A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Comunicar em Público António Abernú.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Comunicar em Público António Abernú."— Transcrição da apresentação:

1 Comunicar em Público António Abernú

2 Comunicar A comunicação humana é um processo que envolve a troca de informações, e utiliza os sistemas simbólicos como suporte para esse fim. Falar, ouvir e pensar. Comunicação é um campo de conhecimento académico que estuda os processos de comunicação humana.

3 Comunicar Componentes da comunicação
A primeira condição para que haja comunicação é a presença de um emissor e um receptor. Componentes da comunicação Emissor, receptor, mensagem, canal de propagação, o meio de comunicação, o feedback e o ambiente onde o processo comunicativo se realiza.

4 Comunicar Formas de comunicação Verbal; Não – Verbal; Mediada.
Há três classes de movimentos observáveis: Da face; Gesticulares; De postura.

5 Comunicação | Não verbal
Produzimos e recebemos uma quantidade elevada de mensagens que não vêm expressas em palavras. Geralmente mantém uma relação de interdependência com a interacção verbal. As mensagens não verbais têm mais significado que as mensagens verbais. RESPONSAVEL PELA 1ª IMPRESSÃO | INVESTIGADOR AMERICANO Mehrabian 55 % TRANSMITIDO PELA N VERBAL, 38% VOZ 7 % PALAVRA Em qualquer situação comunicativa a comunicação não verbal é inevitável; Em culturas diferentes, há sistemas não verbais diferentes;

6 Comunicação | Verbal Expressão oral é a mensagem falada.
| Dicção | Respiração | Ressonância | Velocidade | Pausa | Volume | Tom | Alternância | Vocabulário Expressão oral é a mensagem falada. Expressão oral é a mensagem falada. Uma das formas mais comum, pela qual se opera a transmissão de idéias. Também onde mais falhas existem na eficiência da comunicação.

7 Expressão Oral Respiração Calma, serena, que não seja demasiado sonora ou ruidosa. Respiração abdominal – maior domínio da saída de ar. Ressonância 3 cavidades de ressonância: nasal, pulmonar e a cabeça. Velocidade Encontrar uma velocidade na oralidade, com a qual estejamos confortáveis e o público também.

8 Expressão Oral Pausa As pausas são o nosso pensamento. E é o tempo e espaço para o público criar as suas imagem e assimilar a nossa mensagem. Volume Tal como a velocidade, trabalhar num volume confortável e que não nos obrigue a esforços com as cordas vocais. Tom Tom agradável, confiante, empático, engraçado, sedutor e vivo.

9 Expressão Oral Alternância Usar todos os pontos por forma a criar variações e alternâncias no discurso para não o tornar monótono. Vocabulário O que entendamos e nos sentimos melhor. A simplicidade é a mais efetiva das mensagens.

10 Expressão Oral |Dicção
Falar com a articulação e modelação corretas. Torna a expressão oral mais compreensível; Aumenta a eficiência da argumentação; Cansa menos e melhora a imagem perante o público. Pode parecer, se a dicção for má, que a pessoa não está preparada. Má dicção pode levar a audiência a pensar que a pessoa tem uma formação deficiente ou inferiormente intelectual.

11 Expressão Oral |Dicção
Erros comuns Trocar “pr” por “p + vogal + r” Omissão do “r” ou vogal final; Supressão de vogais internas; Erro de colocação de consoantes. Troca de consoantes. Vícios | Palavrões e gírias; | Obscuridade; | Cacofonia | Pleonasmo; | Chavões. Não ter medo de abrir a boca. PERCISO | VOU BUSCA | LESBOA + LEITERO | IOGURTE | SALSHICHA + CHALCHICHA PERDE A CREDIBILIDADE E RESPEITO | USO INDEVIDO DE TERMOS | O Sr. António irritou-se por ver na boca dela a cor vinho na vez passada. Redundância dos termos: Ex Subir para cima, descer para baixo. | Normalmente é indicativo da falta de preparação do orador. Ex: O futebol é uma caixinha de surpresas.

12 Expressão Oral |Comunicação
Empenhe-se na comunicação. Só ensaiando e experimentando se pode lá chegar. A mentira exige um esforça acrescido. Contar as coisas como elas são e com certezas é bem mais simples. Escutar atentamente para apreender a “consistência interior” dos outros. Para comunicarmos eficientemente, devemos “expandirmo-nos” para fora da nossa zona de conforto. Admitir faltas e pedir perdão, é uma formula mágica para remover os obstáculos à boa comunicação; Evitar o aumento da tensão (seja de que forma for) tornará mais fácil comunicar. E viver;

13

14 Expressão Corporal O estudo da expressão corporal tem como finalidade principal não só investigar os meios que o orador usa para melhor estabelecer a comunicação com o público mas também persuadi-lo por meio dos sinais corpóreos.

15 Expressão Corporal Reforça uma idéia. Confunde-se com o próprio argumento. Para podermos “gesticular” ( conjunto de gesto do corpo, incluindo a expressão facial) com eficiência, é preciso saber adequar a expressão corporal com o ambiente e a mensagem transmitida. A expressão corporal desempenha um papel de suprema importância no contexto da comunicação:

16 Expressão Corporal | Gestos
Todo e qualquer movimento corporal. O rosto humano - a fisionomia, é um jogo de gestos. Ao conjunto de todos os gestos dá-se o nome de linguagem gestual. Linguagem Corporal Corresponde a todos os movimentos gestuais e de postura que fazem com que a comunicação seja mais efectiva. Há gestos executados por todo o corpo e gestos executados por uma só parte do corpo.

17 Linguagem Corporal Com o aparecimento da palavra falada os gestos foram tornando-se secundários, contudo eles constituem o complemento da expressão, devendo ser coerentes com o conteúdo da mensagem. Cuidado, pois muitas vezes a boca diz uma coisa, mas o corpo diz outra completamente diferente. A expressão corporal é fortemente ligada ao psicológico, traços comportamentais são secundários e auxiliares.

18 Linguagem Corporal|Cabeça
A parte do corpo com maior importância na comunicação, uma vez que é a parte mais observada pelo público. Não valeria nada uma boa gesticulação com as mãos se a expressão do rosto for inconveniente ou apática. A melhor posição é aquela que se utiliza para conversar com um amigo. Nem alta, nem baixa. A cabeça deve acompanhar a linha traçada pela visão, facilitando o movimento dos olhos.

19 Cabeça | Linguagem Facial
O semblante funciona como um indicador da sinceridade daquilo de que se fala. A expressão fácil deve actuar como um reforço do que se diz. Provavelmente o ponto mais importante da comunicação facial encontra-se nos olhos, o foco mais expressivo da face. |Nas conversas telefônicas a ausência de expressões faciais reduz significativamente a disposição do receptor para interpretar a mensagem. expressões são também os indicadores mais precisos do estado emocional de uma pessoa. Assim interpretamos a alegria, a tristeza, o medo, a raiva, a surpresa, o nojo ou o afecto, pela simples observação dos movimentos do rosto do nosso interlocutor. contacto ocular é um sinal chave na nossa comunicação com os outros. A comunicação ocular é possivelmente, a mais subtil das formas de expressão corporal.

20 Linguagem Corporal|Tronco
Incorreto Manter uma postura excessivamente rígida; Dirigir o olhar a uma parte do público sem girar o corpo; Balançar de um lado para o outro; para a frente e para trás; Dobrar o tronco para a direita e para a esquerda. Correto Agir com naturalidade; Manter o tronco direito; Girar o tronco, sem exagerar, na direção em que se olha. NATURALIDADE: EFEITO ORGANICO ANIMAIS Para a maioria das pessoas, a postura é um tema pouco agradável pois pode recordar a maneira como a nossa mãe costumava repreender-nos. Mas para um psicanalista a postura de um paciente muitas vezes constitui uma chave primordial sobre a natureza dos seus problemas. Se um chefe deseja estabelecer rapidamente uma boa relação e criar um ambiente tranquilo com um empregado, basta copiar a postura deste parar obter os seus objectivos.

21 Linguagem Corporal|Postura
Manter sempre que possível uma postura clássica, serena, confiante e amigável.


Carregar ppt "Comunicar em Público António Abernú."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google