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AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING

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Apresentação em tema: "AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING"— Transcrição da apresentação:

1 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING
DECISÕES DE MARCA

2 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Criação e Gestão de Marca – Estratégia Central Requer investimento a longo prazo Propaganda, promoção e embalagem Empresas orientadas para marcas terceirizam a produção Constituir as próprias marcas

3 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
A MARCA É UM NOME, TERMO OU SÍMBOLO, GRUPO DE PALAVRAS OU LETRAS, DESENHO OU UMA COMBINAÇÃO DESSES ELEMENTOS QUE DEVE IDENTIFICAR OS BENS OU SERVIÇOS DE UMA EMPRESA, DIFERENCIANDO-SE DA CONCORRÊNCIA.

4 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Nome de Marca É a parte que pode ser verbalizada

5 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
LOGOMARCA É a parte da marca que pode ser reconhecida, mas não verbalizável: Símbolo, desenho, cor ou letras próprias.

6 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Marca Registrada É a proteção legal. É o direito de uso exclusivo ao proprietário no seu ramo de atividade econômica. É a forma gráfica que distingue os produtos.

7 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Registro de Marcas no Brasil Pedido ao INPI – Instituto nacional de Propriedade Industrial. Julga a procedência, baseado em normas legais, estabelecidas pelo código da Propriedade Industrial e nas normas internas.

8 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Em essência, a marca identifica a empresa fabricante. É uma promessa de fornecer uma série de atributos, benefícios e serviços padronizados

9 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Níveis de Significado Características ATRIBUTOS Boa engenharia, durabilidade, prestígio BENEFÍCIOS Benefícios funcionais e emocionais: Status, Alto preço, segurança, conforto VALORES A Mercedes por exemplo, simboliza alto desempenho, segurança, prestígio CULTURA Pode representar uma cultura: organização, eficiência, qualidade PERSONALIDADE Decisão, poder, austeridade A Mercedes evidencia isso USUÁRIO Sugere o tipo de consumidor que compra ou usa. Normalmente, uma Mercedes é utilizada por pessoas der mais idade, com poder aquisitivo elevado. Pessoas bem sucedidas.

10 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
CARACTERÍSTICAS DE UMA BOA MARCA Ausência de impedimentos legais; Facilidade de leitura, pronúncia e lembrança; Facilidade de identificar-se com o produto; Associação com a qualidade do produto;

11 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
BENEFÍCIOS PROPORCIONADOS Introdução no mercado Distinção da marca pelo consumidor Manter a demanda estável Relação marca X qualidade Ativo mais valioso da organização Fidelidade à marca

12 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
AS 10 MARCAS MAIS FAMOSAS Marcas Informações Coca-Cola Refri mais popular do mundo, criado como xarope para curar dores de cabeça. Hoje são consumidos 1,3 bilhão de copos a cada 24 horas. Marca centenária é a primeira no Ranking. No ano passado o faturamento foi de 21 bilhões de dólares. MICROSOFT Bill Gates e Paul Allen desenvolveram o primeiro sistema operacional parra um PC em Lidera o mercado de softwares e se aventura no mundo dos videogames. Bill Gates lidera o ranking dos bilionários. IBM Uma centenária empresa que migrou em 1990 para a prestação de serviços de tecnologia. Suas ações hoje valorizaram mais de 800% na ultima década. Foi dela que surgiu invenções como: cursor, disquete. Ctrl + alt +del...

13 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
Marcas Informações GENERAL ELETRIC Fundada a 126 anos por Thomas Edson. De eletrodomésticos a turbinas de avião, sendo sempre líder ou vice-líder em seu ramo. Sustenta o 3º maior grupo de comunicação do Mundo: Rede NBC e o estúdio Universal Pictures. INTEL Fundada em 1968, essa empresa americana lançou em 1970 o primeiro microprocessador do mundo, INTEL No ano passado a empresa faturou 43 bilhões de dólares em vendas. Fez negócios com a Apple que utilizará os microprocessadores INTEL em seus computadores a partir de 2006. NOKIA Nasceu como uma usina de papel em Na década de 60 passou a pesquisar radiodifusão e passou a atuar no ramo eletrônico. A marca virou líder em vendas de celulares. Só no ano passado foram 108 milhões de aparelhos.

14 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
7. DISNEY 8. MCDONALD´S 9. TOYOTA 10. MARLBORO

15 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
As 10 Mais do Brasil EMPRESAS VALOR ITAU 1.093 BRADESCO 809 BANCO DO BRASIL 427 SKOL 421 BRAHMA 294 PETROBRAS 286 UNIBANCO 208 Embraer 193 Antarctica 184 Real 133 Sadia 106 Perdigão 100

16 AULA 9 – ADMINISTRAÇÃO DE MARKETING DECISÕES DE MARCA
COMO AS MARCAS INFLUENCIAM A COMPRA As marcas conferem identidade ao produto; Ogilvy, quanto maior a similaridade entre produtos, menor é a interferência da razão na escolha das marcas...

17 AGUARDEM O PROXIMO CAPÍTULO....

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