A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como eu posso Prevenir? Alterações Posturais Como manter uma Boa Postura?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como eu posso Prevenir? Alterações Posturais Como manter uma Boa Postura?"— Transcrição da apresentação:

1 Como eu posso Prevenir? Alterações Posturais Como manter uma Boa Postura?

2 “A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, com o intuito de fornecer informações sobre o tema, disponibiliza esta apresentação sobre Alterações Posturais.”

3 Boa Notícia! A maioria das dores nas costas, pode ser contornada com mudanças de alguns hábitos de vida e OLHO na POSTURA! De Olho na Postura! Você sabia que:  No Brasil, pesquisas mostram que 80% das pessoas sofrem de intensas dores nas costas em algum momento da vida.  Problemas na coluna são uma das principais causas de afastamento do trabalho.  Manter a forma física, a força e a flexibilidade do corpo, evita lesões e minimizam dores.  O sedentarismo compromete estruturas corporais que precisam de movimento para manter-se em bom estado.  O mobiliário e equipamentos devem estar adaptados para facilitar a execução do trabalho, minimizando lesões.

4 Boa Postura  Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas.  Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

5 Para uma Boa Postura:  Mantenha-se no Peso Ideal: a postura pode ser afetada pelo excesso de peso. Cada 2,5 kg a mais do que o normal, aumenta em 5% a chance de dor nas costas.  Fuja do Sedentarismo: o exercício físico alonga e fortalece os músculos. É necessário escolher a atividade adequada e começar devagar. Caminhada, natação, bicicleta são opções excelentes.  Reduza o Estresse: pressão e sobrecarga de trabalho podem tensionar os músculos e desencadear dor.  Atenção à Postura: observe sua posição na estação de trabalho, como fica sentado, como abaixa para pegar um objeto, como dorme ou como carrega peso.

6 Andar corretamente significa manter uma postura ereta, mas natural e relaxada. Pés retos e paralelos, apoiando primeiro os calcanhares no chão. Caminhar todos os dias nos ajuda a não ser sedentários. Quanto por dia? Pelo menos meia hora, o ideal é 45 minutos. Quantos dias por semana? Pelo menos 5 dias. Caminhar Sempre!

7 Sentar com Conforto Você passa muitas horas de seu dia sentado? Sentar-se em uma posição incorreta é o maior fator causador de dores nas costas. A escolha da cadeira adequada é fundamental. Como Levantar: Para garantir uma boa postura, a cadeira deve ter encosto que permita apoiar bem a região lombar. As coxas devem estar bem apoiadas e os pés no chão.

8 Altura do Assento  A altura ideal de um assento deve ser aquela em que a pessoa sentada mantenha ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos. Para as pessoas mais baixas que não conseguem encostar os pés no chão, o uso de um apoio para os pés auxilia a manutenção da postura correta. Suporte Lombar  O apoio lombar vai exercer um suporte na coluna, recuperando a lordose lombar fisiológica e reaproximando a coluna de sua conformação anatômica, reduzindo assim a fadiga muscular.

9 No Computador

10 O ideal é sempre distribuir o peso dos objetos a serem transportados, evitando sobrecarregar um dos braços para manter o corpo em equilíbrio. Distribuindo o Peso Seja qual for a atividade exercida, não se deve ficar muito tempo em pé ou sentado. Faça uma pausa para descanso e alongue-se Dando um Tempo! Seja qual for a atividade exercida, não se deve ficar muito tempo em pé ou sentado. Faça uma pausa para descanso e alongue-se.

11 Pessoas que passam longos períodos dirigindo são mais propensas a sofrerem desconforto na coluna. O ajuste do encosto e do assento, bem como o uso de suporte lombar, são medidas que ajudam a prevenir ou minimizar as dores nas costas. Direção Segura

12 O levantamento de objetos deve ser realizado com a flexão dos joelhos e não das costas. Se o objeto for muito pesado, não o levante sozinho. Erguendo Peso Transportando Peso Durante o transporte de objetos pesados, tente manter a carga o mais próximo possível do seu corpo, na altura da cintura e com a coluna reta.

13 "Cuide de sua saúde, ela é seu bem mais precioso!"


Carregar ppt "Como eu posso Prevenir? Alterações Posturais Como manter uma Boa Postura?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google