A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço"— Transcrição da apresentação:

1 Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço

2 O enredo É a narrativa dos acontecimentos, dispostos numa sequência de tempo. Enfatiza a causalidade, deixa que o leitor imagine, acrescente, construa novos sentidos à história. Exige a inteligência e a memória do leitor.

3 O enredo Verossimilhança É a organização lógica dos fatos no enredo.
Cada fato é motivo (causa) para o desencadeamento de outros fatos (efeito). Os fatos relatados numa narrativa não precisam ser verdadeiros, isto é, não há a exigência de que correspondam à realidade; mas eles devem ser verossímeis, ou seja, mesmo que inventados, devem ter coerência e dar ao leitor a impressão de que podem acontecer.

4 O enredo O conflito e as partes do conto
O conflito é uma oposição entre elementos da história – fatos, personagens, ambientes, ideias, desejos, opiniões – da qual resulta uma tensão que organiza os fatos. O conflito cria no leitor ou no ouvinte expectativa em relação aos fatos da história e a ele se deve a estruturação do enredo em partes: introdução (ou apresentação), complicação (ou desenvolvimento), clímax e desfecho.

5 O enredo O conflito e as partes do conto
Introdução (ou apresentação): o narrador apresenta os fatos iniciais, as personagens e, eventualmente, o tempo ou o espaço. Complicação (ou desenvolvimento): é a parte do enredo em que é desenvolvido o conflito. Clímax: é o momento culminante da história, o momento de maior tensão, aquele em que o conflito atinge o seu ponto máximo. Desfecho: é a solução do conflito, a parte final.

6 O tempo O tempo está relacionado com a época em que se passa a história. Os fatos de uma narração apresentam relações com o tempo em diferentes níveis: tempo cronológico, tempo psicológico, a técnica do flashback.

7 O tempo Tempo psicológico: é o tempo que transcorre na ordem natural dos fatos do enredo, do começo para o final. Chama-se cronológico porque pode ser medido em horas, meses, anos, séculos. Tempo psicológico: é o tempo que transcorre numa ordem determinada pela vontade, pela memória ou pela imaginação do narrador ou personagem. É característico do enredo em que os acontecimentos estão fora da ordem natural. A técnica do flashback: é um recurso narrativo que consiste em voltar no tempo. Ocorre, por exemplo, quando um personagem lembra um fato ou conta a outras personagens fatos que já aconteceram.

8 O espaço Na narrativa, o espaço é onde se passa a ação. Articula-se com as personagens, podendo influenciar suas atitudes ou sofrer transformações provocadas por elas. Os fatos de uma narrativa mantêm relações com o espaço em dois níveis: físico (ou geográfico) e social.

9 O espaço O espaço físico (ou geográfico): é o lugar onde acontecem os fatos que envolvem as personagens: uma casa, uma praça, uma praia, uma cidade. O espaço social (ambiente): é o espaço relativo às condições socioeconômicas, morais e psicológicas que dizem respeito às personagens. Situa as personagens na época, no grupo social e nas condições em que se passa a história.

10 Animação com a música Dezesseis, da banda Legião Urbana Para ilustrar os elementos da narrativa – enredo, tempo e espaço.

11 Análise Enredo: A vida de João Roberto, um garoto de 16 anos.
Conflito – João Roberto na escola, com as garotas, tocando violão, fazendo pegas em seu carro Opala azul. Complicação – Alguma coisa aconteceu, João estava quieto demais. Clímax – Ele marcou um “super pega” numa estrada fatal. Desfecho – A morte de João Roberto e a reação dos colegas da escola.

12 Análise Tempo: psicológico (o narrador não deixa claro quando as ações se passam, só se sabe que foi no passado). Espaço Físico: fica implícito que é a cidade de Brasília, pelas referências que o narrador faz a locais específicos de lá (Lago Norte, UnB). Social: o personagem, jovem menor de idade (16 anos), realiza pegas, toca violão e vive cercado de amigos; é conhecido como o “maioral”, mas o desfecho pressupõe que tudo isso não satisfazia o personagem.


Carregar ppt "Os elementos da narrativa: o enredo, o tempo e o espaço"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google