A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Objetivos •Conceituar e resolver problemas matemáticos. •Identificar tipos de problemas matemáticos. •Identificar as diferentes linguagens que interagem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Objetivos •Conceituar e resolver problemas matemáticos. •Identificar tipos de problemas matemáticos. •Identificar as diferentes linguagens que interagem."— Transcrição da apresentação:

1 Objetivos •Conceituar e resolver problemas matemáticos. •Identificar tipos de problemas matemáticos. •Identificar as diferentes linguagens que interagem em uma situação de comunicação. •Localizar informações explícitas e implícitas num problema localizando elementos seus elementos importantes. •Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações para tomada de decisões e resolução de situação problema. •Conceituar e resolver problemas matemáticos. •Identificar tipos de problemas matemáticos. •Identificar as diferentes linguagens que interagem em uma situação de comunicação. •Localizar informações explícitas e implícitas num problema localizando elementos seus elementos importantes. •Selecionar, organizar, relacionar e interpretar dados e informações para tomada de decisões e resolução de situação problema. Aula 1

2 •Raciocínio lógico •Adição e subtração •Multiplicação e divisão •Transformações de unidades de medidas •Área e perímetro das figuras planas •Raciocínio lógico •Adição e subtração •Multiplicação e divisão •Transformações de unidades de medidas •Área e perímetro das figuras planas Conteúdos

3 Parte 1- Estimulando o cérebro Figura 1 – Você já estimulou seu cérebro hoje?

4 •criatividade •lógica •estratégia •rapidez •dedução •tomada de decisão Ingredientes que serão utilizados ao longo do curso para a reflexão e solução de problemas matemáticos. •criatividade •lógica •estratégia •rapidez •dedução •tomada de decisão Ingredientes que serão utilizados ao longo do curso para a reflexão e solução de problemas matemáticos. O que é um problema matemático?

5 LETRA AUSENTE Que letra do alfabeto você pode adicionar para continuar a sequência? Dica: a resposta não é a letra “E”. LETRA AUSENTE Que letra do alfabeto você pode adicionar para continuar a sequência? Dica: a resposta não é a letra “E”. A, B, C, D,

6 Pensamento estratégico Estratégico por que ele deve exercitar a busca de novas perspectivas para sua resolução. Na resolução de um problema questionar aquele aspecto da informação dada que julga como certo. Além disso, um ponto pertinente a ser considerado é a importância do “ver o problema por outros ângulos” que não estamos costumados. Agir assim faz bem para o nosso cérebro! Observação e análise das informações Cruciais para solucionarmos os problemas. Será que aquele traço desenhado depois da letra “D” não estaria ali por algum motivo? Pensamento estratégico Estratégico por que ele deve exercitar a busca de novas perspectivas para sua resolução. Na resolução de um problema questionar aquele aspecto da informação dada que julga como certo. Além disso, um ponto pertinente a ser considerado é a importância do “ver o problema por outros ângulos” que não estamos costumados. Agir assim faz bem para o nosso cérebro! Observação e análise das informações Cruciais para solucionarmos os problemas. Será que aquele traço desenhado depois da letra “D” não estaria ali por algum motivo?

7 A, B, C, D, E A, B, C, D, E

8 O que pode ser considerado um problema para uma pessoa, parece não ser para outra. Então refletindo sobre nosso questionamento acerca do que é um problema matemático primeiro precisamos entender o conceito de problema:  ( ) problema é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la.  ( ) problema é toda situação na qual o indivíduo necessita obter novas informações e estabelecer relações entre elementos conhecidos e os contidos num objetivo a que se propõe a realizar para atingi-lo.  ( ) problema é tudo aquilo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em achar uma resposta.  ( ) problema é uma situação na qual um indivíduo atua com o propósito de alcançar uma meta utilizando para tal alguma estratégia em particular.  ( ) problema é qualquer situação que exija o pensar do indivíduo para solucioná-la.  ( ) problema é toda situação na qual o indivíduo necessita obter novas informações e estabelecer relações entre elementos conhecidos e os contidos num objetivo a que se propõe a realizar para atingi-lo.  ( ) problema é tudo aquilo que não sabemos fazer, mas que estamos interessados em achar uma resposta.  ( ) problema é uma situação na qual um indivíduo atua com o propósito de alcançar uma meta utilizando para tal alguma estratégia em particular.

9 Um problema é mais valioso à medida que quem está se propondo a encontrar uma solução ao problema - tenha de inventar estratégias e criar idéias (Ramos, 2001).

10 Parte 2- Tipos de problemas matemáticos Agora que já temos algumas ideias do que seja um problema como podemos definir o que é um problema matemático? Como estimular nosso cérebro com o auxílio da Matemática? Problema matemático "é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la." Problema matemático "é qualquer situação que exija a maneira matemática de pensar e conhecimentos matemáticos para solucioná-la." •Problemas que exigem criatividade em sua resolução. •Problemas que seguem algumas regras. •Problemas nos quais precisamos traçar estratégias para chegarmos na solução. •Problemas cuja resolução ocorre a partir da visualização e leitura de imagens. •Problemas que exigem criatividade em sua resolução. •Problemas que seguem algumas regras. •Problemas nos quais precisamos traçar estratégias para chegarmos na solução. •Problemas cuja resolução ocorre a partir da visualização e leitura de imagens.

11 •Exercício de reconhecimento •Exercícios de algoritmos •Problemas-padrão •Problemas-processo ou heurísticos •Problemas de aplicação •Problemas de quebra-cabeça •Problemas Convencionais •Problemas não-convencionais •Problemas de lógica •Exercício de reconhecimento •Exercícios de algoritmos •Problemas-padrão •Problemas-processo ou heurísticos •Problemas de aplicação •Problemas de quebra-cabeça •Problemas Convencionais •Problemas não-convencionais •Problemas de lógica

12 Parte 3 – Exercitando o pensamento criativo na Matemática Não existe a fórmula para solucionar o problema. Em muitas situações várias são as possibilidades para usos da sua criatividade para resolver o que é solicitado. Criatividade - vários fatores estão envolvidos. Concurso: O que é uma chama? Resposta vencedora: vídeo de sete minutos que explica como as partículas interagem para produzir a chama.

13 Será que nessa situação a pergunta fora respondida e o problema solucionado? Na resolução de problemas matemáticos ocorre algo semelhante à situação do vídeo “O que é uma chama”. Muitas vezes a “melhor’ resposta não atinge seus objetivos ou não agrada a todos, deixando lacunas que precisam ser preenchidas. Solucionar problemas, conforme comentamos envolve criatividade e existem diversas formas de ser criativo. Portanto os problemas matemáticos devem ser solucionados de forma criativa, caso contrário eles vão se limitam à mera aplicação de formulas sem relação alguma com sua realidade. Na resolução de problemas matemáticos ocorre algo semelhante à situação do vídeo “O que é uma chama”. Muitas vezes a “melhor’ resposta não atinge seus objetivos ou não agrada a todos, deixando lacunas que precisam ser preenchidas. Solucionar problemas, conforme comentamos envolve criatividade e existem diversas formas de ser criativo. Portanto os problemas matemáticos devem ser solucionados de forma criativa, caso contrário eles vão se limitam à mera aplicação de formulas sem relação alguma com sua realidade.

14 Exercitando a criatividade Figura 4. MICROSOFT. MC Fonte: OFFICE ONLINE, 2012.

15 Parte 4- Revisão Parte 5 – Lição de casa O que é um problema matemático? Fv hptup ef nbufnbujdb


Carregar ppt "Objetivos •Conceituar e resolver problemas matemáticos. •Identificar tipos de problemas matemáticos. •Identificar as diferentes linguagens que interagem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google