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APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo.

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1 APRESENTAÇÃO No começo de 2009 a Prefeitura Municipal de Ocara, com a formação do Grupo de Estudos e Pesquisas, deu início a um projeto pioneiro em todo o país. Este grupo é composto por funcionários de todas as secretarias que vêem sendo capacitados para levantar, processar e analisar informações. O objetivo deste grupo é que a administração passe a ter um maior controle sobre o desenvolvimento e impacto das suas ações, além disso, pretende-se que essas próprias ações sejam desenvolvidas a partir do conhecimento prévio das demandas, necessidades e expectativas da população. O primeiro teste de campo do Grupo de Estudos e Pesquisa foi a realização de uma pesquisa sobre o comércio local. Esta pesquisa foi realizada na sede do município e foram entrevistadas 335 pessoas, o que corresponde a uma margem de erro de aproximadamente 5,7%. A seguir apresentamos os principais resultados deste trabalho.

2 APRESENTAÇÃO Quanto à forma de repartição da renda no orçamento familiar, foi pedido que cada entrevistado numerasse, entre diversos itens apresentados, qual seria a maior despesa da família, depois a segunda maior, a terceira e assim por diante; atribuindo a estes itens pesos que variaram de 1 a 8, sendo 1(um) para a menor despesa e 8(oito) para a maior.. Assim pode-se através da média obtida para cada item, estimar, de forma geral, de que forma as famílias da sede de Ocara, reservam sua renda para o orçamento familiar. Alguns entrevistados, com renda familiar muito pequena, simplesmente não tinham incluído em seus gastos alguns itens como educação, lazer, telefonia, etc. A distribuição de custos com o Orçamento Familiar dos entrevistados é composta conforme o gráfico abaixo. E as médias obtidas para cada item foram as seguintes:

3 DESPESAS COM ALIMENTAÇÃO Quando perguntado ao entrevistado qual era o gasto mensal com alimentação, a média obtida foi de quase R$ 300,00 por mês com o item alimentação. Valendo que se ressalte que 32% das famílias gastam até ½ salário mínimo com alimentação (R$ 232,50). Pelas tabelas de distribuição do orçamento familiar, a alimentação representa 22% do orçamento familiar. Analisando os respondentes de forma geral, o estudo pôde detectar que uma parte das famílias gasta mais do que a renda mensal familiar, que possui, com alimentação. Esse fato aponta a importância que tem o crédito informal (vender / comprar fiado) na economia local, tanto que esse fator é mais tarde apontado como uma das qualidades do comércio local. 9 (nove) entrevistados não souberam ou não quiseram divulgar os gastos com alimentação..

4 CIDADE ONDE COMPRA Percebe-se que à medida que a renda aumenta, também aumenta o deslocamento para compra em outro município além de Ocara.. Em relação às compras que realizam 80% dos respondentes compra os produtos que consome somente em Ocara. Os 20% restantes se dividem entre Ocara e outros municípios.

5 EM QUE CIDADE COSTUMA COMPRAR Esta tabela refere-se aos 20% dos entrevistados que compram em outros municípios além de Ocara, 68 respondentes. Os municípios onde os entrevistados costumam realizar suas comprar além de ocara são: Pacajus, Fortaleza e Quixadá, sendo para Pacajus o maior deslocamento.. Esta tabela refere-se aos 20% dos entrevistados que compram em outros municípios além de Ocara, portanto 68 respondentes. De forma geral as pessoas se deslocam até outro município para principalmente comprar alimentos em geral, que aparece como motivo de compra para 37% dos entrevistados que costumam fazer compras fora do comércio de Ocara. A quantidade de citações é maior que a de respondentes, devido a questão aceitar múltiplas respostas. O QUE COSTUMA COMPRAR

6 VANTAGEM DE COMPRAR FORA Encontrar melhores preços em outro município é o que motiva 72% dos entrevistados a não realizarem suas compras no comércio local, seguido de melhores condições de pagamento e de encontraram uma maior variedade de produtos.. Quando inquiridos sobre se o comércio de Ocara oferecesse a mesma vantagem que percebem em outros municípios, isto os faria mudar o hábito de compra, 71% dos respondentes responderam que sim. Mas 25% ainda não se sentiram confiantes para tal e os motivos alegados dizem respeito a qualidade do atendimento recebido no comércio de outros locais e da variedade de produtos, além do preço das mercadorias. DEIXARIA DE FAZER AS SUAS COMPRAS EM OUTRA CIDADE O QUE PRECISA MUDAR NO COMÉRCIO DE OCARA

7 QUALIDADE DO COMÉRCIO LOCAL Embora 22% dos entrevistados não saibam relatar qual a maior qualidade do comércio de Ocara, 30,45% consideram ser a proximidade com suas residências, o que facilita a vida e torna prático comprar no município. 13,43% se referem a venda fiado e somente 9% qualificam positivamente o atendimento recebido no comércio local. As principais qualidades percebidas dizem respeito a falta de opção para comprar em outro município, deixando claro que o comércio local está conquistando a preferência de seu cliente principalmente por estes fatores. Fato este que abre grande leque de possibilidades a serem trabalhados por grandes concorrentes que venham a se instalar no município ou próximo, ou ainda que ofereçam opções que resolvam o problema da distância/praticidade. 4% Não percebe qualidade no comércio local..

8 DEFEITO DO COMÉRCIO LOCAL Quanto aos defeitos o principal é o preço alto das mercadorias, opinião de 44% dos respondentes do estudo, seguido do mau atendimento recebido tanto por parte dos funcionários como dos donos dos estabelecimentos comerciais. Apenas 6% dos entrevistados é de opinião que não existe defeitos no comércio de Ocara..

9 O QUE A PREFEITURA PODERIA FAZER Na opinião de 10% do público abrangido pelo estudo, a Construção de um Mercado Público seria uma ação positiva da Prefeitura em relação à melhoria do comércio local. Seguida de geração de emprego, fiscalização e diminuição dos preços. Um curso a ser oferecido aos funcionários e donos dos estabelecimentos para melhoria do atendimento a clientes é outra sugestão, juntamente com palestras para os comerciantes para conscientização dos preços altos e da má qualidade de estabelecimentos e atendimento. Os entrevistados também sugerem que a prefeitura incentive os comerciantes a criar uma Associação local, como forma de tentar melhorar não só os preços, mas também a qualidade e quantidade de produtos em oferta, e o comércio como um todo. Incentivo para a instalação de uma grande rede de supermercados é citada por 5% dos respondentes que acredita que os preços locais são altos por falta de concorrência. 3% dos entrevistados são de opinião que a Prefeitura em nada pode ajudar.

10 Qualquer dúvida ou para maiores esclarecimentos, entre em contato com a Assessoria Governamental de Gestão Participativa. (85) ou mande um para:


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