A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013"— Transcrição da apresentação:

1 Evangelizadores entre os jovens Documento de referência para a Pastoral Juvenil Marista (PJM)

2 Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013
Instituto dos Irmãos Maristas Secretariado da Missão Comissão Internacional da PJM

3 "Não posso ver uma criança, sem sentir o desejo de ensinar-lhe o catecismo, sem desejar fazer-lhe compreender quanto Jesus Cristo a ama". (Champagnat)

4 Vamos aos jovens lá onde eles estão
Vamos aos jovens lá onde eles estão. Vamos com ousadia aos ambientes, talvez inexplorados, onde a espera de Cristo se revela na pobreza material e espiritual. Em nossos encontros, manifestamos-lhes atenção marcada pela humildade, simplicidade e esquecimento de si. Apresentamos-lhes a pessoa de Cristo, a Verdade que liberta, que chama a cada um pelo nome. Ajudamo-los a descobrir sua própria vocação na Igreja e no mundo. Permanecemos disponíveis ao Espírito Santo que nos interpela através das realidades de suas vidas e que nos impulsiona a ações corajosas. (C. 83)

5 “Somos conscientes de que a evangelização é obra do Espírito Santo e de que, sem sua ação, tudo é palavra e fogo de artifício. Este documento não quer ser mais do que um humilde instrumento a serviço do Instituto, com a esperança de que contribua para reavivar o fogo da paixão pelo Evangelho, tanto entre os adultos como entre os jovens, chamados a ser atores privilegiados na evangelização de seus companheiros e companheiras.” Ir. Emili Turú – Superior Geral

6 Somos ativos, apreciamos compartilhar, ajudar, contribuir, estar presentes quando precisam de nós. Temos muita vontade de fazer coisas e de trabalhar naquilo de que gostamos. Queremos partilhar isso com as outras pessoas. Queremos atingir os objetivos apesar das adversidades, e aprender com os erros. Sempre estamos dispostos a fazer o que for preciso para alcançar o que queremos. Aceitamos as novidades e tentamos melhorar o mundo. (Depoimento de um jovem, Evangelizadores entre os jovens, p. 20)

7 Comissão Internacional da PJM
Ir. Ramon Rubies – L`Hermitage; Ir. Luiz André da Silva Pereira – Brasil Centro- Norte; Ir. Rommell Ocasiones – Ásia do Leste; Ir. João Carlos do Prado – Secretariado da Missão, coordenador; Ir. Ifeanyi Mbaegbu – Nigéria; Sra. Simone Boyd – Melbourne; Sr. Carlos Ulises Centeno López – México Ocidental

8 APRESENTAÇÃO Apresentamos a todas as Unidades Administrativas (UAs) do Instituto Marista a proposta de processo para o estudo e a aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”. Ela foi desenvolvida pela Comissão Internacional da Pastoral Juvenil Marista (PJM) e destina-se a todo o Instituto Marista. O objetivo do processo é ajudar as UAs no conhecimento e aplicação do documento. Será uma oportunidade privilegiada para a revisão e o fortalecimento dos projetos da PJM em andamento nas UAs que a promovem e para o início naquelas UAs que ainda não a organizaram. Os destinatários do processo são todas as Comunidades dos Irmãos Maristas, os leigos e as leigas, de modo especial aqueles e aquelas que exercem algum cargo de liderança nas obras e as lideranças que trabalham diretamente com a evangelização.

9 COMISSÃO PROVINCIAL DE JOVENS
O êxito dos grandes projetos depende também de lideranças comprometidas de coração e mente. Nesse sentido, a Comissão internacional da PJM recomenda que cada Província/Distrito organize uma Comissão provincial/distrital para coordenar todo o processo de estudo e aplicação do documento. Esta Comissão também estará encarregada de: Adequar o processo e a metologia proposta pela Comissão Internacional da PJM à realidade da Província/Distrito. Desenvolver estratégias e recursos que contribuam para um processo vivo e participativo da Província/Distrito. Garantir a comunicação com o Secretariado de Missão, em Roma. Garantir articulação do processo da PJM com o Serviço de animação vocacional da Província/Distrito. A Comissão pode ser composta por Irmãos, leigos, leigas e lideranças jovens. É importante que a Província/Distrito defina o/a coordenador (a) da Comissão e envie o seu nome e aos cuidados do Ir. João C. do Prado pelo até o final de novembro de 2011.

10 Processo para estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens”

11 O PROCESSO O processo está dividido em quatro momentos: Comunicação e estudo do documento. Revisão e/ou desenvolvimento da proposta da Unidade administrativa. Formação de lideranças para a PJM. Implementação e avaliação da proposta da PJM da Unidade administrativa. No gráfico que segue é possível conhecer a sua duração e a metodologia proposta. Eles são orientativos, de modo que as UAs podem adequá-los de acordo com a sua realidade.

12 PROPOSTA PARA A APLICAÇÃO DO DOCUMENTO
Metodologia: Emaús “Jesus começou a explicar-lhes todas as passagens das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando pelos profetas.” “Os discípulos viam Jesus, mas algo lhes impedia de reconhecê-lo.” “Contaram-lhes tudo o que tinha acontecido.” Regionais “Sem hesitar, colocaram-se a caminho e voltaram para Jerusalém.” “Jesus se aproximou deles e caminhou ao seu lado.” Outubro 2011 Setembre 2012 Janeiro 2013 Abril 2013 Comunicação e estudo do documento Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa Formação de líderes e multiplicadores Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa Encontros Responsáveis: Comissão Provincial da PJM

13 ENCONTROS REGIONAIS Além dos quatro momentos que serão vividos em nível da UA, estamos oportunizando a realização de “Encontros Regionais da PJM” em cada um dos continentes. Eles serão espaço privilegiado para conhecer o documento “Evangelizadores entre os jovens”; partilhar o itinerário para seu estudo; e desenvolver estratégias para sua aplicação. Os Encontros Regionais se situam ao longo do primeiro ou no início do segundo momento do processo, de modo a respeitar os calendários regionais e favorecer a participação de todas as Unidades administrativas. A previsão é para a participação de 5 a 6 pessoas por UA dentre as quais destacamos: alguém responsável pelo governo e animação da Província; os coordenadores da PJM em nível de UA ou futuros coordenadores; alguma liderança jovem. Os encontros regionais serão um excelente espaço para a formação das lideranças da PJM com coração e mente internacional.

14 CRONOGRAMA DOS ENCONTROS REGIONAIS
Os Encontros Regionais seguirão o seguinte cronograma de realização: Ásia: 26 – 30/03/ 2012 – Filipinas Oceania: 16 – 20/04/ Austrália América: 30/07 – 03/08/2012 – Campinas, Brasil África: 27/08 – 01/09/2012 – Nairóbi, Quênia Europa: 24 – 28/09/ L`Hermitage, França As informações sobre cada um dos Encontros Regionais e as orientações para inscrições serão enviados oportunamente.

15 “Jesus mesmo se aproximou e se pôs a caminhar com eles” (Lc, 24, 13-15)

16 METODOLOGIA DO PROCESSO
A metodologia proposta para realizar o processo de estudo e aplicação do documento “Evangelizadores entre os jovens” é a mesma oferecida no capítulo 4 do documento, onde se apontam as opções pedagógicas e metodológicas e o itinerário a ser seguido para a PJM. É importante que a Comissão da PJM, em nível provincial/distrital , considere: A organização dos grupos de estudo da Província/Distrito: Comunidades dos Irmãos, lideranças provinciais; grupos de Irmãos e parceiros leigos nas obras; lideranças da evangelização… O processo de estudo e a construção de propostas, em nível provincial e local (comunidades e obras); O acompanhamento do processo.

17 METODOLOGIA DO PROCESSO
A organização dos grupos, estruturas, recursos para suporte, comunicação entre os grupos e, se possível, alguma experiência a ser vivida em nível provincial/distrital. A formação de multiplicadores para acompanhar o processo nos niveis provincial e local. O itinerário dos discípulos no caminho de Emaús é um paradigma para a evangelização dos jovens. É um itinerário de seguimento em que evangelizador e evangelizando percorrem juntos um ciclo dinâmico de diálogo e descobrimento.

18 MOMENTOS DO PROCESSO O processo está dividido em quatro momentos conforme gráfico já apresentado. Para cada um desses momentos a Comissão Internacional da PJM está indicando: objetivo, metodogia, propostas de estratégias, recursos, destinatários e responsável pela coordenação do processo em nível provincial/distrital. A metodologia, estratégias e recursos apresentados são o mínimo assegurado para garantir a realização do processo. Cabe à Comissão provincial complementar a proposta da Comissão Internacional a fim de assegurar um processo transformador e profético de acordo com a sua realidade. A seguir será apresentado cada um dos momentos do processo para estudo e aplicação do documento.

19 Entrega e estudo do documento
Objetivos: Organizar a Comissão Provincial/Distrital da PJM e seu plano de trabalho. Formar multiplicadores para ajudar a pôr em ação o processo. Dar a conhecer o documento em todos os níveis da Unidade administrativa. Metodologia: “ Jesus mesmo se aproximou e caminhou ao lado deles” (Lc 24, 13-15) Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: A Comissão Internacional da PJM oferece um Guia para a apresentação e o estudo do documento. A Unidade administrativa organiza grupos de estudo para a partilha. Os grupos de estudo elaboram um relatório com recomendações à Comissão provincial da PJM Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: - Guia para a apresentação e estudo do documento (anexo). - Cartazes, faixas, braceletes, site web do Instituto e da Unidade Administrativa, blog, facebook e twitter, marcadores de página, pop-up, canções, vídeos… disponíveis no site web no link da PJM, a partir de novembro de 2011. Destinatários: As comunidades de Irmãos, Leigos, Leigas e os jovens implicados na ação pastoral. Responsáveis: Conselho provincial e Comissão provincial da PJM

20 Revisão e desenvolvimento da proposta da Unidade Administrativa
Objetivo: Favorecer processos de revisão dos projetos de evangelização de jovens, na Unidade administrativa. Possibilitar, à luz da revisão do documento internacional e dos projetos de evangelização de jovens, a ação evangelizadora dos jovens, na Unidade administrativa Metodologia: “Os discípulos viam a Jesus, mas algo os impedia de reconhecê-lo” (v 16-17). “Contaram-lhe tudo o que tinha acontecido” (v ). Propostas de Estratégias à Comissão Provincial: Definir pautas para rever a ação evangelizadora com os jovens. Sugestões para a Comissão provincial da PJM: Criação de instrumentos de consulta, A partir dos diagnósticos e do documento da PJM, elaborar uma proposta provincial e plano estratégico de implementação. Será possível contar com grupos de trabalho para ajudar nessa tarefa. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: - Carta com orientações para rever a ação evangelizadora na Unidade administrativa. Disponível no site web no link da PJM, a partir de janeiro de 2012. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM

21 Formação de líderes e multiplicadores
Objetivos: Proporcionar formação aos Irmãos, leigos e jovens para trabalhar na PJM. Metodologia: “Jesus se pôs a explicar-lhes todas as partes das Escrituras que falavam dele, começando por Moisés e passando por todos os profetas” (v 25-27). Proposta de Estratégias à Comissão Provincial: Identificação de possíveis líderes e animadores onde não há PJM; Nas Unidades administrativas que já dispõem da PJM fortalecer a formação das lideranças; Organização e/ou revisão dos programas de formação; Garantir nos programas de formação para Irmãos e leigos os temas da PJM; Estudar possíveis programas de formação para a PJM em nível interprovincial. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: Oferecer linhas de orientação para os programas de formação. Disponíveis no site web no link da PJM, a partir de março de 2012. Proporcionar assessoria internacional para as Unidades administrativas que o necessitem. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho provincial Responsáveis: Comissão provincial da PJM

22 Implementação e avaliação da Proposta da Unidade Administrativa
Objetivos: Pôr em prática os consensos e as decisões da proposta evangelizadora para jovens, na Unidade administrativa. Rever os resultados da aplicação da proposta na Unidade administrativa. Metodologia: “Sem esperar mais, puseram-se a caminho e regressaram a Jerusalém” (v ). Proposta de Estratégias para a Comissão Provincial: Identificação dos lugares que têm interesse em implementar a PJM; Desenvolvimento de uma campanha de divulgação da PJM; Adequação e fortalecimento da PJM nas Unidades administrativas que mantêm PJM; Criação ou fortalecimento de estruturas para a continuidade do processo. Recursos oferecidos pela Comissão Internacional: Os mesmos recursos da fase nº 01 podem ser utilizados nesta fase. Destinatários: Jovens da Unidade administrativa, lideranças, animadores juvenis da Unidade administrativa e Conselho Provincial. Responsáveis: Comissão provincial da PJM.

23 ESTRATÉGIAS E SUBSÍDIOS As propostas de estratégias e de subsídios oferecidos são apoio para o processo das UAs. Recomendamos que em nível local também sejam desenvolvidas estratégias e subsídios para fortalecer o processo e, se possível, partilhados. O link da PJM junto à página web do Instituto será o espaço onde serão disponibilizados os recursos em nível institucional e para partilha do processo vivido por cada UA. As músicas, hinos, imagens... criados para a PJM serão muito bem acolhidos na página web.

24 APOIO E ORIENTAÇÕES As Unidades administrativas que necessitarem de apoio e orientação para o processo poderão entrar em contato com o Ir. João Carlos do Prado, Diretor do Secretariado da Missão, em Roma, pelo .

25 AGRADECIMENTO Muito obrigado a todas as Unidades administrativas pela acolhida do Documento “Evangelizadores entre os jovens” e do processo de estudo e aplicação. Desejamos-lhes uma excelente caminhada nesse lindo e fecundo itinerário de evangelização da juventude. Que Maria, Marcelino e nossos Irmãos, leigos e leigas e jovens predecessores inspirem em todos e todas novo ardor para seguir e anunciar Jesus Cristo e seu Reino. Comissão Internacional da PJM Secretariado da Missão Roma, agosto de 2011.

26

27


Carregar ppt "Processo de estudo e aplicação do documento: 2011 – 2013"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google