A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia • Idades: 12 a 16 anos • Escolaridade:

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia • Idades: 12 a 16 anos • Escolaridade:"— Transcrição da apresentação:

1 Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia • Idades: 12 a 16 anos • Escolaridade: 6º ao 9º ano 6º ao 9º ano • Programa aplicado em Formação Cívica ENFRENTAR O DESAFIO DAS DROGAS Programa ATLANTE 2008/2009 ATLANTE – enfrentar o desafio das drogas, isto é, viver sem drogas.

2 O Programa ATLANTE na Esc. Básica dos 2º e 3 Ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia resultou de uma parceria tripartida entre: Secretaria Regional dos Secretaria Regional dos Assuntos Sociais Serviço de Prevenção da Serviço de Prevenção da Toxicodependência Toxicodependência Secretaria Regional de Secretaria Regional de Educação e Cultura Educação e Cultura

3 A prevenção no contexto educativo Promover uma aprendizagem significativa que permita aos alunos analisar de forma crítica as suas opiniões, valores e atitudes em relação às drogas, favorecendo uma tomada de decisões mais reflexiva e crítica. Favorecer a análise das situações concretas relacionadas com as drogas a fim, de clarificar as atitudes e valores dos alunos a partir das suas experiências quotidianas. Partir das crenças e experiências Partir das crenças e experiências dos alunos para impulsionar uma dos alunos para impulsionar uma reflexão construtiva sobre o consumo de drogas e os estilos de vida relacionados com este de vida relacionados com este consumo. consumo.

4 Objectivos específicos do Programa Ajudar no estabelecimento de relações sociais Actuar como uma ponte de passagem para o mundo adulto adulto Satisfazer a curiosidade Favorecer o sentimento de integração de grupo

5 Objectivos gerais do programa ATLANTE  ATLANTE é um programa de prevenção das toxicodependências dirigido à população escolar dos 12 aos 16 anos.  ATLANTE é um programa de prevenção das toxicodependências dirigido à população escolar dos 12 aos 16 anos.  Tem por objectivo dotar os alunos de informação, valores e competências necessárias para decidir de forma racional e autónoma em situações de “oferta” de drogas. * Oito sessões em cada ano centradas, respectivamente, nas seguintes áreas de interesse:  Informação;  Auto-estima;  Crenças;  Tomada de decisões;  Atitudes;  Tempo livre;  Resistência à pressão de grupo.  Influências;

6 Estratégias  Formação de grupos de trabalho  Pesquisa na Internet, em revistas e jornais de assuntos relacionados com o tema abordado manual  Utilização do manual do Professor e do caderno do aluno  Exposição de alguns conteúdos e conceitos entre  Debates entre Turmas/ Escolas Actividades  Actividades Lúdicas

7 Conclusão  Este programa é um instrumento que contribui como uma mais valia para as tomadas de decisão, de uma forma mais consciente, sobre esta temática, por parte dos jovens destas faixas etárias;  Em síntese, salienta-se o contributo positivo que este programa virá “oferecer” aos alunos da nossa escola, uma vez que as “tentações” e as ofertas de drogas são cada vez maiores, provocando problemas ao nível das questões da droga e da toxicodependência. provocando problemas ao nível das questões da droga e da toxicodependência.


Carregar ppt "Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia Escola Básica dos 2º e 3º Ciclos Dr. Horácio B. Gouveia • Idades: 12 a 16 anos • Escolaridade:"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google