A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico 2009-2010 1 “A Horta Pedagógica” 2009-2010 Projecto Alunos do Externato Passos Manuel.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico 2009-2010 1 “A Horta Pedagógica” 2009-2010 Projecto Alunos do Externato Passos Manuel."— Transcrição da apresentação:

1 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico “A Horta Pedagógica” Projecto Alunos do Externato Passos Manuel

2 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico ÍNDICE  Finalidade do projecto  Objectivo(s) do projecto  Estratégias de “entrosamento”  Actividades relacionadas

3 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Finalidade  Nos objectivos educacionais pretende-se cada vez mais, uma aprendizagem activa, envolvendo os alunos na pesquisa da informação e da experimentação.  O Projecto da Horta Pedagógica faz parte de um conjunto de projectos estratégicos do nosso PCE (Projecto Curricular de Escola) de 2009/2010 que tem como tema “AO ENCONTRO DA CIÊNCIA” e do PCT (Projecto Curricular de Turma) do 1º Ciclo cujo tema “Ver, Tocar e Sentir”.  Com este Projecto Pretendeu-se responder aos objectivos subjacentes no PCE e PCT.  Aproveitamos os canteiros da Escola para fazermos uma horta pedagógica e assim as crianças puderam vivenciar e experimentar novas áreas do saber.

4 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Objectivo(s) Esta iniciativa foi criada, essencialmente, com o(s) seguinte(s) objectivos: 1.Proporcionar o contacto com o solo arável; 2.Reconhecer as plantas como seres vivos; 3.Observar/identificar algumas plantas mais comuns do ambiente: plantas espontâneas; plantas cultivadas/semeadas; 4.Reconhecer diferentes ambientes onde vivem as plantas; 5.Conhecer partes constituintes das plantas mais comuns; 6.Registar variações do aspecto das plantas.

5 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Estratégias de entrosamento Seguidamente, apresenta-se uma grelha explicativa sobre as estratégias de entrosamento do Projecto “A Horta Pedagógica” com outros Projectos do nosso Plano Estratégico. ProjectoEstratégia(s) “Ler para Crescer”A Leitura de livros associados ao tema da Horta Pedagógica. “Ler, tocar e sentir”A germinação, a aromatização, o crescimento e o contacto com as plantas da nossa Horta. “Natureza estou contigo!”A protecção das plantas da Horta e a valorização dos solos, da luz, do ar e da água para o bom crescimento das plantas.

6 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Actividades relacionadas Seguidamente, apresenta-se uma grelha explicativa sobre as actividades decorrentes da Horta Pedagógica. ActividadeDescrição/Objectivo Ervas aromáticas e o chá de Hortelã Envasar, regar, observar, caracterizar (e.g., aroma) e aplicação prática (chá). Plantação de bolbos Acompanhar o crescimento das tulipas e dos gladíolos. Que rica salada Semear, observar o crescimento, colher e confeccionar. Sopinha de Nabiça Semear, observar crescimento, registar, colher e confeccionar. A História do Nabo Gigante Valorizar a leitura em quaisquer espaços (i.e., ler em todo o lado).

7 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Ervas aromáticas e o Chá de Hortelã No dia 29 de Outubro fomos até ao recreio da nossa escola e fizemos o envasamento da hortelã com a ajuda da Helena. Antes de fazermos esta actividade aprendemos que as plantas precisam de terra, água e sol para crescer. Mas se tiverem muita água podem morrer e se tiverem pouca água também. A água tem que ser certa. Nem muita, nem pouca. Também aprendemos que as plantas também precisam de vitaminas para crescerem fortes e saudáveis. Sentimos a terra nas nossas mãos. Cheiramos e observámos a hortelã. Sala dos 3 anos

8 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Plantação de bolbos Sala do 1º ano Plantámos dez bolbos de tulipas que floresceram dando cor a nossa Horta. Dos oito Gladíolos apenas dois saíram da terra e esperamos ansiosamente que dêem flor para vermos qual a sua cor.

9 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Que rica salada Sala dos 4 anos Semeámos um canteiro de alfaces que cresceram ao nosso cuidado (regámos, desbastámos). Depois, enfim, cresceram. Colhemos, lavámos e fizemos uma RICA SALADA!

10 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Sopinha de Nabiça Sala do 2º ano Em colaboração com os 4 anos O canteiro dos nabos era a nossa experiência de germinação. Cavámos a terra, espalhámos a semente e revolvemos de novo a terra. Passado alguns dias, apareceram umas pequenas plantas (nabos) que cresceram rapidamente e deram origem a uma BELA SOPA, da qual vos deixamos a receita. A nossa sopa levou: batatas, uma cebola média, abóbora e nabiça, sal e azeite. Depois é só saborear!

11 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico A História “O Nabo Gigante” No âmbito do Projecto “Ler para crescer” e no cruzamento com o Projecto “A Horta Pedagógica” procedeu-se à Leitura da História “O Nabo Gigante”. A Leitura fez-se ao ar livre e arrancou-se o grande nabo, que foi propositadamente deixado para esta actividade

12 MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico Obrigado! Até uma próxima…


Carregar ppt "MAIO 2010 Projecto do Plano Estratégico 2009-2010 1 “A Horta Pedagógica” 2009-2010 Projecto Alunos do Externato Passos Manuel."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google