A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Marketing I 4º período.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Marketing I 4º período."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing I 4º período

2 Deve ser simples e objetivo, realista e realizável.
O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa., é um mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. Plano de marketing é um documento formal, um roteiro para a ação passo a passo, podendo seja aplicado tanto para produtos como para serviços. Deve ser simples e objetivo, realista e realizável.

3

4 Etapas do plano de marketing
1ª - Planejamento 2ª - Implementação 3ª - Avaliação e controle

5 1ª etapa - Planejamento 1 - SUMÁRIO EXECUTIVO – resumo do plano
- pequeno histórico da empresa 2 - ANÁLISE DO AMBIENTE E DA SITUAÇÃO ou diagnóstico de marketing (o que aconteceu e o que vem acontecendo até agora)

6 3 - Definição do público alvo
4 - Definição de posicionamento (ou reposicionamento). 5 - Definição do diferencial da marca 6 - Definição de objetivos e metas 7- Definição de estratégias e táticas

7 Análise do ambiente e da situação da empresa no contexto
Disponível em acesso em 09 ago 2011.

8 MICRO-AMBIENTE 1 - Empresa 2 - Mercado;
3 - Consumidor/clientes /públicos de interesse; 4 - Concorrência; 5 - Fornecedores; 6 - Distribuidores.

9 MACRO-AMBIENTE Economia, política e legislação, tecnologia, cultura,
demografia, clima, ecologia. Em que e como todos esses fatores afetam o setor/empresa/produto/serviço?

10 MARKETING – ANÁLISE DOCOMPOSTO DE MARKETING - até o momento
1. PRODUTO OU SERVIÇO; 2. PREÇO; 3. DISTRIBUIÇÃO e/ou VENDAS Canais utilizados; - Rede de distribuição; - Custos de distribuição Números de pontos de venda/armazéns; - Distribuição física; Vendas e Força de vendas (formas e políticas) 4.COMUNICAÇÃO - estratégias de criação e de mídia realizada e diferentes tipos de ferramentas ou formas de comunicação: - Propaganda; - Promoção de Vendas; - Relações Públicas; - Venda Pessoal; - off line e online

11 ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS (SWOT)
Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, vantagens e desvantagens Oportunidades e/ou ameaças ambientais Oportunidades e/ou ameaças empresariais (da empresa em relação aos concorrentes e das possibilidades de resolver problemas ou satisfazer necessidades não atendidas por nenhum concorrente)

12 exemplo de um quadro de SWOT
Ambiente interno da empresa Forças Fraquezas Altos recursos financeiros Falta de direção estratégica Marcas bem conhecidas Altos custos Habilidades tecnológicas Instalações Obsoletas Ambiente Externo à empresa Oportunidades Ameaças Novos mercados potenciais Nova concorrência Novos produtos potenciais Crescimento lento do mercado Queda nas barreiras comerciais internacionais Novas regulamentações

13 Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas
Analisando os fatores externos e internos de um Centro Esportivo, Foram transcritas as conclusões, levando em conta as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas: FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADES AMEAÇAS * Aumento do número de idosos; * Demanda por serviços de alta qualidade; * Aumento dos gastos em saúde. * Muitos concorrentes na região (escolas e clubes); * Concorrência: Preços menores e lançamento de novas atividades pela concorrência. FATORES INTERNOS FORÇAS FRAQUEZAS * Facilidade de acesso; * Boa localização e visibilidade; * Estrutura bem conservada; * Imagem de empresa sólida (15 anos de mercado). * Não há estacionamento para clientes; * Banco de dados incompleto e desatualizado; * Recursos financeiros limitados.

14 OBJETIVOS E METAS DE MARKETING
Os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. 1. Objetivos: são declarações amplas e simples do que deve ser realizado/alcançado pela estratégia de marketing; onde chegar. 2. Metas: são mais específicas e essenciais para o plano; quanto alcançar, e em quanto tempo, em vendas, lucros, ou participação de mercado.

15 Estratégia O que é e como fazer
A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, isto é, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas) são combinados simultaneamente.

16 ESTRATÉGIAS e TÁTICAS de adaptação e de ativação
1. - ESTRATÉGIA DE COMPETIÇÃO - como se diferenciar ou como combater a concorrência. (Pelo melhor preço, pela sofisticação; ser popular ou de elite; ataque, defesa, flanqueamento, guerrilha).  2. - ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - (segmento, nicho, micro-segmentos, fragmentos.) por aspectos psicográficos 3. - ESTRATÉGIA DE ÉPOCA – melhor período para as atuações, se acordo com as constatações de sazonalidade e possibilidades de mudanças. 4. - ESTRATÉGIA DO COMPOSTO DE MARKETING 4.1. – de PRODUTO - posicionamento, 4.2. – de PREÇO - posicionamento e nível de preços, 4.3. – de DISTRIBUIÇÃO - definição da forma de distribuição (exclusiva, seletiva ou massiva), 4.4. – de COMUNICAÇÃO - fundamental definir as melhores formas.

17 TÁTICAS 1. DE PRODUTO (mudanças, alterações ou adaptações)- embalagem; - marca/logomarca; design; qualidade; características; serviços etc. 2. de PREÇO - definição de novos preços; novas formas de pagamento; políticas de desconto a serem adotadas. 3. de DISTRIBUIÇÃO - Definição de nova rede de distribuição ou das alterações; Definição dos pontos de venda; Definição das tarefas e responsabilidades de distribuição entre a empresa e seus distribuidores. 4. de COMUNICAÇÃO - Determinação das formas dos recursos e ferramentas de comunicação mais adequadas ao produto ( não se deve determinar aqui as mídias nem a linha de criação); - Recomendação da dosagem e da distribuição da verba entre as diversas formas ou ferramentas de comunicação propostas. (Publicidade, Promoção de Vendas, Merchandising, RP, Venda Pessoal, Internet)

18 2ª etapa - IMPLEMENTAÇÃO
1. - RECURSOS HUMANOS (pessoas necessárias para colocar o plano em prática). 2. – RECURSOS MATERIAIS – (materiais necessários), inclusive verba.

19 3ª etapa – Avaliação e Controle
Proposta de avaliação e/ou pesquisa de controle do processo, método ou sistema de avaliação dos resultados, a ser aplicada durante ou após a implementação das táticas do plano de marketing.

20 10 – Cronograma (exemplo)
DATAS /ATIVIDADES AGOSTO SETEMBRO OUTUBRO NOVEMBRO DEZEMBRO JANEIRO Levantamento de dados de 10 a 30 Primeira quinzena Concepção da marca De 10 a 30 De 01 a 10 Execução de peças -produto De 05 a 31 Criação da campanha De 10 a 31 De 01 a 15 finalização Veiculação 16 a 30 Apresentação da marca ao mercado 20 a 30 01 a 23 Implementação 01 a 31 01 a 30 Controle 15 a 30

21

22

23 Referências SEBRAE - MG Como elaborar um plano de marketing. disponível em acesso em 01 ago 2011. POLIZEI, Eder O plano de marketing. São Paulo: Thomson, s/d; ALBERTON, Daniel. Plano de marketing, um roteiro para ação. Disponível em <http://blog.danialberton.com/archives/257>, acesso em 01 ago 2011.


Carregar ppt "Marketing I 4º período."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google