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A transformação pela EXCELÊNCIA EM GESTÃO

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Apresentação em tema: "A transformação pela EXCELÊNCIA EM GESTÃO"— Transcrição da apresentação:

1 A transformação pela EXCELÊNCIA EM GESTÃO
- VIII Congresso do SICOMERCIO - 6/11/2007 Antonio Tadeu Pagliuso Superintendente Geral

2 FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE

3 MISSÃO Disseminar os fundamentos da excelência em gestão para o aumento de competitividade das organizações e do Brasil. VISÃO 2010 Ser um dos principais centros mundiais de estudo, debate e irradiação de conhecimento sobre a excelência em gestão.

4 “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”
Rede Brasileira da Qualidade, Produtividade & Competitividade -16 ANOS DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO- “Um Brasil melhor se faz com qualidade de vida para todos”

5 Destaques 54 16 +10 MILHÕES ~5.000 534.000 +1.000.000 +32.000 +15.000
MOVIMENTOS DA QUALIDADE, PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE 16 ANOS DE MOVIMENTO +10 MILHÕES PESSOAS RELACIONADAS COM O MEG ~5.000 ORGANIZAÇÕES USUÁRIAS DO MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO ® - MEG CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DISTRIBUÍDOS HORAS DE TRABALHO VOLUNTÁRIO VOLUNTÁRIOS NA COMUNIDADE DA QUALIDADE MEMBROS APOIADORAS DA REDE QP&C 2.103 PREMIADAS 15.321 CANDIDATAS PRÊMIOS NACIONAL, REGIONAIS E SETRORIAIS Dados atualizados até setembro/2007

6 CONTEXTO SOCIAL, TECNOLÓGICO E ECONÔMICO E A EXCELÊNCIA EM GESTÃO

7 G.ARONSON CASA CENTRO MESBLA Bamerindus

8 Novos paradigmas nas organizações
Redes e integração horizontal. Pirâmide e integração vertical. Estrutura Competição e cooperação, “globalidade” e relacionamento de qualidade. Competição, regionalidade e relacionamento utilitário. Interação Partes integrantes do ecossistema da organização. Restrições sujeitas a considerações de custo/benefício. Sociedade e meio ambiente Sistema vivo, ecossistema, interdependência e adaptabilidade. Máquina como metáfora, sistema isolado e independente. Organizações Turbulência, descontinuidade e mudança exponencial. Estabilidade, mudança progressiva e linearidade. Ambiente Externo Para De

9 Novos paradigmas nas organizações
(continuação) Maior conteúdo intelectual e o trabalho experiência mais rica e desafiadora. Automação. Mais tecnologia, menos pessoas. Tecnologia da Informação Função da escola e organização. Aprendizado contínuo para toda a vida. Função da escola e que se aprende uma vez para o resto da vida. Aprendizado/ educação Crescimento exponencial e acesso universal. Crescimento linear e acesso restrito. Conhecimento Cultural, distribuída e abrangendo o ecossistema. Localizada, tarefa de experts. Inovação Avaliação subjetiva de ativos intangíveis. Avaliação objetiva de ativos tangíveis. Percepção de Valor Líder: mentor, focalizador e símbolo.Liderança distribuída e abrangente. Comando e controle, liderança centralizadora e restrita à organização. Liderança Para De

10 Posicionamento Conceitual
“A FNQ entende as organizações como sistemas vivos, integrantes de ecossistemas complexos com os quais interagem e dos quais dependem” “A excelência em uma organização depende fundamentalmente de sua capacidade de perseguir seus propósitos em completa harmonia com seu ecossistema”

11 DESEMPENHO DAS ORGANIZAÇÕES BRASILEIRAS
Estudo SERASA e FNQ

12 O estudo foi elaborado a partir de uma amostra de 130 demonstrativos contábeis de empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade, com o objetivo de avaliar o desempenho destas empresas com o desempenho das demais empresas dos respectivos setores de atuação. Os índices econômicos-financeiros das empresas membros da Fundação Nacional da Qualidade foram comparados ao desempenho das empresas do setor em que atuam, durante um período de sete anos. Para as empresas holdings utilizou-se o demonstrativo consolidado do grupo. Considerou-se todas as demonstrações financeiras independente do ano de filiação ou premiação.

13 EVOLUÇÃO DO FATURAMENTO
Variação acumulada, descontada a inflação (IGPM) Serviços 31,6 Indústria 54,0 29,8 34,9 22,4 30,8 Comércio 85,5 51,9 40,5 Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

14 % sobre o faturamento líquido
MARGEM EBITDA % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

15 % sobre o faturamento líquido
MARGEM DE LUCRO % sobre o faturamento líquido Indústria Serviços Comércio Estudo SERASA/FNQ Membros da FNQ e usuários do MEG Setor Setor Grandes Empresas

16 MODELO DE EXCELÊNCIA EM GESTÃO®

17 Principais Prêmios / Modelos de Excelência em Gestão
Japan Quality Award Fundação Européia da Qualidade Malcolm Baldrige Fundação Nacional da Qualidade - FNQ Singapore Quality Award Australia Quality Award South Africa Quality Award + de 75 prêmios, em 100 países

18 Modelo Brasileiro de Excelência em Gestão®

19 Modelo de Excelência em Gestão®
O Modelo de Excelência em Gestão (MEG) está alicerçado sobre um conjunto de conceitos fundamentais e estruturado em critérios e requisitos, que expressam a compreensão sobre a Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam esses conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de classe mundial, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar à mudança. Além disso, o modelo utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn).

20 Fundamentos da Excelência
“Expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e que se traduzem em práticas ou fatores de desempenho encontrados em organizações líderes de “Classe Mundial”, que buscam constantemente se aperfeiçoar e se adaptar às mudanças globais.”

21 Fundamentos da Excelência
1. Pensamento sistêmico 2. Aprendizado organizacional 3. Cultura de inovação 4. Liderança e constância de propósitos 5. Visão de futuro 6. Orientação por processos e informações 7. Geração de valor 8. Valorização de pessoas 9. Conhecimento sobre o cliente e o mercado 10. Desenvolvimento de parcerias 11. Responsabilidade social

22 CRITÉRIOS DE EXCELÊNCIA

23 Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 1 Liderança 1.1 Sistema de liderança 1.2 Cultura da excelência 1.3 Análise do desempenho da organização 2 Estratégias e planos 2.1 Formulação das estratégias 2.2 Implementação das estratégias 3 Clientes 3.1 Imagem e conhecimento de mercado 30 3.2 Relacionamento com clientes 30 4 Sociedade 4.1 Responsabilidade socioambiental 4.2 Ética e desenvolvimento social 5 Informações e conhecimento 5.1 Informações da organização 20 5.2 Informações comparativas 5.3 Ativos intangíveis

24 Critérios de Excelência - 2007
Critérios e Itens Pontuação Máxima 6 Pessoas 6.1 Sistemas de trabalho 6.2 Capacitação e desenvolvimento 6.3 Qualidade de vida 7 Processos 7.1 Processos principais do negócio e dos processos de apoio 50 7.2 Processos de relacionamento com os fornecedores 7.3 Processos econômico- financeiros 8 Resultados 8.1 Resultados econômico - financeiros 8.1 Resultados relativos aos clientes e ao mercado 100 8.3 Resultados relativos à sociedade 8.4 Resultados relativos às pessoas 8.5 Resultados dos proc. principais do negócio e dos proc. de apoio 100 8.6 Resultados relativos aos fornecedores Total de Pontos

25 O caminho para excelência
Classe Mundial Nível de Maturidade Estado da Arte Excelência Implementando as práticas de gestão Rumo a Excelência Compromisso com a Excelência Esforço

26 CONHECIMENTO DISPONÍVEL

27 CURSO VIRTUAL DO MEG (GRATUITO) Portal FNQ (www.fnq.org.br)

28 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau)
Webcasting Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007 Jorge Gerdau Johannpeter (Gerdau) Sucessão Familiar 02/08/2007

29 CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO DA EXCELÊNCIA EM GESTÃO
Critérios de Avaliação utilizados por organizações com altos níveis de maturidade da gestão Posicionamento conceitual da FNQ Contexto social, tecnológico e econômico Conceitos Fundamentais da Excelência em Gestão Critérios de Avaliação utilizados por organizações com níveis de maturidade da gestão iniciais e intermediários

30 RELATÓRIOS DA GESTÃO E RELATÓRIOS DOS COMITÊS TEMÁTICOS

31 SÉRIE CADERNOS DE EXCELÊNCIA E SOFTWARE DE AUTO-AVALIAÇÃO
Visão global do ciclo do PDCL, gestão de melhorias, enfatizando a auto-avaliação Visão global do modelo, seus fundamentos e sua aplicação Cadernos Liderança, Estratégias e Planos, Clientes, Sociedade, Pessoas, Processos e Resultados Software de Diagnóstico Convênio

32 Muere lentamente, quien abandona un proyecto antes de iniciarlo, no preguntando de un asunto que desconoce o no respondiendo cuando le indagan sobre algo que sabe. Evitemos la muerte en suaves cuotas, recordando SIEMPRE que estar vivo exige un esfuerzo mucho mayor que el simple hecho de respirar. Solamente la ardiente paciencia hará que conquistemos una espléndida felicidad. Muere lentamente quien evita la pasión del cambio quien prefiere el negro sobre el blanco y los puntos sobre las "ies" a un remolino de emociones... Muere lentamente quien se transforma en esclavo del hábito, repitiendo todos los días los mismos trayectos…quien no cambia de marca, quien no arriesga vestir un color nuevo y no le habla a quien no conoce…. PABLO NERUDA


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