A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides."— Transcrição da apresentação:

1 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Contato com a imprensa •O que pensam os jornalistas •O que vamos fazer? Deloitte1

2 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Any use of client names, descriptions of client engagements, and any other direct or indirect references to clients or engagements in Business Communications should be in accordance with the policy on client confidentiality of the Deloitte U.S. Entities. (See Section 10240, Confidentiality of Client Information.) The use of clients’ intellectual property, including trademarks, registered names, logos, music, etc., should be used in Business Communications in accordance with Administrative Policy Release 116, Copyright and Other Intellectual Property Rights — Infringement Issues. Policy Release 116: https://www.deloittenet.com/AboutDeloitte/Firm_Policies_Func_ KM/Admin_Policy/100_General_Policies/Apr116CopyrightInfrin gementapprovedJune2002.htm DPM 10640: If you use “Deloitte” in a document, you must include the appropriate footnote defining what “Deloitte” means in the context of the document. Please note that a definition footnote is needed on the page that includes the first mention or use of the word “Deloitte.” Delete footnote from this page if not needed and this box and arrow. See About Deloitte > The Deloitte Brand > U.S. Brand & Reputation > Guidance on using the “Deloitte” masterbrand. Fala, jornalista! Setembro/2012 Uma sobre o que pensam os profissionais de redação/

3 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Quem? Realizada de forma on-line, entre os dias 13/08 a 31/08, a pesquisa “Fala, jornalista!” contou com 711 respondentes Deloitte3

4 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Perfil do respondente Deloitte4 Jornal impresso Revista impressa Site TV Rádio Agência de notícias Outros Resposta única

5 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Deloitte5 Principais percepções

6 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais percepções •Meios mais utilizados para obter pautas: ‒ Telefone ‒ Releases •Jornalistas consideram o envio de informações e releases necessário, porém mal praticado. •Twitter da empresa e Fan Pages são os mais acessados na busca de suas pautas. •Coletiva de imprensa online facilita a participação do jornalista e é considerada uma forma ágil e moderna de se comunicar com os profissionais. Deloitte6

7 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Deloitte7 A atividade da assessoria é vista como facilitadora, principalmente quando beneficia a interação com as fontes. 68% dos jornalistas a procuram para agilizar o contato quando a fonte é desconhecida.

8 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ “ •Ruim para 28% dos entrevistados. •O tamanho da equipe é menor que o necessário para suprir a demanda, conforme apontam 72% dos respondentes. Deloitte8 Relacionamento com assessores

9 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Deloitte9 Principais resultados

10 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. Deloitte10 Seu dia a dia de trabalho

11 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Deloitte11 Meios mais utilizados para obter informações ou fontes para desenvolver pautas e entrevistas (%) (Resposta múltipla) (*)Facebook, Twitter, Linkedin etc Demais resultados (%):Veículos concorrentes (10), Websites de empresas (8,4 ), Press Kits (5,6), Material impresso enviado à redação(4,5), Coletivas online(0,4), Webconferences em geral(0,4), Outros(8,2). Dentre os editores (%):Veículos concorrentes (14,3), Websites de empresas(10,7), Press Kits(9,4), Material impresso enviado à redação (7,0), Coletivas online (0,4), webconferences em geral (0,4) * Entrevistas por telefone Releases Entrevistas pessoais Mídias sociais* Entrevistas por Coletivas presenciais Não resposta: 23,1% Dentre os editores, o meio mais utilizado para obter informações é o release, seguido de entrevistas por telefone. Não resposta: 1,6%

12 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Interessante poder receber informações mais completas e detalhadas É preciso encontrar meios que ajudem o jornalista a filtrar melhor as informações recebidas Mesmo não pesando na minha caixa postal, eu prefiro receber só textos Com a internet, tornou-se possível o encaminhamento de informações para a imprensa de forma mais completa, utilizando recursos multimídia, com textos, fotos e vídeos (sem pesar na caixa postal). O que você pensa sobre essa "nova" realidade? (%) (Resposta única) “ Os releases pesam muito na caixa postal e, geralmente, os textos são enormes e desinteressantes, assim como as fotos. Só deveriam enviar fotos quando forem mesmo de grande importância, ou quando o jornalista pede. Nesse caso o CD é mais interessante.”

13 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Deloitte13 “Qualidade da informação e conexão com a linha editorial do jornal.” “Quase nunca abro, pois geralmente são assuntos que pouco interessam aos leitores.” “Quando o título vem como "Aviso de Pauta" ou "Sugestão de Pauta". Título da mensagem Nome do cliente da assessoria no remetente da mensagem Mensagem personalizada Nome da empresa de assessoria no remetente da mensagem Nome do assessor no remetente da mensagem Follow up realizado pela assessoria Razões que levam jornalistas a abrirem um enviado por uma assessoria (%) (1 – Muito importante; 6 – Menos importante) (Resposta única) 1,0 2,6 3,3 3,8 4,0 4,2 * (*) Valores referem-se a média

14 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Deloitte14 Amostra total: Necessário, porém mal praticado, pois recebo muito material inútil Necessário, pois aproveito a maioria do material que recebo Desnecessário, pois não preciso de material de terceiros para minha produção diária Uma atividade condenável, pois configura uma prática de SPAM Editores: Envio de informações e releases para assessorias é considerado (%): (Resposta única) Jornalistas consideram o envio de informações e releases necessário, porém mal praticado pela quantidade de material inutilizado. Apenas 7% da amostra aproveita a maior parte do material recebido. Não resposta: 25% Não resposta: 4%

15 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Deloitte15 Não utilizo redes sociais para esse tipo de trabalho Twitter da empresa Fan Pages Perfil do assessor no Facebook Perfil do porta-voz no Facebook Twitter do porta-voz Outro Seu dia a dia de trabalho 28,9 20,8 18,7 8,7 7,6 6,6 6,1 Editores:Amostra total: Editores apresentam maior percentual em relação a amostra total, no que diz respeito a não utilização de redes sociais para obter informações sobre pautas. 43,9% utilizam raramente blogs para essa finalidade. Redes sociais mais acessadas para obter informações sobre pautas (%): (Resposta única)

16 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte16 Convites recebidos para participação de coletivas de imprensa* (Resposta única) (*) Média ponderada da questão “Quantos convites para participar de coletiva de imprensa você recebe em um mês?” e “Destes convites, quantos você aceita e efetivamente comparece ao evento?”. Em média, a amostra aponta que, se recebe, 7 convites em um mês para participar de coletivas de imprensa. Editores são os que mais recebem tais convites, em média, 10 em um mês, dentre os quais 3, são aceitos. Dentre os convites recebidos, aproximadamente 2 são aceitos.

17 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Razões que levam jornalistas a recusarem um convite para de coletiva de imprensa * (1  Mais importante; 6  : Menos importante) % 17 “A maioria dos convites só querem promover um produto ou determinada pessoa, e normalmente não há conteúdo relevante para uma reportagem. Os assessores de imprensa convidam para fazer número - isso é o que parece - sem lhe oferecer uma pauta.” “As principais novidades são enviadas depois da coletiva” “Como trabalho em veículo especializado, coletivas não agregam muito, pois as informações, até pelo público, geralmente são pouco específicas para o meu leitor.” Meu veículo tem como política não participar de coletivas Trabalho somente com informações exclusivas O tempo que se gasta com deslocamento não justifica a ida às coletivas As coletivas promovidas têm pouca relevância Os convites não são foco da minha editoria O enxugamento das redações provocou acúmulo de trabalho, tornando o tempo do jornalista mais escasso 5,3 4,2 3,4 2,8 2,4 2,2 (*)Resultado obtido por meio de média ponderada, em que 1 = concordo totalmente; 2 = concordo em partes; 3 = Discordo totalmente

18 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Percepção sobre coletiva de imprensa por internet (%) Deloitte18 Facilita a participação do jornalista É uma forma ágil e moderna de se comunicar com jornalistas É uma forma de democratizar o acesso às informações e ter mais audiência É uma perda de tempo, pois as coletivas não me agregam nada 85% dos respondentes apontam que assistem a coletiva on-line, caso seja de um tema relevante para sua editoria. 15% não participam de coletivas on-line de forma alguma. (Resposta única)

19 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte19 Jornalistas consideram que é comum encontrar nas salas de imprensa informações desatualizadas.5,8% dos entrevistados não visitam salas de imprensa on-line. É comum encontrar nos sites de empresas informações para jornalistas desatualizadas, o que é ruim para a imagem da empresa Ter somente uma lista de releases disponíveis no site não resolve. A seção precisa fornecer uma diversidade de informações, como fotos, estatísticas, comunicados etc Qualquer empresa que se preocupe com sua imagem tem por obrigação manter em seu site uma área para jornalistas Normalmente não encontro nelas as informações que procuro Não visito salas de imprensa online Avaliação das salas de imprensa que empresas mantém em seus sites na internet (%)* Concordo totalmente Concordo em partes Discordo totalmente 1,2 1,3 1,8 2,7 (*)Resultado obtido por meio de média ponderada, em que 1 = concordo totalmente; 2 = concordo em partes; 3 = Discordo totalmente

20 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte20 Informações necessárias para a sala de imprensa (%) (Resposta multipla) * Releases recentes e com informações atualizadas Estatísticas e pesquisas Arquivo fotográfico Artigos e posicionamento da empresa sobre questões atuais Calendário de eventos dos quais a empresa participará Biografia de porta-vozes Arquivos de vídeo Arquivos de áudio Outros *

21 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte21 O trabalho das assessorias é visto como facilitador para 40,8% da amostra. 2,1% apontam o inverso. A atividade da assessoria apoia o trabalho do jornalista, principalmente quando facilitam a interação com as fontes, conforme apontam gráficos abaixo: Quando facilitam a interação com fontes Quando compartilham informações e pautas exclusivas Quando ajudam a complementar informações Quando compartilham releasesem geral Outras Quando facilitam a interação com fontes Quando ajudam a complementar informações Quando compartilham informações e pautas exclusivas Quando compartilham releases em geral Outras Editores (%) Amostra total (%) Resposta única

22 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte22 Enviar prontamente informações sobre o assunto em questão Viabilizar entrevista com porta-voz Sugerir novas pautas, com enfoques criativos Distribuir releases, avisos de pauta e notas Encaminhar pautas exclusivas ImpressosSiteTVDemais 38,236,832,326,6 21,913,216,720,3 10,313,213,510,1 3,74,72,13,8 2,84,74,21,3 Funções do assessor de imprensa que mais colaboram para o desenvolvimento de matérias (%): (Resposta única) Veículo atuante

23 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte23 Relacionamento com os jornalistas Conhecimento do assunto que divulgam Conhecimento do funcionamento da imprensa Qualidade do material encaminhado às redações Qualidade, exclusivamente dos textos dos releases Agilidade nas respostas O relacionamento dos assessores com os jornalistas e a qualidade do material encaminhado às redações, é avaliado como ruim por 28,2% e 24% dos respondentes, respectivamente. Dados em % (Resposta única)

24 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte24 Às vezes, quando o assessor tem mais dados a acrescentar ou algum personagem para sugerir Nunca Sempre Somente quando não respondo ao enviado com a sugestão de pauta Circunstância em que o follow-up é válido (%) (Resposta única) Para 65,4% dos respondentes, o follow-up é válido às vezes, quando o assessor tem mais dados a acrescentar ou algum personagem para sugerir

25 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seu dia a dia de trabalho Deloitte25 Querer "vender o peixe" do cliente de qualquer jeito Não dominar o assunto Ligar em dia/horário inadequado Outro Erros mais graves cometidos por assessores (%) (Resposta única) Quando questionados sobre os erros mais graves cometidos por assessores, 53% dos jornalistas responderam o item “querer vender o peixe do cliente de qualquer jeito.

26 Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides 7.40 cm 2.91 Inches 6.00 cm 2.36 Inches 8.00 cm 3.15 Inches  cm  4.61 inches 0.50 cm  0.2 inches   0.50 cm  0.2 inches cm  4.61 inches  To view Deloitte drawing guides: 1.Right-click on slide and select ’Grid and Guides...’ 2.Check ’Display drawing guides on screen’ 3.Select ’OK’ Principais resultados Seus valores e seu setor de atuação Empresa que melhor se comunica com o jornalista (%)* Deloitte26 (*) Quanto maior o tamanho da palavra ou expressão abaixo, maior a quantidade de citações identificadas nas respostas das empresas entrevistadas.


Carregar ppt "Deloitte screen small Jan 2010 ©2012 Deloitte Touche Tohmatsu. Todos os direitos reservados. White markers indicate position of Deloitte Drawing Guides."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google