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O QUE É UMA MARCA ?. •Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de.

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1 O QUE É UMA MARCA ?

2 •Uma MARCA é um nome, termo, símbolo, desenho – ou uma combinação desses elementos – que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa ou grupo de empresas e diferenciá-los da concorrência.  Uma marca identifica a empresa ou fabricante  Pode ser um nome, uma marca comercial, um logotipo ou outro símbolo  Uma marca é essencialmente uma promessa da empresa de fornecer uma série específica de atributos, benefícios e serviços uniformes aos compradores O QUE É UMA MARCA ?

3 AtributosBenefíciosValores Cultura Usuário Personalidade OS SEIS NÍVEIS DE SIGNIFICADO DE UMA MARCA

4 O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca O cliente trocará de marca, especialmente por razões de preço. Sem fidelidade à marca O cliente está satisfeito. Não há razão para trocar de marca O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar a marca O cliente está satisfeito e incorrerá em custos se trocar a marca Valoriza a marca e a considera parte de sua vida Valoriza a marca e a considera parte de sua vida Devotado à marca Devotado à marca PATRIMÔNIO DE MARCA

5 Decisão de patrocinio de marca Decisão de nome de marca Nomes individuais Nome de família abrangente Nomes de família separados Nomes individuais da empresa Decisão de reposicionameto de marca Reposiciona- mento Não reposicio- namento Decisão de estratégia de marca Extensões de linha Extensões de marca Multimarcas Novas marcas Marcas combinadas Decisão de de Marca Ter marca Não ter marca Marca de fabricante Marca de Distribuidor (marca própria) Marca licenciada UMA VISÃO GERAL DAS DECISÕES DE MARCA

6 Extensões de linha Multimarcas Extensões de marca Novas marcas Marca ExistenteNova Categoria de produto Existente Nova DECISÃO DE ESTRATÉGIA DE MARCA

7 Sugere Benefícios Do Produto Distintivo Deve evitar Problemas de Significado com Outros idiomas Sugere Qualidade do Produto Fácil de: Pronunciar Reconhecer Lembrar QUALIDADES DESEJÁVEIS PARA O NOME DE UMA MARCA

8  Um nome de marca ajuda a empresa a processar pedidos e solucionar problemas  O nome da marca da empresa oferece proteção legal aos aspectos exclusivos do produto  O uso de marca oferece à empresa a oportunidade de atrair um grupo de clientes fiel e lucrativo. A fidelidade à marca fornece à empresa alguma proteção em relação à concorrência  O uso de marca ajuda a empresa a segmentar seus mercados. Em vez de vender um simples sabão em pó, a P&G pode oferecer oito marcas, cada um com diferentes fórmulas e devendo oferecer os benefícios procurados por segmentos específicos  As marcas fortes constroem a imagem corporativa, tornando mais fácil lançar novas marcas e ganhar a aceitação dos distribuidores e consumidores VANTAGENS DA UTILIZAÇÃO DE MARCAS

9 PromoveIdentifica Vantagens Competitivas Descreve (Classifica) Tarefas Vendas Segurança Produto Embalagem Rotulagem Embalagem Rotulagem EMBALAGEM E ROTULAGEM


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