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FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene

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Apresentação em tema: "FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene"— Transcrição da apresentação:

1 FUNDAMENTOS DE GESTÃO MAX WEBER Profª. Josilene
Ângelo - Bruna - Danielle - Douglas – Felipe – Joice - Marcelo

2 O que vamos ver: Data de nascimento e morte Curiosidades
Max Weber Data de nascimento e morte Curiosidades Qual escola da administração pertence Sete princípios Principal colaboração/estudo Críticas ao seu estudo

3 21 de abril de 1864 14 de junho de 1920 Jurista, economista
Nascimento: 21 de abril de 1864 Erfurt - Alemanha Falecimento: (Pneumonia) 14 de junho de 1920 Munique - Alemanha Ocupação: Jurista, economista e sociólogo.

4 Max Weber foi um intelectual alemão, jurista, economista e considerado um dos fundadores da Sociologia. Seu irmão foi o também famoso sociólogo e economista Alfred Weber. Sua esposa era socióloga e historiadora de direoto Marianne Schnitger. Grande parte de seu trabalho como pensador e estudioso foi reservado para o chamado processo de racionalização e desencantamento que provém da sociedade moderna e capitalista. Curiosidades

5 Um dos primeiros cientistas sociais importantes a levar em conta a importância da religião ou da mentalidade religiosa na configuração da economia politica. A sociedade perfeita para Webber era que as pessoas pudessem ter seus pontos de vista e suas convicções radicais, sendo respeitadas pelas pessoas que também defendiam suas posições de uma maneira radical. O objetivo dele foi refutar a tese de Karl Marx, segundo a qual o capitalismo nascera somente da exploração do homem pelo homem. Curiosidades

6 O SOCIÓLOGO ALEMÃO FOI CONSIDERADO O FUNDADOR DA TEORIA DA BUROCRACIA.
(CHIAVENATO, 2000, p. 14) “As origens desta escola são provenientes do antagonismo existente entre a Teoria Clássica e a Teoria das Relações Humanas, que não conseguiam apresentar uma visão geral da organização. Assim, a burocracia surge da necessidade de criar um modelo organizacional que considerasse todos os aspectos organizacionais, fossem eles humanos ou estruturais” (RIBEIRO, 2004)

7 A burocracia busca amenizar as consequências das influências externas à organização, harmonizando a especialização dos seus colaboradores e o controle das suas atividades de modo a atingir os objetivos organizacionais, através da competência e eficiência. Buscava racionalidade técnica para construir um Sistema Administrativo. Nasceu da necessidade de organizar as empresas que cresceram em tamanho e complexidade tendo a diferenciação e a integração como pontos de partida para a organização da empresa.

8 “O termo burocracia não é aquele atribuído pejorativamente pela sociedade, mas o de atender efetivamente à organização formal dentro de padrões de racionalidade e eficiência. Burocracia é a organização eficiente por excelência” (CHIAVENATO, 2000, p. 14)

9 A BUROCRACIA IDEAL DISPÕE DE SETE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
1. FORMALIZAÇÃO: Onde há regras definidas e protegidas da alteração arbitrária ao serem formalizadas por escrito. 2. DIVISÃO DO TRABALHO: Cada elemento do grupo tem uma função específica, de forma a evitar conflitos na atribuição de competências. 3. HIERARQUIA: As funções subalternas sejam controladas pelas funções de chefia, de forma a permitir a coesão do funcionamento do sistema. 4. IMPESSOALIDADE: As pessoas enquanto elementos da organização, limitam-se a cumprir as suas tarefas, podendo sempre serem substituídas por outras.

10 A BUROCRACIA IDEAL DISPÕE DE SETE PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS:
5. COMPETÊNCIA TÉCNICA: Onde a escolha dos funcionários e cargos depende exclusivamente do seu mérito e capacidades. 6. SEPARAÇÃO ENTRE PROPRIEDADE E ADMINISTRAÇÃO: Os burocratas limitam-se a administrar os meios de produção, pois o dirigente ou o burocrata não é necessariamente o dono da organização ou dos seus meios de produção, mas um profissional especializado na sua administração. 7. PROFISSIONALIZAÇÃO DO FUNCIONÁRIO: Onde consiste em que todos os funcionários deverão comportar-se de acordo com as normas e regulamentos da organização a fim de que esta atinja a máxima eficiência possível.

11 WEBER CONCEBEU A TEORIA DA BUROCRACIA PARA TORNAR A ORGANIZAÇÃO:
Eficiente e eficaz, Garantir rapidez; Racionalidade; Homogeneidade de interpretação das normas; Redução dos atritos e discriminações; Padronização da liderança (decisões iguais em situações iguais) Alcance dos objetivos.

12 A BUROCRACIA DE WEBER BUSCA: SEM CONSIDERAÇÕES PESSOAIS.
Amenizar as consequências das influências externas à organização, Harmonizar a especialização dos seus colaboradores Controle das suas atividades DE MODO A SE ATINGIR OS OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS, ATRAVÉS DA COMPETÊNCIA E EFICIÊNCIA, SEM CONSIDERAÇÕES PESSOAIS.

13 É IMPORTANTE AS BUROCRACIAS NA SOCIEDADE MODERNA?

14 O comportamento das pessoas
Nem sempre ocorre dentro da previsibilidade de Weber ocasionando assim uma ocorrência de consequências imprevistas.

15 “A estas consequências imprevistas dá-se o nome de disfunções da burocracia”.
(CHIAVENATO, 2000, p. 14)

16

17 A BUROCRACIA NÃO LEVA EM CONTA A VARIABILIDADE DO SER HUMANO.

18 Referências http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/edinf03.htm
Clássicos da Sociologia Max Weber Max Weber Animação/Video  "Asterix e os doze trabalhos", de 1976

19 Ângelo - Bruna - Danielle - Douglas – Felipe – Joice - Marcelo


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