A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agosto 8, 2002. O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agosto 8, 2002. O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão."— Transcrição da apresentação:

1 Agosto 8, 2002

2 O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão de perguntas por parte de empresas e grupos interessados em conhecer melhor o público catarinense Cobertura das 3 principais cidades do Estado Atualização trimestral da opinião dos consumidores Reduz custos de pesquisa em até 70% A solução mais econômica, rápida e confiável de pesquisar CONSUMIDORES EM SANTA CATARINA

3 Grande Florianópolis Joinville Blumenau  300 entrevistas a cada 90 dias Como funciona?  Amostra probabilística sistemática de adultos (18+)  Entrevistas por telefone  Questionário estruturado de até 18 min.  Margem de erro=  5,8% Datas de realização=29/Junho a 27/Julho Para que serve? • Identificar necessidades do consumidor e demandas do cidadão • Avaliar a imagem de empresas e instituições • Testar a efetividade de campanhas publicitárias • Estimar tamanho de mercado • Identificar segmentos de mercado • Verificar o impacto de eventos/ notícias e novos produtos/serviços • Compreender o clima de opinião dos consumidores • Determinar pontos fortes e fracos dos concorrentes

4 Temas Centrais da Pesquisa Principais Problemas de SC e cidades + Capacidade de Solução pelas Autoridades Hábitos de Mídia Informação e Consumo Agenda Catarinense: Assuntos da Conjuntura

5 Principais Problemas do Estado % 3 em cada 10 catarinenses colocam violência e criminalidade no topo da lista de problemas do estado Desemprego é a 2da principal preocupação no estado Os problemas do estado estão principalmente vinculados à políticas públicas e não às caraterísticas dos governantes ou seus habitantes.

6 Desempenho do Governo frente aos Problemas O governo é percebido como bom gestor de investimentos e programas de desenvolvimento, mas ruim na administração das conseqüências dos mesmos (i.e., inchaço populacional, poluição, situações de incompetência/descaso/ corrupção, violência) Péssimo % Aumento da população Lixo/Poluição/Meio ambiente Incompetência administrativa Custo de vida Infraestrutura/Saneamento Verbas p/ SC Investimentos/incentivos Desenvolvim.Turismo Saúde Pobreza Educação Desemprego Trânsito/Acidentes Corrupção Salário baixo Descaso do governo Violência/Criminalidade Regular Excelente Nota geral do desempenho do governo= 5,26 (acima do regular)

7 Impacto dos Problemas do Estado Violência /Crime • + identificado c/ voto pró-LHS • Reduz confiança na policia • + presença na audiência TV 34,4% dos que mencionam violência/crime como problema principal tem preferência pelo LHS frente a 24,6% da intenção geral de voto Reduz em 10 pontos percentuais o grau de confiança nos policiais e concentra a maior proporção de cidadãos preocupados c/ a capacidade da PM-SC p/ lidar c/ a delinqüência Quem assiste TV + freqüentemente está + inclinado a colocar violência/crime no topo da lista de problemas do estado DesempregoDesemprego • Sem preferência eleitoral • Gera desconfiança no governador • + presente nas famílias + numerosas Nenhum candidato é o favorito da população angustiada c/ a falta de trabalho Entre os + preocupados c/ o desemprego, o percentual de pouca ou nenhuma confiança no governador chega a 54% (versus 42% da população geral) Famílias acima da média nacional (4 ou + moradores) estão muito + preocupadas

8 Meu Estado, minha cidade JOINVILLE BLUMENAU FLORIANÓPOLIS Desemprego/Falta de trabalho Saúde FLORIANÓPOLIS BLUMENAU JOINVILLE BLUMENAU JOINVILLE FPOLIS Trânsito / Acidentes

9 Principais Problemas das Cidades % Violência/criminalidade são os principais problemas na capital e em Joinville, não assim em Blumenau onde a preocupação central é com a falta de trabalho e o desemprego. FLORIANÓPOLIS BLUMENAU JOINVILLE Em Florianópolis, antes que o desemprego vem o trânsito e acidentes como o 2do problema mais relevante. De fato, na capital, desemprego e explosão demográfica vão juntas ocupando o 3ro lugar entre as preocupações da população

10 Desempenho das Prefeituras frente aos Problemas RegularExcelente Péssimo Joinville  Educação  Trânsito  Infra-estrutura  Migração  Ruas/Calçadas  Falta de água  Saúde 5,54 Blumenau  Infra-estrutura  Enchentes  Drogas  Custo de vida  Pobreza/desig.  Violência/crime  Investimentos  Lixo/Poluição  Incompetência 5,09 Florianópolis  Dengue  Educação  Custo de vida  Transporte col.  Incompetência  Drogas/Narco 4,54 Das 3 maiores cidades, Joinville é a que avalia melhor o desempenho geral da gestão municipal frente a seus principais problemas

11 Confiança no Prefeito JOINVILLEFLORIANÓPOLISBLUMENAU Joinville apresenta o mais alto grau de satisfação c/ seu prefeito. Já em Blumenau uma maioria (quase 6 de cada 10) confia pouco ou nada no morador do executivo municipal 63% 58%41% Para os joinvillenses, o maior ou menor consumo de notícias pela TV ou jornal não impacta na popularidade do prefeito Em Fpolis, quem está exposto a TV, rádio e jornal todos os dias apresenta uma visão + favorável da prefeita Em Blumenau, pelo contrário, alta exposição à mídia gera desconfiança no prefeito O grau de confiança no prefeito está muito associado à visão do seu desempenho frente aos principais problemas da cidade em Blumenau e Joinville Em Fpolis, a baixa correlação entre confiança e rendimento sugere que o apoio à prefeita se baseia em aspectos de índole pessoal ou alheios à política pública

12 Hábitos de mídia Em Florianópolis, situa-se a maior incidência de leitores de jornal e também está concentrado o maior número de internautas. A cidade de Blumenau lidera no ranking de ouvintes, porém é a cidade que menos lê jornal. Em Joinville, concentra-se o menor número de internautas.

13 Sexo e Violência na TV A faixa etária de anos se demonstrou mais a favor da exibição em horários específicos. O grupo dos “quarenta” foi o que mais opinou favoravelmente à exibição e, por fim, os menos liberais se encontram na faixa dos 60 anos.

14 Fontes de informação sobre Florianópolis Blumenau é a cidade que mais recorre aos amigos ou conhecidos Jornal é a fonte de informações preferida pelos joinvillenses Florianópolis é líder na busca de informações on- line Entre as 3 cidades, Blumenau é a que mais busca informações pelo telefone

15 Fontes de informação sobre Florianópolis O jornal é a fonte preferida de busca pelas mulheres, já os homens recorrem mais à Internet e ao telefone. Diferenças significativas

16 EXPOSIÇÃO À MÍDIA X CLIMA DE CONSUMO. Os catarinenses que mais leêm jornal e acessam a Internet são os mais pessimistas em relação a sua atual situação de compra São 83% o número os leitores diários de jornal que afirmam não estarem em condições propícias para comprar. Quem não lê durante a semana, também enxerga o momento como negativo numa proporção menor e bem próxima da média geral: 76% Os internautas diários lideram no pessimismo=97%. Entre os “fora da rede”, o pessimismo chega a 71%

17 SITUAÇÃO ECONÔMICA FUTURA (próximos 3 meses) Clima de consumo PERCEPÇÃO DO MOMENTO ATUAL P/ COMPRAR BENS Quatro de cada dez catarinenses são otimistas respeito da sua situação financeira, mas isso não se traduz em propensão a comprar bens no curto prazo: 75,5% deles percebe o momento atual como “ruim” para fazer as despesas necessárias, totalizando apenas 7,2% de todos os consumidores adultos do estado Joinville concentra + potenciais gastadores=21% diz ser tempo “bom” vs. 13% em Fpolis/Blumenau Futuros gastadores tendem a assistir TV e escutar rádio + que a média, porém estão muito menos plugados na Internet

18 38.8% 51.9% 55.1% 57.1% 82.3% 90% 0% 20% 40% 60% 80% 100% Muito/Algo Preocupado comércio aos domingos privatização doBesc A queda do Turismo A eleição Polícia de SC Os preços da Gasolina Grau de preocupação sobre diversos assuntos

19 Das pessoas que mencionaram o desemprego como principal problema do estado de Santa catarina destaca-se que: Seis em cada dez está muito ou algo preocupado com a queda do Turismo 59% estão muito ou algo preocupado com a privatização do Besc Os Blumenauenses estão + preocupados com a Privatização do Besc com 73% Sendo novamente os Blumenauenses os + preocupados com 79%

20 Em relação à abertura do comércio aos domingos, 59% dos entrevistados afirmaram estar pouco ou nada preocupado com essa questão. Mesmo sendo baixa a preocupação com a abertura do comércio, a questão desperta + preocupação em Florianópolis: 67% declaram estar muito ou algo preocupados. Relação com o Desemprego

21 66.7% 37.5% 100% 60% 0.%20%40%60%80%100%120% Besc Turismo Gasolina Comércio Relação com Custo de vida/Alta de Preços • Nos que apontaram o Custo de vida/Alta de preço como principal problema do estado nota-se que existe uma grande preocupação em relação aos assuntos citados acima principalmente quanto ao preço da Gasolina. • Apenas no ítem Turismo que o índice de pouco ou nada preocupado foi de 62,5%. Mutio /algo preocupado

22 MARKET ANALYSIS BRASIL / / MAIS INFORMAÇÕES?


Carregar ppt "Agosto 8, 2002. O que é o MONITOR SC?  É a primeira e única pesquisa de mercado e opinião pública tipo omnibus ou caravana no estado  Aberta à inclusão."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google