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SEXTA PARTE  Medindo a satisfação do ambiente interno.

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Apresentação em tema: "SEXTA PARTE  Medindo a satisfação do ambiente interno."— Transcrição da apresentação:

1 SEXTA PARTE  Medindo a satisfação do ambiente interno

2 HETEROGENEIDADE  Uma empresa pode ter o melhor sistema e o melhor serviço  Se um funcionário estiver em um dia ruim...

3 AMBIENTE INTERNO  São várias as técnicas para medição da satisfação interna  Pesquisa com funcionários  Questionário regular  Avaliações obtidas em encontros não focados em pesquisa (ex.: durante treinamentos)  Discussões de grupo  Comprador misterioso  Avalia também nível de conhecimento do produto e comprometimento do funcionário

4 SÉTIMA PARTE  Montando um Plano de Marketing para Serviços

5 MARKETING “A bruxaria em marketing pode ser resumida em uma frase: FAZER ACONTECER O QUE FOI PLANEJADO. As empresas às vezes ficam fascinadas pela elaboração dos seus planos estratégicos e negligenciam a parte mais importante que é fazê-los acontecer.” Julio Ribeiro

6 PLANO DE MARKETING  Documento que resume o planejamento de marketing  Comunica a toda a empresa o conjunto de idéias e estratégias a serem implantadas para o sucesso comercial da operação  Serve para estimular e favorecer todos na empresa a “remarem” na mesma direção  Pode ser  Plano Anual de Marketing  Plano de Lançamento de produto/serviço

7 PLANO DE MARKETING  Primeiro passo  Definir as características do produto/serviço que será abordado  Segundo passo  Levantamento de informações e formação da equipe  Terceiro passo  Elaboração do plano  Quarto passo  Revisão do plano

8 SÉTIMA PARTE  Formatação

9 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 1 – Oportunidade  Situação  Analisa o clima econômico, político e social e explica por que esse contexto oferece uma oportunidade  Explica onde a empresa se situa em relação aos mercados estratégicos e às suas áreas de interesse  Mostra a posição em relação aos concorrentes  Faz uma análise resumida do serviço  Demonstra a importância do serviço para a empresa  Mostra resultados gerais em caso de serviço existente  Apresenta a sintonia com a visão e a missão da empresa

10 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 1 – Oportunidade  Objetivos  O que se pretende atingir com o serviço  Curto prazo  Médio prazo  Longo prazo  IMPORTANTE:  Os objetivos devem ser bem definidos, identificáveis no tempo e MENSURÁVEIS

11 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 2 – Marketing Estratégico  Consumidor  Perfil  Desejos e necessidades  Hábitos de uso e atitudes  Papéis de compra

12 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 2 – Marketing Estratégico  Mercado  Histórico  Tamanho  Aspectos regionais  Estágio da demanda  Sazonalidade  Impacto da tecnologia  Posição atual da empresa e a que se pretende alcançar  Posição dos principais concorrentes atuais e previstos  Características do serviço comparadas à concorrência  Características da distribuição (ponto) em relação à concorrência  Características de promoção comparadas à concorrência  Características de preço comparadas à concorrência  Projeções de mercado  Tamanho  Participação da empresa  Participação da concorrência

13 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 2 – Marketing Estratégico  Aspectos legais  Exigências legais para produção, comercialização, fixação de preços, comunicação  Sintonia com o Código de Defesa do Consumidor  Órgãos governamentais envolvidos  Medidas a tomar

14 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 2 – Marketing Estratégico  Posicionamento do serviço  Brand Positioning Statement

15 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 3 – Marketing Tático  Serviço  Histórico e evolução  Ciclo de vida  Características  Benefícios / hierarquia de valor para o consumidor  Marca  Qualidade  Bens e serviços facilitadores  Bens e serviços de suporte  Garantias  Formas de uso e cuidados  Necessidades regionais  Necessidades de desenvolvimento  Pesquisas previstas

16 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 3 – Marketing Tático  Ponto  Localização  Instalações  Canais de distribuição  Relacionamento com os canais  Logística  Previsão de vendas  Primeiros 12 meses (mês a mês)  Primeiros 5 anos  Pesquisas previstas

17 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 3 – Marketing Tático  Promoção  Público-alvo ( target )  Estratégia de conteúdo de comunicação ( Copy strategy )  Agência de comunicação  Propaganda e mídia  Promoção de vendas  Relações públicas  Marketing direto  Venda pessoal e equipe de vendas  Evento de lançamento  Endomarketing  Quadro de orçamento para cada ferramenta de comunicação  Pesquisas previstas

18 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 3 – Marketing Tático  Preço  Nível de preço e justificativas  Controle de preços  Comparação com a concorrência  Margens de comercialização por canais e vendas  Descontos não promocionais  Condições de pagamento  Financiamento  Estrutura de preços  Estrutura de custos  Pesquisas previstas

19 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 4 – Ação e controle  Resultados financeiros  Projeções financeiras para os primeiros 12 meses e para os primeiros 5 anos  Hipóteses econômicas (PIB, inflação, variação cambial etc.)  Parâmetros do serviço (volume de vendas, preço unitário líquido, custo unitário)  Demonstração de resultados do exercício  ROI (análise de retorno sobre o investimento)

20 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 4 – Ação e controle  Análise de equilíbrio  Pontos fortes  Pontos fracos  Oportunidades  Ameaças

21 ROTEIRO RESUMIDO  Parte 4 – Ação e controle  Programação (cronograma)  Relação de todas as ações principais com suas datas limite e determinação dos responsáveis (departamentos e/ou pessoas)

22 SÉTIMA PARTE  Apresentação

23 APRESENTAÇÃO  A qualidade da apresentação é essencial para as pessoas leiam  Clareza e objetividade também  Procure apresentar os argumentos de forma sucinta e direta  Precisando de gráficos e tabelas para justificar, coloque-os ao final, como anexos  Faça uma capa onde conste  Identificação do plano  Data  Nome de quem elaborou  Indicação de para quem será distribuído (pessoas e/ou departamentos)

24 APRESENTAÇÃO  Comece pelo SUMÁRIO  Liste os assuntos e as páginas (facilite a leitura)  Se possível, acrescente um sumário executivo  Resumo geral do conteúdo do plano (para aqueles que não têm tempo ou paciência para ler todo o documento)  Fique atento à qualidade da digitação, espaços e margens, títulos e subtítulos, notas de rodapé etc.  Dê atenção especial à apresentação das tabelas e gráficos  Modelos, plantas, resultados de pesquisa, fotos etc.  Coloque todos como anexos para não interromper o fluxo de informações de quem está lendo o plano  Pastas com folhas soltas (tipo fichário) são muito adequadas  Permitem inclusões, exclusões e modificações

25 APRESENTAÇÃO  Deixe espaço claro e identificável para a assinatura de cada um dos envolvidos na execução do plano  Diretoria  Operações  Recursos humanos  Engenharia  Qualquer outra pessoa ou área de quem dependa alguma parte do sucesso do plano

26 APRESENTAÇÃO  Se possível, marque uma apresentação formal para os principais envolvidos  Mostre as ações e suas justificativas  Discuta cada uma com todos e fique atento às sugestões  Convença da importância do sucesso do plano para o sucesso individual de cada um e da empresa como um todo  Consiga o COMPROMETIMENTO

27 SÉTIMA PARTE  Controle

28 CONTROLE  O Plano de Marketing não se encerra com a sua implementação  Avalie periodicamente cada passo do processo  Crie uma agenda de reuniões de acompanhamento  ADMINISTRE, afinal, o plano é seu!  Aproveite essas oportunidades para manter a coesão da equipe

29 SÉTIMA PARTE  Continuação do Plano

30 O FUTURO É AGORA  Não basta implementar e controlar um Plano de Marketing  Iniciada a execução do plano é preciso pensar no futuro, no plano seguinte...  Planos de ajuste anuais são fundamentais  Ajuste dos resultados esperados  Ajuste da rentabilidade  Ajuste da eficiência  Ajuste do próprio serviço

31 O FUTURO É AGORA  Pense no seu Plano de Marketing pessoal  Onde você está?  Para onde quer ir?  Quanto tempo vai levar?  O que você precisará fazer para chegar lá?

32 O FUTURO É AGORA  BOA SORTE!

33 AVALIAÇÃO PProva final constituída de perguntas abertas e avaliação de um caso concreto


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