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AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA.

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1 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA

2 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Criação e Gestão de Marca – Estratégia Central Requer investimento a longo prazo Propaganda, promoção e embalagem Empresas orientadas para marcas terceirizam a produção Constituir as próprias marcas

3 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA A MARCA É UM NOME, TERMO OU SÍMBOLO, GRUPO DE PALAVRAS OU LETRAS, DESENHO OU UMA COMBINAÇÃO DESSES ELEMENTOS QUE DEVE IDENTIFICAR OS BENS OU SERVIÇOS DE UMA EMPRESA, DIFERENCIANDO-SE DA CONCORRÊNCIA.

4 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Nome de Marca É a parte que pode ser verbalizada

5 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA LOGOMARCA É a parte da marca que pode ser reconhecida, mas não verbalizável: Símbolo, desenho, cor ou letras próprias.

6 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Marca Registrada É a proteção legal. É o direito de uso exclusivo ao proprietário no seu ramo de atividade econômica. É a forma gráfica que distingue os produtos.

7 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Registro de Marcas no Brasil Pedido ao INPI – Instituto nacional de Propriedade Industrial. Julga a procedência, baseado em normas legais, estabelecidas pelo código da Propriedade Industrial e nas normas internas.

8 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Em essência, a marca identifica a empresa fabricante. É uma promessa de fornecer uma série de atributos, benefícios e serviços padronizados

9 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA Níveis de Significado Características ATRIBUTOS Boa engenharia, durabilidade, prestígio BENEFÍCIOS Benefícios funcionais e emocionais: Status, Alto preço, segurança, conforto VALORES A Mercedes por exemplo, simboliza alto desempenho, segurança, prestígio CULTURA Pode representar uma cultura: organização, eficiência, qualidade PERSONALIDADE Decisão, poder, austeridade A Mercedes evidencia isso USUÁRIO Sugere o tipo de consumidor que compra ou usa. Normalmente, uma Mercedes é utilizada por pessoas der mais idade, com poder aquisitivo elevado. Pessoas bem sucedidas.

10 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA MARCA Ausência de impedimentos legais; Facilidade de leitura, pronúncia e lembrança; Facilidade de identificar-se com o produto; Associação com a qualidade do produto;

11 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS Introdução no mercado Distinção da marca pelo consumidor Manter a demanda estável Relação marca X qualidade Ativo mais valioso da organização Fidelidade à marca

12 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA MarcasInformações Coca-Cola Refri mais popular do mundo, criado como xarope para curar dores de cabeça. Hoje são consumidos 1,3 bilhão de copos a cada 24 horas. Marca centenária é a primeira no Ranking. No ano passado o faturamento foi de 21 bilhões de dólares. MICROSOFT Bill Gates e Paul Allen desenvolveram o primeiro sistema operacional parra um PC em Lidera o mercado de softwares e se aventura no mundo dos videogames. Bill Gates lidera o ranking dos bilionários. IBM Uma centenária empresa que migrou em 1990 para a prestação de serviços de tecnologia. Suas ações hoje valorizaram mais de 800% na ultima década. Foi dela que surgiu invenções como: cursor, disquete. Ctrl + alt +del... AS 10 MARCAS MAIS FAMOSAS

13 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA MarcasInformações GENERAL ELETRIC Fundada a 126 anos por Thomas Edson. De eletrodomésticos a turbinas de avião, sendo sempre líder ou vice-líder em seu ramo. Sustenta o 3º maior grupo de comunicação do Mundo: Rede NBC e o estúdio Universal Pictures. INTEL Fundada em 1968, essa empresa americana lançou em 1970 o primeiro microprocessador do mundo, INTEL No ano passado a empresa faturou 43 bilhões de dólares em vendas. Fez negócios com a Apple que utilizará os microprocessadores INTEL em seus computadores a partir de NOKIA Nasceu como uma usina de papel em Na década de 60 passou a pesquisar radiodifusão e passou a atuar no ramo eletrônico. A marca virou líder em vendas de celulares. Só no ano passado foram 108 milhões de aparelhos.

14 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA 7. DISNEY 8. MCDONALD´S 9. TOYOTA 10. MARLBORO

15 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA EMPRESASVALOR ITAU1.093 BRADESCO809 BANCO DO BRASIL427 SKOL421 BRAHMA294 PETROBRAS286 UNIBANCO208 Embraer193 Antarctica184 Real133 Sadia106 Perdigão100

16 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA COMO AS MARCAS INFLUENCIAM A COMPRA As marcas conferem identidade ao produto; Ogilvy, quanto maior a similaridade entre produtos, menor é a interferência da razão na escolha das marcas...

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