A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil."— Transcrição da apresentação:

1 Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil

2

3 COMPREENDER A POLÍTICA NACIONAL COMO PROCESSO GLOBAL QUE PERMITE IDENTIFICAR OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS E, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO, ESTABELECER OS OBJETIVOS RESPECTIVOS.

4 INTRODUÇÃO POLÍTICA POLÍTICA X PODER POLÍTICA X ÉTICA POLÍTICA NACIONAL POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO POLÍTICA X ESTRATÉGIA CONCLUSÃO

5 COMPREENDER A POLÍTICA NACIONAL COMO PROCESSO GLOBAL QUE PERMITE IDENTIFICAR OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS E, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO, ESTABELECER OS OBJETIVOS RESPECTIVOS.

6 OBJETIVOS NACIONAIS PODER NACIONAL POLÍTICA NACIONAL ESTRATÉGIA NACIONAL

7 EXEMPLO OBJETIVO DE GOVERNO 2 – Redução do índice de analfabetismo em 5%. AÇÕES ESTRATÉGICAS OG 2 AE2.1 – Construir 01 (uma) escola para 1000 alunos. AE2.2 – Reformar 02 (duas) escolas. AE2.3 – Adquirir o mobiliário e equipamentos. AE2.4 – Investir na formação, aperfeiçoamento e gestão de recursos humanos. PODER NACIONAL - Engenheiros, técnicos em construção, pedreiros, tijolos, areia, cimento, ferragens, etc.

8

9

10 DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS DIVISÃO DO TRABALHO UNIDADE FUNCIONAL DESENVOLVIMENTO DA INTERDEPENDÊNCIA AUMENTO DA PRESIVISIBILIDADE DOS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS TEMPO NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO AGREGADO

11 DIV. TRABALHO DISTR. TAREFAS DESENV. INTERDEP. AUM. PREVIS. COMPORT. INDIV. UNIDADEFUNCIONALUNIDADEFUNCIONAL SOCIEDADESOCIEDADE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL (UNIDADE PSICOLÓGICA) DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL (UNIDADE PSICOLÓGICA)

12 ARTE DE FIXAR OBJETIVOS E ORIENTAR O EMPREGO DOS MEIOS NECESSÁRIOS À SUA CONQUISTA.

13 FINS A ATINGIR MEIOS A EMPREGAR

14 COMO PRAXIS A ARTE DO POSSÍVEL. A ARTE DE TORNAR POSSÍVEL O QUE É NECESSÁRIO. A ARTE DE PERSUADIR. A ARTE DE ASCENDER AO PODER. A ARTE DO POSSÍVEL. A ARTE DE TORNAR POSSÍVEL O QUE É NECESSÁRIO. A ARTE DE PERSUADIR. A ARTE DE ASCENDER AO PODER.

15 POLÍTICA Significado clássico - De pólis, cidade, cidadão, público, sociável e social. - Durante séculos: coisas do Estado. Significado moderno - Como forma de atividade ou práxis humana ligado à noção de poder; - Como adjetivo: funciona para qualificar um conteúdo (poder político, instituições políticas).

16 Políticos são: processos, atos/instituições e concepções que definem polemicamente uma ordem vinculadora da convivência que realize o bem comum (público). O que caracteriza a política/político não é um desses elementos mais o equilíbrio de todos eles: - bem comum, - caráter polêmico ou conflituoso dos atos que visam a sua realização, - intervenção das agências de poder (estado).

17 Uma questão se torna política à medida que adquire um caráter polêmico e cuja satisfação é tida como bem comum (público), que deve ser visado ou respaldado por uma agência de poder. - Atividade livre não sujeita a normas jurídicas. Ela é criadora, fonte de mudanças, inovações e imprevistos. Exemplos; - cidadão que vota; - a imprensa que comenta ou omite; - os grupos que pressionam; e - o governante que propõe uma lei. Todos realizam atividades políticas (na ação e na omissão).

18 É uma atividade polêmica, ou decisão que concilia posições conflitantes. Isso decorre da liberdade com que decorre a atividade política. A ação política pugna por novas decisões ou as impõe. Assim, a oposição é muito importante na política.

19

20 FORÇA COERÇÃO INFLUÊNCIA AUTORIDADE LEGITIMIDADE

21

22 ARISTÓTELES – PLATÃO - Maquiavel Primeiros a fazer anotações e fazer da política uma ciência o homem é um animal político por excelência e deve encontrar na polis não só um meio de viver, mas de viver bem. Sua política é ao mesmo tempo um fundamento e um prolongamento da ética. O homem nasce com vários defeitos e não pode passar esses defeitos para o seu representante, que é o governante.

23 Política x Ética Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. Devem coexistir a ética individual e a ética política. A 1ª é uma ética de convicções. A 2ª, uma ética de responsabilidade.

24 OBJETIVOS NACIONAIS OBJETIVOS NACIONAIS ESTADO NAÇÃO ACESSO AO PODER EMPREGO DO PODER CONSENSO FASE DA COMPETIÇÃO FINALIDADE FASE DA DESTINAÇÃO EFICIÊNCIA FASE ARQUITETÔNICA

25 É O CONJUNTO DE OBJETIVOS FUNDAMENTAIS BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA EMPREGO DO PODER NACIONAL, ATUANDO EM CONFORMIDADE COM A VONTADE NACIONAL. É O CONJUNTO DE OBJETIVOS FUNDAMENTAIS BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA EMPREGO DO PODER NACIONAL, ATUANDO EM CONFORMIDADE COM A VONTADE NACIONAL.

26 É O CONJUNTO DE OBJETIVOS DE ESTADO, BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA EMPREGO DO PODER ESTATAL, ATUANDO EM CONSONÂNCIA COM OS RELEVANTES INTERESSES NACIONAIS.

27 É O CONJUNTO DE OBJETIVOS DE GOVERNO, BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA O EMPREGO DO PODER NACIONAL ATUANDO EM CONSONÂNCIA COM A CONJUNTURA.

28 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO CAMPO POLÍTICA DE DEFESA POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO CAMPO POLÍTICA DE DEFESA POLÍTICA INTERNA ÂMBITO POLÍTICA EXTERNA POLÍTICA INTERNA ÂMBITO POLÍTICA EXTERNA POLÍTICA DO GOVERNO A TEMPO POLÍTICA DO GOVERNO B POLÍTICA DO GOVERNO A TEMPO POLÍTICA DO GOVERNO B

29 POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO POLÍTICA DE DEFESA POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO SETORIAIS REGIONAIS ESPECÍFICAS

30 POLÍTICA X ESTRATÉGIA

31 ARTE OU CIÊNCIA DE GOVERNAR. É A CONCEPÇÃO DE COMO GOVERNAR O ESTADO. ARTE DE EXECUTAR A POLÍTICA. COMPREENDE A AÇÃO OU AS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA POLÍTICA. Gen MEIRA MATTOS

32 CONCLUSÃO Política Processo global Identifica OF e fixa OE/OG Polêmica – ordem vinculadora – bem comum

33 O MAIOR DESAFIO PARA AQUELES QUE NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA É QUE SERÃO GOVERNADOS POR AQUELES QUE SE INTERESSAM. Arnold Toinbee

34 NENHUM VENTO NOS SERÁ FAVORÁVEL SE NÃO SOUBERMOS O PORTO DE DESTINO. Sêneca – Ano IV a.C. Sêneca – Ano IV a.C.

35 DISCUSSÃO DIRIGIDA TÓPICOS PARA DISCUSSÃO 1. Identificar Políticas Setoriais da República Democrática de Timor-Leste. 2. Qual a importância da Política?

36 DISCUSSÃO DIRIGIDA 1.Identificar Políticas Setoriais. - Ministério da Saúde - Ministério da Educação - Ministério do Economia e Desenvolvimento - Ministério da Agricultura - Ministério da Defesa e Secretaria de Estado


Carregar ppt "Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google