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O VALOR ALCANÇADO PELA EXPERIÊNCIA DO PROVEDOR, PELA ESCALA E PELO APRENDIZADO DIANTE DA CONDIÇÃO CLÍNICA VOLUME DA DEMANDA/ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE.

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1 O VALOR ALCANÇADO PELA EXPERIÊNCIA DO PROVEDOR, PELA ESCALA E PELO APRENDIZADO DIANTE DA CONDIÇÃO CLÍNICA VOLUME DA DEMANDA/ATENDIMENTO NA ÁREA DA SAÚDE TRAZ ECONOMIA DE ESCALA ?

2  10 ANOS DE LEGISLAÇÃO NA SAÚDE PRIVADA (LEI Nº 9656/98);  EXPECTATIVA DE VIDA DO BRASILEIRO, ULTRAPASSA OS 80 ANOS;  ESPECIALIZAÇÃO DOMINAR A ECONOMIA GLOBALIZADA;  TERCEIRIZAÇÃO SER A MAIOR PROPULSORA, DO CRESCIMENTO NAS ECONOMIAS.

3 ACREDITAR QUE A QUALIDADE ESTÁ NA OBTENÇÃO DA MELHOR RELAÇÃO CUSTO E BENEFÍCIO Somente uma empresa especializada pode assegurar essa qualidade Especialização permite a gestão em seu negócio Gestão permite desenvolver economia em escala Gestão permite o aperfeiçoamento de métodos Aperfeiçoamento proporciona a Qualidade nos resultados finais

4 CARÊNCIA DE LEITOS PRIVADOS Grande São Paulo 4 leitos p/mil habitantes * Preconizado pela OMS 0,59 leito p/mil habitantes * Ministério da Saúde 2005

5 ASSISTÊNCIA DOMICILIAR (AD) É uma alternativa assistencial que consiste em um modelo de organização capaz de prover cuidados médicos e de enfermagem, qualitativa e quantitativamente aos pacientes em suas casas, quando já não precisam de toda a infra-estrutura hospitalar, mas ainda requerem assistência completa.

6 RESOLUTIVIDADE DOMICILIAR ANÁLISE DE ATENDIMENTOS REALIZADOS PARA UM GRUPO DE PACIENTES CRÔNICOS NÚMERO DE ATENDIMENTOS POR UM PERÍODO DE 12 MESES ,5%61% 69% CÓDIGO 31% CÓDIGO

7  A MELHOR QUALIDADE DE VIDA POSSÍVEL.  ATUA COM EFICIÊNCIA QUANDO FATORES EXTERNOS ALTERAM A DOENÇA PRINCIPAL.  PERMITE MELHOR UTILIZAÇÃO DA REDE REFERENCIADA DA OPERADORA DE SAÚDE. UALIDADE

8 ASSISTÊNCIA DOMICILIAR ENFERMEIRA VISITADORA MÉDICO VISITADOR ORÇAMENTO QUINZENAL ESCALA FARMÁCIA ENTREGA DE MATERIAL ENFERMEIRA COORDENADORA MONITORAMENTO TELEFÔNICO AMTAPH NUTRICIONISTAFISIOTERAPEUTAESTOMATOTERAPEUTAFONOTERAPEUTA PSICÓLOGA MÉDICO ESPECIALISTA

9 GESTÃO COM QUALIDADE Você constrói uma linha. Não uma linha reta. Mas uma linha. CURVA SENOIDAL

10 PROTOCOLOS INTERNACIONAIS

11 TECNOLOGIA LOGÍSTICA MEDICAMENTOS

12 TECNOLOGIA  Domínio e propriedade  Gestão e atualização  Customização (para o paciente / para o provedor)  Relatórios de acompanhamento  Acessos on-line

13 LOGÍSTICA Consultas Domiciliares 4 médicos 6 enfermeiras 10 fisioterapeutas 2 fonoaudiólogas 2 nutricionistas 1 assistente social 8 Regiões Todos os dias Período de 12 meses, para uma única carteira de pacientes em monitoramento

14 MEDICAMENTOS  Dispensário protocolado  Compra adequada (mais por menos)  Estocagem  Controle  Gestão  Aplicação  Rastreabilidade

15 ATENDIMENTO (SAC) O SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente Reflexão para novos treinamentos Apontamento dos acertos Ajustes dos problemas PROFISSIONAIS Treinamentos Processos Revisão Aperfeiçoamento

16 CENÁRIOS DOS CUSTOS DOS PROVEDORES DA SAÚDE PRIVADA As avaliações em PS estão diretamente ligadas ao volume de internações. Fontes: Interna Med Salva de acordo com os mapeamentos estratégicos realizados. Internação Hospitalar Atendimentos Ambulatoriais Pronto- Socorro

17 O PROVEDOR 5% de clientes que mais gastam, geram 40% dos custos; Destes 5%, quase 50% são: Pneumopatas Cardiopatas Endocrinopatas

18 ASSISTÊNCIA DOMICILIAR CEM APHOMTCLDHCMPC Serviços Ferramentas Futuras ??? Visitas Médicas / Enfermagem

19 DIAGRAMA DE VENN PROVEDOR PRESTADORPACIENTE

20 A ESCALA EVIDENCIADA No número de pacientes Na recorrência dos procedimentos Na especialização dos profissionais

21 MEU FOCO ASSISTÊNCIA DOMICILIAR ASSISTÊNCIA DOMICILIAR

22 Dr. Halsey Costa Resende SP - Agosto de 2008 Obrigado!


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