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Pós-Graduação em Logística Empresarial

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Apresentação em tema: "Pós-Graduação em Logística Empresarial"— Transcrição da apresentação:

1 Pós-Graduação em Logística Empresarial
Sistemas de Informações e Logística Eng. Marcelo Sucena

2 Módulo 1 – Conceituação Inicial

3 NÃO SE GERENCIA AQUILO QUE NÃO SE MEDE!!!

4 O tratamento da informação precisa ser visto como um recurso da empresa. Deve ser planejado, administrado e controlado de forma eficaz, desenvolvendo aplicações com base nos processos, garantindo que as mudanças organizacionais não afetem os sistemas de informação, preservando o investimento realizado.

5 A informação, se fornecida à pessoa certa, da forma correta e no tempo certo, pode melhorar e assegurar a eficiência organizacional. A Informação é um dos recursos mais importantes de uma Organização.

6 Sistemas de Informações e Logística
A Tecnologia da Informação (TI) utiliza as tecnologias de informática e telecomunicações para podermos armazenar, recuperar e disseminar informações. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Os Sistemas de Informação (SI) estão inseridos na TI. São sistemas que permitem a coleta, o armazenamento, o processamento, a recuperação e a disseminação de informações.

7 Sistemas de Informações e Logística
Os Sistemas de Informação podem ser: TRANSACIONAIS OU OPERACIONAIS: são responsáveis pelo controle dos dados operacionais; GERENCIAIS: fornecem informações integradas e sumarizadas para análise, planejamento e suporte à decisão; DE APOIO À DECISÃO (SAD): além de prover informações, podem contribuir para o processo de tomada de decisão; DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA

8 Sistemas de Informações e Logística
Os Sistemas de Informação podem ser: PARA EXECUTIVOS (SIE): são sistemas simples e amigáveis utilizados pela alta gerência que contém dados dos sistemas transacionais, informações dos sistemas gerenciais e externos à organização; ESPECIALISTAS: esses sistemas armazenam e disponibilizam o conhecimento e a experiência de especialistas; DE GESTÃO EMPRESARIAL: são desenvolvidos em uma mesma plataforma, sendo constituídos de vários sistemas transacionais, podendo conter sistemas de apoio gerencial e de apoio à decisão. Utilizam banco de dados único. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA

9 Sistemas de Informações e Logística
Processo de Evolução da TI dentro de uma Organização Iniciação Usuário resistente ao uso da informática. Poucas atividades são automatizadas. Contágio Algumas atividades automatizadas, mas sem a preocupação com a integração. Controle Os dados são usados estrategicamente, beneficiando a organização. Integração Foco nas decisões gerenciais. Informações rápidas e de qualidade. Administração de Dados Utilização de sistemas corporativos, evitando redundância de dados. Maturidade A informação é parte do patrimônio da corporação. Sist.Transacionais Sist.Gerenciais e SAD Sistemas Especialistas e de Gestão Empresarial Sist.Executivos Etapa evolutiva Etapa onde inicia o tipo de SI

10 Sistemas de Informações e Logística
Modelagem de Processos Empresariais Um processo é um conjunto de atividades estruturadas e de medidas destinadas a resultar num produto especificado para um determinado cliente e mercado. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Quando projetamos um produto definimos o que ele será, mas não definimos como o trabalho será realizado na empresa. A modelagem dos processos empresariais é o ato de conduzir a melhoria dos processos de negócios da empresa, otimizando a utilização de seus recursos e permitindo criar condições para acompanhar a sua performance e o cumprimento de suas metas.

11 Otimizar, integrar e garantir o processo logístico.
Sistemas de Informações e Logística Otimizar, integrar e garantir o processo logístico. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA

12 Sistemas de Informações e Logística
Ser um instrumento facilitador no processo de tomada de decisão e possibilitar a integração e a troca de informações entre atividades que compõem a cadeia de valor de uma empresa de forma confiável, contínua e rápida. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA

13 Fernando Cobi - J.D.Edwards Brasil
Sistemas de Informações e Logística Com a interligação entre empresas e do fluxo de informação entre seus sistemas de gestão, é possível atingir o balanceamento de todas as relações fornecedor/cliente da cadeia, pois cada elo só compra, manufatura e vende aquilo que os elos anteriores e posteriores necessitam. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Fernando Cobi - J.D.Edwards Brasil

14 Sistemas de Informações e Logística
Razões para que hajam informações precisas e em tempo hábil DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Informações importantes para o cliente, como por exemplo, status do pedido, disponibilidade do produto, programação de entrega, faturamento etc.; B2C Custos Redução de estoques em toda cadeia de suprimentos e Aumento da flexibilidade para tomada de decisão (quando e onde os recursos podem ser utilizados para que se obtenha vantagem estratégica). Estratégico

15 Sistemas de Informações e Logística
Caracterização de um ambiente de oportunidades que viabilize a implantação da TI Será que todas as minhas operações não poderiam estar integradas? DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Será que meus fornecedores acompanham as minhas necessidades específicas? Será que minha organização é flexível o suficiente para atender as minhas freqüentes mudanças? Será que eu sei quem são os integrantes da minha cadeia de abastecimento? Será que tenho uma adequada gestão de estoques até o consumidor final?

16 Sistemas de Informações e Logística
Benefícios proporcionados pela TI Normalmente de curto prazo e facilmente mensuráveis, mas que apresentam menor impacto sobre a capacidade competitiva das empresas DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Benefícios diretos Benefícios intangíveis Normalmente de longo prazo e intimamente associados à estratégia competitiva das empresas.

17 Carlos A.Carrijo - Diretor de Logística – Grupo Martins / Marbo
Sistemas de Informações e Logística A TI aplicada a logística pode ser feita de duas formas: Gerência dos elos da Cadeia de Suprimento DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA 1ª - Como administradora das necessidade de negócio peculiares ao ramo logístico, tais como armazenamento de materiais, controle de estoques, movimentação de material dentro do armazém, otimização de rotas de entrega, montagem de carga a partir de roteiros otimizados etc. e Carlos A.Carrijo - Diretor de Logística – Grupo Martins / Marbo

18 Visão Sistêmica da Cadeia de
Sistemas de Informações e Logística A TI aplicada a logística pode ser feita de duas formas: 2ª - Como o elemento que vai administrar a logística, preocupando-se com o balanceamento da cadeia produtiva, de um bem ou serviço, considerando todas as empresas do processo. Neste caso estamos falando do Supply Chain propriamente dito. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Visão Sistêmica da Cadeia de Suprimentos Secundária – Provêem a infra-estrutura e a tecnologia para viabilizar o atendimento ao cliente Primária – Da entrada dos pedidos até a sua entrega ao cliente Carlos A.Carrijo - Diretor de Logística – Grupo Martins / Marbo

19 mas a forma como a empresas os utiliza, que faz a diferença.
Sistemas de Informações e Logística Não existe qualquer correlação entre os gastos com computadores e o desempenho das empresas. Não são os computadores, mas a forma como a empresas os utiliza, que faz a diferença. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Paul A. Strassmann -

20 Visão CUSTO x INVESTIMENTO Não tem visão do potencial estratégico
Sistemas de Informações e Logística Visão CUSTO x INVESTIMENTO DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Empresas que tomam decisões envolvendo TI como se fossem despesas, tendem a se concentrar no custo e não nas necessidades e benefícios pretendidos. Visão de Curto Prazo Não tem visão do potencial estratégico

21 Sistemas de Informações e Logística
Motivos para Investir em TI DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Para se conseguir mais daquilo que já se faz, mais rápido e a menor custo; Para conseguir fazer o mesmo que já se faz, mas com menor custo e melhor qualidade e Para conseguir fazer algo diferente do que se faz atualmente.

22 Fatos físicos transformam os dados
Sistemas de Informações e Logística Análise do ciclo de obtenção da informação e seu uso como vantagem competitiva DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Fatos físicos transformam os dados Por exemplo, um caminhão entrando com materiais. O apontamento é a anotação deste fato no sistema com todas as operações necessárias, tais como dia e hora da chegada, placa do veículo, quantidade dos materiais e avaliação da condição dos mesmos.

23 Dados se transformam em informações
Sistemas de Informações e Logística Análise do ciclo de obtenção da informação e seu uso como vantagem competitiva DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Dados se transformam em informações Utilizam-se cálculos, ordenações, organização hierárquica dos dados etc.. Obs.: Diferentes sistemas de informação podem chegar a resultados diferentes com base nos mesmos dados, uma vez que seus procedimentos (algoritmos) de transformação dos dados são diferentes.

24 Sistemas de Informações e Logística
Análise do ciclo de obtenção da informação e seu uso como vantagem competitiva DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Informações transformam-se em decisões Decisões transformam-se em vantagens competitivas

25 Sistemas de Informações e Logística
Integração da Cadeia Logística Níveis de Funcionalidade Alto Custo: comunicação e softwares. Vários Usuários. DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Softwares Especialistas Necessidade de Treinamento Plan.Estrat. Análise de Decisão (Média Gerência) Planejamento Tático Controle Gerencial (Supervisão) Planejamento Operacional Sistemas Transacionais (Operação)

26 Sistemas de Informações e Logística
Integração da Cadeia Logística em Níveis de Funcionalidade Controle Gerencial DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Avaliação de desempenho, elaboração de relatórios (situação dos serviços e controle de recursos) e identificação de alternativas em médio prazo. Neste nível utilizam-se indicadores de qualidade e produtividade. Sistemas Transacionais Inicia e registra atividades logísticas individuais

27 Sistemas de Informações e Logística
Integração da Cadeia Logística em Níveis de Funcionalidade Planejamento Estratégico DEFINIÇÕES EVOLUÇÃO DA TI PROCESSOS OBJETIVOS DA TI NECESSIDADE DE INFORMAÇÃO AMBIENTE DE OPORTUNIDADES BENEFÍCIOS TI E LOGÍSTICA INVESTIMENTOS EM TI DADOS ATÉ A VANTAGEM COMPETITIVA NÍVEIS DE FUNCIONALIDADE LOGÍSTICA Desenvolvimento e aperfeiçoamento da estratégia logística em longo prazo. Análise de Decisão Avaliar e comparar alternativas logísticas táticas e estratégicas. Neste nível deve-se utilizar mão-de-obra mais especializada para tirar proveito das ferramentas disponíveis


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