A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Luis Gameiro EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 7º e 9º anos; CFQ, ET e Oficina das Madeiras Altomar 4+1.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Luis Gameiro EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 7º e 9º anos; CFQ, ET e Oficina das Madeiras Altomar 4+1."— Transcrição da apresentação:

1 Luis Gameiro EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 7º e 9º anos; CFQ, ET e Oficina das Madeiras Altomar 4+1

2 O barco tipo “catamarã” é constituido por uma plataforma de madeira assente em duas garrafas plásticas de 1,5 lt. Será instalada uma ventoinha à popa, impulsionada por um motor eléctrico, apoiado sobre a plantaforma. A comunicação entre o motor e a ventoinha será efectuada através de roldanas. A energia é fornecida por quatro paineis fotovoltaicos, montados em série e ligeiramente inclinados a favor da luz que serão instalados sobre a plataforma. Junto ao motor será montado um interruptor que accionará e cessará a ignição. Vista superiorVista lateral

3 •Desenho de um esquema, com as dimensões pretendidas. •Selecção dos materiais e recuperação de componentes electrónicos •Verificação da conformidade de todas as dimensões com as indicadas no regulamento. •Montagem do circuito eléctrico para funcionamentodo motor •Estudo da forma como obter a diferença de potencial pretendida com as células fotovoltaicas. •Medições de instalações em série e em paralelo. •Estudo da inclinação óptima dos painéis em função da radiação incidente. •Tomada de decisões Diferentes fases do processo

4 Partindo dos conhecimentos adquiridos e das informações facultadas pelos nossos professores iniciámos o projecto de construção do nosso barco solar. Trabalhamos no projecto todas as segundas-feiras entre as 16:15h e as 18:00h ao longo de dois meses. As decisões relativas ao projecto, ao tipo de barco e à escolha de materiais a utilizar foram tomadas pelos alunos envolvidos com a concordância dos professores.

5 Ao longo do processo que ainda está em curso aprendemos e melhoramos o trabalho em equipa e as vantagens e possibilidades da energia solar. Com este projecto foi também possível: 1- A consolidação de aprendizagens como: fontes de energia renováveis, desenvolvimento sustentável, transferências e transformações de energia (conteúdos dos programas de CN e CFQ do 7º) 2- A aprendizagem de novos conceitos ao nível dos conteúdos do currículo do 9º ano: Circuito eléctrico, corrente eléctrica, intensidade da corrente eléctrica, diferença de potencial eléctrico e produção de energia eléctrica. 3- Por mãos à obra e aplicar os conceitos adquiridos em diferentes disciplinas (LPO- elaborar o projecto, TIC na preparação do PowerPoit, ET na construção propriamente dita e CFQ, muitos conteúdos)


Carregar ppt "Luis Gameiro EBI de São Bruno Caxias, Lisboa 7º e 9º anos; CFQ, ET e Oficina das Madeiras Altomar 4+1."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google