A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos."— Transcrição da apresentação:

1

2 * Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos falar um pouco sobre os animais em via de extinção. *Para completar tirámos algumas fotografias de zonas atingidas pelos incêndios. Introdução

3 * * Depois de vários dias de tempo muito quente, com temperaturas a ultrapassar os 30ºC na Madeira, os incêndios tomaram conta das serras. * No dias 13 e 14 de Agosto, vários incêndios de grandes proporções, arderam uma área estimada em hectares entre os Picos do Areeiro, Pico Ruivo, Curral das Freiras e serras do Funchal. Cerca de 95% do Parque Ecológico do Funchal ficou reduzido a cinzas.

4 Zonas atingidas pelo fogo

5 Ilha da Madeira antes do dia 13 de Agosto de 2010

6 * Vários turistas faziam longas caminhas pelas famosas levadas da nossa Ilha

7 * Os turistas vinham ver as mais bonitas paisagens de cortar a respiração.

8 Paisagem da mais natural à mais humanizada.

9 Até que… hegou o dia menos esperado por muitas pessoas: o dia 13 de Agosto de * … chegou o dia menos esperado por muitas pessoas: o dia 13 de Agosto de 2010.

10 Foi aparecendo nos diários, rádios, Tv.… “Ilha da Madeira “Ilha da Madeira está a ser invadida por fogos, e o vento não está a ajudar os bombeiros neste momento, colocando casas de muitas pessoas em risco”.

11

12 Já te imaginaste… * …acordar logo de manhã e ver um incêndio perto da tua casa... * …como ficavas, o que fazias… *…e nesse mesmo momento não haver água na tua casa???

13 Consequências…Consequências…

14 … na fauna • A Freira da Madeira ficou ainda mais extinta, pois foram destruídos alguns do seus ninhos. • Muitos habitats de outras espécies animais foram destruídos.

15 …na flora Destruição de muitas espécies indígenas e endémicas Til Barbusano Zambujeiro

16 … ambientais O incêndio queimou a vegetação que prendia as rochas e fracturou-as imenso, deixando-as soltas e predispostas a avançar pelas vertentes abaixo com as próximas chuvas. O incêndio queimou a vegetação que prendia as rochas e fracturou-as imenso, deixando-as soltas e predispostas a avançar pelas vertentes abaixo com as próximas chuvas. As consequências poderão ser mais graves que as do dia 20 de Fevereiro

17 Imagens deixadas pelos incêndios

18 Zonas altas de Santo António

19 Zonas altas de Santo António

20 Zonas altas de Santo António

21 * Não faças queimadas em terrenos situados no interior das matas. * Não lances foguetes ou fogo – de – artifício dentro das matas, nem perto delas. * Não queimes lixos no interior das florestas. * Não faças lume de qualquer espécie no interior das matas e nas estradas que as atravessam.

22

23 * Limpe o mato, num mínimo de 50 metros, à volta das habitações, armazéns, oficinas e outras instalações. * Na floresta, utilize apenas máquinas equipadas com dispositivos tapa - chamas nos tubos de escape e de protecção contra a libertação de faíscas. * Não acender fogueiras no interior de matas. * Manter as matas limpas.

24 Juntos vamos contribuir para uma paisagem mais verde da nossa ILHA!

25 Trabalho elaborado por: * Diogo Figueira nº4 * Jéssica Caires nº7 * Luciana Fernandes nº9 * * Roberto Nº 14 * *Vítor Hugo Nº 19


Carregar ppt "* Este trabalho foi-nos proposto no âmbito da disciplina de Área de Projecto, cujo tema são os incêndios na ilha da Madeira. * Ao longo do trabalho iremos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google