A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Max Weber (1864-1920): a autoridade carismática na política Sérgio Praça (edspraca.wordpress.com)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Max Weber (1864-1920): a autoridade carismática na política Sérgio Praça (edspraca.wordpress.com)"— Transcrição da apresentação:

1 Max Weber ( ): a autoridade carismática na política Sérgio Praça (edspraca.wordpress.com)

2 Pontos Principais 1) Metodologia: Afinidades Eletivas - A ética protestante e o espírito do capitalismo 2) Metodologia: Tipos Ideais A política como vocação - Bases de legitimidade política: tradicional, carismática e racional-legal -Democracia e ditadura como tipos ideais

3 Pontos Principais 3) Weber defendia a realização de pesquisa documental (Marx, Durkheim) ao lado de entrevistas/análise etnográfica para o bom método sociológico; 4) A centralidade do líder carismático e do profissional da política para a sociologia política; 5) Burocracia = racionalidade, eficácia, previsibilidade, rapidez

4 (I) A autoridade carismática Três bases da legitimidade política 1)Tradicional: autoridade do ontem eterno (religiosa, costumes santificados) (Soc. Antiga – Durkheim) 2)Carismática: autoridade baseada no heroísmo e outras qualidades da liderança individual (Soc. Moderna – Durkheim) 3)Legal-Racional: autoridade baseada em regras/instituições (Soc. Moderna – Durkheim)

5 (I) A autoridade carismática Estrutura Patriarcal: há um líder natural das atividades econômicas cotidianas (lembrar a sociedade antiga de Durkheim!) Estrutura Burocrática: há um atendimento impessoal das atividades econômicas cotidianas (são guiadas por regras escritas)

6 (I) Características do líder carismático 1) É obedecido por seguidores; 2) Os seguidores não obedecem ao líder por vontade própria: é, na verdade, seu dever obedecê-lo; 3) Sua autoridade não está definida por lei/instituições, e sim pela inspiração que ele produz nos seguidores; 4) Todo líder carismático tem uma missão, definida mais ou menos conjuntamente com os seguidores;

7 (I) A autoridade carismática Os homens não obedecem o líder carismático em virtude da tradição ou lei, mas porque acreditam nele. O êxito do líder carismático é determinado pela capacidade de conseguir seguidores e ser obedecido por eles. Há uma missão a ser cumprida, e o detentor do carisma exige obediência de seus seguidores. A pretensão carismática desmorona quando sua missão não é reconhecida pelos seguidores.

8 (I) A autoridade carismática Líderes carismáticos devem se manter distantes de ocupações rotineiras Instabilidade inerente à liderança carismática: a autoridade do líder não é fundamentada em instituições!

9 (I) A autoridade carismática Autoridade Carismática Autoridade Burocrática (Racional-Legal) Presidência do Brasil Processo de Nomeação/Demissão Não háHáEleitoral Treinamento Especializado Não háÉ fundamentalNão há Jurisdição ExclusivaNão háDefinida pela burocracia à qual o sujeito pertence Há (Determinada pela Constituição 1988)

10 (I) Lula é um líder carismático? André Singer: "O lulismo é a execução de um projeto político de redistribuição de renda focado no setor mais pobre da população, mas sem ameaça de ruptura da ordem, sem confrontação política, sem radicalização, sem os componentes clássicos das propostas de mudanças mais à esquerda." Época: O lulismo pode sobreviver sem o Lula? Não é preciso uma liderança carismática à frente desse projeto político? Singer: No lulismo existe um elemento de carisma, mas isso não é o mais importante. A importância do carisma é maior nas regiões menos urbanizadas do país, onde se tende a atribuir a capacidade de execução de um projeto a características especiais da liderança. Em regiões urbanizadas existe uma adesão mais racional ao programa político.


Carregar ppt "Max Weber (1864-1920): a autoridade carismática na política Sérgio Praça (edspraca.wordpress.com)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google