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Marketing.

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Apresentação em tema: "Marketing."— Transcrição da apresentação:

1 Marketing

2 Plano de Marketing

3 Marketing Plano de MKT O Plano de Marketing é uma ferramenta de gestão que deve ser regularmente utilizada e atualizada,pois permite analisar o mercado,adaptando-se as suas constantes mudanças e identificando tendências.Por meio dele você pode definir resultados a serem alcançados e formular ações para atingir competitividade.Conhecendo seu mercado você será capaz de traçar o perfil do seu consumidor,tomar decisões com relação a objetivos e metas,ações de divulgação e comunicação, preço, distribuição,localização do ponto de venda,produtos e serviços adequados ao mercado,ou seja,ações necessárias para a satisfação de seus clientes e o sucesso do negócio.

4 Marketing 1 Planejamento 2 Implementação 3 Avaliação e Controle
Estrutura Plano MKT 1 Planejamento 2 Implementação 3 Avaliação e Controle

5 Marketing A análise de ambiente,além de ser o primeiro passo do Plano de Marketing,resume todas as informações pertinentes à empresa.O ambiente externo que a envolve e a influencia de maneira positiva ou negativa é com-posto pelos concorrentes,consumidores,fatores políticos,econômicos,sociais,culturais,legais,tecnológicos.Quando analisamos esses fatores,estamos analisando as ameaças e oportunidades do negócio.O ambiente interno da empresa também deve ser levado em consideração na análise,pois envolve aspectos fundamentais sobre o seu bom ou o mau funcionamento,como os equipamentos disponíveis,a tecnologia,os recursos financeiros e humanos utiliza-dos,os valores e objetivos que norteiam as suas ações.A partir daí,consegue-se ter uma visão maior das forças e fraquezas que também poderão afetar positiva ou nega-tivamente o desempenho da sua empresa.

6 Fatores Sócio-culturais Fatores Políticos/legais
Marketing Fatores Econômicos Inflação, distribuição de renda, taxa de juros, renda per capta, etc... Fatores Sócio-culturais Estão relacionados às características gerais da po-pulação,como tamanho,concentração,grau de escolaridade,sexo,profissão,estado civil,composição familiar,distribuição geográfica,comportamento e necessidades dos consumidores e da comunidade na qual está inserido. Fatores Políticos/legais Observância das leis,inclusive as que regem o setor em que atua,como impostos,Código de Defesa do Consumidor,Código Civil,entre outros.

7 Marketing Fatores Tecnológicos Concorrência Fatores Internos
É preciso adaptar-se às novas tecnologias,pois elas podem afetar o seu negócio.Jornais,revistas,internet,fornecedores e concorrentes são fontes de informações importantes. Concorrência é importante analisar a concorrência e prever as suas ações.Dica é ir até seus concorrentes ou conversar com os seus clientes.Procure analisar preços,formas de pagamento,ações de divulgação e promoção,atendimento,variedade de produtos e serviços,localização, aparência, marca. Fatores Internos analise de forma crítica o ambiente interno atual e futuro da empresa em relação aos seus objetivos:Disponibilidade e alocação dos recursos humanos;Idade e capacidade dos equipamentos e tecnologia disponíveis;Disponibilidade de recursos financeiros;Cultura e estrutura organizacional existente

8 Marketing Análise Swot

9 Marketing Público Alvo
A definição do público alvo significa identificar um segmento particular ou segmentos da população a empresa seguirá. O mercado consiste em muitos tipos de clientes , produtos e necessidades. Geográficos: tamanho potencial do seu mercado (países, regiões, cidades, bairros). Demográficos:

10 Marketing Público Alvo Psicográficos: estilo de vida, atitudes. Comportamentais: hábitos de consumo,benefícios procurados, frequência de compra do produto, lugar onde compra e principais estímulos. O processo de classificação de acordo com esses fatores chama – se Segmentação. O cadastro de clientes ( banco de dados) contribui para conhecer melhor seu cliente e permitir ações cada vez mais segmentadas para um mesmo público ou público distintos.

11 Marketing Como o cliente vê o negócio
O cliente está de olho em você. Não coloque em risco a credibilidade da empresa. Analise a atuação dos concorrentes e procure aperfeiçoa la para que possa fazer a diferença.

12 Marketing

13 Marketing Como o cliente vê o negócio

14 Marketing Como o cliente vê o negócio

15 Marketing Definição objetivos e metas Os objetivos e metas são os resultados que a empresa espera alcançar. Eles estão relacionados à missão da empresa e orientarão as ações. Objetivos: declarações amplas e simples do que deve ser realizado pela estratégia de marketing. Metas: mais específicas e essenciais para o plano. As metas devem ser quantificáveis, ou seja, podem ser medidas por meio de volumes de vendas, quota de mercado e índices de satisfação dos clientes. Uma certa ambição é fundamental, mas crie metas que possam ser alcançadas.

16 Marketing Definição objetivos e metas

17 Marketing Definição objetivos e metas
A estratégia de MKT permite definir como sua empresa atingirá seus objetivos e metas e gerenciará seu relacionamentos com o mercado de maneira que obtenha vantagens sobre os concorrentes. É necessário considerarmos o composto de MKT, formado por cinco elementos essencias ( 5 P’s): Produto Preço Praça Promoção Pessoas

18 Marketing Produto Consideramos o produto como sendo um bem tangível ( produto) ou intangível ( serviço). O produto possui um ciclo de vida (árvore) de 4 estágios:

19 Marketing Produto

20 Marketing Produto Conhecer as fases que um produto atravessa é importante, para que possa adequar-se e estender indefinidamente o ciclo de vida do seu produto de acordo com as necessidades dos clientes.

21 Marketing Oportunidades de Crescimento
Penetração do mercado: o objetivo principal é convencer os consumidores a adquirir mais produtos da empresa, aumentado a fatia do mercado. Táticas: campanhas agressivas de promoção e descontos. Desenvolvimento do mercado: Novos usos para os produtos com os que já trabalha para novos mercados. Desenvolvimento de produtos: desenvolver novos produtos para o mercado em que já atua. Diversificação de produto: A mais arriscada, desenvolver novos produtos para o mercado.

22 Marketing Definição Estratégias Produto

23 Marketing Fatores Determinantes do Preço
Posicionamento: o preço pode determinar o posicionamento da empresa. Algumas empresas desejam passar uma imagem de preços imbatíveis e outras trabalham um posicionamento de valorização dos produtos. Objetivos: os preços podem ser fixados também pelos objetivos, como alcançar um determinado mercado de consumidores. Definição de preços de novos produtos: a empresa pode fixar preços relativamente baixos para entrar no mercado em uma tentativa de expandir a demanda pelo seu produto. Preços promocionais: reduções planejadas de preços a curto prazo (promoção)

24 Marketing Fatores Determinantes do Preço
Preços por segmentos diferentes: entrada de cinemas pela metade do preço para idosos e estudantes. Preços por regiões geográficas: dependendo da região, o preço altera devido a logística. Preços por sazonalidade: Modificados de acordo com a demanda ( guarda – chuva). Preços personalizados: variações significativas de acordo com o perfil de compra do consumidor. Não deixe de considerar os preços dos concorrentes ( política de desconto).

25 Marketing

26 Marketing Praça Praça diz respeito a operacionalização da empresa, ou seja, como o produto será colocado a disposição do seu cliente. A localização e estrutura adequadas, canais de distribuição de seu produto ou serviço, relação com fornecedores serão determinantes para levar o cliente o que necessita. Existe o que chamamos de MKT cooperado: união de esforços entre fabricantes e varejista ou até mesmo concorrentes para maior divulgação de produtos.

27 Marketing Promoção A promoção possui 3 objetivos:
Informar aos clientes potenciais a existência dos produtos e serviços e de suas vantagens. Informar aos clientes potencias onde e como obter estes serviços. Lembrar aos clientes a existência dos produtos e serviços oferecidos.

28 Marketing Propaganda A propaganda é uma das ferramenta de MKT mais utilizadas para consolidar e perpetuar a imagem da empresa, mantendo o cliente informado , através das inúmeras vertentes da mídia, sobre seus produtos ou serviços. Para se fazer um bom anúncio é preciso conhecer bem a empresa, objetivos e metas. Evite a tentação de aprovar pela beleza, verifique a eficiência da mensagem que será transmitida. Analise os anúncios dos principais concorrentes, para medir o nível de agressividade. Economizar no material pode ser um desastre, pode perder muito em qualidade.

29 Marketing Propaganda O meio de comunicação deve m ser os de preferência do cliente. A mensagem deve ser clara e convincente. O anuncio deve destacar os benefícios. O produto e marca devem estar em destaque O anuncio deve incluir telefone, end ou site Linguagem de acordo com o seu público Cliente deve identificar com o apelo O texto deve incentivar o consumo Inclusão de fotos é atrativo.

30 Marketing Propaganda

31 Marketing Propaganda Publicidade MKT por patrocínio
Comunicação no ponto de venda Telemarketing Internet Políticas de fidelização

32 Marketing Propaganda

33 Marketing Pessoas Motivação e qualificação de pessoal são responsáveis pelo diferencial de um empresa. Incentive a participação dos funcionários, crie um ambiente favorável a reclamações e sugestões.

34 Marketing Pessoas

35 Marketing Implementação Plano de MKT
Ações ( O que ): identifique as atividades específicas a serem desempenhadas. Período ( Quando ): Determine o prazo de execução Como: a forma e sequência que as atividades serão executadas. Responsável ( Quem ): Atribua a responsabilidade pela execução e conclusão de cada atividade. Custo Estimado ( Quanto): Custos incluídos nas ações propostas, tais como custo de criação, confecção e envio dos materais, entre outros.

36 Marketing

37 Marketing Controles de MKT
Ações tomadas antes da implementação do plano de MKT: treinamento e seleção de funcionários, gastos em instalações e equipamentos necessários e alocação de recursos humanos financeiros. Ações tomadas durante a implementação do plano: avaliação e remuneração dos funcionários, boa comunicação interna, comprometimento da equipe. Ações tomadas para assegurar que o resultados das ações de marketing estejam alinhados aos resultados previstos a partir de padrões de desempenho baseados nos objetivos de mkt: vendas, lucros ou custos, número de reclamação de clientes,pesquisas antes, durante e depois de ações específicas.

38 Marketing Controles de MKT

39 Marketing Trabalho


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