A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas: Adriana Cláudia Josilara Priscilla Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Conforto Ambiental II Professor: Rogério Mori de Sena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas: Adriana Cláudia Josilara Priscilla Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Conforto Ambiental II Professor: Rogério Mori de Sena."— Transcrição da apresentação:

1 Alunas: Adriana Cláudia Josilara Priscilla Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Conforto Ambiental II Professor: Rogério Mori de Sena Turma: AR08NA Primeiro Semestre Letivo de 2010

2

3 Trabalho apresentado à disciplina de conforto Ambiental Ii do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Metodista Izabela Hendrix. Iremos apresentar nos próximos slides analise Acústica feita do Restaurante Vecchio Sogno, localizado à Rua Martim de Carvalho, no subsolo da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais. Belo Horizonte 19 de Abril de 2010

4 Por intermédio deste trabalho acadêmico, para a complementação do programa da disciplina Conforto Ambiental II, objetiva-se fazer uma análise do restaurante em questão, sob opinião crítica e visão geral da acústica.

5 Vecchio Sogno Ristorante. Endereço: Rua Martim de Carvalho 75 – Santo Agostinho Arquitetos: Ricardo Kohn e Paul Liberman Arquiteto Reforma: Álvaro Hardy Área Total construída: 759,00m2 N° de salões: 1 bar, 2 salões privativos, sendo 1 para fumantes e 1 para não fumantes. Cardápio: Culinária Italiana, brasileira e Internacional. Chef: Ivo Faria

6

7 Forma: proporção entre largura e comprimento.

8

9 Piso em granito Forro de gesso Painéis de madeira Matérias que auxiliam na absorção sonora do ambiente: Painéis de madeira, cadeiras e mesas em madeira, painéis texturizados.

10

11

12

13

14 Forro de madeira irregular, auxilia da absorção sonora. Exposição de objetos densos.

15 Esse ambiente do restaurante é que melhor atende ao que diz respeito ao conforto acústico, já que é o local mais isolado, possui maior tratamento com forros e revestimentos em madeira, não existem aberturas a não ser a porta de acesso, e tem a presença de forro de madeira irregular, o que contribui muito para a absorção sonora.

16 Frestas sem tratamento Frestas sem tratamento

17

18 Nesse ambiente notamos a presença de vários elementos que auxiliam da absorção sonora, as mesas e cadeiras em madeira, paredes irregulares, exposição de objetos densos e o piso que também é de madeira, porém existe uma grande janela de vidro que fica voltada para uma rua que é muito movimentada durante o dia e a noite.

19 Uso de piso em madeira e painéis irregulares. Grande vão, que prejudica o conforto do ambiente, uma vez que, a rua tem como característica ser muito movimentada, no entanto, a janela atende a necessidade do ambiente já que este é exclusivo para fumantes.

20 Exposição de objetos e móvel em madeira.

21

22

23

24

25

26

27

28 Para a elaboração deste estudo procedeu-se uma revisão não sistemática referente aos aspectos fundamentais da acústica e o funcionamento de um restaurante. O levantamento dessas informações foi realizado através de pesquisas bibliográficas por intermédio de entrevista com projetistas e levantamento fotográfico. PALAVRAS CHAVE: acústica, restaurante, reflexão, absorção e isolamento sonoro e conforto ambiental.

29 Aspectos Positivos: Os ambientes são bem setorizados, o tratamento acústico atende as necessidades do restaurante que na maioria das vezes é freqüentado por grupos distintos, os espaços são separados por alvenaria convencional e na grande maioria revestida por painéis de madeira, e nichos para exposição de objetos o que ajuda da absorção do som. Aspectos Negativos: Embora as portas sejam de madeira e bem espessas ela possuem o que auxilia a passagem do som dos outros ambientes.

30 Agradecemos ao chef do restaurante, Ivo faria, por ter autorizado e acompanhado a nossa visita ao restaurante, também a arquiteta Rose Guedes coordenadora de obras e manutenção da Assembléia Legislativa por disponibilizar plantas, informações técnicas e por ter acompanhado nossa visita ao restaurante, e ao professor Rogério, por através desse trabalho proporcionar maior compreensão quanto à fundamentos da disciplina.

31 (acesso em 14/04/2010) Acervo técnico da Assembléia legislativa do Estado de Minas Gerais. Notas de Aula da Disciplina de Conforto Ambiental II – prof.: Rogério Mori de Sena Fotos: Adriana Amâncio, Claudia Costa, Josilara Paula e Priscilla dos Santos.


Carregar ppt "Alunas: Adriana Cláudia Josilara Priscilla Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo Disciplina: Conforto Ambiental II Professor: Rogério Mori de Sena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google