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C Ó D I G O D E É T I C A. Visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços,

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1 C Ó D I G O D E É T I C A

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3 Visão A Natura, por seu comportamento empresarial, pela qualidade das relações que estabelece e por seus produtos e serviços, será uma marca de expressão mundial, identificada com a comunidade das pessoas que se comprometem com a construção de um mundo melhor através da melhor relação consigo mesmas, com o outro, com a natureza da qual fazem parte, com o todo.

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5 MORAL e ÉTICA

6 MORAL ≠ ÉTICA Fonte: Henry Srour, no livro “Ética Empresarial” SER ÉTICO: “refletir sobre as escolhas, importando-se com os outros, procurando fazer bem aos semelhantes e responder pelo que faz” SER MORAL: “agir de acordo com os costumes e observar as normas coletivas” PORTANTO, NEM TODA MORAL É ÉTICA!

7 Moral Brasileira

8 Ética Declaração Universal dos Direitos Humanos Convenção contra a Tortura Convenção das Nações Unidas Contra a Corrupção Convenções da OIT Convenção Sobre os Direitos da Criança Convenção sobre a Escravatura

9 “A moral está relacionada com a tradição, costumes e leis, enquanto a ética procura fazer uma reflexão crítica a respeito da moral, colocando como premissa básica o bem comum.” Terezinha Rios

10 ÉTICA EMPRESARIAL

11 A RESPONSABILIDADE CORPORATIVA refere-se à FORMA DE GESTÃO que visa à SUSTENTABILIDADE da empresa e da sociedade, por meio do cuidado constante com a QUALIDADE DOS RELACIONAMENTOS com acionistas, empregados, clientes, fornecedores, comunidade e outros públicos de interesse, considerando o EQUILÍBRIO entre os aspectos econômicos, sociais e ambientais.

12 Triple Bottom Line – Tripé da Sustentabilidade (Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais) Engajamento com todos os seus Públicos de Interesse Gestão Responsável SUSTENTABILIDADE

13 Código de Ética Triple Bottom Line – Tripé da Sustentabilidade (Aspectos Econômicos, Sociais e Ambientais) Gestão Responsável SUSTENTABILIDADE Governo e Sociedade Comunidade Meio Ambiente Público InternoFornecedores Acionistas Empresa Consumidores/ Clientes Concorrentes

14 As caracter í sticas das fraudadoras Os aspectos comuns das companhias que provocaram alguns dos principais escândalos dos últimos tempos: As estruturas de governan ç a corporativa eram semelhantes à s de suas principais concorrentes Os executivos receberam oito vezes mais op ç ões de a ç ões do que seus pares em outras empresas As metas anuais eram quatro vezes mais agressivas As expectativas de crescimento dos analistas para algumas dessas empresas chegavam a 55% ao ano Fonte: How Greed and Ego Can Destroy Companies/ The Dilemma of the Successful CEO by Kees Cools Revista Exame Ganância e vaidade Estudo mostra que a razão das fraudes empresariais não está nas estruturas de governança - mas no ego dos executivos/ Por Ana Luiza Herzog

15 Principais causas de acomodações éticas 1. Concretizar objetivos financeiros ou empresariais fortemente ambiciosos 2. Aceitar pressões programadas 3. Ajudar a empresa para que se consiga sobreviver 4. Racionalizar, considerando que outros fazem a mesma coisa 5. Resistir a pressões competitivas 6. Salvar empregos

16 Fonte: Ethics Resource Center/Society for Human Resource Management, 1997 Percentual de trabalhadores que afirmam que estas infrações éticas são cometidas por colegas Mentir aos chefes45% Falsificar registros36% Consumo de álcool e drogas36% Conflito de interesses34% Roubo e furto27% Aceitação de presentes ou de pagamento de entretenimento que viole a política da companhia 26%

17 Identifica-se com os valores Não se identifica com os valores Não traz resultados Traz resultados III IIIIV Ideais Demitidos Potenciais Demitidos Segundo Jack Welch, CEO da GE

18 Fonte: Diálogo e ética nas organizações - Rafael Echeverría “Quando destacamos as dimensões éticas desse novo modo de fazer empresa, não o fazemos como resultado de um afã moralista. Estamos, isto sim, comprometidos com a busca de melhores resultados — que não serão alcançados sem o parâmetro de um conjunto de valores éticos.”

19 ESCÂNDALOS CORPORATIVOS

20 Casos de Sucesso

21 Código de Ética – O QUE É ? • Documento que reflete os valores da empresa, permeando as condutas dos colaboradores no cotidiano; • Considera os interesses dos diferentes públicos de relacionamento; • Visa à transparência nos relacionamentos; • Instrumento educativo e disseminador, que orienta, mas não toma decisões • Sistematizado, é um importante instrumento de gestão.

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