A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Leitura e Análise do Texto Parte 2 Faculdade Internacional Signorelli Métodos e Técnicas de Estudos Prof. Dr. Marco Antonio Chaves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Leitura e Análise do Texto Parte 2 Faculdade Internacional Signorelli Métodos e Técnicas de Estudos Prof. Dr. Marco Antonio Chaves."— Transcrição da apresentação:

1 Leitura e Análise do Texto Parte 2 Faculdade Internacional Signorelli Métodos e Técnicas de Estudos Prof. Dr. Marco Antonio Chaves

2 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura A maioria dos chamados “maus hábitos” de leitura está relacionado com o emprego dos olhos. Certos hábitos em si não são nem “bons” nem “maus”, mas passam a sê-lo a partir do momento em que seu uso prejudica a leitura; isso, provavelmente, vai variar de pessoa para pessoa, de situação para situação.

3 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: a) Movimentos labiais durante a leitura silenciosa - geralmente são indício de leitura vagarosa: quem o faz está falando para si mesmo, quer tenha consciência disso, quer não. Está lendo palavras e não conjunto de palavras de uma só vez. É possível que o leitor não saiba que move os lábios enquanto lê. É fácil verificá-lo: basta colocar o dedo indicador sobre os lábios enquanto estiver lendo – sentirá se os lábios se movem ou não;

4 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: b) Movimento da cabeça durante a leitura – este é um defeito apontado unanimemente pelos autores de técnicas de leitura. Quem move a cabeça enquanto lê está fazendo com a cabeça o que os olhos deveriam fazer;

5 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: c) Percurso do dedo ao longo da linha durante a leitura – é a prática mais controvertida, inclusive há cursos de leitura dinâmica cuja técnica fundamental é recomendar e treinar o leitor a ler percorrendo com o dedo a linha que se lê.

6 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: Por outro lado, outros condenam a prática alegando que o percurso do dedo, particularmente através de movimento – parada – movimento – parada..., está substituindo o movimento que os olhos deveriam fazer. É difícil decidir quem tem razão. Fica a critério de cada um verificar o que lhe é mais proveitoso;

7 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Maus Hábitos de Leitura Eis alguns: d) Hábito de ler os sinais e letras e não as idéias – já foi observado em investigações que o “bom leitor” geralmente não constata muitos erros gráficos, trocas de letras, deslizes de ortografia, concordância, etc. Justamente por que lê idéias e não palavras.

8 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Tendo efetuado a leitura de maneira adequada você pode avançar para a etapa subseqüente do processo de aprendizagem, que perpassa a análise e interpretação.

9 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Vale destacar que podemos e devemos ter criticidade sobre aquilo que lemos ou ouvimos, usando do nosso discernimento para identificar o necessário, justificável e essencial, do circunstancial, esporádico e superficial, pois, ainda que sejamos pelos condicionantes sociais e acadêmicos obrigados a reproduzir certos conhecimentos, não podemos perder a noção de análise e reflexão sobre todas as coisas.

10 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Sendo assim, comecemos então a destacar o que é analisar. Analisar significa estudar, decompor, dissecar, dividir, interpretar. De acordo com esse conceito citado, não nos parece claro que a todo instante estamos analisando?

11 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de um texto refere-se ao processo de conhecimento de determinada realidade e implica o exame sistemático dos elementos; portanto, é decompor um todo em suas partes a fim de poder efetuar um estudo mais complexo, encontrando o elemento-chave do autor, determinando as relações que prevalecem nas partes constitutivas, compreendendo a maneira pela qual estão organizadas e estruturadas as idéias de maneira hierárquica.

12 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Através da análise iremos observar os componentes de um conjunto, perceberemos suas possíveis relações, ou seja, passaremos de uma idéia-chave para um conjunto de idéias mais específicas.

13 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de texto tem como objetivo: a) aprender a ler, a ver, a escolher o mais importante dentro do texto; b) reconhecer a organização e estrutura de uma obra ou texto; c) interpretar o texto, familiarizando-se com idéias, estilos, vocabulários; d) chegar a níveis mais profundos de compreensão;

14 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A análise de texto tem como objetivo: e) reconhecer o valor do material, separando o importante do secundário; f) desenvolver a capacidade de distinguir fatos, hipóteses e problemas; g) encontrar as idéias principais ou diretrizes e as secundárias; h) perceber como as idéias se relacionam; i) Identificar as conclusões e as bases que as sustentam.

15 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto A primeira medida a ser tomada pelo leitor é o estabelecimento de uma unidade de leitura. Unidade é um setor do texto que forma uma totalidade de sentido. Assim, pode-se considerar um capítulo, uma seleção ou qualquer outra subdivisão.

16 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto Toma-se uma parte que forme certa unidade de sentido para que se possa trabalhar sobre ela. Dessa maneira, determinam-se os limites no interior dos quais se processará a disciplina do trabalho de leitura e estudo em busca da compreensão da mensagem.

17 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Análise de texto De acordo com essa orientação, a leitura de um texto, quando feita para fins de estudo, deve ser feita por etapas, ou seja, apenas terminada a análise de uma unidade é que se passará à seguinte. Terminado o processo, o leitor se verá em condições de refazer o raciocínio global do livro, reduzindo-o a uma forma sintética.

18 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Etapas da Análise e Interpretação de Textos: O que devo identificar num texto?

19 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: a)Evite pensar preconceituosamente; b) É preciso distinguir fatos de opiniões; c) Evite concluir quando tem insuficiência de dados e quando ainda não formulou todas as hipóteses possíveis; d) Pensamentos e opiniões devem ser comprovados.

20 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Tema - idéia central ou assunto tratado pelo autor, o fenômeno que se discute no decorrer do texto. Em primeiro lugar, busca-se saber do que fala o texto. A resposta a esta questão revela o tema ou assunto da unidade.

21 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Problema - apreensão da problemática, aquilo que “provocou” o autor, isto é, pode ser visto como o questionamento de motivação do autor.

22 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Tese - a idéia de afirmação do autor a respeito do assunto. Captada a problemática, a terceira questão surge espontaneamente: o que o autor fala sobre o tema, ou seja, como responde à dificuldade, ao problema levantado? Que posição assume, que idéia defende, o que quer demonstrar? A resposta a esta questão revela tese, proposição fundamental: trata-se sempre da idéia mestra, da idéia principal defendida pelo autor naquela unidade.

23 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Importante saber: Objetivo - a finalidade que o autor busca atingir. Que mensagem ele espera transmitir com o texto. O objetivo pode estar explícito ou implícito no texto. Idéias centrais - idéias principais do texto. A cada parágrafo podemos selecionar idéias centrais ou secundárias.

24 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: a) Para uma análise textual (Superficial) • Estabeleça as várias unidades de leitura; • Leia rapidamente o texto completo, assinalando na margem as palavras desconhecidas e pontos que requerem melhor esclarecimento; • Esclareça o sentido das palavras desconhecidas e as eventuais dúvidas que tenham surgido no texto; • Faça um esquema do teor do texto estudado; • Se possível, informe-se melhor sobre o autor e o texto.

25 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: b) Para uma análise temática • Releia o texto por unidade de leitura, de modo reflexivo, com o propósito de aprender o conteúdo; • Procure no texto completo as respostas para perguntas do tipo: de que trata esse texto? O que mantém a sua unidade global?

26 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: b) Para uma análise temática • Examine cada elemento do texto identificando se faz parte do esboço do texto ou se é um elemento que, apesar de importante, rico ou bem documentado é, no máximo, um elemento complementar ou secundário; • Só encerre a análise temática quando estiver seguro de que o esquema definitivo que produziu realmente expressa o pensamento do autor.

27 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: c) Para uma análise interpretativa (Raízes) • Não se deixe tomar pela subjetividade, dramaticidade ou persuasão do texto; • Relacione as idéias do autor com o contexto filosófico e científico de sua época e da atualidade; • Faça uma leitura das entrelinhas a fi m de inferir o que não está explícito no texto;

28 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: c) Para uma análise interpretativa (Raízes) • Adote uma posição crítica, a mais objetiva possível, com relação ao texto; • Faça o resumo do que estudou; • Discuta o resultado obtido no estudo.

29 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: d) Para uma problematização: discussão do texto • Levantar e debater questões explícitas ou implícitas no texto; • Debater questões afins sugeridas pelo leitor.

30 LEITURA E ANÁLISE DE TEXTOS Técnicas de Leitura Recomendações: e) Para uma síntese pessoal: reelaboração pessoal • Desenvolver a mensagem mediante retomada pessoal do texto e raciocínio personalizado; • Elaborar um novo texto, com redação própria, com discussão e reflexão pessoais.

31


Carregar ppt "Leitura e Análise do Texto Parte 2 Faculdade Internacional Signorelli Métodos e Técnicas de Estudos Prof. Dr. Marco Antonio Chaves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google