A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Substâncias puras e Misturas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Substâncias puras e Misturas"— Transcrição da apresentação:

1 Substâncias puras e Misturas
Disciplina: Química Profª Fernanda Wiltemburg

2 João 2: 1-11 “ Ao terceiro dia, houve uma bodas em Caná de Galiléia, e estava ali a mãe de Jesus. E Jesus foi também convidado, bem como os Seus discípulos, para as bodas. Tendo acabado o vinho, a mãe de Jesus Lhe disse: eles não têm vinho. Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho Eucontigo? Ainda não é chegada a Minha hora. Disse a Sua mãe aos serventes: Fazei o que Ele vos disser. Estavam postas ali seis talhas de pedra, segundo o rito de purificação dos judeus, e em cada uma cabiam duas ou três metretas. Jesus lhes disse: Enchei de água as talhas. E eles as encheram até a borda. Então lhes disse: Tirai agora e levai ao encarregado da festa. E levaram. Quando o encarregado da festa provou a água transformada em vinho, não sabendo donde viera, se bem que o sabiam os serventes que haviam tirado a água, chamou o noivo, e lhe disse: Todo homem, põe primeiro o bom vinho e, quando já beberam fartamente, serve o inferior; mas tu guardaste o bom vinho até agora. Esse princípio dos sinais, Jesus o fez em Caná da Galiléia, e manifestou Sua glória, e os Seus discípulos creram Nele. “

3 VINHO ÁGUA Composição: H2O
Composição: H2O (80%) , álcoois, ácidos, açúcares, glicerina, aldeídos, ésteres, monoterpenos, aminoácidos, carboidratos, ácidos graxos, dentre outros.

4 Aminoácidos

5 SUBSTÂNCIA PURA MISTURA
ÁGUA VINHO SUBSTÂNCIA PURA MISTURA

6 SUBSTÂNCIA PURA MISTURA
Apresenta apenas um componente formado por um único tipo de molécula. Aparência: uma fase MISTURA Formada por duas ou mais substâncias puras.  Componentes da mistura. Aparência Homogênea: uma fase Heterogênea: duas ou mais fases

7 SUBSTÂNCIA PURA X MISTURA
Tipo de moléculas presentes Número de fases formadas Propriedades

8 Substância pura Mistura Homogênea Heterogênea Água + sal Água + açúcar Água + areia Água + pó de café Água + óleo Água do mar Areia Sal de cozinha (NaCl) Massa de bolo Leite Sangue

9 É possível transformar uma substância pura em uma mistura?

10 É possível transformar uma substância pura em uma mistura
É possível transformar uma substância pura em uma mistura? De maneira natural, não! Seriam necessários alguns processos químicos.

11 É possível transformar uma substância pura em uma mistura
É possível transformar uma substância pura em uma mistura? Como um químico faria esta transformação?

12 É possível transformar uma substância pura em uma mistura
É possível transformar uma substância pura em uma mistura? Como um químico faria esta transformação? Através de processos químicos conhecidos como FUSÃO NUCLEAR e FISSÃO NUCLEAR.

13 É possível transformar uma substância pura em uma mistura
É possível transformar uma substância pura em uma mistura? Como um químico faria esta transformação? Quais os impedimentos da realização desta transformação?

14 É possível transformar uma substância pura em uma mistura
É possível transformar uma substância pura em uma mistura? Como um químico faria esta transformação? Quais os impedimentos da realização desta transformação? Necessidades de altíssimas temperaturas ( estas praticamente impossíveis de serem alcançadas).

15 Assim... Este fenômeno de transformação de água em vinho é humanamente impossível de ser realizado.

16 Como se explica então a transformação realizada por Jesus na Galiléia, descrita no Livro de João? Este fenômeno de transformação de água em vinho é humanamente impossível de ser realizado.

17 Exercícios Apostila X, página Y Exercícios X, Y e Z

18 Desafio de casa Por que a água e o gelo não formam um sistema homogêneo, mesmo sendo formados por moléculas iguais?

19 É possível separar os componentes de uma mistura?
Próxima aula... É possível separar os componentes de uma mistura? Como?


Carregar ppt "Substâncias puras e Misturas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google