A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Ética na Política. INTRODUÇÃO A exposição que segue está baseada numa das mais antigas obras de ética de nossa cultura ocidental: ÉTICA A NICÔMACO (±330.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Ética na Política. INTRODUÇÃO A exposição que segue está baseada numa das mais antigas obras de ética de nossa cultura ocidental: ÉTICA A NICÔMACO (±330."— Transcrição da apresentação:

1 A Ética na Política

2 INTRODUÇÃO A exposição que segue está baseada numa das mais antigas obras de ética de nossa cultura ocidental: ÉTICA A NICÔMACO (±330 a. C) ARISTÓTELES (384 – 322 a. C.)

3 A Ética na Política QUEM FOI ARISTÓTELES Filho do médico Nicômaco que assistia o rei Amintas da Macedônia. Aos 17 anos foi enviado a Atenas para completar sua formação estudando na ACADEMIA de Platão. Aos 17 anos foi enviado a Atenas para completar sua formação estudando na ACADEMIA de Platão. Felipe da Macedônia que em 338 a. C. havia feito a unificação das cidades gregas trouxe Aristóteles de volta para assisti-lo na sua corte. Felipe da Macedônia que em 338 a. C. havia feito a unificação das cidades gregas trouxe Aristóteles de volta para assisti-lo na sua corte.

4 A Ética na Política - QUEM FOI ARISTÓTELES Exerceu várias funções na corte de Felipe: médico, conselheiro político e preceptor do filho Alexandre. Aristóteles ao viuvar casa-se em segundas núpcias e desta relação nasce o filho a quem dá o nome de Nicômaco em homenagem a seu pai. Aristóteles ao viuvar casa-se em segundas núpcias e desta relação nasce o filho a quem dá o nome de Nicômaco em homenagem a seu pai. É para seu filho que dedica seu livro de Ética como um legado para seu futuro, como cidadão da Polis. É para seu filho que dedica seu livro de Ética como um legado para seu futuro, como cidadão da Polis.

5 A Ética na Política O que é a Ética para Aristóteles É a ciência e a arte de bem conduzir-se na sociedade. É Ciência, porque envolve o uso da capacidade da razão para fazer as escolhas corretas. É Arte, porque há a necessidade de colocar a sensibilidade a serviço do bem. É Arte, porque há a necessidade de colocar a sensibilidade a serviço do bem.

6 A Ética na Política Qual é a função da Ética Equivale a uma bússola, ou seja, serve de orientação para o rumo ou destino que se quer dar à vida em sociedade. A bússola não é um instrumento de precisão. A bússola não é um instrumento de precisão. Quem escolhe o sentido que quer dar à sua vida é o próprio indivíduo. A Ética serve de orientação. Quem escolhe o sentido que quer dar à sua vida é o próprio indivíduo. A Ética serve de orientação.

7 A Ética na Política Para que serve a Ética Para Aristóteles a Ética tem apenas uma única finalidade: a vida Política. Por isso, deve: formar a consciência e o caráter de cada cidadão para a vida em sociedade. formar a consciência e o caráter de cada cidadão para a vida em sociedade. educar o cidadão da “polis” a ter responsabilidade com o bem comum. educar o cidadão da “polis” a ter responsabilidade com o bem comum.

8 A Ética na Política Sobre que se fundamenta a Ética Sobre a capacidade da razão para fazer a escolha do correto agir frente à sociedade. A razão é a faculdade que tem uma capacidade em potência, mas que se realiza em atos. A razão é a faculdade que tem uma capacidade em potência, mas que se realiza em atos. A razão precisa ser exercitada e aperfeiçoada. A razão precisa ser exercitada e aperfeiçoada.

9 A Ética na Política Sobre que se sustenta a Ética Sobre o caráter de cada cidadão. O caráter é constituído por dois elementos: O caráter é constituído por dois elementos: 1º) a constituição psicogenética de cada um; 1º) a constituição psicogenética de cada um; 2º) as influências do meio social. 2º) as influências do meio social. A estrutura do caráter se apoia sobre: A estrutura do caráter se apoia sobre: o autoconhecimento e a liberdade da vontade. o autoconhecimento e a liberdade da vontade.

10 A Ética na Política Do que trata a Ética Dos meios para se atingir o fim da vida social: a prática do bem comum. Dos princípios tratam outras áreas como: o Direito, a Moral, a Religião, a Filosofia, a Psicologia. Dos princípios tratam outras áreas como: o Direito, a Moral, a Religião, a Filosofia, a Psicologia. Do fim da Ética quem trata é a Lógica. Do fim da Ética quem trata é a Lógica.

11 A Ética na Política O que é a Política para Aristóteles O termo tem sua origem na palavra “polis”.  era a cidade-estado, com sua autonomia e liberdade.  era a cidade-estado, com sua autonomia e liberdade. Política é a forma de agir uns frente aos outros com vistas a promoção do bem comum. Política é a forma de agir uns frente aos outros com vistas a promoção do bem comum. A Política se fundamenta no caráter de cada um. A Política se fundamenta no caráter de cada um.

12 A Ética na Política Ética  Política Aristóteles entendia a Ética e a Política como irmãs siamesas: uma ligada a outra. Ética é a “teoria” para a Política. Ética é a “teoria” para a Política. Política é a “prática” da Ética. Política é a “prática” da Ética. Todos, indistintamente, necessitam de ambas para a realização do bem comum na sociedade. Todos, indistintamente, necessitam de ambas para a realização do bem comum na sociedade.

13 A Ética na Política Qual é o objetivo de ambas A Felicidade na vida social. A felicidade não é um estado paradisíaco (como em Platão), mas uma conquista permanente através da participação consciente de todos. A felicidade não é um estado paradisíaco (como em Platão), mas uma conquista permanente através da participação consciente de todos. Felicidade é o resultado de um esforço individual e coletivo. Felicidade é o resultado de um esforço individual e coletivo.

14 A Ética na Política COMO SE ATINGE A FELICIDADE Pela realização do bem. Pela realização do bem. Pela prática das virtudes. Pela prática das virtudes. Pela vivência da justiça. Pela vivência da justiça.

15 A Ética na Política O que é o bem O bem é atingido por uma compreensão lógica dos objetivos comuns. O bem é atingido por uma compreensão lógica dos objetivos comuns. O bem sempre tem o sentido social. O bem sempre tem o sentido social. O bem é a superação do mal. O bem é a superação do mal.

16 A Ética na Política O que é a VIRTUDE Vir = Homem. Vir = Homem. Qualidades de um soldado romano: Qualidades de um soldado romano: Não desviar-se dos objetivos racionais; Não desviar-se dos objetivos racionais; Amor à pátria. Amor à pátria. Virtude: meio-termo e harmonia entre o coração e a razão. Controle de impulsos. Virtude: meio-termo e harmonia entre o coração e a razão. Controle de impulsos.

17 A Ética na Política O que é a Justiça justus = medida certa. justus = medida certa. Ser justo é a busca do equilíbrio nas ações. Ser justo é a busca do equilíbrio nas ações. O senso de justiça deve estar no caráter e na consciência de cada cidadão. O senso de justiça deve estar no caráter e na consciência de cada cidadão. Justiça não é o que se exige dos outros, mas o que se faz para os outros. Justiça não é o que se exige dos outros, mas o que se faz para os outros.

18 A Ética na Política O que é ser ético Analogia com a pescaria: Analogia com a pescaria: O que se faz com prazer. O que se faz com prazer. Conhecer o local da pesca. Conhecer o local da pesca. Ter equipamento adequado. Ter equipamento adequado. Ter paciência com o resultado. Ter paciência com o resultado.

19 A Ética na Política A arte da Ética e da Política A Música é a mais completa das sensibilidades artísticas que exige: conhecimento, treinamento e participação coletiva. A Música é a mais completa das sensibilidades artísticas que exige: conhecimento, treinamento e participação coletiva. A música cantada = cânone. A música cantada = cânone. A música tocada = orquestra sinfônica. A música tocada = orquestra sinfônica.

20 A Ética na Política GRATO PELA ATENÇÃO As lâminas desta apresentação estão no site: As lâminas desta apresentação estão no site: Na pasta: Palestras. Na pasta: Palestras.


Carregar ppt "A Ética na Política. INTRODUÇÃO A exposição que segue está baseada numa das mais antigas obras de ética de nossa cultura ocidental: ÉTICA A NICÔMACO (±330."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google