A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CRISTO E A LEI NO SERMÃO DA MONTANHA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CRISTO E A LEI NO SERMÃO DA MONTANHA"— Transcrição da apresentação:

1 CRISTO E A LEI NO SERMÃO DA MONTANHA
Lição 4 26 de abril de 2014

2 A importância da lei (Mt. 5:17-20) O homicídio e a ódio (Mt. 5:21-26)
No sermão da montanha, Jesus dedicou uma boa parte (Mateus 5:17-48) para falar acerca da lei. A importância da lei (Mt. 5:17-20) O homicídio e a ódio (Mt. 5:21-26) O adultério e o divórcio (Mt. 5:27-32) Os juramentos (Mt. 5:33-37) As represálias e o amor aos inimigos (Mt. 5:38-48)

3 Til => p.e. o pontinho sobre a letra shin
Jota => yod Til => p.e. o pontinho sobre a letra shin A IMPORTâNCIA DA LEI “Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido.” (Mateus 5:18) O que Jesus quis dizer com a expressão “qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus” (Mt. 5:19)? O mesmo grande Doador da lei reafirmou os pronunciamentos do Sinai, dizendo que estavam em vigência para os que quisessem ser seus súditos. Anunciou que qualquer que se atrevesse a anula-los, de nenhum modo entraria no reino dos céus.

4 O ódio é incompatível com minha adoração a Deus?
O HOMICIDIO E O ÓDIO “Mas eu lhes digo que qualquer que se irar contra seu irmão estará sujeito a julgamento. Também, qualquer que disser a seu irmão: ‘Racá’, será levado ao tribunal. E qualquer que disser: ‘Louco! ’, corre o risco de ir para o fogo do inferno.” (Mateus 5:22) Por que Jesus disse que era igualmente grave irar-se com alguém que matar a esta pessoa? (ver Levíticos 19:17) “O espírito de ódio e de vingança teve origem em Satanás, e o levou a matar ao Filho de Deus. Qualquer um que abrigue malícia ou ódio, abriga o mesmo espírito; e seu fruto será a morte” E.G.W. (O maior discurso Cristo, pg. 51) O ódio é incompatível com minha adoração a Deus? (ver Mateus 5:23-24)

5 O ADULTÉRIO E O DIVÓRCIO
“Mas eu lhes digo: qualquer que olhar para uma mulher para desejá-la, já cometeu adultério com ela no seu coração” (Mateus 5:28) Qual a diferença que existe entre o pensamento pecaminoso e o ato real de pecar? Como devemos entender a expressão “se teu olho direito te faz pecar, arranque-o, e lança fora” (Mt. 5:29)? Jesus aconselha ao que tem o problema que faça o necessário para abandoná-lo, se deseja entrar no Reino. Isto pode significar tomar uma estrada diferente no trabalho, ou terminar uma amizade acariciada, porém a recompensa eterna sobrepuja em muito as paixões do momento.

6 OS JURAMENTOS “Mas eu lhes digo: Não jurem de forma alguma… Seja o seu ‘sim’, ‘sim’, e o seu ‘não’, ‘não’; o que passar disso vem do Maligno” (Mateus 5:34 pp, 37) Que relação existe entre “não enganareis nem mentireis uns aos outros” e “não jurareis falsamente pelo meu nome” (Levíticos 19:11-12)? O que significa que “o que é mais de que isto, do mal procede”? “Um olhar, uma palavra, a própria entonação da voz, podem estar cheios de mentira. Mesmo os fatos podem ser declarados de modo a dar uma falsa impressão. E “o que passa” da verdade “é de procedência maligna”.” NÃO MENTIRÁS E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 68)

7 E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 66)
“Os judeus compreendiam o terceiro mandamento como proibitório do emprego profano do nome de Deus; mas se julgavam na liberdade de empregar outros juramentos. O jurar era coisa comum entre eles. Haviam sido proibidos, por intermédio de Moisés, de jurar falsamente; mas tinham muitos meios de se livrar da obrigação imposta por um juramento. Não temiam condescender com o que era realmente profano, nem recuavam do perjúrio, contanto que o mesmo estivesse velado por qualquer técnica evasiva à lei. Jesus lhes condenou as práticas, dizendo que seu costume de jurar era uma transgressão ao mandamento de Deus. Nosso Salvador não proibiu, todavia, o emprego do juramento judicial, no qual Deus é solenemente invocado para testificar que o que se diz é verdade, e nada mais que a verdade. O próprio Jesus, em Seu julgamento perante o Sinédrio, não Se recusou a testificar sob juramento.” E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 66)

8 AS REPRESÁLIAS E O AMOR AOS INIMIGOS
“Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra.” (Mateus 5:39) A qualquer que te bater na face direita, oferece também a outra. Ao que pleitear contigo e te tirar a túnica, deixa-lhe também a capa. A qualquer que te obrigue a levar carga por uma milha, vai com ele duas. Ao que te pede, dá. Ao que quer de ti emprestado, não recuses. Ama aos teus inimigos. Bendiz aos que te maldizem Faz o bem aos que te odeiam. Ora pelos que te maltratam e te perseguem. Jesus não se contradisse. Como, pois, se explica que tenha dito a Moisés que tomássemos represálias (“Olho por olho” Êx. 21:24 ) e no sermão da montanha nos dissesse que déssemos a outra face? Estás cumprindo a ordem de Jesus de Mateus 5:39-44?

9 E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 77)
“Os judeus haviam estado labutando penosamente a fim de atingir a perfeição mediante seus próprios esforços, e tinham fracassado. Cristo já lhes dissera que sua justiça jamais poderia entrar no reino do Céu. Agora Ele lhes indica o caráter da justiça que devem possuir todos quantos entram no Céu. Em todo o Sermão do Monte, descreve os frutos desse reino, e agora, em uma sentença, aponta-lhe a origem e a natureza: Sede perfeitos, como Deus é perfeito. A lei não passa de uma imagem do caráter de Deus. Contemplai em vosso Pai celestial uma manifestação perfeita dos princípios que são o fundamento de Seu governo.” E.G.W. (O maior discurso de Cristo, pg. 77)


Carregar ppt "CRISTO E A LEI NO SERMÃO DA MONTANHA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google