o trem passava de 3 a 4 km até o cais do porto. Nos anos 80 só os trens de minério poderiam percorrer esse trajeto.

6 LINHA FERROVIÁRIA Calçada Praia Grande, Santa Luzia, Periperi
Lobato, Coltos Almeida Brandão, Paripe Itacaranha, Escada,

7 PROJETOS EXISTENTES O Projeto Plataforma; Projeto Verdetrem;
Forró no trem; Música no trem; Projetos culturais na Estação da Calçada;

8 PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS
Focalizar os sentidos do visitante; Revelar sentidos com base na informação e não apenas informar; Utilizar muitas artes visuais e de animação; Não apenas instruir, mas provocar; Apresentar uma história completa, em vez de parte desta (Início, meio e fim);

9 PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS
Ser acessível a um público mais amplo possível. (especificidade); Iniciar a interpretação em parceria com a comunidade, estimulando a troca de conhecimentos e de recursos; Adotar uma abordagem abrangente, ligando os temas do passado, do presente e do futuro, realçando a dimensão socioeconômica, ao lado das dimensões histórica, ecológica e arquitetônica;

10 PRINCÍPIOS INTERPRETATIVOS
Não tentar vender uma verdade universal, mas destacar a diversidade e a pluralidade culturais. Sua interpretação deve fomentar a aceitação e a tolerância como valores democráticos; Levar sempre em consideração o atendimento ao cliente, indicando ou provendo instalações básicas, como de segurança, pontos de descanso e estacionamento, elementos essenciais a uma experiência prazerosa do lugar.

11 PROJETO Fazer roteiros turísticos Cinema Palco no meio do saguão
Promover feiras Melhorar as condições básicas das estações Colocar fotos ampliadas da comunidade Fazer uma rampa de acesso para deficientes físicos

12 PROJETO Promover cursos de Qualidade no Atendimento
Construir o Museu do trem Construir o museu do Petróleo no bairro do Lobato Telão na estação principal

13 FOTOS DOS PROJETOS

14 FOTOS DO TREM

15 FOTOS DA ESTAÇÃO

16

17

18 EQUIPE BRUNO VALENTE CICÍLIA MOTTA LIDIANE CERQUEIRA MELINA IVE LEITÃO
PRISCILA SIMÕES


Carregar ppt "SUBÚRBIO FERROVIÁRIO DE SALVADOR"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google