A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MÍDIA E SUAS PUBLICIDADES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MÍDIA E SUAS PUBLICIDADES"— Transcrição da apresentação:

1 A MÍDIA E SUAS PUBLICIDADES
FELIPE MARTI GARCIA CHAVEZ LUCAS PORTO AGUIAR STROPASOLAS EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

2 Sumário Definição Origem da Publicidade Principais Veículos da Mídia
Classificação da Mídia Mídia Informativa Mídia Publicitária Mídia Social Influência da Mídia na Educação Referências Perguntas EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

3 Definição Mídia é um veículo ou meio de divulgação. A palavra tem origem do termo latino Média, que significa “Meio”. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

4 Publicidade é a técnica de comunicação de massas, destinada a um público específico e que é utilizada com o objetivo de divulgar um produto, serviço ou instituição, contribuindo para a sua experimentação, consumo, adesão, fidelização, utilização ou apoio. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

5 Origem da Propaganda Surgiu na Europa, em 1622, através do Papa Gregório XV através do Congregatio de Propaganda Fide (Congregação para a Propagação da Fé). EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

6 Principais Veículos da Mídia
JORNAL Teve origem com a Acta Diurna. Primeiro e por muito tempo o principal espaço de atividade profissional do jornalismo. É publicado em intervalos regulares. 46,1% dos brasileiros lêem jornal impresso. No entanto, destes apenas 24,7% o fazem diariamente. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

7 Jornais de Maior Circulação no Brasil (2010)
1º) Super Notícia: ; 2º) Folha de S. Paulo: ; 3º) O Globo: ; 4º) Extra: ; 5º) O Estado de S. Paulo: ; 6º) Zero Hora: ; 7º) Meia Hora: ; 8º) Correio do Povo: ; 9º) Diário Gaúcho: ; 10º) Lance: EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

8 Rádio Sistema de comunicação através de ondas eletromagnéticas propagadas no espaço. Guglielmo Marconi (fim do século XIX). Primeira transmissão radiofónica do mundo (EUA), por Lee de Forest para teste da válvula tríodo. 7 de setembro de  Primeira transmissão realizada no Brasil (Epitáceo Pessoa). Segundo pesquisa, 80,3% dos brasileiros entrevistados utilizam rádio. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

9 Brasil tem hoje 3.988 emissoras de rádio em funcionamento.
Maiores redes de rádio do Brasil 1. Jovem Pan Fm 43 emissoras 2. CBN AM 21 emissoras 3. Bandeirantes AM 30 emissoras 4. Antena 1 FM 32 emissoras 5. Transamérica FM 35 emissoras 6. Bandeirantes FM 14 emissoras 7. Jovem Pan AM 20 emissoras 8. Rede Gaúcha 46 emissoras 9. Rede Líder 08 emissoras EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

10 Televisão Meio de comunicação através de som e imagem.
Demonstração do primeiro modelo viável (John Logie Baird e Philo Taylor Farnsworth). Seu uso aumentou enormemente depois da Segunda Guerra Mundial. 18 de setembro de 1950 – Inauguração no Brasil.. 1962 – Primeira transmissão com cores. 96,6% dos entrevistados pela Secom afirmaram assistir TV. Hoje faz parte do cotidiano de grande parte da população mundial. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

11 Maiores emissoras de TV do mundo
1) ABC – EUA 2) Rede Globo - Brasil 3) CBS - EUA 4) NBC - EUA 5) Televisa – México 6) CNN – EUA 7) BBC - Inglaterra EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

12 Internet Meio de comunicação através da troca de informações variadas.
Surgiu através de pesquisas militares nos períodos áureos da guerra fria, durante a década de 60, mas veio a se popularizar somente durante a década de 90. Atualmente é o veículo da mídia que mais cresce no mundo. Vem se tornando o veículo de maior preferência dentre os usuários dos veículos de comunicação. Facilita a obtenção de informações, mas muitas vezes não dá garantias na veracidade dessas informações. Atualmente apenas 38% dos brasileiros tem internet em casa. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

13 Curiosidades Nos EUA, cada usuário gasta em média 66 horas por mês utilizando a internet. 95% das musicas baixadas na internet são piratas A World Wide Web, funcionou pela primeira vez em 1990 dentro do CERN (Organização Europeia para a Investigação Nuclear) e foi disponibilizada mundialmente no ano seguinte. 210 bilhões de s são enviados todos os dias, no mundo. A estimativa é que 80% deles, são spams. Cerca de 20 horas de vídeo são enviados para o Youtube, por minuto. E por mês, são 15 bilhões de exibições. Segundo expectativa da Cisco, o vídeo dominará 91% do tráfego na web até 2014. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

14 Classificação da Mídia
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

15 Mídia Informativa Tem como objetivo transmitir qualquer informação ou fato de interesse coletivo. Teve origem com a Acta Diurna (primeiro jornal conhecido). Relevante na formação da sociedade, por poder influenciar a opinião pública. Na prática: manipulação da informação. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

16 O poder de manipulação da mídia informativa
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

17 Exemplo do poder da manipulação sobre a sociedade.
Mentiras divulgadas pela CNN e FOX justificaram invasão do Iraque pelos EUA.

18 Mídia Publicitária Busca influenciar a atitude de uma audiência para uma causa, posição ou actuação, através da propaganda. O termo “propaganda” tem a sua origem do verbo latim propagare, que significa propagar, difundir. A televisão ainda é o meio de comunicação que mais recebe investimentos em propaganda. A propaganda pode influenciar o comportamento de toda uma sociedade. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

19 Propaganda Propaganda é um modo específico de apresentar informação sobre um produto, marca, empresa ou política, respaldado pelos interesses da mídia publicitária.

20 O capitalismo selvagem, o consumismo e a propaganda
Manipulação da população. Criação na sociedade de uma perspectiva de vida baseada principalmente no valor dos bens materiais. Valores morais corrompidos. Criação de um ciclo vicioso para a sociedade consumista, que passa a acreditar que nunca se tem o suficiente. A propaganda procura criar uma identificação, atrelando seu produto à vida do seu publico alvo, EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

21 Capitalismo e o incentivo ao consumismo
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

22 Venda de ilusões EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

23 Consumismo: busca por status social
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

24 Uso de mensagens subliminares
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

25 Uso de frases que permanecem na cabeça da população
“Refresca até pensamento” “A cerveja que desce redondo” “Faz um 21” EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

26 A propaganda e a identificação com a vida do público
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

27 O capitalismo e a propaganda
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

28 A propaganda enganosa EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

29 Você é o que você tem EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

30 Conseqüências do consumismo
Obesidade. Alimentação desbalanceada. Diminuição na qualidade de vida. Endividamento. Aumento do lixo no meio ambiente.

31 Empresas que mais investem em publicidade no Brasil (de janeiro a dezembro de 2011)
1) Casas Bahia – 3,37 bilhões 2) Unilever Brasil – 2,6 bilhões 3) AmBev – 1,314 bilhões 4) Reckitt Benckiser – 1,179 bilhões 5) Hyunday – 1,098 bilhões 6) Cervejaria Petrópolis – 1,097 bilhões 7) Caixa – 1,092 bilhões 8) Volkswagen – 989,6 milhões 9) Procter e Gamble – 980 milhões 10) Fiat – 956,7 milhões EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

32 O lado obscuro da publicidade
Nazismo A propaganda nazista foi o principal instrumento de ascensão e um dos pilares de sustentação do regime de Hittler Buscavam através da propaganda, obter a simpatia pública para ideais hediondos Produzida pelo Ministério da Conscientização Pública e Propaganda, chefiado por Joseph Goebbels A propaganda nazista se baseava em mentiras. (“Uma mentira repetida mil vezes tornar-se-á uma verdade.”) EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

33 A propaganda nazista EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

34 Guerra Fria Tanto os EUA quanto a URSS usavam a propaganda durante a Guerra Fria como arma para moldar e manter a consciência das pessoas a favor do regime. A propaganda de uma potência não entrava na área de domínio da outra. Após o fim da guerra, a propaganda continuou a ser a principal arma do sistema capitalista EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

35 Propaganda na Guerra Fria
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

36 Mídia Social Produção de contéudos sem o controle editorial de grandes grupos. Ferramentas de mídia social: uso do meio eletrônico para interação entre pessoas. Interação social através de textos, imagens, sons, vídeos, blogs, compartilhamento de fotos, etc. Não são finitas. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

37 Funcionamento e perspectiva da mídia social para as grandes empresas.
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

38 Curiosidades da mídia social
Mais de 1 bilhão de usuários em todo o mundo. Você precisaria viver por cerca de anos para ver todos os vídeos no YouTube atualmente. 90% dos usuários da Internet conhecem, pelo menos, uma rede social. Twitter recebe mais de 300 mil novos usuários a cada dia. As pessoas gastam mais de 500 bilhões de minutos por mês no Facebook. Todos os vídeos usados nessa apresentação foram tirados do YouTube. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

39 Influência da mídia na educação
Mídia: grande responsabilidade social. Influencia o comportamento da população, principalmente em crianças, cuja capacidade de discernimento e interpretação dos fatos não está completamente desenvolvida. Crianças e adolescentes passam em média 25 horas por semana na frente da TV. Cenário ideal: programação diversificada com propagandas educativas e progamas que incentivassem a população a pensar e a opinar. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

40 Cenário real Programas educativos em horários não acessíveis.
Programas fúteis em horário nobre. Vários temas importantes não são abordados. População alienada. EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

41 Referências http://www.midiasocial.com.br/home
EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

42 Links dos Vídeos 1- http://www.youtube.com/watch?v=B-ICfvvC1kU
1-  2-  3-  4-  5-  6-  EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

43 Perguntas Voce acredita que a mídia influencia sua vida de maneira positiva ou negativa? Em ambos os casos, como você acha que essa influência se reflete no seu comportamento? Sendo um governante, e em meio ao atual desenvolvimento tecnológico, que estratégias você utilizaria para que a mídia se transformasse em um dos pilares do desenvolvimento educacional na sua região? EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO

44 Obrigado!!! EMC 5003 – TECNOLOGIA E DESENVOLVIMENTO


Carregar ppt "A MÍDIA E SUAS PUBLICIDADES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google