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Foco em gerenciamento de produto

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Apresentação em tema: "Foco em gerenciamento de produto"— Transcrição da apresentação:

1 Foco em gerenciamento de produto
IBM Rational Focal Point para gerenciamento de produto Modelo padrão para apresentações internas e externas do Rational. Se as apresentações internas forem confidenciais, inclua: “IBM Confidencial” nos slides mestres. Selecione: Exibir / Mestre / Slide mestre e inclua “IBM Confidencial”

2 Agenda Tendências e desafios em gerenciamento de produto
Boas práticas em gerenciamento de produto A solução IBM

3 Agenda Tendências e desafios em gerenciamento de produto
Melhores práticas em gerenciamento de produto A solução IBM

4 Ciclos de vida de produto mais curtos
Mudança tecnológica e convergência direcionam ciclos de vida de produtos cada vez mais curtos. Prazos menores para recuperar vantagem de mercado a partir de uma inovação ou vantagem IP. Aceitação do produto e pico de vendas ocorrem mais cedo e lucros diminuem muito mais rapidamente. Tempo Fluxo de caixa + - Erosão rápida Pico de Vendas Maior Aceitação do produto mais rápida Tempo mais curto de chegada ao mercado Ciclo de vida do produto Antigo ciclo de vida Novo ciclo de vida Em uma grande firma de semicondutores, o tempo de vida médio do produto tem diminuído 20% anualmente Tempo de vida mais curto da tecnologia Nova curva de rentabilidade Hoje +5 anos Tempo de vida em trimestres Vida média de SKU +10 anos Os mercados nos quais nossos clientes e a IBM operam estão se movendo e mudando mais rapidamente, não podemos continuar a nos prejudicar com tomadas de decisão e planejamento de produtos ruins. Para permanecer competitivo, é preciso ser capaz de tomar decisões rápidas com um foco claro no "valor" que essas decisões trarão para o mercado e para o cliente. Pontos Principais: - O tempo de vida da tecnologia continua a diminuir, o que torna ainda mais importante ser capaz de levar o produto para o mercado rapidamente e com frequência. - A natureza competitiva dos mercados dita que, mesmo se você chegar ao mercado primeiro, provavelmente haverá competição cedo. As empresas que levam o produto ao mercado primeiro têm a probabilidade de obter maior rentabilidade no início do ciclo de vida, antes que a competição comece a diminuir a vantagem de preço.

5 Margens crescentes por meio da inovação
“Em média, as empresas desfrutam de uma vantagem de margem de 20% em seus novos produtos. No entanto, apesar de novos produtos serem essenciais, o nível de inovação em novos produtos também afetam as margens de lucro.“ “…um portfólio de produtos que contenha mais de 40% de produtos "novos para o mundo" desfruta de uma vantagem de margem de novo produto que é 70% mais alta do que um portfólio que tenha mais de 40% de produtos "eu também".” Vantagem de margem em novos produtos comparada com produtos mais antigos 30% 20% 10% 0% 40% Novo para o mundo Eu também Atualização/Revisão Ratoeira melhor 34% 27% 22% Vantagem de margem em novos produtos Nível de inovação Fonte: AberdeenGroup, agosto de 2009

6 Por que os produtos fracassam?
42% 37% 27% 26% 24% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Definições de produtos confusas ou em contínua mudança O produto não atende aos requisitos do cliente ou do mercado Expectativas de cronograma não realistas Projetos sem equipes adequadas Prioridades confusas ou em contínua mudança Expectativas financeiras não realistas Seu sucesso como gerente de produtos depende criticamente da sua capacidade de entregar o produto certo para o mercado certo. Se você fornecer um produto dentro do prazo e do orçamento, mas não houver um mercado disponível, o seu produto terá sido um sucesso? O grupo Aberdeen descobriu que 42% dos produtos fracassam por causa de requisitos confusos ou em transformação, e 37% dos produtos fracassam porque não satisfazem os requisitos. Se incluirmos nisso as outras causas de fracasso de produtos, enfrentaremos um campo minado de problemas que tentamos evitar. Fonte: AberdeenGroup, agosto de 2006 A maioria dos produtos fracassa devido a problemas autoinfligidos

7 Principais desafios na melhoria do gerenciamento de portfólio de produtos
Incapacidade de valorizar adequadamente as oportunidades de produtos 40% Projetos demais na linha de produtos 38% Critérios de decisão de portfólio mal definidos 25% Processo de decisão não é baseado em informações objetivas (política) 25% Seu sucesso como gerente de produtos depende criticamente da sua capacidade de entregar o produto certo para o mercado certo. Se você fornecer um produto dentro do prazo e do orçamento, mas não houver um mercado disponível, o seu produto terá sido um sucesso? O grupo Aberdeen descobriu que 42% dos produtos fracassam por causa de requisitos confusos ou em transformação, e 37% dos produtos fracassam porque não satisfazem os requisitos. Se incluirmos nisso as outras causas de fracasso de produtos, enfrentaremos um campo minado de problemas que tentamos evitar. Incapacidade de alinhar recursos a projetos adequados 24% 0% 10% 20% 30% 40% 50% Fonte: AberdeenGroup, agosto de 2009 Política e inércia ainda ganham o dia, fatos difíceis de compreender para valorizar e alinhar adequadamente recursos

8 Software integrado - Crítico para produtos mais inteligentes
Cinco principais pressões que direcionam as melhorias no desenvolvimento de sistemas integrados Fonte: Aberdeen Group, Desenvolvimento de sistemas integrados, Três práticas comprovadas para obter velocidade e agilidade, Michelle Boucher, março de 2009 30% 20% 10% 0% 40% Exigência do cliente para diminuir custo de propriedade Panorama competitivo é dinâmico Necessidade de lançar produtos antes dos concorrentes Necessidade de capitalizar em novas oportunidades de mercado Preferências de clientes por recursos são dinâmicas 38% 35% 19% 13% Como o título diz, o software é essencial para produtos mais inteligentes e essencial para fornecer diferenciação em linhas de produtos, MAS, como o quadro mostra, as organizações precisam investir na melhoria de suas próprias capacidades, para que possam ser as primeiras a chegar ao mercado, capitalizar em ideias inovadoras, etc. O item destacado é particularmente importante para o Gerenciamento de portfólio de produtos, e apoia o que dissemos no slide anterior sobre chegar primeiro ao mercado com o que o cliente quer, de forma a comandar o preço mais alto ou premium para seu produto. Citação do relatório: “Ao mesmo tempo, os clientes são inconstantes. Eles mudam de ideia sobre o que querem, bem como sobre quais recursos são importantes. Isto significa que é essencial ser capaz de responder rapidamente às necessidades do cliente. Isto direciona uma questão fundamental sobre desenvolvimento de produtos; como entregar o que o cliente quer enquanto ele ainda o quer. Para os profissionais que desenvolvem o software integrado, isto frequentemente significa apertar cronogramas, geralmente complementado com aumento na complexidade ou alteração de escopo. Lançar um produto rapidamente não se trata somente de levá-lo ao cliente prontamente, mas também sobre lançá-lo antes da concorrência. Isto toma a forma da terceira pressão relatada por 30% dos participantes da pesquisa. Lançar produtos à frente da concorrência permite que as empresas demandem pontos de preços mais altos para a nova funcionalidade antes que os concorrentes possam erodir a participação no mercado. No entanto, o desafio de chegar no mercado à frente da concorrência é complicado ainda mais pela quarta pressão; um panorama competitivo dinâmico. Esta pressão é em parte reflexo das condições econômicas atuais e em parte reflexo do status 'ainda emergente' de produtos inteligentes em muitos segmentos de mercado. Novos lançamentos ou participantes no mercado, fusões, aquisições e falências dificultam aos fabricantes identificar com quem estão concorrendo."

9 Agenda Tendências e desafios em gerenciamento de produto
Melhores práticas em gerenciamento de produto A solução IBM

10 Vincular estratégia à execução
Gerenciamento de portfólio de produtos Gerenciamento de produtos Gerenciamento de projeto Estratégico Tático Os produtos estão ALINHADOS com nossa estratégia? Temos o EQUILÍBRIO certo entre risco e recompensa? Os produtos estão fornecendo o VALOR esperado? Estamos fazendo os produtos CERTOS? Estamos gastando nas áreas CERTAS? Temos os tipos CERTOS de recursos disponíveis? Entender a capacidade de entregar Realizando projetos bem Fornecendo resultados no prazo e dentro do orçamento Melhorando comunicação e produtividade O Focal Point foi projetado para reunir os três elementos de liderança bem sucedida de produto… gerenciamento de produto, gerenciamento de requisitos e gerenciamento de portfólio de produtos. O gerenciamento bem sucedido de produtos é uma função onde o planejamento estratégico e a análise de mercado, bem como a execução tática, são fatores críticos de sucesso. Infelizmente, as pesquisas indicam que os Gerentes de produto gastam mais de 80% de seu tempo em atividades táticas e suporte a vendas.  Adicionalmente, 93% dos Gerentes de produto acham que passam tempo demais respondendo a perguntas básicas das equipes de vendas e 72% acham que não são usados efetivamente como um recurso de suporte a vendas A função do Focal Point Focus no Gerenciamento de produto é ajudar os gerentes de produto a automatizar as atividades táticas que consomem a maior parte de seu tempo e impedem que realizem as atividades estratégicas que os ajudam a entregar produtos bem sucedidos.

11 Hub de gerenciamento de produtos
Clientes Solicitações de melhorias Marketing Interessados executivos Dados de mercado Projeções de receita Gerenciamento de produtos Vendas Desenvolvimento Recursos para fechar negócios Novos requisitos de tecnologia Gerentes de produtos podem capturar ideias e requisitos de produtos de todas essas fontes por meio de encaminhamento de e ferramentas de captura e análise com base na web, e a centralização das informações de produtos alivia as exigências sobre o gerente de produto com relação a relatórios, colaboração e tomada de decisões. (clique para iniciar a animação) Com o Focal Point Focus no Gerenciamento de produto, os gerentes de produtos têm as ferramentas de que necessitam para automatizar o que é tático e se concentrar no estratégico. Analistas de mercado Suporte ao Cliente Tíquetes de problema e solicitações de recursos Expectativas dos analistas Concorrentes Análise competitiva

12 Capturar ideias de produtos
Coletar solicitações de melhorias, requisitos de mercado e detalhar em requisitos técnicos para o desenvolvimento Vincular requisitos a clientes, produtos, mercados e outras categorias valiosas Capturar ideias de produtos

13 Gerenciar informações do produto
Criar formulários configuráveis para capturar informações, como um caso de negócio de produto, ou medir o desempenho de produtos Anexar documentos ou integrar gráficos para adicionar clareza ao texto Gerenciar informações do produto

14 Centralizar inteligência competitiva e de mercado
Capturar SWOT competitiva e outras inteligências e vincular a produtos específicos para analisar a posição competitiva Coletar relatórios de ganhos/perdas e vincular a novos requisitos, clientes e concorrentes Também: Definir segmentos de mercado e associar a qualidades e pessoas chave para que se possa concentrar em produtos para atender ao que é valorizado

15 Visibilidade para todos os produtos
Visualizar todo o portfólio de produtos, analisar linhas de produtos específicas ou detalhar um produto único Incluir produtos concorrentes para análise e comparação fáceis

16 Painéis baseados em funções
Configurar painéis com base em funções para que todos os usuários vejam suas informações valiosas ao efetuar o login Painéis são interativos e suportam o detalhamento de qualquer conteúdo Painéis baseados em funções

17 Seleção baseada em valores
-$ R24 $$ $ R15 R5 R10 R3 R7 R20 R1 R4 R6 R27 R17 R8 R16 R2 IBM Rational Focal Point Gerenciamento de produtos R11 R22 R14 R39 R9 R21 R13 R49 R25 [Enquanto a animação carrega] Você provavelmente tem dezenas ou centenas de solicitações de recursos entre as quais selecionar os requisitos a implementar. Quais os critérios usados para tomar essas decisões? As organizações normalmente buscam selecionar aqueles requisitos que fornecem o valor máximo a seus clientes e aos negócios em relação ao tempo e aos recursos gastos para implementá-los. Mas isto não é simples - existem também muitos fatores de influência como concorrência, pesquisa de mercado, solicitações de clientes existentes que deseja agradar e avanços tecnológicos dos quais acha que deveria aproveitar. Com todos esses fatores a considerar, é difícil ver 'a luz no final do túnel' e selecionar os requisitos certos. Mas, e se você tivesse uma forma de selecionar requisitos mais facilmente, de acordo com o valor de cliente ou de mercado, e visualizar os resultados de uma forma que destacasse os melhores requisitos. E se pudesse ver facilmente quais requisitos fornecem o maior valor... (CLIQUE PARA INICIAR A ANIMAÇÃO) em relação ao tempo e aos recursos estimados para implementá-los. Esta visualização simples permitiria que você selecionasse as coisas certas entre todas as coisas que poderia fazer e com base na maximização do valor para seus clientes e sua organização. E em vez de, como é frequentemente o caso, ter um processo de tomada de decisão com base no cliente ou vendedor que fala mais alto com o gerente de produto, você tem uma base mais efetiva e estruturada sobre a qual as decisões são tomadas e, mesmo se isto não acabar com a gritaria - pelo menos você tem uma maneira de justificar por que a decisão foi tomada. R.. R23 R200 R26 R30 R12 R31 R19 R18 R100 R29 R28 R48 R129 R34

18 Análise de custo/risco /benefício
Visualizar a relação custo/benefício e ver o impacto no valor fornecido Incluir outros critérios para construir uma imagem completa do valor Análise de custo/risco /benefício

19 Escolher os vencedores
Permitir que clientes ou interessados internos votem no valor dos recursos ou produtos Compilar os resultados de todos os votos para determinar quais produtos serão os "vencedores” Escolher os vencedores

20 Desenvolvimento de roteiro
Equilibrar e agendar os lançamentos de produtos para maximizar valor e atender a metas estratégicas Visualizar estágios, etapas, marcos, requisitos associados com cada produto na linha de produtos Também Entender o impacto da sequência no custo, efetivo de pessoal e receita considerando as restrições

21 Agenda Tendências e desafios em gerenciamento de produto
Boas práticas em gerenciamento de produto A solução IBM

22 Gerenciamento de produto com o IBM Rational Focal Point Entregue os produtos certos para o mercado certo no momento certo Captura automatizada de ideias Escute seu cliente para obter ideias novas e inovadoras Automatize atividades táticas, como captura de ideias, e forneça consistência aos processos de avaliação e aprovação Seleção baseada em valores Mantenha o foco das decisões na criação de valor para seus clientes e seus negócios Suporte a decisões – priorização – análise de compensação Visibilidade do investimento em produtos Gerencie e monitore seu portfólio de produtos como investimentos Planejamento de lançamentos/planejamento de portfólio de produtos Colaboração Colaboração com base na web com clientes e usuários internos Os pontos chave na criação de produtos certos para os mercados certos no momento certo são: Automatizar a captura de ideias e coletá-las em um repositório central- isto inclui solicitações de melhorias, necessidades tecnológicas, entradas do mercado, inteligência competitiva, informações do mercado e outros detalhes, como pessoas, clientes e relatórios de perdas/ganhos. Fazer seleções de recursos, requisitos e capacidades de produtos com base no valor que fornecem ao cliente e à sua empresa - é preciso maximizar ambos para obter sucesso Aproveitar as boas práticas de empresas líderes e métodos líderes de gerenciamento de produto e usar uma ferramenta que os suporta, ao mesmo tempo em que lhe dão a flexibilidade de adaptá-los para se adequarem à cultura de sua organização “O Focal Point nos ajuda a descobrir o conjunto ideal de recursos para o cliente e equilibrá-los com as necessidades de nossos negócios, permitindo a entrega contínua de melhorias em nossa solução telemática.”’ Daimler FleetBoard 22

23 PLM e IBM Rational Focal Point
O Focal Point preenche as lacunas no PLM tradicional Colocando o caso de negócio e o valor de negócio no centro do processo de gerenciamento de portfólio e inovação Abordando o front-end de alto valor e altos riscos do ciclo de vida Crescimento da Receita Obtenção de participação no mercado Desempenho de margem bruta Análise de custo e compensação das oportunidades Voz do mercado Planejamento de portfólio Planejamento de produto Este slide destina-se a destacar o que é diferente no Focal Point no contexto de PLM. O ponto a ressaltar aqui é que muitas empresas têm ferramentas e processos de PLM em vigor, mas, como dito anteriormente na citação do slide 12, muitas organizações estão muito focadas no aspecto de execução da criação de um produto, mas podem ter perdido de vista os motivos comerciais para se criar certos produtos. O Focal Point pode ser executado sobre os aplicativos PLM existentes e dar aos tomadores de decisões a capacidade de determinar o valor de cada porta individual em seu portfólio de produtos. Quando falamos em "valor", estamos falando sobre medições, como a margem de um produto, a posição de um produto no mercado, etc. Apesar de termos listado algumas medições óbvias, o Focal Point é flexível e quaisquer medições que uma empresa deseje usar para determinar valor está sob seu controle. Engenharia de sistemas Desenvolvimento de software Integração Entrega Gerenciamento de ideias Gerenciamento de necessidades comerciais Conceitos/ Protótipos Design mecânico Design elétrico Qualidade Suporte

24 Produtos estão ficando cada vez mais inteligentes
Um bilhão de telefones com câmera foram vendidos em 2007, o dobro de 2006 Telefone personalizável de forma exclusiva, , música, Web, câmera, GPS, aplicativos, gravador de vídeo, etc. em um único dispositivo Em 1999, isto teria sido ficção científica, mas a produtividade aumentou imensamente como resultado Em 2009, é coisa do passado! O que será possível até 2019?

25 A agenda da inovação: algo significativo está ocorrendo
Nosso mundo está se tornando INSTRUMENTADO Nosso mundo está se tornando INTERCONECTADO Todas as coisas estão se tornando INTELIGENTES MENOR. MAIS COMPACTO. MAIS INTELIGENTE. (Opcional) Slide padrão do planeta inteligente Resultando em mudanças transformacionais em todos os segmentos de mercado * * * * * * Utilitários inteligentes Tráfego inteligente Escritórios inteligentes Varejo inteligente Telecomunicações inteligentes Alimentação inteligente Bancos inteligentes Saúde inteligente Doces inteligentes

26 Sucesso do Cliente: Tecnologias de energia e automação ABB
Desafio empresarial: Como a ABB tem uma base de clientes tão diversificada, os gerentes de produtos da empresa são constantemente desafiados a identificar os requisitos chave de produtos para cada segmento de mercado. No entanto, sistemas diversos entre equipes de produtos, juntamente com prazos de entrega apertados, tornam mais difícil priorizar de forma precisa os requisitos do cliente. Solução: A ABB implementou o software IBM Rational Focal Point —uma plataforma de suporte a decisões com base na Web para gerenciamento de requisitos, gerenciamento de produtos e gerenciamento de portfólio de produtos—para avaliação de requisitos e gerenciamento de produtos em sete escritórios globais. “Ao melhorar nossa tomada de decisões, o Rational Focal Point nos ajudou a escolher os produtos e recursos que entregam o maior valor para o cliente e para o negócio. Isto melhorou nossa produtividade e reduziu custos porque estamos desenvolvendo os produtos certos para nossos mercados.” Tobias Chyssler Gerenciamento de produtos ABB Referência de sistemas Com o software Rational Focal Point, as equipes de gerenciamento de produtos da ABB pode analisar de forma precisa seus novos system requirement specifications (SRSs) e fazer comparações em pares para classificar requisitos e identificar aqueles que entregarão o maior valor ao cliente. Os gerentes de produtos podem, então, visualizar todos os requisitos classificados por ordem de valor. Depois que os gerentes de produtos identificam os requisitos mais importantes, tomadores de decisões adicionais na empresa fornecem feedback e análises diretamente aos gerentes de produtos. Por último, os SRSs aprovados são enviados para pesquisa e desenvolvimento para incorporação nas especificações de requisitos de produtos. Além da capacidade chave de comparações em pares, o software Rational Focal Point também fornece suporte global a decisões para análise de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (SWOT) e solicitações de mudança de requisitos. Com o software IBM Rational Focal Point, a ABB pode obter todos os requisitos de clientes usando um processo estruturado e acessá-los facilmente por meio de um repositório central. O recurso de comparação em pares do software Rational permite que os gerentes de produtos visualizem instantaneamente requisitos priorizados. A ABB melhorou seus processos entre sua equipe de gerenciamento de produtos distribuída e entrega produtos orientados ao mercado com uma vantagem competitiva maior. O software Rational também possibilita que a ABB melhore sua produtividade e reduza custos de desenvolvimento. Sobre o cliente: A ABB é líder global em tecnologias de energia e automação que possibilita que clientes de utilidade pública e do segmento de mercado melhorem o desempenho, ao mesmo tempo em que diminuem o impacto ambiental. A ABB opera em aproximadamente 140 países e emprega cerca de pessoas. Oferecendo uma ampla variedade de produtos, sistemas e serviços para transmissão, distribuição e automação de energia, as subsidiárias de tecnologia de energia da ABB servem a concessionárias de energia elétrica, gás e água, bem como clientes industriais e comerciais. As empresas de tecnologia de automação da ABB misturam produtos e serviços robustos com conhecimento do usuário final e presença global para entregar soluções de controle, movimento, proteção e integração de instalações para os segmentos de mercado de processos e concessionárias. URL: Necessidade empresarial A ABB tem uma base de clientes diversificada e os gerentes de produtos da empresa são constantemente desafiados a identificar os requisitos chave de produtos para cada segmento de mercado. Por causa dos sistemas diversos entre equipes de produtos e prazos de entrega apertados, é difícil para a empresa priorizar de forma precisa os requisitos do cliente. A equipe de Automação de processos da ABB - gerenciamento de linha de produto (PLM) System 800xA achou que a empresa precisava melhorar sua capacidade de realizar análise multidimensional de requisitos de clientes. Implementação da solução Em 2004, A equipe Automação de processos da ABB - System 800xA PLM implementou o software IBM Rational Focal Point – uma plataforma de suporte a decisões com base na Web para gerenciamento de requisitos, gerenciamento de produtos e gerenciamento de portfólio de projetos – como sua solução de avaliação de requisitos e gerenciamento de produtos em sua sede em Västerås, Suécia. Depois de uma avaliação, seguido de uma implementação em fases, todos os sete escritórios globais passaram a usar o software Rational Focal Point por meio de sua interface com base na Web. O Rational Professional Services também ajudou na configuração e treinamento, apesar de o Rational Focal Point ser tão fácil de usar que pouco treinamento foi de fato necessário. Com o software Rational Focal Point, as equipes de gerenciamento de produtos da ABB podem analisar de forma precisa seus novos system requirement specifications (SRSs) e fazer comparações em pares para classificar requisitos e identificar aqueles que entregarão o maior valor ao cliente. Os gerentes de produtos podem, então, visualizar todos os requisitos classificados por ordem de valor. Depois que os gerentes de produtos identificam os requisitos mais importantes, tomadores de decisões adicionais na empresa fornecem feedback e análises diretamente aos gerentes de produtos. Por último, os SRSs aprovados são enviados para pesquisa e desenvolvimento para incorporação nas especificações de requisitos de produtos. Além da capacidade chave de comparações em pares, o software Rational Focal Point também fornece suporte global a decisões para análise de pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças (SWOT) e solicitações de mudança de requisitos. Benefício da solução Benefícios: A ABB melhorou seus processos entre sua equipe de gerenciamento de produtos distribuída e entrega produtos orientados ao mercado com uma vantagem competitiva maior Os requisitos dos clientes são obtidos em um processo mais estruturado e mais facilmente acessado por meio de um repositório central O recurso de comparação em pares permite que os gerentes de produtos visualizem instantaneamente os requisitos priorizados Os processos melhorados entre a equipe de gerenciamento de produtos distribuída ajudam a entregar produtos direcionados ao mercado com maior vantagem competitiva 26

27 Sucesso do Cliente: Criar e sustentar a demanda de mercado Gerenciamento de frota - Daimler FleetBoard O que é inteligente? Sistema inteligente de ponta a ponta otimizando o uso e o roteamento de veículos Tecnologia inovadora para soluções telemáticas avançadas Resultados de negócios mais inteligentes Redução de 5-10% no consumo de combustível devido ao gerenciamento otimizado de veículos Redução de 10% em custos de telecomunicações devido à maior automação Como o Rational possibilita produtos mais inteligentes Melhor colaboração no processo de planejamento do portfólio de produtos Planejamento de lançamento automatizado equilibrando custos, risco e recompensa Referência de sistemas Citação completa “O Focal Point nos ajuda a descobrir o conjunto ideal de recursos para o cliente e equilibrá-los com as necessidades de nossos negócios, permitindo a entrega contínua de melhorias em nossa solução telemática.” Dr. Christian Ballarin, Chefe de Produtos e Produção, Daimler FleetBoard GmbH Problema: Para ajudar seus clientes a otimizar suas operações de transporte, a empresa precisava melhorar a integração de dados dos veículos da frota com os sistemas de negócios dos clientes. E precisava da capacidade de identificar, desenvolver e implementar serviços novos e atualizados na frota - sem remover os veículos do serviço. Em particular, a empresa precisava achar uma forma de capturar mais facilmente os dados precisos de status, posicionamento e remessas de veículos em trânsito e, a seguir, entregar esses dados para seus clientes. Usando software da IBM, a Daimler FleetBoard implementou um sistema telemático abrangente que ajuda a otimizar o uso e o roteamento de veículos e possibilita a entrega de novas funcionalidades aos veículos remotamente. Os usuários aproveitam a oferta do DispoPilot do cliente, um sistema a bordo instalado em veículos comerciais, para possibilitar o planejamento de rotas eficiente e dinâmico. E a Daimler FleetBoard alimenta dados de veículos para os clientes para melhorar as capacidades de tomada de decisão. A nova solução é integrada com a oferta do DispoPilot do cliente, um sistema de computador a bordo instalado em veículos comerciais que dá aos motoristas acesso a informações de viagens e pedidos, e alternativas de rotas para evitar atrasos. E como esses sistemas podem se comunicar por rede sem fio, as informações de local e roteamento podem ser coletadas e distribuídas, possibilitando novas funções, como rastreamento de remessas, planejamento e observação de rotas, programação de cargas e motoristas, mapas digitais, assinaturas digitais, planejamento e programação de diagnóstico e manutenção de caminhões. A nova solução usa a IBM Service Management Framework, bem como a plataforma de serviço baseada em padrões abertos Open Services Gateway initiative (OSGi) (em seu primeiro uso em produção para suportar veículos comerciais) para integrar estreitamente sistemas de backend com os computadores a bordo e dispositivos de mão, vinculando os dados em campo com os sistemas de backend dos clientes. Esta integração estreita permite que a Daimler FleetBoard atualize facilmente esses sistemas com os novos aplicativos desenvolvidos com o software IBM WebSphere Studio Device Developer em um ambiente em tempo de execução suportado pelo aplicativo IBM Workplace Technology, Micro Edition E o software IBM Rational Focal Point permite que a empresa continuamente avalie as necessidades de seus clientes de novos serviços e funcionalidades que ajudam a otimizar operações e ajudam seus clientes a manterem-se competitivos. O Focal Point também é usado para gerenciar o processo de desenvolvimento. Ao trabalhar com a IBM, a Daimler FleetBoard foi capaz de projetar uma nova solução para seus clientes que ajuda a otimizar o uso de veículos, roteamento, gerenciamento de cargas e programação de motoristas. E, ao aproveitar essas eficiências, os clientes podem reduzir o consumo de combustível em cinco a dez por cento. Os usuários também podem simplificar esforços de gerenciamento e otimizar processos de negócios, levando a reduções adicionais em custos de administração. Além disso, a Daimler FleetBoard testemunhou uma redução significativa em custos de telecomunicações aproveitando as funções de transferência de dados automatizadas. O negócio não precisa mais realizar consultas manuais para obter ou verificar dados logísticos, recebendo, em vez disso, informações diretamente por meio de conexões sem fio às frotas de veículos. A solução também ajuda a melhorar a disponibilidade geral de veículos da frota. E, agora, a Daimler FleetBoard pode implementar novos serviços e atualizações sem remover veículos das operações, de forma que seus clientes podem tirar vantagens de novas inovações à medida que estejam disponíveis. Necessidade empresarial Desde sua fundação, a Daimler FleetBoard tem tornado inovações de produtos uma prioridade, entregando um fluxo constante de soluções mais versáteis e valiosas a seus clientes. Além de melhorias de hardware, a empresa rotineiramente atualizada os aplicativos de controle para suas soluções; no entanto, a frequência dessas atualizações começou a sobrecarregar seus clientes. Atualizações de sistemas rotineiramente exigia que os caminhões fossem retirados da estrada para adicionar novas funções e, ao mesmo tempo em que os clientes desejavam essas funcionalidades aprimoradas, eles não queriam comprometer seus ativos críticos de entrega. Para que a Daimler FleetBoard continuasse a progredir, ela precisava encontrar uma forma de atualizar seus sistemas telemáticos a bordo de forma remota. Ao seguir este tipo de estratégia, o negócio seria capaz não só de melhorar a qualidade de suas ofertas, mas também impulsionar melhores níveis de serviços a seus clientes. O portfólio de hardware da Daimler FleetBoard inclui um dispositivo a bordo do veículo chamado de "DispoPilot" para o gerenciamento do transporte. Esses dispositivos são conectados por meio de GPRS ao Daimler Fleetboard Service Center, que são, por sua vez, conectados por meio da Internet aos escritórios de apoio das empresas de transporte, agências de encaminhamento e firmas de logísticas, que usam o navegador da internet para todo o planejamento, análise e relatórios padrão. Os serviços incluem navegação de caminhões, planejamento e observação de rotas, programação de cargas e motoristas, mapas digitais, assinaturas digitais, planejamento de diagnóstico e manutenção de caminhões, relatórios sobre tempos de condução e funcionalidades de tacômetro, para mencionar alguns dos principais. Implementação da solução Trabalhando com a IBM, a Daimler FleetBoard desenvolveu uma nova infraestrutura de comunicações que permite que o negócio conecte unidades de campo com sistemas telemáticos do escritório de apoio. A Daimler FleetBoard, por sua vez, integrou este ambiente de comunicações com sua oferta DispoPilot - um sistema de computador a bordo que pode ser instalado em veículos comerciais. Usando a solução DispoPilot, os motoristas podem acessar facilmente informações da viagem, visualizar a rota mais direta a destinos e acessar atualizações de tráfego relacionadas a desvios. Da mesma forma, os clientes também podem aproveitar a oferta para visualizar análise de motoristas ou posicionamento global de veículos e estender esses dados a clientes para fornecer monitoramento atualizado de remessas. A infraestrutura de comunicações, construída usando a IBM Service Management Framework, possibilita que os usuários façam o download de novos pacotes de serviço de software e atualizações de produtos diretamente para computadores a bordo e dispositivos de mão sem fio por meio de redes móveis do sistema global de comunicação móvel (GSM) e serviço geral de pacote de rádio (GPRS). Os desenvolvedores utilizaram o software IBM WebSphere Studio Device Developer para projetar esses novos aplicativos. E o software IBM Workplace Technology, Micro Edition, por sua vez, fornece as ferramentas e o ambiente de tempo de execução para suportar os esforços de projeto e desenvolvimento do aplicativo. A solução também aproveita a plataforma de serviço baseada em padrões abertos Open Service Gateway initiative (OSGi) (a primeira implementação em produção para tal em veículos comerciais) para simplificar a integração de plataformas dos vários aplicativos e serviços envolvidos. Além dessas ferramentas, o cliente também aproveita uma série de aplicativos IBM adicionais, incluindo: - Software IBM DB2 Everyplace. - Software IBM DB2. - Software IBM Tivoli Smart Handheld Device Manager. - Software IBM WebSphere Everyplace Device Manager. - Software IBM WebSphere Application Server. Benefício da solução Ao trabalhar com a IBM, a Daimler FleetBoard foi capaz de projetar uma nova solução para seus clientes que ajuda os usuários a otimizar o uso de veículos, roteamento, gerenciamento de cargas e programação de motoristas. E, ao aproveitar essas eficiências, os clientes podem reduzir o consumo de combustível em cinco a dez por cento. Os usuários também podem simplificar os esforços de gerenciamento e otimizar os processos de negócio, levando a reduções adicionais em custos de administração. Além disso, a Daimler FleetBoard testemunhou uma redução de 10 por cento em custos de telecomunicações aproveitando funções automatizadas de transferência de dados. O negócio não precisa mais realizar consultas manuais para obter ou verificar dados logísticos, recebendo, em vez disso, informações diretamente por meio de conexões sem fio às frotas de veículos. A solução também ajuda a melhorar a disponibilidade geral de veículos da frota. Ao tirar vantagem da estrutura móvel de comunicações, os clientes não precisam retirar os veículos de circulação para implementar novos serviços ou atualizar software. Como eles usam o Focal Point: O hardware e os serviços da Daimler Fleetboard são operados, monitorados e desenvolvidos continuamente por uma equipe dedicada de especialistas. O Focal Point é a ferramenta central da Daimler FleetBoard para o gerenciamento e planejamento de produtos. Ela suporta os processos específicos da Daimler FleetBoard. Os maiores benefícios obtidos do Focal Point são capacidade de rastreamento e transparência em todos os níveis hierárquicos do planejamento e gerenciamento de produtos. Todos os interessados – como vendas, suporte, operações e marketing – usam o Focal Point para coletar requisitos, que são reunidos em projetos, vinculados a lançamentos e, finalmente, são parte dos roteiros gerais de produtos. O planejamento automático de lançamento equilibrando custo, risco e recompensas é agora um elemento básico no processo de gerenciamento de produtos. Um cálculo de custos claro e melhor ajuda a Daimler FleetBoard a reduzir o tempo para o mercado e a otimizar seus processos de desenvolvimento com base em decisões de valor real. O Focal Point é também usado para geração de todos os relatórios para a administração sobre o status do desenvolvimento e para o status dos lançamentos, progresso do desenvolvimento e rentabilidade de projetos. O Focal Point foi introduzido em Antes disso, o processo de desenvolvimento, bem como o planejamento de produtos, o portfólio de produtos e o processo de gerenciamento, eram bastante sequenciais, o que levada a um longo tempo para chegar ao mercado. Com a introdução do Focal Point, não só todo o processo de desenvolvimento, mas também todo o processo de planejamento e gerenciamento dos produtos, tornaram-se mais ágeis. “O Focal Point nos ajuda a descobrir o conjunto ideal de recursos para o cliente e equilibrá-los com as necessidades de nossos negócios, permitindo a entrega contínua de melhorias em nossa solução telemática.”

28 IBM Rational Software Delivery Platform
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