A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Psicóloga Especialista: Flora da Costa Raimundo Psicólogo: Julio Nelson Devicari Cheda.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Psicóloga Especialista: Flora da Costa Raimundo Psicólogo: Julio Nelson Devicari Cheda."— Transcrição da apresentação:

1 Psicóloga Especialista: Flora da Costa Raimundo Psicólogo: Julio Nelson Devicari Cheda

2  ESTRESSE  ESTRESSOR

3  grau de desgaste no corpo e na mente, que pode garantir níveis degenerativos.

4  exposição ao calor, ao frio e a ventos, barulhos, dor, viagens longas e cansativas, poluição ambiental, trânsito caótico, enfermidades, ambientes hostis, intervenção cirúrgica, choque traumático, supressão dos hábitos saudáveis de vida, morte de familiares e amigos, tabagismo, alcoolismo, uso de drogas, etc.

5  O estresse pode ser chamado de Síndrome Geral de Adaptação (SAG), que é composto de três fases sucessivas: alerta, resistência e exaustão.

6  Sintomas: mãos e/ou pés frios; boca seca; dor no estômago; aumento de sudorese; tensão e dor muscular (por exemplo, na região dos ombros); aperto na mandíbula/ranger os dentes ou roer unhas/ponta da caneta; diarreia passageira; insônia; taquicardia; respiração ofegante; hipertensão súbita e passageira; mudança de apetite; agitação e entusiasmo súbito.

7  Sintomas: Problemas com a memória; mal- estar generalizado; formigamento nas extremidades; sensação de desgaste físico constante; mudança de apetite; aparecimento de problemas dermatológicos; hipertensão arterial; cansaço constante; gastrite prolongada, tontura, sensibilidade emotiva excessiva; obsessão com o agente estressor; irritabilidade excessiva e desejo sexual diminuído.

8  Sintomas: Diarreia frequente; dificuldades sexuais; formigamentos nas extremidades; insônia; tiques nervosos; hipertensão arterial confirmada; problemas dermatológicos prolongados; mudança extrema de apetite (para mais ou para menos); taquicardia; tonturas frequentes; úlcera; impossibilidade de trabalhar; pesadelos; apatia; cansaço excessivo; irritabilidade; angústia; hipersensibilidade emotiva e perda do senso de humor.

9  O Estresse pode ser dividido em dois tipos básicos: Crônico e agudo

10  Os principais sintomas são: o nervosismo, a ansiedade, a raiva, a depressão, a dor no estômago, nos músculos do pescoço e ombros e dores no peito quando o indivíduo está sob pressão.

11  O estresse pode ainda ser distinguido quanto à natureza dos agentes estressores. O estresse de monotonia é decorrente do baixo nível de estimulação do indivíduo, da demanda do ambiente ser inferior à capacidade de resposta. Já o estresse por sobrecarga decorre do nível de estimulação superior à capacidade de adaptação do indivíduo.

12  INSTRUÇÕES:  SEU OBJETIVO É CLASSIFICAR OS PERSONAGENS COM A FASE (ALERTA, RESISTÊNCIA, EXAUSTÃO).  PARA ISSO VOCÊ DEVE LER A SUA CARACTERÍSTICA, E EM SEGUIDA ESCOLHER A CATEGORIA COM A QUAL O PERSONAGEM MAIS SE ASSEMELHA.

13  André é um importante executivo, está sempre viajando a trabalho, por isso passa muito tempo longe de casa. Depois dessas viagens sente fortes formigamentos nas suas extremidades. Quando chega em casa está tão cansado que só pensa em ir para cama, mas antes faz uma boa refeição, por isso e por ter abandonado os exercícios por falta de tempo, ganhou peso e está com pressão alta. r

14  Bia lida muito bem com problemas, na verdade adora resolvê-los, foi isso que influenciou na escolha de sua profissão, Bia é advogada. Tem muito sucesso em sua profissão, nos últimos meses, depois de uma promoção, está super agitada. Apesar de estar preocupada com as novas responsabilidades, não mudou muito seu jeito, tem sentido apenas a boca seca, por tomar muita água, ela acha que esta é a causa de sua diarreia. Não come muito depois disso, pois não quer passar vergonha no trabalho e está feliz porque perdeu alguns quilinhos. a

15  Rafael dá conta de tudo. Cuida financeiramente de sua família, ajuda a pagar os estudos da namorada e é ótimo no que faz. Costuma dizer que só tem dois problemas, os tiques engraçados que desenvolveu (na verdade nem percebia que tinha, até sua namorada lhe contar) e os pesadelos que tem tido. Rafa é gerente de TI e se apaixonou por uma colega de trabalho, mas não é correspondido e anda todo emotivo por isso, não consegue se concentrar mais, está até bebendo demais. Fica ansioso antes de ir pro trabalho e quando chega sente grande angústia e não vê a hora de sair de lá. Seu coração tem batido mais forte, até quando está longe, pena que essas preocupações lhe dão muita dor de cabeça e agora ele acha que até seus cabelos estão caindo. e

16  SÍNDROME DE BURNOUT

17  Exaustão emocional e a  Diminuição da realização profissional  Despersonalização

18  Principal sintoma do Burnout: exaustão emocional. 1. Sintomas Psicossomáticos; 2. Sintomas emocionais; 3. Sintomas defensivos.

19  INDIVIDUAL e da personalidade.  ORGANIZACIONAL: a estrutura física da organização, ruídos, barulhos, vibrações, aspecto ergonômico, a estrutura organizacional, excesso de trabalho, o apoio social que o trabalhador tem, turnos de trabalho, sobrecarga de trabalho.

20  COMO TRATAR?

21


Carregar ppt "Psicóloga Especialista: Flora da Costa Raimundo Psicólogo: Julio Nelson Devicari Cheda."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google