A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SPDI 1 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar Origem e Processo setembro de 2005.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SPDI 1 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar Origem e Processo setembro de 2005."— Transcrição da apresentação:

1 SPDI 1 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar Origem e Processo setembro de 2005

2 SPDI 2 Plano de Gestão Eixos do Plano A - PROJETO ACADÊMICO INTEGRADO B - UNIVERSIDADE GERIDA DE MODO PLANEJADO, PARTICIPATIVO E SUSTENTÁVEL.

3 SPDI 3 PES – Planejamento estratégico participativo PROJETO GOVERNABILIDADE CAPACIDADE GOVERNABILIDADE CAPACIDADE

4 SPDI 4 ELABORANDO UM PROJETO COLETIVO Definir as diretrizes orientadoras para o desenvolvimento da UFSCar, no tocante aos aspectos acadêmico, físico, ambiental e organizacional, por meio de amplo processo participativo. Definir as diretrizes orientadoras para o desenvolvimento da UFSCar, no tocante aos aspectos acadêmico, físico, ambiental e organizacional, por meio de amplo processo participativo.

5 SPDI 5 Abrangência Aspectos Acadêmicos Aspectos Organizacionais Aspectos Ambientais Aspectos Físicos

6 SPDI 6 Desafios Envolver efetivamente a comunidade, garantindo qualidade e legitimidade ao PDI. Envolver efetivamente a comunidade, garantindo qualidade e legitimidade ao PDI. Garantir que os resultados parciais e finais obtidos fossem amplamente difundidos na comunidade, possibilitando que todos aqueles que participaram do processo de construção de propostas vissem maturar os resultados de seus esforços.

7 SPDI 7 Estrutura de Trabalho Estrutura de Trabalho Diagnósticos Problemas Questões Soluções Diretrizes para o PDI Equipe Reitoria e Grupo Âncora Acadêmicos Físicos Organiza cionais Ambientais C O R P O S O C I A L DA U F S C a r

8 SPDI 8 Desenvolvimento Aspectos Ambientais Aspectos Físicos Aspectos Acadêmicos Aspectos Organizacionais

9 SPDI 9 Objetivo Debater e definir as diretrizes para o desenvolvimento do Ensino, da Pesquisa e da Extensão na UFSCar. Aspectos Acadêmicos

10 SPDI 10 Procedimentos  Elaboração de documento-base para subsidiar as discussões.  Sistematização das contribuições de deptos e cursos.  Conferência de Busca do Futuro: CBF  Grupos de trabalho para elaboração de projetos definidos na CBF.  Consolidação da pré-proposta.  Discussão, pela comunidade, do documento preliminar  Elaboração da síntese das contribuições e envio ao CONSUNI Aspectos Acadêmicos

11 SPDI 11 Objetivo Aperfeiçoar a estrutura organizacional visando ao desenvolvimento de processos decisórios e administrativos democráticos e eficazes. Aspectos Organi zacionais

12 SPDI 12 Procedimentos  Levantamento de problemas por meio de entrevistas, questionários e pesquisas junto à comunidade.  Realização de oficina para o processamento dos problemas levantados.  Realização de seminários sobre experiências de outras IES.  Elaboração e discussão de alternativas.  Consolidação e debate de pré-proposta. Aspectos Organi zacionais

13 SPDI 13 Visando à sustentabilidade:  Consolidar os princípios da Política Ambiental.  Consolidar os princípios de Gestão Ambiental (resíduos, coleta seletiva, manejo das áreas e educação ambiental). Objetivo Aspectos Ambientais

14 SPDI 14  Elaboração de documento-base sobre a política ambiental da UFSCar.  Realização de Conferências sobre Meio Ambiente: experiências externas e propostas para a UFSCar.  Encaminhamento das propostas à Comissão de Sistematização. Aspectos Ambientais Procedimentos

15 SPDI 15 Definição de diretrizes sobre a ocupação e a expansão da UFSCar: espaços, instalações e infra- estrutura Objetivo Aspectos Físicos

16 SPDI 16  Elaboração de diagnóstico sobre a ocupação dos campi.  Debate do documento nos Centros (docentes, TAs e alunos).  Levantamento de demandas e expectativas dos Centros.  Análise das demandas e expectativas.  Identificar diretrizes de ocupação dos campi. Procedimentos Aspectos Físicos

17 SPDI 17 Resultados obtidos  Aprovação de Princípios e Diretrizes Gerais e Específicas que nortearão as ações da comunidade universitária e em especial de sua administração.  Aprovação de nova estrutura organizacional e de representatividade colegiada.

18 SPDI 18 Diretrizes específicas  Processos de formação  Ampliação, acesso e permanência na UFSCar  Produção e disseminação do conhecimento  Capacitação dos servidores da UFSCar  Ambiente adequado  Organização e gestão

19 SPDI 19 PROCESSOS DE FORMAÇÃO EXEMPLOS   Implantar ações voltadas à melhoria dos processos de ensinar e aprender;   Capacitar os alunos para o uso de tecnologias de informação e comunicação e incentivar a disseminação do conhecimento e uso do software livre nos campi;   Definir o perfil do profissional a ser formado pela pós-graduação da UFSCar Total: 27 Metodologia

20 SPDI 20 Ampliação, acesso e permanência na UFSCar exemplos  Ampliar, de forma planejada e sustentável, o número de vagas e cursos de graduação, pós- graduação e extensão, em consonância com o projeto acadêmico, a excelência e o caráter inovador dos cursos da UFSCar;  Desenvolver e apoiar ações que ampliem as oportunidades de acesso e permanência dos estudantes na Universidade e contribuam com o enfrentamento da exclusão social;  Buscar a garantia da permanência de estudantes sem condições financeiras na Universidade, através de políticas e infra- estrutura que atendam a toda a demanda; Total: 10

21 SPDI 21 Produção e disseminação do conhecimento exemplos  Definir e implementar uma política institucional de pesquisa;  Incrementar a política de incentivo e apoio aos grupos de pesquisa emergentes; Total: 23

22 SPDI 22 Capacitação dos servidores da UFSCar exemplos  Definir o perfil do servidor técnico- administrativo que a UFSCar deseja e necessita;  Capacitar os servidores docentes e técnico-administrativos para uso de tecnologias de informação e comunicação Total: 9

23 SPDI 23 Ambiente adequado exemplos  Promover o uso, a ocupação e o manejo ambientalmente adequados dos campi, em suas áreas urbanizadas, agrícolas e de preservação;  Garantir plenas condições de acessibilidade nos campi a pessoas portadoras de necessidades especiais; Total: 14

24 SPDI 24 Organização e gestão exemplos  Aperfeiçoar processos administrativos buscando agilidade, eficiência e economia de recursos;  Avaliar constantemente a política de informática da Universidade, com ampla participação da comunidade; Total: 26

25 SPDI 25 Diretrizes para o desenvolvimento físico  Ocupação dos campi  Desenvolvimento físico-ambiental  Urbanização e infra-estrutura  Edificação  Operacionais (avaliação prévia)

26 SPDI 26 Estrutura Organizacional: Parâmetros orientadores  Descentralização da capacidade de propor e decidir;  Integração buscando coerência e convergência da política institucional.

27 SPDI 27 POLÍTICA DE CAPACITAÇÃO DOS SERVIDORES Operação: Qualificação e Avaliação Docente Açôes RespColaborPrazosRecursosPrior Propiciar a melhoria da qualificação do corpo docente 2 Realizar oficinas sobre novos projetos pedagógicos, garantindo a participação de docentes das disciplinas básicas Usar resultados da avaliação via Nexos para direcionar ações para melhorar a capacitação docente Promover eventos, debates, espaços para capacitação docente para interdisciplinaridade Avaliar e implantar a revisão do Nexos Incorpora avaliação e formação Criar condições para implementação e emprego de novas tecnologias Ampliar o número de salas informatizadas; Elaborar políticas para capacitação em tecnologias; Disponibilizar recursos financeiros para a estruturação de EAD em tecnologias (web, redes, recursos avançados de ferramentas)

28 SPDI 28 Incentivar a troca de experiências entre docentes de diferentes instituições nacionais e internacionais Ofertar cursos, palestras... de capacitação gerencial às chefias e coordenações (assessoria permanente) Estimular a capacitação dos professores sem doutorado Atuar junto deptos; instituir “bolsa”, rever modelo de professor substituto Ações RespColabPrazosRecursosPrior Avaliar o desempenho docente 3 Aprimorar noção de “produção” (E,P,Ex) docente da UFSCar Propiciar condições facilitadoras para a produção docente: Promover eventos regulares para incentivar a “Produção” docente Implantar projeto de avaliação docente Definir parâmetros de qualificação docente visando à melhoria de indicadores de “produção”, em diálogo com os parâmetros dos órgãos de fomento (levando em conta e buscando influenciar); Incluir resultados da avaliação via Nexos


Carregar ppt "SPDI 1 Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar Origem e Processo setembro de 2005."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google