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Marketing I 4º período. O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa., é um mapa que orienta a empresa em suas ações.

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1 Marketing I 4º período

2 O plano de marketing é uma das bases do planejamento estratégico de uma empresa., é um mapa que orienta a empresa em suas ações estratégicas e operacionais. Plano de marketing é um documento formal, um roteiro para a ação passo a passo, podendo seja aplicado tanto para produtos como para serviços. Deve ser simples e objetivo, realista e realizável.

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4 Etapas do plano de marketing 1ª - Planejamento 2ª - Implementação 3ª - Avaliação e controle

5 1ª etapa - Planejamento 1 - SUMÁRIO EXECUTIVO – resumo do plano - pequeno histórico da empresa 2 - ANÁLISE DO AMBIENTE E DA SITUAÇÃO ou diagnóstico de marketing (o que aconteceu e o que vem acontecendo até agora)

6 3 - Definição do público alvo 4 - Definição de posicionamento (ou reposicionamento). 5 - Definição do diferencial da marca 6 - Definição de objetivos e metas 7- Definição de estratégias e táticas

7 Análise do ambiente e da situação da empresa no contexto Disponível em acesso em 09 ago 2011.http://www.spartansite.com.br/curso/sebraemg_marketing.html

8 MICRO-AMBIENTE 1 - Empresa 2 - Mercado; 3 - Consumidor/clientes /públicos de interesse; 4 - Concorrência; 5 - Fornecedores; 6 - Distribuidores.

9 MACRO-AMBIENTE Economia, política e legislação, tecnologia, cultura, demografia, clima, ecologia. Em que e como todos esses fatores afetam o setor/empresa/produto/serviço?

10 MARKETING – ANÁLISE DOCOMPOSTO DE MARKETING - até o momento 1. PRODUTO OU SERVIÇO; 2. PREÇO; 3. DISTRIBUIÇÃO e/ou VENDAS Canais utilizados; - Rede de distribuição; - Custos de distribuição Números de pontos de venda/armazéns; - Distribuição física; Vendas e Força de vendas (formas e políticas) 4.COMUNICAÇÃO - estratégias de criação e de mídia realizada e diferentes tipos de ferramentas ou formas de comunicação: - Propaganda; - Promoção de Vendas; - Relações Públicas; - Venda Pessoal; - off line e online

11 ANÁLISE DE OPORTUNIDADES E AMEAÇAS (SWOT) Forças, fraquezas, oportunidades e ameaças, vantagens e desvantagens Oportunidades e/ou ameaças ambientais Oportunidades e/ou ameaças empresariais (da empresa em relação aos concorrentes e das possibilidades de resolver problemas ou satisfazer necessidades não atendidas por nenhum concorrente)

12 Ambiente interno da empresa ForçasFraquezas  Altos recursos financeiros  Falta de direção estratégica  Marcas bem conhecidas  Altos custos  Habilidades tecnológicas  Instalações Obsoletas Ambiente Externo à empresa OportunidadesAmeaças  Novos mercados potenciais  Nova concorrência  Novos produtos potenciais  Crescimento lento do mercado  Queda nas barreiras comerciais internacionais  Novas regulamentações exemplo de um quadro de SWOT

13 FATORES EXTERNOS OPORTUNIDADESAMEAÇAS * Aumento do número de idosos; * Demanda por serviços de alta qualidade; * Aumento dos gastos em saúde. * Muitos concorrentes na região (escolas e clubes); * Concorrência: Preços menores e lançamento de novas atividades pela concorrência. FATORES INTERNOS FORÇASFRAQUEZAS * Facilidade de acesso; * Boa localização e visibilidade; * Estrutura bem conservada; * Imagem de empresa sólida (15 anos de mercado). * Não há estacionamento para clientes; * Banco de dados incompleto e desatualizado; * Recursos financeiros limitados. Análise de Oportunidades e Ameaças, Forças e Fraquezas Analisando os fatores externos e internos de um Centro Esportivo, Foram transcritas as conclusões, levando em conta as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas:

14 OBJETIVOS E METAS DE MARKETING Os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as suas ações. 1. Objetivos: são declarações amplas e simples do que deve ser realizado/alcançado pela estratégia de marketing; onde chegar. 2. Metas: são mais específicas e essenciais para o plano; quanto alcançar, e em quanto tempo, em vendas, lucros, ou participação de mercado.

15 Estratégia O que é e como fazer A estratégia de marketing permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seus relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre a concorrência. Ela consiste nas decisões necessárias para determinar a maneira na qual o composto de marketing, isto é, os cinco principais elementos de marketing (produto, preço, praça, promoção, pessoas) são combinados simultaneamente.

16 ESTRATÉGIAS e TÁTICAS de adaptação e de ativação 1. - ESTRATÉGIA DE COMPETIÇÃO - como se diferenciar ou como combater a concorrência. (Pelo melhor preço, pela sofisticação; ser popular ou de elite; ataque, defesa, flanqueamento, guerrilha) ESTRATÉGIA DE SEGMENTAÇÃO DE MERCADO - (segmento, nicho, micro-segmentos, fragmentos.) por aspectos psicográficos 3. - ESTRATÉGIA DE ÉPOCA – melhor período para as atuações, se acordo com as constatações de sazonalidade e possibilidades de mudanças ESTRATÉGIA DO COMPOSTO DE MARKETING 4.1. – de PRODUTO - posicionamento, 4.2. – de PREÇO - posicionamento e nível de preços, 4.3. – de DISTRIBUIÇÃO - definição da forma de distribuição (exclusiva, seletiva ou massiva), 4.4. – de COMUNICAÇÃO - fundamental definir as melhores formas.

17 TÁTICAS 1. DE PRODUTO (mudanças, alterações ou adaptações)- embalagem; - marca/logomarca; design; qualidade; características; serviços etc. 2. de PREÇO - definição de novos preços; novas formas de pagamento; políticas de desconto a serem adotadas. 3. de DISTRIBUIÇÃO - Definição de nova rede de distribuição ou das alterações; Definição dos pontos de venda; Definição das tarefas e responsabilidades de distribuição entre a empresa e seus distribuidores. 4. de COMUNICAÇÃO - Determinação das formas dos recursos e ferramentas de comunicação mais adequadas ao produto ( não se deve determinar aqui as mídias nem a linha de criação); - Recomendação da dosagem e da distribuição da verba entre as diversas formas ou ferramentas de comunicação propostas. (Publicidade, Promoção de Vendas, Merchandising, RP, Venda Pessoal, Internet)

18 2ª etapa - IMPLEMENTAÇÃO 1. - RECURSOS HUMANOS (pessoas necessárias para colocar o plano em prática). 2. – RECURSOS MATERIAIS – (materiais necessários), inclusive verba.

19 3ª etapa – Avaliação e Controle Proposta de avaliação e/ou pesquisa de controle do processo, método ou sistema de avaliação dos resultados, a ser aplicada durante ou após a implementação das táticas do plano de marketing.

20 10 – Cronograma (exemplo) DATAS / ATIVIDADES AGOSTOSETEMBROOUTUBRONOVEMBRODEZEMBROJANEIRO Levantamento de dados de 10 a 30 Primeira quinzena Concepção da marca De 10 a 30De 01 a 10 Execução de peças -produto De 05 a 31 Criação da campanha De 10 a 31De 01 a 15 finalização Veiculação16 a 30 Apresentação da marca ao mercado 20 a 3001 a 23 Implementação 01 a 3101 a 3001 a 23 Controle 15 a 3001 a 2301 a 31

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23 Referências SEBRAE - MG Como elaborar um plano de marketing. disponível em acesso em 01 ago POLIZEI, Eder O plano de marketing. São Paulo: Thomson, s/d; ALBERTON, Daniel. Plano de marketing, um roteiro para ação. Disponível em, acesso em 01 ago 2011.


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