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1 da Sociedade Amazonense.
INSTITUIÇÕES REALIZADORAS Fortalecendo a Gestão Organizacional para a Melhoria da Qualidade de Vida da Sociedade Amazonense. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

2 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS
Como uma das ações do Programa, o Prêmio Qualidade Amazonas foi instituído em 1994, com a finalidade de reconhecer e dar visibilidade aos esforços das organizações do Estado do Amazonas na busca pela Cultura da Excelência. Até o ano de 1999 o Prêmio só possuía a Modalidade Processo. A partir de 2000 foi inserida no Prêmio a Modalidade Gestão, utilizando critérios próprios baseados no PNQ e PQGF. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

3 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO: PROCESSO: GESTÃO: Compromisso com a Excelência Rumo com a Excelência Instrumento de Avaliação da Gestão Pública FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO: Modalidade Processo Modalidade Gestão FORMAS RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO: PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

4 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007
MODALIDADE PROCESSO (vide regulamento – pág. 19) Utiliza como padrão de referência o método PDCA e as Ferramentas da Qualidade. A C P D

5 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007
MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS: Média e Grande Indústria – setor industrial, que possuam entre 51 e 500 colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Micro e Pequena Indústria – setor industrial, que possuam 50 ou menos colaboradores na força de trabalho no ato da inscrição. Serviços/Comércio – prestadoras de serviço ou de comércio atacadista ou varejista. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

6 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS -2007
MODALIDADE PROCESSO: CATEGORIAS: Governamental – setor público do poder Executivo, Legislativo ou Judiciário – Federal estadual ou Municipal. Com Fins Não Lucrativos – formais, privadas, porém com fins públicos, não lucrativos, auto-governadas e com parte de seus membros como voluntários Educação – privadas ou públicas do setor de ensino, fundamental, médio ou superior. Saúde – privadas ou públicas do setor de saúde. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

7 DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROCESSO:
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO DO RELATÓRIO DO PROCESSO: Forma do Relatório: No Relatório do Processo deixa de ser obrigatório o uso do Modelo Padrão do Prêmio, ficando a candidata livre quanto a forma de apresentação. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

8 IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Na IDENTIFICAÇÃO DA ORGANIZAÇÃO deve conter: Razão Social Nome de Fantasia Nome do Dirigente Maior Nome do Grupo de Trabalho Nome dos Componentes do Grupo, completo, por extenso, seguido do seu cargo e setor; Nome do coordenador do Grupo, completo e por extenso, seguido do seu cargo e setor e Tema do Trabalho PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

9 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007
DENINIÇÃO DO NEGÓCIO Relação dos principais produtos e / ou serviços da organização, apresentando: os principais clientes e usuários; os principais fornecedores; e os principais concorrentes PORTE Caracterização das instalações (área construída em m²) e das pessoas que compõem a sua força de trabalho (nº de pessoas, escolaridade, sexo e forma de vínculo)

10 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007
HISTORICO DA QUALIDADE Descrição da evolução da Qualidade na organização, enfocando metodologias e sistemas implantados ou em implantação, destacando ainda a quantidade existentes de grupos de trabalho (CCQ/Time da Qualidade) e dos projetos já implementados por esses grupos. ORGANOGRAMA Apresentação organizacional, destacando, na mesma os responsáveis pela área da Qualidade e Gestão dos Grupos de Trabalho.

11 IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS IDENTIFICAÇÃO DO TRABALHO TÍTULO DO TRABALHO PERÍODO DE REALIZAÇÃO

12 ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO:
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS MODALIDADE PROCESSO: ATENDIMENTO AOS CRITÉRIOS E ITENS DE AVALIAÇÃO: CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO: Critério 1 – Caracterização da Situação Anterior; Critério 2 – Observação; Critério 3 – Análise; Critério 4 – Plano de Ação; Critério 5 – Verificação dos Resultados Obtidos; Critério 6 – Padronização; Critério 7 – Resultados Alcançados; e Critério 8 – Conclusão. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

13 1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR
ESCLAREÇA QUE SITUAÇÃO ESTAVA OCORRENDO ANTES DO INÍCIO DA ATUAÇÃO E REALIZAÇÃO DO TRABALHO DA EQUIPE CONSIDERANDO: Definição do Problema: Descreva o problema ou melhoria a ser resolvido/implementada,demonstrando o antes da resolução / implementação do problema ou melhoria Grau de Importância do Problema ou da Oportunidade de Melhoria: indique o porquê da eliminação do problema ou da proposição de melhoria. Quantificações Comparativas das Perdas e Ganhos: apresente as quantificação comparativa de perdas e ganhos observadas na resolução do problema ou na proposição de melhoria. Definição de Metas: Indique qual a meta deverá ser alcançada, caso o grupo tenha estabelecido metas específicas indique aqui. No caso de uma OM indique a nova meta a ser atingida e descreva a oportunidade de melhoria.

14 2. OBSERVAÇÃO ESCLAREÇA COMO FOI LOCALIZADO OU FOCADO O PROBLEMA OU A OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação de onde ocorria problema/melhoria: Se foi feito o levantamento de dados (histórico) da situação ao longo do tempo; Se a equipe fez observações no local onde estava ocorrendo o problema ou onde se localizou a oportunidade de melhoria; Como se obteve a certeza da localização do problema ou da oportunidade de melhoria; Que atitudes imediatas foram tomadas como ações de bloqueio ao problema ou iniciar o processo de melhoria. Utilização das Ferramentas da Qualidade: Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao relatório.

15 3. ANÁLISE DO PROCESSO ESCLAREÇA COMO FOI REALIZADO A ANÁLISE DO PROCESSO OU DA OPORTUNIDADE DE MELHORIA CONSIDERANDO: Identificação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como o grupo de trabalho analisou o processo onde o problema estava ocorrendo e se obteve a certeza dos possíveis fatores que estavam causando o problema, ou seja, como se chegou a(s) causa(s) raiz do problema. No caso de melhoria como o grupo de trabalho chegou à conclusão do tipo de ação de melhoria a ser implementada. Comprovação da causa fundamental/potencial do problema/melhoria: como se obteve a certeza que a melhoria não afetaria negativamente outras características do processo, produto ou serviço. Agilidade na tomada de ações de bloqueio/início do processo: descreva como e quando o grupo de trabalho chegou a conclusão do tipo de ação a ser tomada. Se foram utilizadas ferramentas da qualidade e, caso afirmativo, cite-as e anexe os registros ao Relatório.

16 4. PLANO DE AÇÃO DESCREVA AS CARACTERÍSTICAS DO PLANO DE AÇÃO, CONSIDERANDO: Elaboração: como foi o processo para a elaboração do plano de ação para eliminar o problema ou implementar a melhoria, citando: Quem participou da elaboração Se ele foi completo, estabelecendo ações, prazos e responsabilidades Se foram consideradas ações voltadas para o treinamento e informação das pessoas envolvidas Se foram consideradas ações para evitar o retrocesso à situação anterior Execução das ações planejadas: Se o plano de ações sofreu alterações ao longo da execução e porquê Se ele foi cumprido integralmente ou parcialmente e porque Se foram gerados e mantidos registros e evidências documentadas das ações realizadas (se possível adicione no relatório evidências objetivas)

17 5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS
DESCREVA OS RESULTADOS ALCANÇADOS: Comparação do antes e depois: compare os resultados antes e depois do início do projeto, indicando o que mudou. Mensuração e analise dos resultados: como foram medidas as melhorias obtidas. Análise dos efeitos secundários: se houve alguma melhoria ou resultado negativo não esperado (não previsto pela equipe durante o planejamento) na sua área ou em outras indique-a como “efeito secundário”, em caso de resultado negativo o que foi feito para eliminá-lo. Alcance das metas: demonstre se as metas foram alcançadas parcialmente, totalmente ou superadas.

18 6. AÇÃO E/OU PADRONIZAÇÃO
DESCREVA AS AÇÕES CORRETIVAS OU DE MELHORIA E O PROCESSOS DE PADRONIZAÇÃO ADOTADOS: Formalização e documentação: Se a equipe iniciou alguma ação complementar para tratar eventuais problemas remanescentes ou outra oportunidade de melhoria identificada; o que foi feito para que a nova situação fosse mantida e a situação anterior não voltasse a ocorrer; Como a nova situação foi formalizada e documentada; se foram revisados ou elaborados novos padrões de trabalho (procedimentos, folhas de instrução de trabalho, normas, regulamentos, especificações etc.) Treinamento e informação: como os colaboradores e demais pessoas impactadas foram informadas e treinadas; Compartilhamento de novas práticas: como as melhorias obtidas foram compartilhadas com as demais áreas e colaboradores não pertencentes à equipe de trabalho, outras áreas da organização etc; Situação atual: como está atualmente a nova situação e como está sendo feita a sua monitoração.

19 7. RESULTADOS DESCREVA AQUI OS RESULTADOS ECONOMICO-FINANCEIROS E OS RELATIVOS ÀS PESSOAS: Resultado Econômico-Financeiros: indique quais os resultados econômico-financeiros alcançados; qual foi a abrangência dos resultados obtidos (só na área, em toda a organização, na comunidade etc.); quais foram os impactos dos resultados obtidos (informe valores financeiros, índices de qualidade, atendimento, fortalecimento da imagem da organização e de seus produtos, melhoria no ambiente de trabalho e na segurança, cuidado com o meio-ambiente, prática dos valores organizacionais etc.). Resultados relativos às pessoas: informe o ganho do grupo de trabalho e se houve disseminação e aprendizado na área e nos demais setores da organização:

20 8. CONCLUSÃO DESCREVA OUTRAS INFORMAÇÕES REFERENTES AO PROJETO:
Análise final do trabalho: como a equipe realizou a análise e a reflexão final do trabalho executado; o que a equipe destaca como pontos fortes do trabalho realizado; o que a equipe destaca como pontos de melhoria para os próximos trabalhos a serem executados. Tratamento de problemas remanescentes: Destacar quando houver a existência de problemas remanescentes da aplicação do projeto e como foram tratados (quando existentes). Aprendizado e desenvolvimento de competências: o que a equipe aprendeu com a realização do projeto quais foram as principais competências adquiridas e desenvolvidas; como o projeto foi visto pela organização; e se a equipe iniciou algum outro projeto utilizando os conhecimentos adquiridos.

21 AGRADECIMENTOS Escreva um texto com os reconhecimentos e agradecimentos às pessoas, instituições, outras organizações etc., que de alguma forma, contribuíram para a realização do trabalho e a participação da equipe no PREMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007. (Não obrigatório)

22 CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS CRITÉRIOS DE PONTUAÇÃO PARA MODALIDADE PROCESSO: CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 1. CARACTERIZAÇÃO DA SITUAÇÃO ANTERIOR 14 2. OBSERVAÇÃO 13 3. ANÁLISE 4. PLANO DE AÇÃO 5. VERIFICAÇÃO DOS RESULTADOS OBTIDOS 6. PADRONIZAÇÃO 10 7. RESULTADOS ALCANÇADOS 12 8. CONCLUSÃO 7 PONTUAÇÃO DO CONTEÚDO 95 PONTUAÇÃO DIRETRIZES E ORDEM DE APRESENTAÇÃO 5 PONTUAÇÃO TOTAL 100 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

23 FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE PROCESSO FAIXA PONTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO RECONHECIMENTO 4 OURO Medalha de Ouro para as organizações - certificado e Medalha de Ouro para Grupo de Trabalho 3 PRATA Medalha de Prata para as organizações - certificado e Medalha de Prata para Grupo de Trabalho 2 71 – 80 PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa 1 0 – 70 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

24 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS - 2007
MODALIDADE GESTÃO (vide regulamento – pág. 27) Utiliza o Modelo de Excelência desenvolvido pela Fundação Nacional da Qualidade. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

25 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
MODALIDADE GESTÃO: Participa a organização candidata como um todo, apresentando seu modelo de Gestão, através do uso de Critérios de Referência Nacional para organizações Privadas e Públicas. Organizações Privadas e Com Fins não Lucrativos – participam do Prêmio utilizando os Modelos “Compromisso com a Excelência” (no estágio inicial) e “Rumo a Excelência” (no estágio intermediário). Instituições Governamentais – participam do Prêmio utilizando o Instrumento de Avaliação da Gestão Pública. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

26 “COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA” E “RUMO A EXCELÊNCIA”
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: “COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA” E “RUMO A EXCELÊNCIA” CATEGORIAS: Grandes Organizações – privadas de todos os segmentos, que possuam mais de 500 colaboradores na força de trabalho, no ato da inscrição; Médias Organizações – privadas de todos os segmentos, que possuam entre 51 e 500 colaboradores na forma de trabalho, no ato da inscrição Micro e Pequenas Organizações – privadas de todos os segmentos que possuam 50 ou menos colaboradores na força de trabalho, no ato da inscrição. Com Fins não Lucrativos – formais, privadas, porém com fins públicos, não lucrativos, auto-governadas e com participação de parte dos seus membros como voluntários. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

27 “INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA”
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: “INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DA GESTÃO PÚBLICA” CATEGORIAS: Administração Direta – organizações do setor público do Poder Executivo, Legislativo e Judiciário Federal Estadual e Municipal; Administração Indireta – organizações do setor público, Autarquias, Fundações, Empresas Públicas e de Economia Mista; Educação – organizações do setor público de ensino fundamental, médio ou superior; Saúde – organizações do setor público da área de saúde - Hospitais, Serviços de Pronto Atendimento, Pronto Socorro e Postos de Saúde. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

28 Escala para a Excelência

29 EVOLUÇÃO E ESTÁGIOS DE MATURIDADE DA GESTÃO

30 “COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA”
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 MODALIDADE GESTÃO: “COMPROMISSO COM A EXCELÊNCIA” CRITÉRIOS PONTUAÇÃO LIDERANÇA 30 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS 20 3. CLIENTES 25 4. SOCIEDADE 15 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 6. PESSOAS 7. PROCESSOS 8. RESULTADOS 100 TOTAL DE PONTOS POSSÍVEIS 250 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

31 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
MODALIDADE GESTÃO: “ RUMO A EXCELÊNCIA” CRITÉRIOS PONTUAÇÃO LIDERANÇA 60 1.1. Sistema de Liderança 20 1.2. Cultura da Excelência 1.3. Análise do Desempenho da Organização 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS 35 2.1. Formulação das Estratégias 15 2.2. Implementação das Estratégias 3. CLIENTES 3.1. Imagem e Conhecimento de Mercado 3.2. Relacionamento com Clientes PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

32 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 4. SOCIEDADE 30 4.1. Responsabilidade Sócio ambiental 15 4.2. Ética e Desenvolvimento Social 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 5.1. Informações da Organização 10 5.2. Informações Comparativas 5.3. Ativo Intangíveis 6. PESSOAS 45 6.1. Sistema de Trabalho 6.2. capacitação e Desenvolvimento 6.3. Qualidade de Vida PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

33 PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
CRITÉRIOS PONTUAÇÃO 7. PROCESSOS 60 7.1. Processos Principais do Negócio e Processo de Apoio 25 7.2. Processos de Relacionamento com Fornecedores 15 7.3. Processos Econômico-Financeiros 20 8. RESULTADOS 205 8.1. Resultados Econômico-Financeiros 45 8.2. Resultados Relativos aos Clientes e Mercado 8.3. Resultados Relativos à Sociedade 8.4. Resultados Relativos às Pessoas 35 8.5. Resultados dos Processos Principais do Negócio e Processo de Apoio 8.6. Resultados Relativos aos Fornecedores TOTAL 500 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

34 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O Perfil é uma apresentação geral da organização. Evidencia aspectos relevantes do processo de transformação de insumos em produtos com valor agregado, por meio de recursos disponíveis para atender a mercado-alvo. DESCRIÇÃO DA ORGANIZAÇÃO Instituição, Propósitos e Porte da Organização Produtos e Processos Força de Trabalho Clientes e Mercados Fornecedores e Insumos Sociedade Relacionamento com outras partes interessadas

35 PERFIL DA ORGANIZAÇÃO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
CONCORRÊNCIA E AMBIENTE COMPETITIVO Ambiente Competitivo Desafios Estratégicos ASPECTOS RELAVANTES HISTÓRICO DA BUSCA PELA EXCELÊNCIA ORGANOGRAMA

36 1. LIDERANÇA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério Liderança traduz, essencialmente, o fundamento da excelência Liderança e Constância de Propósitos, que preconiza o comprometimento dos líderes com os valores e princípios da organização, com as estratégias, com o sistema de gestão para a excelência e com a criação de um ambiente organizacional que estimule as pessoas a realizar um propósito comum e duradouro. O critério está organizado em três itens: 1.1 aborda os elementos necessários ao desenvolvimento e implementação de um sistema de liderança. Seus requisitos incluem a forma de exercício da liderança, a interação da Direção com as partes interessadas, a implementação da governança, a gestão de riscos e o processo decisório, assim como as práticas relacionadas à identificação, formação e desenvolvimento de líderes.

37 1. LIDERANÇA PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
1.2 aborda a cultura da excelência, representada por um conjunto de valores e princípios que são utilizados como guia e inspiração para toda a organização na implementação dos processos e práticas de gestão, definindo padrões de trabalho e assegurando o seu cumprimento por meio de mecanismos de controle estruturados; orienta o desenvolvimento de estratégias, destaca a gestão das mudanças culturais necessárias ao alinhamento organizacional e à concretização das estratégias; descreve o sistema de aprendizado da organização; e debate o desenvolvimento da inovação. 1.3 aborda como os líderes analisam o desempenho da organização, o que inclui a avaliação do atendimento das necessidades de todas as partes interessadas, em alinhamento com a estratégia organizacional.

38 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério Estratégias e Planos traduz, primordialmente, o fundamento da excelência Visão de Futuro, pois determina os elementos de análise do ambiente externo para compreensão dos fatores que afetam o negócio e o mercado de atuação no curto e no longo prazo, assim como o delineamento das perspectivas futuras, proporcionando elementos para traduzir a visão da organização em estratégias e planos concretos para alcançá-la, com comprometimento das pessoas. O critério está organizado em dois itens: 2.1 A formulação das estratégias aborda o processo de planejamento, que visa definir os caminhos que a organização deve trilhar para tornar real uma visão de futuro, a partir da identificação de forças restritivas e impulsoras, externas e internas, decorrentes de uma análise ambiental.

39 2. ESTRATÉGIAS E PLANOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
2.2 A implementação das estratégias apresenta-se como um dos aspectos mais críticos para o sucesso de longo prazo de uma organização, já que inclui o planejamento das ações, a alocação dos recursos e a definição das metas necessárias para sustentar as estratégias estabelecidas, assim como as sistemáticas para comunicação e o monitoramento de seus resultados.

40 3. CLIENTES PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério Clientes está diretamente relacionado com o Fundamento da Excelência Foco no cliente e no mercado, que preconiza a criação e entrega de valor para o cliente de forma sustentada e maior competitividade nos mercados. Isso se dá por meio do conhecimento e entendimento destas duas entidades: cliente e mercado. O critério está estruturado em dois itens: 3.1 - aborda a forma como a organização identifica e entende as necessidades e expectativas dos clientes e do mercado. Também trata da divulgação dos seus produtos e marcas. 3.2 - trata do relacionamento com os clientes, abordando o tratamento das reclamações e a avaliação da satisfação, fidelidade e insatisfação dos clientes em relação a seus produtos e marcas.

41 4. SOCIEDADE PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
A estruturação do critério Sociedade está baseada principalmente no fundamento Responsabilidade social que pressupõe o reconhecimento da comunidade e da sociedade como partes interessadas da organização. O valor da organização depende de sua credibilidade perante a sociedade e de seu reconhecimento público. Por esta razão, o zelo com a imagem perante a sociedade é elemento fundamental para o sucesso e a perenidade da organização. Outro fundamento relacionado com o critério Sociedade é a Visão sistêmica pela importância do entendimento das relações de interdependência existentes entre a organização e o ambiente externo. O fundamento Liderança e constância de propósitos também orienta a estruturação deste critério, pela importância do papel da Direção na incorporação da cultura necessária ao desenvolvimento sustentável.

42 4. SOCIEDADE PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério Sociedade contempla dois itens: 4.1 - contém requisitos cuja finalidade é orientar a organização para a importância de minimizar quaisquer impactos negativos que seus processos, produtos e instalações possam representar para a sociedade, bem como para a conservação dos recursos e a preservação dos ecossistemas. 4.2 - reúne os requisitos necessários para que uma organização desenvolva um comportamento ético e direcione sua força de trabalho e parceiros para o fortalecimento da sociedade, por meio de projetos sociais alinhados às necessidades das comunidades. Também fazem parte deste item requisitos voltados à adoção de políticas não discriminatórias na força de trabalho.

43 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO O Critério Informações e Conhecimento traduz, primordialmente, o fundamento da excelência Gestão Baseada em Fatos, pois determina a tomada de decisões na organização com base em medições e análise do seu desempenho e de outros fatos e dados dos ambientes interno e externo. O critério Informações e Conhecimento contempla três itens: 5.1 - As organizações tratam, sistematicamente uma enorme quantidade de dados, gerando informações, que são armazenadas e disponibilizadas, sistematicamente aos usuários internos e externos por meio de sistemas de informação.

44 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO O item 5.1 abrange cinco processos gerenciais importantes utilizados na gestão dessas informações: 1) identificação das necessidades das informações; 2) implementação de sistemas de informação que as atendam; 3) atualização tecnológica dos sistemas desenvolvidos; 4) disponibilização das informações aos usuários; e 5) segurança das informações. 5.2 - São as informações que permitem à organização conhecer o seu grau de competitividade e excelência, a partir da comparação externa de seus resultados financeiros e não financeiros; identificar diferenciais favoráveis e desfavoráveis a serem tratados; e possibilitar o estabelecimento de metas baseadas em fatos.

45 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO Mecanismo de obtenção de Informações Comparativas

46 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007 5. INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO 5.3 - Os ativos intangíveis que agregam valor ao negócio e geram diferenciais competitivos, denominados também como “capital intelectual”, necessitam de um foco gerencial específico para a organização poder tratar a questão de forma objetiva e prática, com foco em resultados. O item 5.3 aborda o tema de forma objetiva, por meio de quatro processos gerenciais importantes: a) identificação dos ativos intangíveis; b) desenvolvimento dos ativos; c) manutenção e proteção de ativos; e d) desenvolvimento e manutenção do conhecimento.

47 6. PESSOAS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
A estruturação do critério Pessoas está baseada principalmente no fundamento Valorização das pessoas, que relaciona o desempenho da organização com a capacitação, motivação e bem-estar da força de trabalho, bem como com um ambiente propício à participação e ao desenvolvimento. O critério Pessoas está estruturado em três itens: contém requisitos voltados a orientar a organização para a importância das relações entre as pessoas e do trabalho em equipe. A aplicação dos fundamentos Orientação para resultados e Aprendizado organizacional orienta a organização para a importância das formas de avaliação de desempenho, recompensa e remuneração como alavancadores da busca do alto desempenho e da cultura da excelência.

48 6. PESSOAS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
aplica os fundamentos Valorização das pessoas e Aprendizado organizacional, ao reunir requisitos para dirigir os esforços da organização no sentido de assegurar às pessoas oportunidades para aprender e para se desenvolver pessoal e profissionalmente. 6.3 - reúne os requisitos relativos à manutenção do clima organizacional e da qualidade de vida. Esses requisitos abordam a preservação da integridade física das pessoas, representada pela saúde ocupacional, segurança e ergonomia. Abordam, também, a busca do bem-estar, a satisfação e a motivação das pessoas, bem como a necessidade da avaliação da sua satisfação.

49 7. PROCESSOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
Este critério aborda a gestão dos processos da organização que agregam valor de uma forma geral. Mais especificamente, considera os processos que agregam valor diretamente para os clientes, os processos de apoio, a gestão do relacionamento com os fornecedores e a gestão econômico-financeira da organização. Está baseado no fundamento Abordagem por processos, que orienta a organização para a compreensão e gerenciamento por meio de processos, obtendo, em decorrência, o pleno domínio dos recursos empregados pela organização, a previsibilidade dos seus resultados, a melhoria do seu desempenho e a implementação sistemática de inovações e melhorias.

50 7. PROCESSOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério Processos está estruturado em três itens: trata dos processos que geram os produtos e serviços da organização, entregues aos seus clientes, e os processos que suportam a execução destes processos de produção dos produtos e serviços. este item trata dos suprimentos da organização no que tange aos produtos, materiais ou serviços adquiridos. Contempla o desenvolvimento da cadeia de suprimento, a seleção e qualificação dos fornecedores, a disponibilidade do fornecimento, o atendimento aos requisitos da organização, o envolvimento dos fornecedores com os valores e princípios organizacionais e a minimização dos custos associados ao fornecimento.

51 7. PROCESSOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
7.3 - este item trata do gerenciamento das finanças da organização. A gestão econômico-financeira compreende o conjunto de todas as atividades coordenadas para dirigir e controlar uma organização no que diz respeito às suas finanças.

52 8. RESULTADOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
O critério 8, Resultados, corresponde, na interpretação da descrição do Modelo da Excelência da Gestão®, à etapa do controle do ciclo PDCA. O fundamento diretamente associado a este critério é Orientação para resultados, conceituado como: “compromisso com a obtenção de resultados que atendam, de forma harmônica e balanceada, às necessidades de todas as partes interessadas na organização”. O critério Resultados, está estruturado em seis itens, inter- relacionados aos demais itens do Modelo, abrangendo todas as partes interessadas.

53 8. RESULTADOS PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – 2007
Definição dos indicadores de desempenho - A apresentação do critério Resultados é feita por meio de indicadores de desempenho pertinentes e relevantes, podendo-se, adicionalmente, ser incluídas premiações e menções de destaque que configurem o desempenho excelente.

54 FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS FORMAS DE RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO PARA A MODALIDADE GESTÃO FAIXA PONTUAÇÃO CLASSIFICAÇÃO RECONHECIMENTO 5 451 – 500 OURO Troféu Ouro 4 351 – 450 PRATA Troféu Prata 3 215 – 350 BRONZE Troféu Bronze 2 151 – 250 DESTAQUE Troféu Destaque 1 0 – 150 PARTICIPANTE Placa de Menção Honrosa PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

55 FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS MODALIDADES
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 FORMAS DE CLASSIFICAÇÃO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS: que estiverem enquadradas na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. ORGANIZAÇÕES FINALISTAS: serão consideradas finalistas e participarão da VIII Mostra de Gestão e Melhorias para Qualidade, as organizações (pós-visita) que permanecerem na faixa 2 (dois) de pontuação em ambas as modalidades. MODALIDADE PROCESSO: MODALIDADE GESTÃO: Faixa 2 ( 71 a 80 pontos) faixa 2 (151 a 250 pontos) PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

56 FORMAS DE RECONHECIMENTO PARA AS MODALIDADES
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 FORMAS DE RECONHECIMENTO PARA AS MODALIDADES PROCESSO E GESTÃO Serão reconhecidas com Placas de Menção Honrosa as organizações participantes do Prêmio Qualidade Amazonas que não estiverem enquadradas na faixa de premiação. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

57 PROCESSO E ETAPAS DE AVALIAÇÃO
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 2007 PROCESSO E ETAPAS DE AVALIAÇÃO O Processo de Avaliação do Prêmio Qualidade Amazonas é desenvolvido em (10) dez etapas: 1ª ETAPA - ANÁLISE INDIVIDUAL PELOS EXAMINADORES; 2ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PELA EQUIPE DE EXAMINADORES; 3ª ETAPA - CLASSIFICAÇÃO DAS ORGANIZAÇÕES; 4ª ETAPA - VISITA ÀS ORGANIZAÇÕES CLASSIFICADAS; 5ª ETAPA - ANÁLISE DE CONSENSO PÓS-VISITA; 6ª ETAPA - AVALIAÇÃO INDIVIDUAL PELOS JUÍZES DAS ORGANIZAÇÕES FINALISTAS; 7ª ETAPA - AVALIAÇÃO DE CONSENSO PELA COMISSÃO JULGADORA; 8ª ETAPA - COMUNICAÇÃO DO RESULTADO; 9ª ETAPA - RECONHECIMENTO E PREMIAÇÃO DAS PARTICIPANTES; 10ª ETAPA - ELABORAÇÃO E ENTREGA DOS RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO ÀS PARTICIPANTES. PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

58 CALENDÁRIO DE EVENTOS 2007 DIAMOND 31 OUTUBRO 7 AUDITORIO SUFRAMA
PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS – QUALISHOW 7 AUDITORIO SUFRAMA 26/27 SET MOSTRA DE GESTÃO E MELHORIAS PARA QUALIDADE 6 NAS ORGANIZAÇÕES 20 JULHO A 04 SET VISITAS TÉCNICAS ÀS CLASSIFICADAS 5 SALA TREINAMENTO MAIO CURSO DE PREPARAÇÃO PARA BANCA EXAMINADORA 4 SECRETARIA PQA 19 ABR 15 JUNHO INSCRIÇÕES 2 AUDITÓRIO 19 DE ABRIL LANÇAMENTO PRÊMIO QUALIDADE AMAZONAS 1 LOCAL DATA CRONOGRAMA 2007 SALA TREINA- MENTO 23 e 24 de MAIO TREINAMENTO DO PROCESSO DE PARTICIPAÇÃO NO PRÊMIO 3 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

59 SEDE DO PQA FEDERAÇÃO DAS INDÚSTRIAS DO ESTADO DO AMAZONAS -FIEAM
Av. Joaquim Nabuco Nº. 1919, 1o. Andar Centro – Manaus - Am e Site PQA: Telefones: (92) e (92) Maria Salete Braga da Costa Amoedo – Gerente – Executiva Erlen Lúcia Oliveira Montefusco – Coordenadora Antonia Cícera Coelho – Assistente Administrativa PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS

60 PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS
“Somos o que repetidamente fazemos A Excelência não é um jeito; é um hábito”. Aristóteles PROGRAMA QUALIDADE AMAZONAS


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