A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JORNAL EDUCACIONAL ACADÊMICOS: GISLAINE,INGRID,PATRICIA, ROBSON,JHONATAN,TIAGO,GUILHERME, HÉLIO,MAURO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JORNAL EDUCACIONAL ACADÊMICOS: GISLAINE,INGRID,PATRICIA, ROBSON,JHONATAN,TIAGO,GUILHERME, HÉLIO,MAURO."— Transcrição da apresentação:

1 JORNAL EDUCACIONAL ACADÊMICOS: GISLAINE,INGRID,PATRICIA, ROBSON,JHONATAN,TIAGO,GUILHERME, HÉLIO,MAURO.

2 EDITORIAL Este jornal é aberto por duas reportagem cujo titulo é A Tecnologia na Educação. Nele, aborda a questão dos benefícios que os recursos tecnológicos nos traz quando usados de forma adequada e planejada, como por exemplo a internet que é um recurso muito valioso que facilita muito a vida dos estudantes quando se trata de pesquisas e comunicação. No entanto entra em questão a cópia, pois muitos apresentam tarefas feitos em casa ou mesmo em sala totalmente copiadas da internet. Isso cabe aos professores orientar seus alunos qual é o meio certo de sua utilização. Segue a reportagem que se diz respeito ao EaD, que é um meio de aprendizagem em que a pessoa não precisa estar fisicamente presente em um local formal de ensino, conhecido também como educação a distância ou tele educação.

3 Dando continuidade ao conjunto, sitamos um poema publicado por Marcio Rufino em um site sobre tecnologia, que fala da maior tecnologia da educação, nele o autor sita que há muitos estudos, pensamentos, provas exercícios que englobam o mundo da tecnologia, porem no meio de tudo isso, a maior tecnologia de educação é o próprio ser humano. Sendo assim a cada dia que passa a Tecnologia na educação esta sendo cada vez mais usada e essencial, já que hoje em dia até livros didáticos estão vindo com dicas de sites e atividades para serem feitos pela Internet.

4 Tecnologia na educação. Até que ponto ela é benéfica ao desenvolvimento escolar dos filhos? Os recursos tecnológicos são benéficos desde que usados de forma planejada e com discernimento. Para tanto, cabe aos educadores e aos pais orientar os alunos e os filhos sobre a forma ideal de sua utilização. Como toda mudança gera uma certa insegurança, muitos questionam os prós e os contras do uso das novas tecnologias de comunicação e informação no ensino. Para os pais, a dúvida é saber até que ponto os recursos tecnológicos são benéficos ao desenvolvimento escolar dos filhos. Entre outras preocupações que rondam os pais em relação ao assunto é saber se a criança deve ou não utilizar a Internet para fazer pesquisas e trabalhos escolares. Porém, o ato de copiar independe do meio utilizado, porque se hoje ele pode copiar da Internet, antes ele podia copiar da enciclopédia". "Os pais não devem deixar que as crianças substituam completamente os livros pelo Os princípios da educação A escola é um dos primeiros grupos sociais com o qual a criança tem contato fora de casa. Desde então, o bebê já começa a perceber a presença do pai, da mãe, dos irmãos, entre outras pessoas que o cercam", observa a pedagoga. As brincadeiras de rua também ajudam na socialização.. Essas atividades estimulam a coordenação motora e o movimento do corpo. Os pais devem se preocupar mais com a qualidade do que com a quantidade das brincadeiras e procurar estar mais presentes na vida dos filhos e conviver com eles", ressalta. Fonte: Fonte:

5 A tecnologia na Educação à Distância Educação a distância (Ead, também chamada de tele educação) é a modalidade de ensino que permite que o aprendiz não esteja fisicamente presente em um ambiente formal de ensino-aprendizagem. Pretendo aqui fazer algumas breves reflexões sobre o uso das chamadas "Tecnologias de Comunicação e de Informação - TCI" como suporte a ações de educação à distância (Ead). Sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, gostaria de refletir sobre possibilidades que se abrem quando exploramos bem alguns dos recursos inerentes a estes novos meios de comunicação e de produção intelectual. Fonte: Pretendo aqui fazer algumas breves reflexões sobre o uso das chamadas "Tecnologias de Comunicação e de Informação - TCI" como suporte a ações de educação à distância (Ead). Sem nenhuma pretensão de esgotar o assunto, gostaria de refletir sobre possibilidades que se abrem quando exploramos bem alguns dos recursos inerentes a estes novos meios de comunicação e de produção intelectual. Fonte:

6 ENTREVISTA COM A DIRETORA DA ESCOLA ESTADUAL DR. REBOUÇAS, ENSINO DE 1º E 2º GRAUS DE RIO BOM-PR, Sr.ª PEDRINA MARIA CORREA DE OLIVEIRA; (Junior) Bom dia existe computadores em sua escola? Quantos? E desde quando? (Pedrina) Sim, existe um laboratório com 10 computadores, já faz uns 10 anos aproximadamente. (Junior) Você acha que a tecnologia é importante na educação? Por quê? (Pedrina) Com certeza que é importante, pois assim os alunos conseguiram assimilar mais informações em menos tempo, além de estar interagindo com o mundo. (Junior) Você pode me dizer se depois que os computadores chegaram a sua escola, os alunos se interessaram mais pelas aulas? (Junior) Você pode me dizer se depois que os computadores chegaram a sua escola, os alunos se interessaram mais pelas aulas? (Pedrina) Sim os alunos se interessaram mais pelas aulas (risos) mas por aulas de informática, de certa forma, ajudou sim a ter menos vazão escolar. (Junior) Mas você não acha que os computadores não estão fazendo o inverso, ou seja, os alunos se interessam mais pelas aulas de informática e não se interessando por aulas tradicionais e mais importantes na base do aluno? (Pedrina) bem na verdade a tecnologia na educação, como eu já disse é muito importante, mas tem que saber usá-la, pois usar para ajudar no aprendizado, no conhecimento, na informação na pesquisa, esse é o papel da tecnologia na educação, não usar para brincadeiras e meios ilícitos. (Junior) O que você pensa o futuro das escolas, no que diz respeito à tecnologia? Eu acho muito promissor e sou muito otimista, acho que no futuro todos poderão ter seus computadores portáteis e assim dispensar os tradicionais cadernos. (Junior) Muito obrigado professora Pedrina. (Pedrina) De Nada.

7 A Maior Tecnologia da Educação marcio rufino · Belford Roxo (RJ) · 1/12/ :16 · Me pediram para fazer um poema sobre tecnologia e didática Mas há tantas provas, tantos estudos, tantos exercícios Mas há tantas provas, tantos estudos, tantos exercícios Que não consegui realizar a proeza de forma assim tão prática. Que não consegui realizar a proeza de forma assim tão prática. Me pediram para fazer um poema sobre didática e tecnologia Me pediram para fazer um poema sobre didática e tecnologia Mas há tantos problemas, tantos pensamentos, tantas técnicas Mas há tantos problemas, tantos pensamentos, tantas técnicas Que mesmo tentando buscar em vários discursos, em diversas teorias Que mesmo tentando buscar em vários discursos, em diversas teorias Não teve como atrair as palavras e organizar as métricas. Não teve como atrair as palavras e organizar as métricas. Mas quando o tema bate na porta do pensamento Mas quando o tema bate na porta do pensamento E este sente o fusco-fusco da inspiração Nascem divagações, fantasias e teoremas Nascem divagações, fantasias e teoremas Que tomem seus contornos e invadem a imaginação. Que tomem seus contornos e invadem a imaginação. Podem então na imprensa, filha de Gutenberg Na expansão marítima das Grandes Navegações, mãe da globalização Na expansão marítima das Grandes Navegações, mãe da globalização Na "Belle Époque", filha da industrialização Na "Belle Époque", filha da industrialização Na aventura intelectual da internet. Na aventura intelectual da internet.

8 Descubro que entre o desenho da letra no quadro negro a gi. Descubro que entre o desenho da letra no quadro negro a gi. A pintura da parede de pedra da caverna. Há o instrumento, a máquina, a mola propulsora e natural Que pela emoção, pelo ímpeto, pela ousadia Que pela emoção, pelo ímpeto, pela ousadia Cria as diversas linguagens e atinge suas metas. Cria as diversas linguagens e atinge suas metas. Entre o retroprojetor e o data-show Entre o retroprojetor e o data-show Entre o dvd e o vídeo cassete Entre o dvd e o vídeo cassete Há uma força geradora que a vida conclamou Há uma força geradora que a vida conclamou E em nossos valores o caminho remete. E em nossos valores o caminho remete. Entre a disciplina, a cultura e a preservação Entre a disciplina, a cultura e a preservação Entre a sabedoria, o conhecimento e o encanto Entre a sabedoria, o conhecimento e o encanto Eis a maior tecnologia da educação Eis a maior tecnologia da educação Que é o próprio elemento humano. Que é o próprio elemento humano.

9 LOUSA DIGITAL... Quadro negro é coisa do passado Quadro negro é coisa do passado Sabia que já existe a lousa digital, que grava toda a matéria dada e permite navegar na internet? Sabia que já existe a lousa digital, que grava toda a matéria dada e permite navegar na internet? A lousa digital já é usada por algumas escolas no Brasil. Foto: Colégio Dante Alighieri.

10 Algumas escolas já adotaram a tecnologia. É o caso do colégio Dante Alighieri, de São Paulo. A escola utiliza a lousa digital desde 2002 e garante que, com ela, as aulas são mais dinâmicas. “A lousa promove a interação dos alunos com o professor e é uma excelente ferramenta utilizada em sala de aula”. Como a lousa funciona de acordo com o programa utilizado, algumas instituições de pesquisas já investem na criação de novos sistemas. Os pesquisadores da Universidade de São Paulo em São Carlos, por exemplo, criaram o iClass, um programa com muitas funções. Além do computador ligado à lousa digital, o sistema é equipado por microfones, câmeras, filmadoras digitais, que permitem captar as imagens e o som das aulas. Depois, tudo pode ser visto novamente pela internet. Fonte:

11 IMAGINE O Imagine é um Software de Autoria, Linguagem de Programação LOGO, Software gráfico e Software de animação. O programa Imagine é uma ferramenta indispensável para o desenvolvimento de uma nova educação criativa. É um software voltado para aplicações educacionais. Permite a criação de Projetos Multimídia, apresentações para Aulas, Palestras, Livros Eletrônicos com animação e interação, Catálogos, CDs Institucionais e Educativos, Ambientes de Simulação... Reúne em si todos os atributos necessários que possibilitam a desenvolvimento desde projetos profissionais a projetos pedagógicos adequados as diretrizes dos PCN. De forma geral, podemos dizer que Softwares de Autoria são programas que permitem aos usuários a criação de seus próprios trabalhos para publicação ou aplicação em ambiente multimídia, internet ou outros. Um Software de Autoria deve ser equipado com diversas ferramentas que permitem o desenvolvimento de projetos multimídia, agregando elementos como sons, imagens, vídeos, textos, animações, etc.

12 SP e Microsoft lançam programas de tecnologia na educação SP e Microsoft lançam programas de tecnologia na educação Patricia Alfieri da Silva O Governo do Estado de São Paulo e a Microsoft firmaram nesta terça-feira, 14/10/08, parceria para promover a educação pública com apoio da tecnologia da informação. O acordo, assinado com a presença do governador José Serra e o presidente mundial da Microsoft, Steve Ballmer, prevê que todos os alunos e professores de escolas estaduais, do ensino básico e técnicas, passarão a ter gratuito e acesso a novas tecnologias digitais e a informações sobre educação e internet. “Essa rede corporativa vai facilitar muito a comunicação. Não se trata apenas de que vai abrir uma conta e vai usar a conta, mas vai facilitar muito a integração de toda a comunidade envolvida das escolas com os alunos, da secretaria com as escolas, enfim, é um passo adiante muito importante nessa área de informática no estado de São Paulo. É o maior convênio do mundo nessa matéria, em termo de volume de pessoas que serão beneficiadas”, disse o governador. Serão beneficiados pela parceria quase 5,5 milhões de alunos, professores, diretores, supervisores, dirigentes de ensino e professores-coordenadores da rede estadual de Ensino Fundamental e Médio, além do Centro Paula Souza, que administra Escolas Técnicas (Etecs) e Faculdades de Tecnologia (Fatecs) do Estado de São Paulo. A parceria não terá qualquer custo ao governo do Estado. Os s poderão ser acessados de qualquer lugar, via webmail. O número de registro do aluno e o número do cadastro funcional dos professores serão as senhas de acesso ao site de criação das contas. A capacidade de cada será de 5 GB (gibabites). O programa tem a mesma tecnologia de bloqueio de lixo eletrônico utilizada pelos e- mails do Hotmail, que evita o recebimento de mensagens de risco.

13 Os alunos e professores da Secretaria da Educação poderão criar seus s acessando o site e informando número de registro na rede e dados pessoais. Os s de alunos e professores serão formados pelo prefixo “nomesobrenome” e terá os No Centro Paula Souza, os formatos para alunos e professores serão os mesmos, mas com os A parceria também proporcionará aos alunos do Centro Paula Souza acesso a um portal de ensino à distância com o software Learning Essentials, com dicas sobre redação e formatos de relatórios e apresentações e conteúdo básico de inclusão digital, além de acesso gratuito a ferramentas de desenvolvimento da Microsoft. Esse acesso se dá por meio de um programa denominado Dreamspark, que oferece a estudantes de todo o planeta que comprovem estar cursando o nível superior acesso gratuito a softwares de desenvolvimento, com o objetivo de permitir seu aprimoramento em educação tecnológica. Com o anúncio de hoje, o Brasil torna-se o primeiro país no mundo a oferecer essas ferramentas para alunos do ensino técnico e treinamentos específicos. A parceria propiciará, ainda, a 14 mil estudantes de computação, treinamento gratuito de capacitação para o mercado de trabalho, denominado Students to Business (S2B). Fontes de Consulta: Fontes de Consulta:

14 CHARGE

15

16 Precisa-se de 2 professores de informática para trabalhar no sul do estado. Quem se interessar favor comparecer na secretaria de educação. Escola Capivari contrata técnico de informática para trabalhar meio período com salário inicial de R$700,00. Tratar no número: TCS Informática.Aqui seu futuro está garantido. Aulas de Hardware, Informática Básica, Corel, Photoshop entre outros. Tel..: Escola Durval de Andrade convida à todos desta cidade para uma exposição tecnológica onde serão apresentadas palestras e muito mais. Escola de Informática contrata professor de Hardware com no mínimo 2 anos de experiência. Tratar no celular: Colégio Sakura Hiroshi venderá seus computadores para arrecadar dinheiro para reforma da mesma. Interessados comparecer na escola no dia 10/07. Vende-se Escola de Informática localizada na Rua Santo Antonio nº 1254, próximo ao centro. Interessados falar com Juan no local ou no telefone: Aluga-se Escola de Informática localizada na área central. Valor do aluguel é de R$ 750,00 mensais. Interessados tratar com Hayadashi Imóveis. Tel.: Vende-se Computador para fins escolares com Processador Core i7, 8GB, HD 1024GB.Tratar com Jony Brawn Escola de Informática e Inglês. No XP Informática. Tecnologia e Educação acima de tudo. Aulas de Informática Básica e Avançada á partir de R$ 50,00. Tel.:


Carregar ppt "JORNAL EDUCACIONAL ACADÊMICOS: GISLAINE,INGRID,PATRICIA, ROBSON,JHONATAN,TIAGO,GUILHERME, HÉLIO,MAURO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google