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Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL O que caracteriza cada setor, em relação aos seus recursos financeiros, é o seguinte:

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1 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL O que caracteriza cada setor, em relação aos seus recursos financeiros, é o seguinte: Vale ressaltar que nada impede, todavia, que o poder público destine verbas para o Terceiro Setor, pois é seu dever promover a solidariedade social.  Terceiro Setor: dinheiro privado para fins públicos.  Segundo Setor: dinheiro privado para fins privados;  Primeiro Setor: dinheiro público para fins públicos; Sociedade em Três Setores

2 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Sociedade em Três Setores 1º Setor Estado 2º Setor Iniciativa Privada 3º Setor Sociedade Civil Ou seja, é composto por organizações que visam benefícios coletivos (embora não sejam integrantes do governo) e têm natureza privada (embora não objetivem auferir lucros). O Terceiro Setor é visto como resultado de uma conjugação entre as finalidades do Primeiro Setor e a metodologia do Segundo.

3 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Podemos ver hoje a sociedade composta por três setores: 3º) Terceiro Setor: corresponde às instituições com preocupações e práticas sociais, sem fins lucrativos, que geram bens e serviços de caráter público, tais como: ONGs, instituições religiosas, clubes de serviços, entidades beneficentes, centros sociais, organizações de voluntariado etc. 2º) Segundo Setor: corresponde à livre iniciativa, que opera o mercado, define a agenda econômica usando o lucro como instrumento; 1º) Primeiro Setor: corresponde à emanação da vontade popular, pelo voto, que confere o poder ao governo; Sociedade em Três Setores

4 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL  Atividades em prol do bem comum; Algumas Características:  Nascem na sociedade civil;  Fazem “muito” com “pouco”;  Sensibilidade nas relações humanas. Segundo Peter Drucker, “o Terceiro Setor é caracterizado como uma nova esfera da economia, denominada Economia Social”. Terceiro Setor

5 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL INVESTIMENTO SOCIAL PRIVADO É o uso planejado, monitorado e voluntário de recursos privados, sejam eles de pessoas físicas ou jurídicas, em projetos de interesse público. FILANTROPIA EMPRESARIAL É um tipo de investimento social privado, de caráter assistencialista. CIDADANIA EMPRESARIAL ou EMPRESA CIDADÃ É a expressão da responsabilidade social das empresas nas suas relações com a comunidade em que se insere.

6 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MARKETING SOCIAL E A MUDANÇA SOCIAL: Uma campanha de mudança social é um esforço organizado, feito por um grupo, visando convencer terceiros a aceitar, modificar ou abandonar certas idéias, atitudes, práticas e comportamentos. Mas antes de convencer terceiros é preciso convencer a si próprio das mudanças. “0 QUE O CORAÇÃO NÃO SENTE OS OLHOS NÃO VÊEM” Stalimir Vieira

7 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL TRÊS PRINCIPAIS ASPECTOS DE UM PROBLEMA SOCIAL 1. A NATUREZA 2. A MAGNITUDE 3.O NÍVEL DE RISCO.

8 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL A NATUREZA DO PROBLEMA SOCIAL Qualidade de vida Capacitação Pessoal Convivência Social Sobrevivência

9 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MAGNITUDE DO PROBLEMA SOCIAL É o âmbito geográfico sobre o qual se projeta o problema social, pode estar concentrado em uma pequena região, ou apresentar uma grande amplitude. A principal utilidade de se observar a magnitude é definir o nível de organização que o problema social exige, e o nível de responsabilidade envolvido na hierarquização das ações.

10 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL NÍVEL DE RISCO DO PROBLEMA SOCIAL 1.Nível limitado de risco Afeta apenas uma parte do público, não oferece riscos de ser estender a outras parcelas. 2.Nível amplo de risco O problema social pode se alastrar além do público diretamente afetado. Leva-se em conta o estágio e a velocidade de alastramento. 3.Nível potencial de risco O problema pode ser previsto pela observação crítica de situações e dados, em muitos casos ainda não se manifestou.

11 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL O ESFORÇO DO MARKETING SOCIAL 1.Conscientização 2.Mobilização 3.Sustentação

12 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CONSCIENTIZAÇÃO É o esforço do marketing social que procura mudar valores. A ênfase desse tipo de ação está na formulação de um apelo que sensibilize o público-alvo, fazendo-o refletir sobre seus atos e compromissos. Em grande parte, os esforços de conscientização envolvem lidar com princípios enraizados na cultura do povo, exigindo longo período de maturação para atingir resultados

13 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MOBILIZAÇÃO É o nível de atuação do Marketing Social, em certos casos representa um simples ato isolado das pessoas, como participar de uma passeata. Em outros, há necessidade de contar com comportamento regular, uma constância de atos favoráveis a uma causa.

14 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL SUSTENTAÇÃO Os esforços de Marketing Social que buscam a sustentação voltam-se para possíveis patrocinadores da causa, normalmente procurados no empresariado e em órgãos governamentais

15 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Uma campanha de mudança social é um esforço organizado, feito por um grupo, ou organização (o agente de mudança), visando convencer terceiros (os adotantes escolhidos como alvo) a aceitar, modificar ou abandonar certas idéias, atitudes, práticas e comportamentos. CAMPANHA DE MUDANÇA SOCIAL

16 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ELEMENTOS CENTRAIS DE UMA CAMPANHA DE MUDANÇA SOCIAL. Causa; Agente de mudança; Adotantes escolhidos como alvo; Canais; Estratégia de mudança.

17 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Nível Micro Nível Macro Nível Grupo MUDANÇA CURTO PRAZO Exemplo MUDANÇA LONGO PRAZO Exemplo Mudança de comportamento Comparecimento em clínica para dependentes Mudança nas normas administrativas Vedada divulgação de bebidas alcoólicas próximo a uma escola Mudança política Proibição de todas as formas de marketing de bebidas alcoólicas Mudança organizacional Proibição de venda de bebidas a menores Mudança de estilo de vida Parar de consumir bebida alcoólica Evolução sócio-cultural Erradicação de todos os tipos de doenças relacionadas ao uso da bebida TIPOS DE MUDANÇA SOCIAL Fonte: Aneliese Nascimento

18 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL 1. A probabilidade de uma pessoa ser receptiva a novas informações aumenta de acordo com a compatibilidade dessas informações com as atitudes anteriores. As pessoas tendem a evitar informações desagradáveis. 2. As pessoas interpretam de formas diferentes as informações que recebem, dependendo de suas crenças e valores. E reagem diferente aos mesmos estímulos. 3. Existe um grupo de “ignorantes crônicos” que não consegue ser atingido por elas. Na verdade, os “desinformados têm alguma coisa que faz com que seja mais difícil atingi-los, não importa o nível ou a natureza das informações.” 4. A probabilidade de uma pessoa reagir a informações novas aumenta de acordo com o interesse ou com o envolvimento do público na questão; se poucas pessoas estiverem interessadas, poucas reagirão. Hyman e Sheatsley Por que algumas campanhas fracassam?

19 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Osvaldo Cruz e a campanha da vacinação obrigatória Instituiu as famosas brigadas de “mata-mosquitos” – guardas sanitários que percorriam as residências eliminando focos do mosquito transmissor da febre amarela

20 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO: Marketing Social, uma ferramenta a serviço da mudança que o país reclama Qual a abrangência e influência do Marketing Social.


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