A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Superior de Guerra

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Superior de Guerra"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Superior de Guerra
Ministério da Defesa Escola Superior de Guerra Brasil

2 POLÍTICA NACIONAL

3 OBJETIVO COMPREENDER A POLÍTICA NACIONAL
COMO PROCESSO GLOBAL QUE PERMITE IDENTIFICAR OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS E, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO, ESTABELECER OS OBJETIVOS RESPECTIVOS.

4 SUMÁRIO INTRODUÇÃO POLÍTICA POLÍTICA X PODER POLÍTICA X ÉTICA
POLÍTICA NACIONAL POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO POLÍTICA X ESTRATÉGIA CONCLUSÃO 4

5 OBJETIVO COMPREENDER A POLÍTICA NACIONAL
COMO PROCESSO GLOBAL QUE PERMITE IDENTIFICAR OS OBJETIVOS FUNDAMENTAIS E, ATRAVÉS DAS POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO, ESTABELECER OS OBJETIVOS RESPECTIVOS.

6 CONCEITOS FUNDAMENTAIS
OBJETIVOS NACIONAIS PODER NACIONAL CONCEITOS FUNDAMENTAIS POLÍTICA NACIONAL ESTRATÉGIA NACIONAL

7 EXEMPLO OBJETIVO DE GOVERNO 2 – Redução do índice de analfabetismo em 5%. AÇÕES ESTRATÉGICAS OG 2 AE2.1 – Construir 01 (uma) escola para 1000 alunos. AE2.2 – Reformar 02 (duas) escolas. AE2.3 – Adquirir o mobiliário e equipamentos. AE2.4 – Investir na formação, aperfeiçoamento e gestão de recursos humanos. PODER NACIONAL - Engenheiros, técnicos em construção, pedreiros, tijolos, areia, cimento, ferragens, etc.

8 A POLÍTICA

9

10 3 1 4 2 NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO TEMPO UNIDADE FUNCIONAL . . . . . . . . .
DESENVOLVIMENTO DA INTERDEPENDÊNCIA UNIDADE FUNCIONAL 1 DIVISÃO DO TRABALHO NÍVEL DE ORGANIZAÇÃO AUMENTO DA PRESIVISIBILIDADE DOS COMPORTAMENTOS INDIVIDUAIS 4 . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . DISTRIBUIÇÃO DE TAREFAS . . . . . . . . . 2 AGREGADO TEMPO

11 (UNIDADE PSICOLÓGICA)
DESENV. INTERDEP. UNIDADE FUNCIONAL DIV. TRABALHO AUM. PREVIS. COMPORT. INDIV. DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA SOCIAL (UNIDADE PSICOLÓGICA) A DISTR. TAREFAS SOCIEDADE

12 POLÍTICA ARTE DE FIXAR OBJETIVOS E ORIENTAR O EMPREGO
DOS MEIOS NECESSÁRIOS À SUA CONQUISTA.

13 PRESSUPOSTOS NA AÇÃO POLÍTICA FINS A ATINGIR MEIOS A EMPREGAR

14 CONCEITOS DE POLÍTICA COMO PRAXIS A ARTE DO POSSÍVEL. A ARTE DE TORNAR POSSÍVEL O QUE É NECESSÁRIO. A ARTE DE PERSUADIR. A ARTE DE ASCENDER AO PODER.

15 POLÍTICA Significado clássico
- De pólis, cidade, cidadão, público, sociável e social. - Durante séculos: coisas do Estado. Significado moderno - Como forma de atividade ou práxis humana ligado à noção de poder; - Como adjetivo: funciona para qualificar um conteúdo (poder político, instituições políticas).

16 Políticos são: processos, atos/instituições e concepções que definem polemicamente uma ordem vinculadora da convivência que realize o bem comum (público). O que caracteriza a política/político não é um desses elementos mais o equilíbrio de todos eles: - bem comum, - caráter polêmico ou conflituoso dos atos que visam a sua realização, - intervenção das agências de poder (estado).

17 Uma questão se torna política à medida que adquire um caráter polêmico e cuja satisfação é tida como bem comum (público), que deve ser visado ou respaldado por uma agência de poder. - Atividade livre não sujeita a normas jurídicas. Ela é criadora, fonte de mudanças, inovações e imprevistos. Exemplos; - cidadão que vota; - a imprensa que comenta ou omite; - os grupos que pressionam; e - o governante que propõe uma lei. Todos realizam atividades políticas (na ação e na omissão).

18 É uma atividade polêmica, ou decisão que concilia posições conflitantes. Isso decorre da liberdade com que decorre a atividade política. A ação política pugna por novas decisões ou as impõe. Assim, a oposição é muito importante na política.

19 POLÍTICA X PODER POLÍTICA X PODER

20 A POLÍTICA E O PODER NÃO SÃO APENAS FORÇA COERÇÃO INFLUÊNCIA
AUTORIDADE LEGITIMIDADE

21 POLÍTICA X ÉTICA

22 ARISTÓTELES – PLATÃO - Maquiavel
Primeiros a fazer anotações e fazer da política uma ciência o homem é um animal político por excelência e deve encontrar na “polis” não só um meio de viver, mas de viver bem. Sua política é ao mesmo tempo um fundamento e um prolongamento da ética. O homem nasce com vários defeitos e não pode passar esses defeitos para o seu representante, que é o governante.

23 Política x Ética Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. Ética é o conjunto de normas de comportamento e formas de vida através do qual o homem tende a realizar o valor do bem. Devem coexistir a ética individual e a ética política. A 1ª é uma ética de convicções. A 2ª, uma ética de responsabilidade.

24 OBJETIVOS NACIONAIS ESTADO NAÇÃO EMPREGO DO PODER ACESSO AO PODER
FINALIDADE FASE DA DESTINAÇÃO EMPREGO DO PODER FASE ARQUITETÔNICA EFICIÊNCIA ESTADO ACESSO AO PODER CONSENSO FASE DA COMPETIÇÃO NAÇÃO

25 POLÍTICA NACIONAL É O CONJUNTO DE OBJETIVOS FUNDAMENTAIS
BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA EMPREGO DO PODER NACIONAL, ATUANDO EM CONFORMIDADE COM A VONTADE NACIONAL.

26 POLÍTICA DE ESTADO É O CONJUNTO DE OBJETIVOS DE ESTADO,
BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA EMPREGO DO PODER ESTATAL, ATUANDO EM CONSONÂNCIA COM OS RELEVANTES INTERESSES NACIONAIS.

27 POLÍTICA DE GOVERNO É O CONJUNTO DE OBJETIVOS DE GOVERNO,
BEM COMO A ORIENTAÇÃO PARA O EMPREGO DO PODER NACIONAL ATUANDO EM CONSONÂNCIA COM A CONJUNTURA.

28 POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO CAMPO POLÍTICA DE DEFESA
DESDOBRAMENTO DA POLÍTICA DE GOVERNO POLÍTICA DE DESENVOLVIMENTO CAMPO POLÍTICA DE DEFESA POLÍTICA INTERNA ÂMBITO POLÍTICA EXTERNA POLÍTICA DO GOVERNO “A” TEMPO POLÍTICA DO GOVERNO “B”

29 POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO SETORIAIS REGIONAIS ESPECÍFICAS
POLÍTICA DE DEFESA POLÍTICAS DE ESTADO E DE GOVERNO SETORIAIS POLÍTICAS DE DESENVOLVIMENTO REGIONAIS ESPECÍFICAS

30 POLÍTICA X ESTRATÉGIA

31 POLÍTICA ESTRATÉGIA ARTE OU CIÊNCIA DE GOVERNAR.
É A CONCEPÇÃO DE COMO GOVERNAR O ESTADO. ESTRATÉGIA ARTE DE EXECUTAR A POLÍTICA. COMPREENDE A AÇÃO OU AS AÇÕES NECESSÁRIAS PARA ALCANÇAR OS OBJETIVOS DA POLÍTICA. Gen MEIRA MATTOS

32 CONCLUSÃO Política Processo global Identifica OF e fixa OE/OG
Polêmica – ordem vinculadora – bem comum

33 O MAIOR DESAFIO PARA AQUELES QUE NÃO SE INTERESSAM POR POLÍTICA
É QUE SERÃO GOVERNADOS POR AQUELES QUE SE INTERESSAM. Arnold Toinbee

34 “NENHUM VENTO NOS SERÁ FAVORÁVEL SE NÃO SOUBERMOS O PORTO DE DESTINO.”
Sêneca – Ano IV a.C.

35 DISCUSSÃO DIRIGIDA TÓPICOS PARA DISCUSSÃO 1. Identificar Políticas Setoriais da República Democrática de Timor-Leste. 2. Qual a importância da Política?

36 DISCUSSÃO DIRIGIDA Identificar Políticas Setoriais .
- Ministério da Saúde - Ministério da Educação - Ministério do Economia e Desenvolvimento - Ministério da Agricultura - Ministério da Defesa e Secretaria de Estado


Carregar ppt "Escola Superior de Guerra"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google