A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Etnocentrismo e Relativismo Cultural 20-03-2012. CONCEITO O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a pretensão em.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Etnocentrismo e Relativismo Cultural 20-03-2012. CONCEITO O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a pretensão em."— Transcrição da apresentação:

1 Etnocentrismo e Relativismo Cultural

2 CONCEITO O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a pretensão em considerar o seu modo de vida como o mais correto e o mais natural. Tal tendência é denominada etnocentrismo

3 ELA É RESPONSÁVEL EM SEUS CASOS EXTREMOS PELA OCORRÊNCIA DE NUMEROSOS CONFLITOS SOCIAIS. O etnocentrismo de fato é um conceito universal. É comum a crença de que a própria sociedade é o centro da humanidade ou mesmo a sua única expressão.

4 O ponto fundamental de referência não é a humanidade E sim, o grupo

5 O costume de discriminar os que são diferentes porque pertencem a outro grupo pode ser encontrado mesmo dentro de uma sociedade.

6 Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são catalogadas como absurdos deprimentes e imorais.

7 Podemos entender o fato de que os indivíduos de culturas diferentes podem ser facilmente identificados por uma série de características tais como o modo de agir, vestir, caminhar, comer, falar, sendo o último uns dos mais evidentes na imediata observação

8 A nossa herança cultural desenvolvida através de inúmeras gerações sempre nos condicionam a reagir depreciativamente em relação ao comportamento daqueles que agem fora dos padrões aceitos pela maioria da comunidade. Por isso discriminamos o comportamento desviante.

9 RELATIVISMO CULTURAL O relativismo cultural sugere conformar e não confrontar as diferenças culturais, tanto em nossa sociedade quanto em outra cultura particular.

10 Este conceito pode ser considerado precipitado, se levarmos em conta o fato de tudo poder ser aceito, ameaçando imposições dos limites sociais.

11 O O bem e o mal passam a ser relativos em conceito, mas em prática estaríamos contradizendo nossos próprios códigos morais. O Considerando que temos alguns interesses em comuns, há uma necessidade de interagirmos e sermos mais tolerantes.

12 Mas não é conveniente como sugere o relativismo acreditar que sua funcionalidade é fazer com que a sociedade caminhe para uma mesma direção, com conceitos aprovados por todos, estaríamos desacreditando dos nossos próprios conceitos individuais e do grupo que mais adéquam as nossas necessidades e valores.

13 Porém no convívio com uma cultura diferente, vem à flexibilidade de aceitar, com imposição de alguns limites, sem abrir mão de seus costumes, dando espaço para outros. (o que seria uma melhor definição para o relativismo cultural.) Não implicando como é atualmente, na confusão de conceito e suas consequências em que tudo é relativo, e tudo pode.


Carregar ppt "Etnocentrismo e Relativismo Cultural 20-03-2012. CONCEITO O fato de que o homem vê o mundo através de sua cultura tem como consequência a pretensão em."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google