A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula."— Transcrição da apresentação:

1 Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula

2 Neste caderno de exercícios você pode escrever nestas caixas. Note que isto só é possível no modo de apresentação. Se o tamanho da caixa parecer pequeno para o que você pretende escrever, não se preocupe pois ela irá se adequar ao texto. Para salvar o que escreveu você deve: 1 - Sair do modo de apresentação (clicando no botão esc ); 2 – Salvar. Para continuar trabalhando: Para recomeçar do início da apresentação: clique na tecla F5. Para continuar do ponto onde parou: clique shift + F5 Sempre que precisar, consulte o material sobre tabela periódica no CD de Química do Ensino Propulsor. Bom trabalho!!

3 e) os metais alcalino-terrosos: Em qual grupo da tabela periódica estão: a) os halogênios: b) os metais alcalinos: c) os calcogênios: d) os gases nobres: Clique para apoio. Clique para apoio.

4 2) Dê as configurações eletrônicas (Distribuição de Linus- Pauling) nos estados fundamentais de:Distribuição de Linus- Pauling 2) Dê as configurações eletrônicas (Distribuição de Linus- Pauling) nos estados fundamentais de:Distribuição de Linus- Pauling a) B b) F c) Sn d) K e) Mn f) Zr

5 3) Dê o símbolo do átomo, que no estado fundamental, tem a seguinte configuração na camada de valência: Tabela periodica a) 5s 2 5p 4 b) 3s 2 c) 3s 2 3p 4 d) 4s 2 4p 3 e) 6s 2 6p 6 Clique para apoio. Clique para apoio.

6 e) o alcalino-terroso no quarto período: Qual é o elemento? a) o halogênio no quinto período: b) o gás nobre no terceiro período: c) o elemento de transição com uma configuração 4d3: d) o calcogênio mais eletronegativo: Clique para apoio.

7 5) Se o subnível mais energético de um átomo é 3d 6, pergunta-se: a) Qual a configuração eletrônica? c) Quantas camadas possui esse átomo? b) Qual o nº de elétrons desse átomo? Clique para apoio. Clique para apoio.

8 6) Um átomo tem A = 80 e 46 nêutrons. a)Quantos elétrons ele possui no nível mais externo? c) Qual é o elemento? b) Quantos elétrons ele possui no subnível mais externo?

9 7) Dados os átomos genéricos: ABCDE ) Dados os átomos genéricos: ABCDE ) Por que os gases nobres não formam compostos químicos? Para salvar suas respostas você precisa: 1)Clicar em esc para sair do modo de apresentação. 2) Agora é só salvar. c) Isótonos: a) Quais são Isótopos: b) Isóbaros:

10 Os elétrons estão distribuídos em camadas ao redor do núcleo. Admite- se a existência de 7 camadas eletrônicas, para átomos com até 118 elétrons. As camadas da eletrosfera representam os níveis de energia da eletrosfera. Assim, as camadas K,L,M,N,O, P e Q constituem os 1º, 2º, 3º, 4º, 5º, 6º e 7º níveis de energia, respectivamente.

11 Pauling apresentou esta distribuição dividida em níveis e subníveis de energia, em que os níveis são as camadas e os subníveis divisões destes (representados pelas letras s, p, d, f), possuindo cada um destes subníveis também um número máximo de elétrons. Quando combinados níveis e subníveis, a tabela de distribuição eletrônica assume a seguinte configuração:

12 Conforme Pauling, os elétrons se distribuem segundo o nível de energia de cada subnível, numa seqüência crescente em que ocupam primeiro os subníveis de menor energia e, por último, os de maior. O diagrama ao lado abaixo define esta ordem energética crescente que é também a seqüência de distribuição dos elétrons. As setas indicam a ordem crescente dos níveis de energia 1s2 2s2 2p6 3s2 3p6 4s2 3d10 4p6 5s2 4d10 5p6 6s2 4f14 5d10 6p6 7s2 5f14 6d10 7p6 Como a energia de 4s2 é menor, esta posição vem antes de 3p6 e 3d10.

13 Exemplo Voltar


Carregar ppt "Nome: Produção: Profa. Cláudia Kuplich Barcellos Prof. Claudio Gilberto de Paula."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google