A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

 Como utilizar a música como instrumento de ensino?  Como escolher a música de acordo com a faixa etária?  Qual o cuidado que o professor deve ter.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: " Como utilizar a música como instrumento de ensino?  Como escolher a música de acordo com a faixa etária?  Qual o cuidado que o professor deve ter."— Transcrição da apresentação:

1

2  Como utilizar a música como instrumento de ensino?  Como escolher a música de acordo com a faixa etária?  Qual o cuidado que o professor deve ter ao escolher as músicas?

3 Hoje é um dia lindo

4 DEFINIÇÃO: É A ARTE DO SOM

5  RITMO  HARMONIA  MELODIA

6 “ “O RITMO A HARMONIA E A MELODIA (MÚSICA). DEVE TER BOA COMBINAÇÃO PARA TRANSMITIR UMA MENSAGEM NO CULTO.” Fonte: Pr. Antônio Gilberto

7  é a sucessão de tempos fortes e fracos que se alternam com intervalos regulares para a transmitir os sons.  Influência na vida fisiológica (sensorial motor)  Nunca pode ser demasiadamente enfatizado pois pode produzir apenas excitação, se mau conduzido. EX:Aline barros – Dança do Pinguim

8  Conceito musical relacionado com a emissão simultânea de diferentes notas.(acordes)  Transmite a ciência, fazendo-nos pensar; é o intelecto em ação com efeitos inteligentes  Mente: operações formais EX: Aos olhos do Pai. HARMONIA

9  Transmite sentimento e estado de espírito, mexendo com as nossas emoções. Música: O amor do Nosso Deus Cristo já Ressuscitou

10 Ritmo = Reação Física = carne Harmonia = ciência = alma Melodia = sentimento = espírito

11  Concentração,  Coordenação motora,  Socialização,  Acuidade auditiva,  Disciplina pessoal,  Equilíbrio emocional

12 De acordo com os PCNs (Parâmetros Curriculares Nacionais), o ensino da música tem por objetivos gerais abrir espaço para que os alunos possam se expressar e se comunicar através dela, bem como promover experiências de apreciação e abordagem em seus vários contextos culturais e históricos

13  Segundo TECA ALENCAR DE BRITO, a música é um processo contínuo de construção que envolve perceber, sentir, experimentar, imitar, criar e refletir  Riqueza incalculável para a formação educacional da criança no processo de desenvolvimento e crescimento sensório motor

14 Música para lembrar de Deus: Deus usou a música para que a mensagem entrasse no coração do povo de Israel e dela não se esquecesse.

15 Agora, pois escrevei-vos este cântico e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel......este cântico responderá contra eles por testemunhas POIS NÃO SERÁ ESQUECIDO da boca de sua semente.... Agora, pois escrevei-vos este cântico e ensinai-o aos filhos de Israel; ponde-o na sua boca para que este cântico me seja por testemunha contra os filhos de Israel......este cântico responderá contra eles por testemunhas POIS NÃO SERÁ ESQUECIDO da boca de sua semente....

16 Serve de ferramenta para o Evangelismo Serve de ferramenta para o Evangelismo

17  Para fazer da música uma verdadeira ferramenta devemos saber como escolher os cânticos.(Mateus 21.16)  Estudar sobre o seu desenvolvimento físico, na faixa etária em que se encontra avaliando suas condições motoras.  Refletir sobre a finalidade do Ensino.  Para fazer da música uma verdadeira ferramenta devemos saber como escolher os cânticos.(Mateus 21.16)  Estudar sobre o seu desenvolvimento físico, na faixa etária em que se encontra avaliando suas condições motoras.  Refletir sobre a finalidade do Ensino.

18 Os cânticos devem fazer parte da temática da aula ou culto com as crianças e marcar cada atividade como :  Oração  Leitura da Bíblia  História Bíblica  Apresentação dos visitantes  Oferta  Apelo Os cânticos devem fazer parte da temática da aula ou culto com as crianças e marcar cada atividade como :  Oração  Leitura da Bíblia  História Bíblica  Apresentação dos visitantes  Oferta  Apelo

19  O cântico tem que ter mensagem espiritual, inspiração.  Tem que reforçar o ensino da lição.  Escolhido com antecedência  O cântico tem que ter mensagem espiritual, inspiração.  Tem que reforçar o ensino da lição.  Escolhido com antecedência

20  Apropriado a faixa etária  Letra clara,fácil e tamanho apropriado  Avaliar o conteúdo doutrinário de sua melodia e ritmo.  Cuidado com as desculpas de que crianças precisam de músicas alegres.  Apropriado a faixa etária  Letra clara,fácil e tamanho apropriado  Avaliar o conteúdo doutrinário de sua melodia e ritmo.  Cuidado com as desculpas de que crianças precisam de músicas alegres.

21  Com vibração, alegria e métodos apropriados  O Cântico novo deve ser cantado primeiro,só pelo professor pelo menos duas vezes.  Ler compassadamente a letra  Com vibração, alegria e métodos apropriados  O Cântico novo deve ser cantado primeiro,só pelo professor pelo menos duas vezes.  Ler compassadamente a letra

22  Explicar as crianças as palavras mais difíceis  Usar gestos coerentes com a letra, e não exagerados ou inadequados aos nossos costumes.  Usar primeiro os cânticos mais animados e a seguir os mais calmos  Devemos estimular as crianças a formarem frases de louvor a Deus.  Explicar as crianças as palavras mais difíceis  Usar gestos coerentes com a letra, e não exagerados ou inadequados aos nossos costumes.  Usar primeiro os cânticos mais animados e a seguir os mais calmos  Devemos estimular as crianças a formarem frases de louvor a Deus.

23  Usar visuais : Usar apenas imagens para os não alfabetizados e letras grandes e bem formuladas para os alfabetizados. (Podemos usar a lousa, flanelógrafo, transparências para retroprojetor, varal, cartazes...)  Usar visuais : Usar apenas imagens para os não alfabetizados e letras grandes e bem formuladas para os alfabetizados. (Podemos usar a lousa, flanelógrafo, transparências para retroprojetor, varal, cartazes...)

24 A prática de execução de pequenos instrumentos musicais estimula e facilita o aprendizado, a música complementos: melodia, harmonia e ritmo. Ex:. Bandinha A prática de execução de pequenos instrumentos musicais estimula e facilita o aprendizado, a música complementos: melodia, harmonia e ritmo. Ex:. Bandinha

25 O acompanhamento instrumental dos cânticos para o grupo infantil deve ser realizado por músicos sensíveis, afinados, e que tenham o cuidado de nunca excederem ao volume de voz das crianças. O acompanhamento instrumental dos cânticos para o grupo infantil deve ser realizado por músicos sensíveis, afinados, e que tenham o cuidado de nunca excederem ao volume de voz das crianças.

26  O instrumentistas tem que ter a unção de Deus  Estimule os irmãos a glorificar  O instrumentistas tem que ter a unção de Deus  Estimule os irmãos a glorificar

27


Carregar ppt " Como utilizar a música como instrumento de ensino?  Como escolher a música de acordo com a faixa etária?  Qual o cuidado que o professor deve ter."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google