A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Como manter uma Boa Postura?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Como manter uma Boa Postura?"— Transcrição da apresentação:

1 Como manter uma Boa Postura?
Alterações Posturais Como eu posso Prevenir?

2 “A GSC/GSAM - Gerência de Saúde e Assistência Médica, com o intuito de fornecer informações sobre o tema, disponibiliza esta apresentação sobre Alterações Posturais.”

3 De Olho na Postura! Você sabia que:
No Brasil, pesquisas mostram que 80% das pessoas sofrem de intensas dores nas costas em algum momento da vida. Problemas na coluna são uma das principais causas de afastamento do trabalho. Manter a forma física, a força e a flexibilidade do corpo, evita lesões e minimizam dores. O sedentarismo compromete estruturas corporais que precisam de movimento para manter-se em bom estado. O mobiliário e equipamentos devem estar adaptados para facilitar a execução do trabalho, minimizando lesões. Boa Notícia! A maioria das dores nas costas, pode ser contornada com mudanças de alguns hábitos de vida e OLHO na POSTURA!

4 Boa Postura Uma boa postura é a atitude que uma pessoa assume utilizando a menor quantidade de esforço muscular e, ao mesmo tempo, protegendo as estruturas de suporte contra traumas. Manter posturas erradas por tempo prolongado pode acarretar alterações posturais ocasionando enrijecimento das articulações vertebrais e encurtamento dos músculos.

5 Para uma Boa Postura: Mantenha-se no Peso Ideal: a postura pode ser afetada pelo excesso de peso. Cada 2,5 kg a mais do que o normal, aumenta em 5% a chance de dor nas costas. Fuja do Sedentarismo: o exercício físico alonga e fortalece os músculos. É necessário escolher a atividade adequada e começar devagar. Caminhada, natação, bicicleta são opções excelentes. Reduza o Estresse: pressão e sobrecarga de trabalho podem tensionar os músculos e desencadear dor. Atenção à Postura: observe sua posição na estação de trabalho, como fica sentado, como abaixa para pegar um objeto, como dorme ou como carrega peso.

6 Caminhar Sempre!     Andar corretamente significa manter uma postura ereta, mas natural e relaxada. Pés retos e paralelos, apoiando primeiro os calcanhares no chão. Caminhar todos os dias nos ajuda a não ser sedentários. Quanto por dia? Pelo menos meia hora, o ideal é 45 minutos. Quantos dias por semana? Pelo menos 5 dias.

7 Sentar com Conforto Como Levantar:
Você passa muitas horas de seu dia sentado? Sentar-se em uma posição incorreta é o maior fator causador de dores nas costas. A escolha da cadeira adequada é fundamental. Para garantir uma boa postura, a cadeira deve ter encosto que permita apoiar bem a região lombar. As coxas devem estar bem apoiadas e os pés no chão.

8 Altura do Assento Suporte Lombar
A altura ideal de um assento deve ser aquela em que a pessoa sentada mantenha ângulo reto nas articulações dos joelhos e tornozelos. Para as pessoas mais baixas que não conseguem encostar os pés no chão, o uso de um apoio para os pés auxilia a manutenção da postura correta. Suporte Lombar O apoio lombar vai exercer um suporte na coluna, recuperando a lordose lombar fisiológica e reaproximando a coluna de sua conformação anatômica, reduzindo assim a fadiga muscular.

9 No Computador

10 Distribuindo o Peso O ideal é sempre distribuir o peso dos objetos a serem transportados, evitando sobrecarregar um dos braços para manter o corpo em equilíbrio. Dando um Tempo! Seja qual for a atividade exercida, não se deve ficar muito tempo em pé ou sentado. Faça uma pausa para descanso e alongue-se.

11 Direção Segura Pessoas que passam longos períodos dirigindo são mais propensas a sofrerem desconforto na coluna. O ajuste do encosto e do assento, bem como o uso de suporte lombar, são medidas que ajudam a prevenir ou minimizar as dores nas costas.

12 Erguendo Peso Transportando Peso
O levantamento de objetos deve ser realizado com a flexão dos joelhos e não das costas. Se o objeto for muito pesado, não o levante sozinho. Transportando Peso Durante o transporte de objetos pesados, tente manter a carga o mais próximo possível do seu corpo, na altura da cintura e com a coluna reta.

13 "Cuide de sua saúde, ela é seu
bem mais precioso!"


Carregar ppt "Como manter uma Boa Postura?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google