A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM
Os Parâmetros Curriculares nacionais compreendem a avaliação como parte da aprendizagem de professores, alunos e escola. A avaliação integra o currículo e está intimamente relacionada com a gestão da aprendizagem. Muitos ainda compreendem a avaliação como fim, ou seja, notas e medidas e não como um processo que auxilia a promover a aprendizagem.

2 A avaliação não pode ser um instrumento de controle, de constatação pura e simples, mas um instrumento de aprendizagem e reorientação do planejamento das situações de ensino. A avaliação deve acontecer de forma contínua e sistemática, por meio da interpretação qualitativa do conhecimento construído pelo aluno, possibilitando conhecer o quanto ele se aproxima ou não da expectativa de aprendizagem que o professor tem em determinados momentos da escolaridade, em função da intervenção pedagógica realizada.

3 Há a necessidade de se pensar em instrumentos diversos utilizando em cada situação aquele que se mostrar mais adequado com os objetivos que se pretende atingir.

4 RECUPERAÇÃO A recuperação, para ser eficiente, deve estar inserida no trabalho pedagógico, realizada no dia a dia escolar. Deve fazer parte da sequência didática do planejamento de todos os professores. O compromisso da Escola não é somente com o ensino, mas principalmente com a aprendizagem e o trabalho só termina quando todos os recursos forem usados para que todos os alunos aprendam.

5 A recuperação da aprendizagem precisa:
ser imediata, assim que for constatada a perda, e contínua ser dirigida às dificuldades específicas dos alunos abranger não só conceitos, mas também as habilidades, procedimentos e atitudes

6 PROGRESSÃO CONTINUADA
- Instituída pela Deliberação CEE 09/97 Premissas: o preceito de escola inclusiva, na qual toda criança é capaz de aprender se lhe forem oferecidas condições. Fundamentos: a dimensão psicopedagógica mostra que os avanços sociais, afetivos e cognitivos não seguem um percurso linear, com soma de sucessivas aquisições, mas são parte de um único processo de desenvolvimento global que decorre da inter-relação de múltiplas aprendizagens.

7 RESUMINDO... A mudança educacional tem a ver com a mudança nas formas como os professores pensam a aprendizagem, a avaliação e as interações na escola. A equipe gestora precisa atuar como facilitadora deste processo, sendo capaz de avaliar as necessidades apresentadas pelos professores a fim de oferecer apoio a eles. Por isso, a estratégia de OBSERVAÇÃO DA SALA DE AULA, é uma iniciativa que colabora na construção de um plano de ação em que o foco é a promoção da Educação de Qualidade.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google