A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares, em todas as modalidades.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares, em todas as modalidades."— Transcrição da apresentação:

1

2 Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares, em todas as modalidades.

3 Fases de desenvolvimento da educação Fase de exclusão: Nenhuma atenção educacional foi provida as pessoas com deficiência, que também não recebiam outros serviços. A sociedade ignorava, rejeitava, perseguia e explorava estas pessoas, consideradas “possuídas por maus espíritos ou vítimas da sina diabólica e feitiçaria” Fase de segregação institucional: Excluídas da sociedade e da família, pessoas com deficiência eram geralmente atendidas em instituições por motivos religiosos ou filantrópicos.

4 Fases de desenvolvimento da educação Fase de integração: Surgimento de classes especiais dentro das escolas comuns, para garantir que as crianças com deficiência não interferissem no ensino ou não absorvessem as energias do professor. Para que as pessoas com deficiência realmente pudessem ter participação plena e igualdade de oportunidades, seria necessário que adaptar a sociedade às pessoas (inclusão).

5 Fases de desenvolvimento da educação Fase de inclusão: As escolas inclusivas propõem um modo e se constituir o sistema educacional que considera as necessidades de todos os alunos e que é estruturado em virtude dessas necessidades. Perspectiva educacional que apóia: professores, alunos, pessoal administrativo. A educação inclusiva é hoje uma realidade em muitos países e a cada dia ganha mais adeptos.

6 Programa de Educação Inclusiva de Goiás Programa Estadual de Educação para a Diversidade numa Perspectiva Inclusiva, inspirado em experiências publicadas. Aspectos positivos: Os expressivos números produzidos pelo Programa refletem os aspectos qualitativos alcançados. Qualidade dos eventos em prol da implementação da educação inclusiva. Qualidade de produção dos professores, alunos, coordenadores, entre outros. Processo inclusivo sempre acompanhado de recursos complementares.

7 Programa de Educação Inclusiva de Goiás Aspectos negativos: Grande extensão territorial de Goiás. Escassez de tempo para se fazer o previsto. Escassez de recursos financeiros. Escassez e/ou falta de certos recursos humanos em algumas regiões do estado.

8 A inclusão escolar e as inteligências múltiplas Na escola inclusiva professores e alunos sabem que ali se utiliza a teoria das inteligências múltiplas. Na década de 80 a teoria da inteligência única foi questionada. Surgimento da teoria das inteligências múltiplas. As categorias de inteligências múltiplas incluem: lógico-matemática; verbal-linguistica; corporal-cinestésica; musical; interpessoal; intrapessoal, visuoespacial; naturalista; espiritual/existencialista; pictográfica; política; ética/moral; naturalista. Descoberta de talentos em todas as pessoas.

9 Inteligências múltiplas e estilos de aprendizagem Imprescindível valorizar a crença de que “todos poderão aprender, se acolhermos diferentes estilos de aprendizagem e as inteligências múltiplas de cada aluno”. Estreita relação entre estilos de aprendizagem e inteligências múltiplas. Com a postura inclusiva o professor encontra espaço para garantir o sucesso dos alunos nas atividades escolares.

10 Aplicação das inteligências múltiplas em todas as disciplinas Educação de qualidade é a que atende as necessidades de cada aluno, respeita o estilo de aprendizagem e cada um, propicia condições para o atingimento de objetivos individuais e utiliza as inteligências de cada aluno. Qualquer disciplina pode e deve ser desenvolvida utilizando todas as inteligências (princípio: devemos envolver a pessoa toda de cada aluno). Incluir uma variedade mais ampla de métodos, materiais e técnicas e atingir uma gama cada vez maior e mais diversa de aprendizes.

11 As inteligências múltiplas e a avaliação da aprendizagem Mudança do conceito e prática da avaliação da aprendizagem. A teoria das inteligências múltiplas abre uma ampla gama de situações relevantes e significativas para a vida do aluno. Nunca compara os alunos entre si. A avaliação de aprendizagem deve servir para mostrar onde o ensino precisa melhorar, onde o professor pode mudar suas abordagens educativas, onde a escola deve reestruturar-se melhor.

12 Inteligências múltiplas: Professores, alunos e familiares Todos os integrantes da comunidade escolar devem ser informados e capacitados a respeito da teoria das inteligências múltiplas. Fator sine qua non do sucesso da aprendizagem.

13 As sementes do conceito de educação inclusiva Em 1981 foi documentado pela ONU o ideal da igualdade de oportunidades em todos os setores. Foi consagrado em Direito da pessoa com deficiência a educação comum está implícito na Declaração Mundial de Educação para todos (ONU 1990). Unesco em 1994 registrou na Declaração de Salamanca entre alguns conceitos, o conceito de inclusão no campo de educação comum. A Assembléia Geral da ONU aprovou o documento Normas sobre a Equiparação de Oportunidades para pessoas com Deficiência. Não possuímos uma legislação que seja essencialmente inclusiva em relação a educação.


Carregar ppt "Os Desafios da Inclusão à Educação O processo de inclusão desafia todos os sistemas educacionais, públicos e particulares, em todas as modalidades."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google