A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Participação em Entrevistas: Como ser o candidato escolhido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Participação em Entrevistas: Como ser o candidato escolhido."— Transcrição da apresentação:

1 Participação em Entrevistas: Como ser o candidato escolhido.

2 Quando decorei todas as respostas,
Participação em Entrevistas - Empregabilidade Quando decorei todas as respostas, mudaram as perguntas!

3 01. Faça a leitura do ambiente Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 01. Faça a leitura do ambiente Jogo Toda empresa tem um astral. Como perceber o ambiente da empresa? Estratégia Observe os detalhes do ambiente, luminosidade, estilo da decoração, como as pessoas se vestem e como se apresentam. Procure inserir-se no contexto para não se sentir um estranho no ninho.

4 02. Comunicação com auditivos (PNL) Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 02. Comunicação com auditivos (PNL) Jogo Sistema auditivo - usado para ouvir sons e re-ouvir as vozes de outras pessoas. Estas pessoas podem ter interesse em línguas, escrever, músicas e treinamentos. Tudo o que lhe é ouvido é facilmente gravado e compreendido. Estratégia Seu valor é praticidade, elas querem ouvir; o que chama sua atenção é o som. Para encantar esse pessoas, é preciso dar as respostas também objetivas. E abusar de expressões como: ‘’ouça o que vou dizer agora’’, ‘’escute bem’’, ‘’vamos conversar novamente’’

5 03. Comunicação com visuais (PNL) Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 03. Comunicação com visuais (PNL) Jogo Sistema visual - é processado através de imagens, que traduzem a significância das coisas. Com a preferência visual as pessoas entendem e memorizam de maneira fácil coisas que podem ser visualizadas e demonstradas visualmente. Estratégia Isso demonstra que elas valorizam a imagem e que seus valores são aparência, beleza, organização, limpeza. Elas querem ver. Seria adequado apresentar-lhe um portfólio, explorar expressões como: ’’veja isso’’, ‘’olhe para’’, ‘’à luz de’’, ‘’o brilho do’’, e assim por diante.

6 04. Comunicação com cinestésicos (PNL) Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 04. Comunicação com cinestésicos (PNL) Jogo Sistema cinestésico - é feito por meio de sensação de equilíbrio, de toque, e de demais sensações. Sendo mais cinestésico a pessoa pode ter interesse em massagem, conversa com pessoas, ergonomia, relacionamentos, possui uma característica sensível e apenas se sente confortável quando a outra pessoa está em contato com seus sentimentos. Estratégia Essas pessoas estão ligados a bem-estar e conforto. O nó de suas gravatas estarão afrouxados. É importante fazê-los se sentirem à vontade, usando expressões que os conforte e os deixe tranqüilos. Ficando em contato com as suas emoções, deixando-os sentir as coisas.

7 05. Comunicação com digitais (PNL) Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 05. Comunicação com digitais (PNL) Jogo Sistema digital (auditivo digital) é a maneira de pensar usando palavras e falar consigo mesmo (diálogo interno). Com este sistema, as pessoa pensam basicamente conversando com elas mesmas e tendem a ser mais racionais e lógicos. Estratégia Saber explicar muito bem o quer, argumentar, acrescentar detalhes e ouvindo atentamente o que elas tem a dizer. Para isto vale utilizar palavras, que provocam reflexão e processamento, como: “a importância disto é..”, “isto será feito porque...”, “se você pensar bem notará...”.

8 Participação em Entrevistas - Empregabilidade
06. Prepare-se Jogo Bons entrevistadores saberão, de imediato, se você conhece a empresa. Se não for o caso, eles, provavelmente, verão um sinal de alerta, não importa o que digam. Estratégia Quer você esteja se candidatando a um cargo de R$1.000,00 ou R$ ,00, um pouco de pesquisa pré-entrevista pode ajudar muito. Nenhum entrevistador deixará de ficar impressionado com um verdadeiro interesse de sua parte.

9 07. A primeira impressão é a que fica Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 07. A primeira impressão é a que fica Jogo O impacto causado pela primeira impressão perante o entrevistador dura 15 segundos. Estratégia Para anular uma má impressão nos primeiros 15 segundos você precisa provocar oito acertos ou boas impressões. Portanto não se arrisque, capriche no visual. Para homens ternos discretos, azul marinho ou preto. Para mulheres roupas sem decotes e sem exagero na maquiagem

10 A maioria das empresas procura candidatos em todo e qualquer lugar.
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 08. Relacionamento  Jogo A maioria das empresas procura candidatos em todo e qualquer lugar. Estratégia Fale com toda e qualquer pessoa que conheça, dentro e fora da organização. Use o networking. Os melhores empregos raramente são anunciados.

11 09. Seja um especialista em correio eletrônico  Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 09. Seja um especialista em correio eletrônico  Jogo Você recebe um ou é solicitado a verificar o website da organização. Estratégia Considere os pedidos de enviar s uma oportunidade de demonstrar suas habilidades, seu interesse, flexibilidade e capacidade de solucionar problemas.

12 10. Elabore um curriculum perfeito  Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 10. Elabore um curriculum perfeito  Jogo A fim de restringir as possibilidades, é comum que as empresas façam algumas opções básicas, a partir do momento em que seu currículo é apresentado. As empresas procuram razões para colocá-lo em uma entre três pilhas - A, B ou C. Estratégia Na maioria dos casos, não é possível garantir um lugar na pilha A, mas você pode manter-se fora da pilha C

13 11. Personalize a sua carta de apresentação Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 11. Personalize a sua carta de apresentação Jogo A empresa pede uma carta, de uma página, que mostre o seu interesse no cargo. Você se preocupa, a ponto de personalizar a resposta? Há erros de digitação? Ela está bem ou mal escrita? Você é organizado ou desleixado? Quanto tempo precisa para enviar a carta, via fax ou ? Estratégia Responda rapidamente. Não cometa erros. Essa é uma excelente oportunidade para demonstrar seu grande interesse no emprego.

14 12. Prepare-se para o primeiro telefonema Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 12. Prepare-se para o primeiro telefonema Jogo Antes de conhecê-lo, o entrevistador liga para solicitar cópias adicionais de seu currículo ou confirmar o horário da entrevista. O que significa isso? O entrevistador quer saber se é fácil encontrá-lo. Se ele se depara com o correio de voz, irá querer saber que tipo de mensagem você deixa para quem telefona. Estratégia A menos que você esteja fazendo narrações para a Disney, mensagens bobas são absolutamente proibidas. A mensagem em seu correio de voz deve ser profissional e direta. Nada de gracinhas.

15 13. Mudanças nos horários das entrevistas Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 13. Mudanças nos horários das entrevistas Jogo Às vezes, as empresas mudam horários por causa de “problemas de programação”. Estratégia Seja flexível, não importa o motivo. Responda depressa. Não dê motivos para que a empresa se livre de você.

16 14. Comece pela recepcionista Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 14. Comece pela recepcionista Jogo Empresas observadoras percebem a sua intenção com as pessoas, inclusive assistentes, secretárias e recepcionistas. Estratégia Muitas vezes, a entrevista começa na sala de espera. Preste muita atenção a todos os funcionários que encontrar, não importa o cargo.

17 15. Observe os indícios a sua frente Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 15. Observe os indícios a sua frente Jogo Muitos entrevistadores começam a vender a empresa, assim que o candidato ideal se senta. Estratégia Quando compramos um carro usado, não ouvimos apenas o vendedor. Examinamos o veículo, chutamos os pneus e fazemos nossa própria avaliação, antes de partir para um test-drive. Fique de olho nos indícios, antes do início da entrevista.

18 16. Prepare seus argumentos Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 16. Prepare seus argumentos Jogo Você superou os primeiros obstáculos, mas a empresa ainda procura formas de desqualificá-lo. Há outros candidatos oferecendo-se para a empresa. É sua a tarefa de destacar-se entre a concorrência e ganhar o dia. Estratégia Ofereça aos entrevistadores mais do que esperam. Deixe claro que você seria uma boa aquisição para a companhia. Acima de tudo, transmita energia, entusiasmo e personalidade. Ninguém quer trabalhar com pessoas aborrecidas.

19 17. Reconheça o estilo do entrevistador Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 17. Reconheça o estilo do entrevistador Jogo Quase todos os entrevistadores encontram uma técnica que lhes convém e a conservam. Estratégia Reconheça o estilo do entrevistador, com precisão. Observe mudanças no ritmo e na estrutura das frases. Encare este processo como um jogo de xadrez e baseie suas reações nas ações do entrevistador.

20 18. Confie em seus instintos Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 18. Confie em seus instintos Jogo Muitos entrevistadores dão atenção aos instintos. Muitas vezes, o modo como se sentem, em relação a você, nos primeiros minutos, irá determinar como será conduzido o restante da entrevista. Estratégia Também dê atenção aos seus instintos. É esse o lugar em que gostaria de passar dez horas por dia durante os próximos dois, três ou dez anos?

21 19. Entenda o jogo de Recursos Humanos Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 19. Entenda o jogo de Recursos Humanos Jogo Um pedido para ligar para o R.H. parece-se um pouco com jogar Banco Imobiliário e tirar uma carta que diz: “vá diretamente para a prisão. Perca a vez. Não receba $200”. Por quê? Porque a maioria dos departamentos de R.H. está procurando formas de desqualificá-lo. Estratégia Se você for amável, direto e fizer perguntas pertinentes: “como planeja continuar o crescimento de 20%, mencionado no relatório anual? Quais serão as dificuldades?”, muitos entrevistadores terão problemas em eliminá-lo.

22 20. Entenda as verdadeiras perguntas Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 20. Entenda as verdadeiras perguntas Jogo Um bom advogado dirá ao cliente, antes da audiência no tribunal: pergunte-se, o que há por trás da pergunta do outro advogado? Depois, dê respostas de modo a evitar suas armadilhas.” Estratégia Sua função é compreender o que está por trás das perguntas comumente feitas e tratar das verdadeiras preocupações do entrevistador, em suas respostas.

23 21. Descubra os verdadeiros problemas Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 21. Descubra os verdadeiros problemas Jogo O problema declarado de uma empresa, raramente, é o verdadeiro problema enfrentado por ela. Estratégia Sua função é identificar o problema subjacente e ajudar a pessoa que o enfrenta.

24 22. Preveja a pergunta fale-me de você Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 22. Preveja a pergunta fale-me de você Jogo A verdadeira pergunta é: “diga-me algo que não posso ver no seu currículo ou nas suas referências”. Estratégia Antes de ir à entrevista, defina o que quer “vender” e jogue alto. Sempre conte ao entrevistador mais do que há no seu currículo.

25 23. Obtenha pontos com perguntas sobre erros Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 23. Obtenha pontos com perguntas sobre erros Jogo Quase todos os recrutadores encaram com ceticismo candidatos que não admitem cometer erros e aprender com a experiência. Eles querem saber se você é do tipo que assume responsabilidades ou culpa os outros por seus erros. Estratégia Apóie a teoria que afirma que “o único erro verdadeiro é cometer o mesmo erro duas vezes.” Seja específico. Dê exemplos. Finalize enfatizando como um erro melhorou seu desempenho.

26 24. Pontos fortes e fracos Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 24. Pontos fortes e fracos Jogo A pergunta sobre pontos fortes também é conhecida como: “em que você é bom? Você tem condições de se vender? A pergunta atende a outro propósito, visto que o entrevistador inteligente está ciente de que pontos fortes, no extremo, muitas vezes, prenunciam fraquezas. Estratégia A pergunta lhe será feita. Cite seus pontos fortes e fracos. Aqui é que a sua preparação apresenta resultados. Tenha a resposta na ponta da língua.

27 25. Prepare-se para as perguntas sobre mentiras Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 25. Prepare-se para as perguntas sobre mentiras Jogo O entrevistador pergunta: “você já mentiu ou trapaceou alguma vez?” Como responder a isso? Se você disser “não”, o entrevistador achará que você está mentindo. Se “sim”, ele ficará interessado em saber o que dirá em seguida. Estratégia Seja honesto, mas também seja esperto. Quando lhe perguntam algo irrespondível, estão querendo testar o seu raciocínio. Responda com lógica e criatividade e saiba que, com exceção de nenhuma resposta, há poucas respostas incorretas.

28 Compreenda o jogo em três níveis diversos:
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 26. Caça ou caçador Jogo A pergunta é: “vamos almoçar juntos?” “Sim”, é a resposta. Esse é um jogo visto, principalmente, nos altos escalões da gerência. Estratégia Compreenda o jogo em três níveis diversos: 1) Maneiras à mesa 2) Química com o cliente 3) Química com os sócios. Todos podem ser importantes.

29 27. Conte com as perguntas capciosas Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 27. Conte com as perguntas capciosas Jogo O entrevistador lhe apresenta uma pergunta capciosa ou um projeto no qual a empresa está trabalhando. Que solução você apresenta? Estratégia O entrevistador quer saber como você analisa os problemas. 1) Pense antes de falar e 2) Apresente várias opções

30 28. Vença o jogo do você tem alguma pergunta Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 28. Vença o jogo do você tem alguma pergunta Jogo Esta pode ser a pergunta mais importante feita na entrevista. É crucial que você se prepare e elabore uma lista de perguntas antes do início da entrevista. Estratégia Faça uma lista com dez perguntas, antes da entrevista. Elimine as que o entrevistador já respondeu e faça as demais.

31 29. Salve uma péssima entrevista Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 29. Salve uma péssima entrevista Jogo Você quase pode sentir o entrevistador riscar o seu nome da lista e jogar o seu currículo no cesto de papéis. O que você pode fazer, para voltar a concorrer a um emprego que realmente lhe interessa? Estratégia Apresente uma explicação do que houve de errado e porque. Argumente sobre o seu interesse em trabalhar na organização e solicite uma nova oportunidade.

32 30. Preste atenção aos detalhes Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 30. Preste atenção aos detalhes Jogo Antes, durante e depois da entrevista, quase todas as empresas querem saber se você é detalhista. Estratégia Não deixe o encontro, ou o seu empenho durante o processo da entrevista, ir por água abaixo, por não tomar conhecimento de detalhes. O importante são as pequenas coisas que você pode controlar.

33 31. Fale com quem pode dar referências Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 31. Fale com quem pode dar referências Jogo Se estiver interessada, a empresa irá checar seus antecedentes, geralmente, pedindo os nomes de suas referências. Estratégia O que mais você pode fazer? Ofereça indícios do que eles irão ouvir e prepare suas referências para a ligação.

34 32. Proponha um período de experiência Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 32. Proponha um período de experiência Jogo A empresa lhe diz que você continua na disputa, mas você tem a sensação de que não é o principal candidato. Estratégia Se a empresa lhe mostra um sinal amarelo, ofereça-se para trabalhar, temporariamente, durante três, trinta ou noventa dias. Essa estratégia é especialmente vantajosa para o candidato com pouca experiência.

35 33. Redija uma nota de agradecimento Jogo
Participação em Entrevistas - Empregabilidade 33. Redija uma nota de agradecimento Jogo Como firmar, definitivamente, um relacionamento comercial em potencial? Estratégia Você se encontra sob um microscópio, até receber uma oferta. É a sua oportunidade de conquistar uma ligeira vantagem. Aproveite-a. Uma simples nota de agradecimento pode ajudar a diferenciá-lo da concorrência.

36 Nem sempre quem consegue a vaga é o melhor candidato.
Participação em Entrevistas - Empregabilidade Nem sempre quem consegue a vaga é o melhor candidato. E sim quem está melhor preparado.


Carregar ppt "Participação em Entrevistas: Como ser o candidato escolhido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google