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I MAGEM P ÚBLICA. I NTRODUÇÃO Em Rotary “Imagem Pública” é, na verdade, Relações Públicas. No mundo inteiro usa-se esta termologia. No Brasil a profissão.

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1 I MAGEM P ÚBLICA

2 I NTRODUÇÃO Em Rotary “Imagem Pública” é, na verdade, Relações Públicas. No mundo inteiro usa-se esta termologia. No Brasil a profissão de Relações Pública é regulamentada por Lei, e em função disto apenas pessoas formadas na área podem utilizar-se da termologia. Assim sendo, no Brasil usamos “Imagem Pública”. Quando falamos em imagem, necessariamente remetemos a esta profissão e todas as ferramentas das quais ela se utiliza para gerar relacionamento entre pessoas/empresas/ONGs/marca, construir imagem, gerar reputação, promover produtos, serviços e tudo mais. Diferentemente de “Assessoria de Imprensa”, que é uma das funções das Relações Públicas, o cuidar da Imagem Pública de um clube é bem mais amplo. Beneficia o seu clube, sócios, agrega valor aos projetos, funciona como DQA e muito mais !

3 P ÚBLICOS Para se trabalhar a imagem de um clube de Interact, precisamos primeiro saber quem são os públicos com quais nos relacionamos. O exercício é bem simples, basta elencar cada grupo com os quais o seu clube se relaciona, vejamos um exemplo: • Rotary padrinho • Interact do Distrito • Governadoria • Colégios da região (para DQA) • Governo (para uso do espaços públicos) • Rotaract do Distrito • Demais Interact do mundo • Imprensa (jornais, sites do município) • Empresários da região • Comunidade na qual se está inserido • Lideres da comunidade • Responsável pelo espaço onde o Interact se reúne

4 T RABALHANDO A “I MAGEM P ÚBLICA ” Como já definimos, a imagem pública é a comunicação que um clube desenvolve, como um todo e em seu sentido mais amplo. O uso do PIN, por exemplo, é uma forma de se comunicar. Um evento realizado pelo clube é uma forma de comunicação, um simples encontro com um rotariano é uma forma de construir a “Imagem Pública” de seu clube. As principais funções deste trabalho são: • Atrair sócios / Manter Sócios • Desmistificar que Interact é “chato” e apenas um trabalho social • Prestar contas para a comunidade, padrinhos, família rotária e sócios • Captar recursos • Engajar líderes, instituições e doadores/voluntários • Valorizar o Interact

5 E DENTRO DESTAS PRINCIPAIS FUNÇÕES ESTÃO AÇÕES COMO : • Usar o PIN • Usar a camiseta do Club • Logotipo do club • Postura em reuniões e eventos onde estamos como “Interact” • s dentro e fora do clube • Festivas • Reuniões • Marco Rotário

6 P ARA SE COMUNICAR BEM, TEMOS QUE : Ter o nosso objetivo muito claro: Se pretendemos prospectar sócios, se queremos prestar contas, se queremos chamar pessoas para um evento, se queremos pautar a imprensa Definir muito bem o público que iremos interagir/queremos atingir para, assim, adequar o como faremos a nossa ação Ter um discurso alinhado. Mais do que falar do seu club, fale do Interact como um todo, como instituição GLOBAL, isto valoriza e beneficia a todos! Conheça o tema que você irá falar, se é sobre a sua comunidade, sobre um projeto, ou sobre uma ação do Rotary (Pólio,etc)

7 T RABALHANDO COM A I MPRENSA A imprensa, seja ela do seu bairro, de uma escola ou a grande imprensa, não publica qualquer coisa. O que é interessante para você, muito provavelmente não será para eles! O trabalho da Imagem Publica do club é justamente este, deixar uma notícia interessante para o jornalista. E do que eles gostam? É fácil: • Fotos, muitas fotos diferentes, que contem histórias e que sejam bem tiradas • Números; pessoas que participaram da ação, pessoas que foram beneficiadas pela ação, quantidade de alimentos/roupas/qualquer coisa doados, etc... • Histórias de pessoas que foram beneficiadas, como a ação mudou a realidade delas. o De maneira genérica podemos trabalhar os demais públicos de maneira conjunta dentro de pequenas ações. Quando uma aproximação maior se faz necessária, é preciso definir e criar ações especificas para o objetivo que se pretende atingir.

8 BLOG Ter e MANTER um site é um ótimo passo para um Interact. • Apresentar o Club (membros/ações) • Aproximar o Club da comunidade • Manter e contar a história do club • Divulgar iniciativas e obter voluntários • Compartilhar fotos e conquistas do club • Manter os demais clubes e a comunidade informados sobre o andamento do seu club.

9 A LGUMAS DICAS PARA ESCREVER BEM : Fale dos outros e não apenas vocês. Valorize e elogie o outro ou os membros dos outros clubs Traga conteúdo relevante e diferente, mas que se relacione ao Interact como um todo (amizade, companheirismo, viagens, culturas diferentes, culinária, trabalho voluntário, etc) Conte histórias – Pessoas adoram histórias Evite Adjetivos – eles empobrecem o texto e o torna cansativo Escreva corretamente – abreviações são aceitáveis mas NÃO ERROS DE PORTUGUÊS “Call to action” – convide as pessoas a participar, comentar ou compartilha o que leram Desmistifique que Interact é apenas trabalho social. É muito mais do que isso é amizade, desenvolvimento pessoal, companheirismo, diversão...

10 Além do blog ou homepage o clube pode criar uma fã page no facebook, ou um twitter, conta no Flickr, Picasa, YouTube ou até um podcast. Na mídia moderna tudo é válido, mas, tenha em mente: são mídias sociais, ou seja, precisam ser sistematicamente atualizadas, do contrário, perde a finalidade. Não adianta criar e abandonar. É preferível adotar uma ou duas delas do que ter várias mídias abandonadas, desatualizadas, largadas.

11 C ONCLUSÃO

12 PARA VENCERMOS COMO INTERACT, TEMOS QUE :

13 COMO PROMOVER A IMAGEM DO SEU CLUBE

14 1º - Escolha alguém do meio ou alguém com bom trânsito na mídia, 2º - Divulgue tudo de bom que o clube faz ou está por fazer. * Jornais * Rádio * Televisão * Internet * Outdoors * Blogs * Sítios eletrônicos * Redes sociais (facebook, YouTube, etc) * Boletim do clube ou corporativos * Mídias especializadas em determinados assuntos, como saúde ou educação.

15 • Quer notícias interessantes, com apelo popular  Quer receber o material organizado e bem explicado  Quer tratar com um interlocutor direto, objetivo e conhecedor do assunto a ser divulgado  Quer objetividade e não futilidades

16 COMO ESCREVER UM RELEASE À MÍDIA? - Escolha uma razão forte pela qual o artigo deve ser veiculado, e use-a para dar direcionamento ao resto do texto. - Não deixe de informar sobre a importância que o Rotary exerce no mundo, sendo uma rede global de voluntários. - Envie por e coloque-se à disposição da mídia para maiores detalhes sobre a matéria.

17 O QUE DEVE CONTER O RELEASE - QUEM? O enfoque principal. A pessoa ou grupo de pessoas principal do caso relatado. - O QUÊ? O evento ou projeto no qual o clube está envolvido. - ONDE? Endereço completo do local do evento. - QUANDO? Horário e data do evento ou o período de tempo envolvendo a pessoa ou projeto (seja ele a realizar ou já realizado). - POR QUÊ? Motivo que faz o evento, pessoa ou projeto relevante o suficiente para que o público tome conhecimento.

18 PARA QUEM ENVIAR OS RELEASES: - Todos os órgãos de imprensa da sua cidade e região - Crie uma Mala Direta de s - Envie para o SITE DO DISTRITO e para a CARTA MENSAL!!! - Endereço: - Envie também para a revista BRASIL ROTÁRIO - Endereço:

19 C RÉDITOS Treinamento feito pelo Chairman ( Geraldo Bertolucci Júnior ) da comissão de imagem pública do Rotaract do Distrito 4560 oferecido na ADIRC da gestão 2013/2014. Adaptado para o Interact Club.


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